Africa Basquetebol

02 março 2012

ANGOLA : Libolo-Inter é destaque no Nacional de Básquete

A maior competição nacional de basquetebol traz hoje momentos de efervescência. Recreativo do Libolo e Interclube, duas das mais proeminentes equipas do campeonato BAI Basket, medem forças a partir das 18h00, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva de Luanda, em confronto pontuável para a décima quarta jornada. As duas equipas possuem valores sonantes e têm sistemas tácticos diferentes, mas convergem na interpretação do fio de jogo do adversário, pressupostos que garantem um espectáculo cuja resultado se afigura imprevisível, ficando apenas a certeza de que os amantes da modalidades vão presenciar basquetebol de “primeira água”.

A liderar a tabela classificativa, com 25 pontos, a formação do Kwanza-Sul, orientada por Raul Duarte, ainda se ressente da derrota consentida na primeira volta frente à equipa da Polícia Nacional, por 77-71. Por esta razão, entra em acção hoje com o desejo de se redimir da derrota e tem como base o aturado trabalho feito ao longo da semana, em que a correcção das falhas no esquema defensivo mereceu especial atenção.
O técnico do Interclube, que ocupa o terceiro lugar, com 23 pontos, José Carlos Guimarães, conhece muito bem a perspicácia do seu homólogo, Raul Duarte, por isso está consciente que repetir a proeza do primeiro confronto vai exigir a menor margem de erro possível na fase crucial da partida de logo mais, razão pela qual moldou uma equipa com elevados índices de finalização e que utiliza a combinação da defesa à zona com ressaltos ofensivos e defensivos.

Noutra partida de cartaz, o Petro de Luanda joga diante do Atlético Sport Aviação (ASA), às 16 horas, no mesmo local. O 1º de Agosto recebe o Vila Estoril à mesma hora no Rio Seco e o Sporting de Luanda defronta o Vila Clotilde, às 14h00, no Pavilhão II da Cidadela, local onde o CDUAN e a Universidade Lusíada se batem às 16h00. Os Amigos de Viana recebem o Sporting Clube de Cabinda às 18h00, no Dream Space.

Baixo número de equipas femininas preocupa presidente da associação A presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL), Conceição Sampaio, disse ontem que o número reduzido de equipas femininas, a nível da modalidade, tem sido a grande preocupação da sua instituição e vai merecer atenção especial no quadriénio 2012/2016. Falando à Angop, após o desafio 1º de Agosto-Desportivo do Maculusso, referente às meias-finais do campeonato nacional, a responsável afirmou que a redução de equipas tem retirado competitividade às provas. A dirigente disse que mantém contactos com as direcções de algumas agremiações no sentido de implementarem esta classe nos próximos tempos.

“Há uma fórmula que eu encontrei para massificar o sector. Vamos ver se as partes que eu contactei aderem ao projecto. Caso resulte, num futuro próximo deixarão de ser quatro e passará a haver um maior número de equipas”, frisou, sem dar pormenores. Apesar disso, acrescentou que a qualidade do basquetebol no sector feminino melhorou substancialmente nos últimos quatro anos, dada a carga de jogos nos campeonatos provinciais e nacionais. Conceição Sampaio frisou que a melhoria foi demonstrada aquando da conquista do primeiro campeonato africano, no Mali, onde a técnica e a boa forma desportiva das angolanas suplantaram o porte físico das opositoras. A final do campeonato nacional, à melhor de dois jogos, é disputada hoje entre o Interclube, detentor do título, e o 1º de Agosto.