Africa Basquetebol

02 fevereiro 2012

ANGOLA : Interclube e 1º de Agosto viajam hoje para Benguela

As formações do 1º de Agosto e Interclube viajam hoje para a província de Benguela, onde, a partir de amanhã, começam a competir no torneio internacional denominado “Taça 4 de Fevereiro”, que visa assinalar o início da luta armada em Angola.

Além dos “militares” e “polícias”, o certame, a ser disputado na sexta-feira e sábado, na cidade das Acácias Rubras, conta com a participação do FC Barreirense de Portugal e da selecção provincial de Benguela. Os vencedores da primeira jornada decidem, no sábado, a conquista do troféu, ao passo que as equipas derrotadas lutam pelo terceiro lugar.
A formação do Interclube, que na presente edição do Campeonato Nacional tem realizado uma boa campanha, vai procurar apresentar-se ao seu mais alto nível, de acordo com José Carlos Guimarães, técnico principal da equipa adstrita à Polícia Nacional.
O internacional angolano Jorge Taty, extremo poste, que tinha sido afastado do grupo devido a problemas disciplinares, foi reintegrado e também viaja hoje com a equipa para Benguela. Apesar das dificuldades que prevê encontrar na prova, face ao nível das equipas que disputam a “Taça 4 de Fevereiro”, José Carlos Guimarães não escondeu o desejo de arrebatar o referido troféu.
“A nossa equipa ainda não está a cem por cento da sua forma desportiva, mas tudo faremos para conquistar a prova, respeitando todos os adversários”, afirmou o técnico. Por sua vez, Sílvio Lemos, director para o basquetebol do 1º de Agosto, assegurou ao Jornal dos Desportos que a sua colectividade está pronta para participar no certame.
Mário Palma, técnico principal dos “militares”, vai aproveitar a prova de Benguela para dar maior rodagem competitiva aos seus atletas. À semelhança do Interclube, a equipa “militar” é apontada como uma das candidatas à conquista do ceptro. A reunião técnica acontece hoje, a partir das 18h00.

FC Barreirense desembarca esta manhã
A formação portuguesa do FC Barreirense desembarca às primeiras horas da manhã de hoje, em Luanda, para participar no torneio internacional “Taça 4 de Fevereiro”, competição que arranca amanhã, em Benguela. Manuel Silva “Pipas”, um dos membros do Comité Organizador da prova, confirmou ao Jornal dos Desportos a chegada da equipa portuguesa.
“A equipa do FC Barreirense de Portugal deixa hoje (ontem) à noite Lisboa e desembarca amanhã (hoje) no período da manhã em Luanda”, garantiu Manuel Silva. A formação portuguesa deixa hoje à tarde Luanda com destino a Benguela. MC

Nacional faz disputar apenas quatro partidas
Quatro partidas marcam hoje a abertura da sétima jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol seniores masculinos, ronda que fica marcada pelo adiamento das partidas 1º de Agosto-Petro de Luanda e FC Vila Clotilde-Interclube, devido ao envolvimento dos “militares” e “polícias” na Taça 4 de Fevereiro.
Assim, o CDUAN defronta, a partir das 14h00, no Pavilhão Anexo número dois, a equipa do Clube Amigos de Viana, o Sporting de Cabinda recebe o Recreativo do Libolo, o Sporting de Luanda tem a visita do ASA, às 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela.
Já o Vila Estoril defronta no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Clube Desportivo Universidade Lusíada, às 16h00. Amanhã, a prova faz disputar a oitava jornada com o seguinte emparceiramento: Sporting de Cabinda-Petro de Luanda, CDUAN-ASA, Libolo-Lusíada e Clube Vila Estoril-Futebol Clube Vila Clotilde.
A equipa do Kwanza-Sul é favorita nos dois confrontos, tendo em conta a boa forma desportiva dos seus atletas. Raul Duarte e pupilos bateram recentemente as fortes equipas do 1º de Agosto e do Petro de Luanda, e está na liderança da prova. MC