Africa Basquetebol

03 fevereiro 2012

MOÇAMBIQUE : “NACIONAL” DE BASQUETEBOL FEMININO: Liga marca diferença

PARA começar, a Liga Muçulmana já marcou a diferença e tudo depende de si, esta noite, festejar a conquista do título, ou então remeter a discussão até ao terceiro desafio do “play-off”, amanhã. É assim, pois o Campeonato Nacional de Basquetebol Feminino, que ontem conheceu a abertura da nova etapa na luta pelo ceptro, com as “muçulmanas” a triunfarem diante de A Politécnica por 74-46.


Hoje, a partir das 18.00 horas, no pavilhão do Desportivo, os dois conjuntos voltam a encontrar-se e daí pode resultar uma das seguintes duas situações: em caso de vitória da Liga Muçulmana – que seria a segunda – a formação de Nazir Salé proclama-se campeã nacional e representante de Moçambique nas competições africanas deste ano; se o triunfo pertencer à A Politécnica, recorrer-se-á ao terceiro jogo para se encontrar o vencedor da prova.
Conforme se vê, embora as “muçulmanas” estejam neste momento em vantagem, nada ainda está decidido e as “universitárias” reúnem as mesmas possibilidades de chegar ao pedestal de honra. Mas, para tal, são obrigadas a ganhar este segundo jogo, o que passa por conseguir conter o extraordinário espírito ganhador evidenciado pela Liga, fruto do seu excelente andamento, não somente no presente campeonato, como também ao longo de toda a temporada.
Ontem, contrariamente à partida anterior, caracterizada pelo equilíbrio, a Liga Muçulmana foi claramente superior do ponto de vista competitivo e, consequentemente, na produção do resultado, que sempre lhe foi favorável. A reacção da equipa de Miguel Guambe podia ter sido mais consistente, porém, a forma de jogar das “muçulmanas” não permitiu que tal acontecesse, daí termos assistido ao avolumar do “score” a seu favor.
Ora, tendo em conta estas diferenças competitivas que ontem mais foram mais visíveis, é lícito creditar à Liga Muçulmana o maior quinhão de probabilidades de festejar o título esta noite.