Africa Basquetebol

04 fevereiro 2012

ANGOLA : FAB altera sistema de disputa do Nacional sénior masculino

Os moldes de disputa do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos, que decorre desde Janeiro, foram alterados, para que a competição termine em Maio e a selecção tenha a preparação adequada para participar no torneio pré-olímpico em Caracas (Venezuela) de 2 a 8 de Julho. A informação foi prestada ontem à Angop pelo director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nuno Teixeira, no final de um encontro com os representantes dos clubes.

Deste modo, o sistema de disputa “Final Four”, em que os quatro melhores classificados jogavam entre si a quatro voltas, na terceira fase, foi substituído pelo novo molde, constituído apenas por duas etapas (Regular e Final). A prova vai contar com duas etapas. A primeira (fase regular) joga-se a duas voltas no sistema de todos contra todos. As seis melhores classificadas formam o grupo A e disputam entre si, a duas voltas, a fase final. Nesta fase, a equipa que conquistar maior número de pontos sagra-se campeã.
Do sétimo ao 12º compõem o grupo B e com base na pontuação definem as posições. Com este novo
molde, o Nacional termina a 22 de Maio, dando espaço de um mês para a preparação da selecção nacional, tendo em vista o torneio pré-olímpico. A alteração deveu-se também ao início tardio da competição causada pela greve dos árbitros.

Jean Jacques defende boa preparação no cinco
O vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Jean Jacques da Conceição, afirmou que Angola tem boas hipóteses de se qualificar para os Jogos Olímpicos de Londres, decorrerem de 25 Julho a 12 Agosto, desde que tenha uma boa preparação. Reagindo ao sorteio efectuado na terça-feira, em Caracas (Venezuela), o antigo capitão do cinco nacional explicou à Angop que os adversários da primeira fase (Macedónia e Nova Zelândia) estão ao nível dos vice-campeões africanos e os restantes não são invencíveis, uma vez que Angola já defrontou a maior parte deles em campeonatos do mundo e Jogos Olímpicos.
“A forma como nos prepararmos vai ser fundamental. As selecções estão quase todas ao mesmo nível”, sublinhou o campeão africano. De acordo com o sorteio, a selecção nacional começa a competir no grupo D, ao lado das congéneres da Macedónia, com a qual joga no dia 2 de Julho, e Nova Zelândia (dia 4). O torneio pré-olímpico, a decorrer de 2 a 8 de Julho, vai ser disputado por 12 selecções, divididas em quatro grupos. Os dois melhores classificados de cada grupo passam para as meias-finais. Nesta etapa, os dois finalistas qualificam-se para os Jogos Olímpicos de Londres, ao passo que os outros dois, derrotados nesta fase, disputam a terceira vaga.
Estão apuradas, além de Angola, na qualidade de vice-campeã africana, as selecções da Nigéria, terceira classificada, República Dominicana, Macedónia, Grécia, Jordânia, Coreia do Sul, Lituânia, Nova Zelândia, Porto Rico, Rússia e Venezuela.
CALENDÁRIO
Grupo A
Grécia
Jordânia
Porto Rico

Grécia X Jordânia
Jordânia X Porto Rico
Porto Rico X Grécia

Grupo B
Nigéria
Venezuela
Lituânia

Nigéria X Venezuela
Venezuela X Lituânia
Lituânia X Nigéria

Grupo C
Rússia
Rep Dominicana
Coreia

Rússia X Coreia do Sul
Coreia do Sul X Rep Dominicana
Rep Dominicana X Rússia

Grupo D
Angola
Macedónia
Nova Zelândia

ANGOLA X Macedónia
Macedónia X Nova Zelândia
Nova Zelândia X ANGOLA

Ex-dirigente considera favorável grupo de Angola
O ex-presidente da Associação dos Desportos Colectivos do Huambo, Issau Benjamim, disse, no Luena, que os adversários de Angola no torneio pré-olímpico que dá acesso aos Jogos Olímpicos de Londres’2012, estão ao seu alcance e afigura-se como favorita para a passagem à fase seguinte. A Macedónia e a Nova Zelândia (ambas do grupo de Angola, o D) são adversários bem conhecidos pelos decacampeões africanos, pois já se defrontaram algumas vezes na Taça Stankovic, em que Angola venceu alguns jogos e perdeu outros, segundo o antigo dirigente.
“No último torneio Stankovic, Angola venceu a Nova Zelândia e perdeu no outro jogo com a mesma selecção, enquanto a qualidade do basquetebol da Macedónia, não foge muito do primeiro adversário”, disse. Face aos factos, Issau Benjamim entende que os vice-campeões africanos têm a “obrigação” de representar com dignidade as cores do país, numa prestação que passa por vencer o torneio e assegurar o apuramento à competição multidisciplinar do mundo, que vai decorrer em Londres. Escalonada no grupo D, Angola defronta, na primeira jornada, a Macedónia e termina com a Nova Zelândia. Os dois primeiros do grupo vão às meias-finais defrontar os adversários de outros grupos. Para o torneio olímpico apuram-se os três primeiros classificados.

Interclube conquista Supertaça
O Interclube conquistou, ontem, pela terceira vez consecutiva, a Supertaça em basquetebol sénior feminino, ao vencer o Desportivo do Maculusso por 74-34, no pavilhão 28 de Fevereiro. A competição que abre oficialmente a época de 2012. Com 12 pontos, Astrida Vicente foi a melhor cestinha do encontro, seguida pelas suas colegas de equipa Tierra Henderson e Sónia Guadalupe com 11 e 10 pontos, respectivamente. Por parte do Maculusso, Merciana Fernandes e Marisa Nsiamafembe, com oito pontos cada, foram as mais destacadas.