Africa Basquetebol

04 março 2012

ANGOLA : Libolo confirma favoritismo

                                                                          
O Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul confirmou o seu favoritismo e bateu ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Interclube, por 92-81, em desafio pontuável para a décima terceira jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket. Com este triunfo, o representante da vila de Calulo assumiu provisoriamente a liderança do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, com 29 pontos, seguido do 1º de Agosto, com 27 pontos, com menos uma partida. Os pupilos de Raul Duarte entraram melhor no desafio, e a entrada do minuto seis, já por 19-4. Certo a defender e eficiente no ataque, o Libolo terminou o primeiro quarto com uma vantagem de treze pontos (33-20).
No segundo período a formação da Polícia melhor significativamente a sua defesa e reduziu para dez pontos a desvantagem que trazia (48-38). Os dois últimos quartos foram dominados pelo Libolo que fixou o resultado final em 92-81. Luís Costa, com 23 pontos, foi o melhor cestinha da partida. Cipriano contribuiu com 16. Do lado do Interclube, Kevin Goffney, destacou-se entre os demais com 16, seguido de Milton Barros, com 15. Ainda ontem, para a décima terceira jornada, a formação do Petro de Luanda, actual campeã nacional em título, sentiu imensas dificuldades para vergar a sempre aguerrida equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), por difíceis 59-55.
Os comandados de Carlos Dinis chegaram a equlibrar em algumas etapas do desafio mas, na ponta final valeu a maturidade competitiva dos petrolíferos da capital, que somaram o seu vigésimo sexto ponto na tabela classificativa do BAI Basket. A Lusíada derrotou o Cduan, por 91-78.

Petro recebe Interclube com pensamento no triunfo   Depois de ontem ter ultrapassado o Atlético Sport Aviação ASA, a equipa do Petro de Luanda recebe esta noite (18h00), no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Interclube, no desafio de destaque na 14ª jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket). A formação do Petro de Luanda, campeã nacional em título, pode “beneficiar” do factor de desgaste físico do seu adversário desta noite, que ontem defrontou o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, para mais uma vez amealhar os dois pontos, mantendo-se assim colado ao topo da tabela classificativa do BAI Basket com o seu arqui-rival, 1º de Agosto.

Com um conjunto mais recheado em termos de valores individuais, a equipa do Eixo-viário, liderada por Alberto Babo, apresenta-se como favorita à conquista dos dois pontos em disputa. Mas, ainda assim, os comandados de Alberto Babo têm de provar, durante os 48 minutos, que são realmente favoritos, sob pena de serem surpreendidos pela formação adstrita à Polícia Nacional, que apesar dos problemas internos que vive, relacionados com a falta de pagamento de prémios, tem feito um campeonato acima da média.
Clinicamente, as duas equipas respiram boa saúde, pelo que as estrelas das duas agremiações vão estar à disposição das respectivas equipas técnicas, o que de certo modo eleva ainda mais a expectativa quanto ao desfecho do desafio. O equilíbrio vai, seguramente, marcar o jogo de logo. Ainda para a 14ª jornada do BAI Basket, o Clube Amigos de Viana recebe no Dream Space, às 16h00, a Universidade Lusíada, o ASA defronta às 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Sporting de Cabinda. O Cduan tem pela frente o Vila Clotilde, no Anexo, a partir das 15h00. O BAI Basket é liderado provisoriamente pelo Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, com 29 pontos, seguido do 1º de Agosto, com 27, menos um jogo.
Melo Clemente

D`Agosto cumpre calendário A equipa do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão do Codenm, a modesta formação do Sporting de Luanda, em partida referente à 14ª jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Depois de ter defrontado ontem o Clube Vila Estoril, outra formação modesta, hoje os militares vão apenas cumprir calendário frente a um adversário que é, de longe, inferior ao conjunto rubro e negro que luta pela conquista do título perdido no ano passado, a favor do seu arqui-rival Petro de Luanda.
Mário Palma, que comanda o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, vai mais uma vez pôr em campo os atletas menos utilizados, caso de Hermenegildo Santos, Islando Manuel e Adilson Baza. A vitória não deve escapar ao 1º de Agosto, que continua a partilhar o topo da tabela classificativa com o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul. MC