Africa Basquetebol

12 março 2012

ANGOLA : Petro e Libolo partilham 2º lugar do campeonato nacional Bai Basket

O Atlético Petróleos de Luanda deu um passo significativo na luta pela liderança da maior competição nacional da “bola ao cesto” ao vencer ontem à noite, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, por 79-69, a sua similar do Desportivo e Recreativo do Libolo, em partida referente a 17ª jornada da fase regular da XXXIV edição do Campeonato de seniores masculinos (Bai Basket). Tratou-se de uma partida que espelhou o alto nível do basquetebol nacional. O equilíbrio instalou-se desde os primeiros momentos e o público pôde, desta forma, presenciar basquetebol fluído, com as duas variantes tácticas de recurso, esboçadas em função do desempenho do adversário, quer no sector da defesa quer no do ataque.   
Com um plantel livre de questões clínicas, Alberto Babo pôde fazer uso das suas potenciais unidades, mas não arriscou muito diante da formação às ordens de Raul Duarte que denotou algum desgaste, resultante do difícil jogo de sexta-feira frente ao 1º de Agosto. A equipa defendia muito bem à zona e desferia duros golpes com execuções de Olímpio Cipriano e Vladmir Ricardino. Com a balança a pender ligeiramente a seu favor, o Petro apenas conseguiu aniquilar a armada de Raul Duarte com o desempenho particular de Carlos Morais, que se mostrava “letal” nos momentos decisivos pois converteu 67 por cento dos lançamentos de três pontos e igual percentagem nos de dois, o que perfez o total de 26 pontos.
No primeiro tempo, o Petro conseguiu fazer penetrações sistemáticas, mas os extremos Roberto Fortes, Roderick Nealy e o poste Miguel Kiala não foram capazes de se impor em termos de finalização, face a disciplina defensiva dos libolenses. Neste período, o Petro venceu por 17-14, ao passo que no segundo triunfou por 35-33. Nos dois últimos tempos, o formação petrolífera mostrou-se mais esclarecida, quando o Libolo denotava alguma queda na eficiência do ataque, contrariamente aos tricolores que tinham Carlos Morais como um autêntico trunfo, razão pela qual os números sofreram o incremento nos parciais de 53-48 e 79-63.

Ficha técnicaPavilhão principal da Cidadela Desportiva, jogo da XVII jornada da fase regular do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino entre o Petro de Luanda e o Recreativo do Libolo, com muito público, sob arbitragem de Fernando Pacheco, António Bernardo e Clésio Francisco, as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Braúlio Morais (0), Roderick Nealy (7), Roberto Forrtes (10), Paulo Barros (0), Paulo Santana (6), Miguel Kiala (8), Cedric Isom (10), Simão Santos (3), Hermenegildo Mbunga (9), Abdel Gomes (0), Carlos Morais (26), Pedro Bastos (0).
Treinador: Alberto Babo.
Libolo: Francisco Susa (1), José Salvador (8), Ildefonso Kiteculo (2),Olímpio Cipriano (17), Luís Costa (13), Edson Ndoniema (0), Mayzer Alexandre (8), Vladmir Ricardino (10), Abdel Moussa (0), Mutu Fonseca (0), Sydney Santana (2), Tommie Eddie (8).
Treinador: Raul Duarte.

Declarações
Alberto Babo| técnico do Petro
“Foi um bom jogo”
O técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, Alberto Babo, mostrou-se satisfeito pela postura da sua equipa na vitória de ontem sobre o Libolo e sublinhou o facto do seu plantel estar a evoluir do ponto de vista físico e augurou a conquista de outras vitórias nos jogos a seguir. “Foi um bom jogo. As duas equipas apresentaram-se bem, mas nós estamos de parabéns porque conseguimos vencer e nos colocar melhor em termos classificativos. A equipa está a recuperar e vamos procurar melhorar os aspectos físicos e psicológicos para que terminemos esta fase da melhor forma e na outra etapa possamos entrar melhor. Temos o mesmo número de derrotas que o 1º de Agosto, o que nos permite dizer que não estamos mal”, disse.

Raul Duarte| técnico do Libolo
“Perdemos o jogo no ataque”
O treinador do Clube Desportivo e Recreativo do Libolo, Raul Duarte, apontou o défice do sector ofensivo como a principal causa da derrota frente ao Petro. O técnico frisou que em termos defensivos a sua equipa esteve bem, a julgar pelo reduzido número de pontos sofridos, mas não deixou de fazer críticas à arbitragem que, segundo diz, “não foi capaz de agir com coerência perante o excesso de contacto”. “Prejudicou, sobremaneira, as nossas jogadas”, disse. O técnico referiu-se, por outro lado, a falta do cronómetro numa das tabelas e o desgaste dos seus atletas devido ao jogo frente ao 1º de Agosto.

EleiçãoPresidente do Benfica do Lubango quer aproveitar infra-estruturasO reeleito presidente do Benfica Petróleos do Lubango, Sérgio da Cunha Velho, convidou ontem os jovens da província da Huíla a inscreverem-se nas diversas modalidades do clube para o fortificar e permitir uma melhor exploração das suas infra-estruturas. Ao discursar após a reeleição do novo corpo directivo, em eleições a que apenas concorreu a sua lista que se sagrou vencedora com 67 votos a favor, seis contra e nenhuma abstenção, o dirigente considerou importante que a “águia continue a voar alto”, para que o sucesso do futebol, basquetebol, atletismo e taekwan-do se mantenham no clube.

Na sua perspectiva, o novo corpo directivo deve fazer tudo e dar o seu melhor para que, no fim do mandato, saia de cabeça erguida do Benfica Petróleos do Lubango e deixe um sucessor capaz de conseguir conduzir os destinos do clube a bom porto. “Acabámos de assistir a mais um acto de democracia no seio do Benfica e viu-se como decorreu o processo, embora houvesse uma lista única. Mas há sempre quem não esteja a favor desta lista, o que é um aspecto positivo, pois só se desenvolvem democracias com oposição", observou Cunha Velho.

No entanto, acrescentou o presidente reeleito, é bom que aqueles que votaram contra possam aparecer mais vezes no clube, para ajudar a corrigir os aspectos considerados negativos no dia-a-dia ou na aplicação do programa apresentado pela direcção para o exercício do novo mandato. Cunha Velho considerou ser urgente trabalhar mais para fazer do Benfica o almejado pelos sócios e por isso pede aos membros da direcção recém-reeleitos que, efectivamente, concretizem as acções preconizadas.