Africa Basquetebol

01 fevereiro 2012

ANGOLA : Petro de Luanda verga Interclube

A equipa do Interclube perdeu ontem no Pavilhão 28 de Fevereiro, frente à formação do Petro de Luanda, por 74-78, em jogo de acerto da quarta jornada da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), quando ao intervalo os polícias venciam por dez pontos de diferença (47-37).

Depois de ter batido a equipa do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, por 77-71, ontem, os pupilos de José Carlos Guimarães por pouco, faziam mais uma “vítima” e ao que tudo indica, a formação adstrita a Polícia Nacional quer transformar o Pavilhão 28 de Fevereiro num verdadeiro “inferno”.
Com uma defesa pressionante e um ataque eficiente, onde era privilegiado a circulação da bola em todas as áreas de jogo, a equipa do Interclube venceu os três primeiros períodos (23-21, 47-37, 61-59).
Liderados pelo norte-americano, Mattthew Shaw, bem auxiliado por Eduardo Mingas e Joaquim Xavier, a equipa da Polícia esteve à beira de protagonizar mais uma façanha.
Apesar do Interclube ter dominado o primeiro, segundo e terceiro período, o equilíbrio marcou sempre o desafio nesta etapa de jogo. Com uma vantagem de oitos pontos (68-60), os pupilos de José Carlos Guimarães deixaram escapar o triunfo bem na ponta final do desafio, ou seja, quando faltavam jogar quatro minutos.
O internacional angolano, Carlos Morais, que até então tinha passado despercebido no jogo, igualou o duelo a 72 pontos, com um lançamento à longa distância, a dois minutos do fim da partida. A partir daí, a estrutura defensiva da formação caseira “abanou”, e Petro de Luanda aproveitou para fixar o placard em 78-74.
Carlos Morais, com 18 pontos, foi o cestinha do desafio. Já o seu companheiro de equipa, o norte-americano, Cedrick Isom, teve de valorização 20, além de ter anotado 16 pontos. No Interclube, Eduardo Mingas (poste), Joaquim Xavier (extremo poste), ambos angolanos, e Matthew Shaw, extremo base, norte-americano de nacionalidade, anotaram 13 pontos cada. Kevin Contribuiu com 14.
Nos lançamentos de dois pontos o Interclube obteve 51% (18/35), contra 45% (23/51) do seu opositor. O Petro dominou nos lançamentos exteriores 46% (6/13), contra 27% (8/30) do Interclube. Os petrolíferos da capital foram ainda superiores nos ressaltos, com 45 no total, contra 32 dos polícias. Em termos de perda de bola, o Petro liderou, com 27, contra 22 do Interclube.
O trio de arbitragem constituído por Carlos Júlio, David Manuel e Valentin Benjamim, com um, ou outro erro, não teve influência no resultado final. Petro e Libolo lideram o BAI Basket, ambos com 11 pontos.

Declarações dos técnicos
José Carlos (Interclube) “Foi um bom jogo”
Apesar da derrota sofrida frente ao Petro de Luanda, por 74-78, José Carlos Guimarães, técnico principal do Interclube, valorizou o espectáculo proporcionado pelas duas formações, tendo lamentado a falta de sorte dos seus pupilos bem na ponta final. “Penso que foi uma boa partida de basquetebol, as duas equipas estiveram em grande plano.

Alberto Babo (Petro)
“Fomos seguros”
Por seu lado, Alberto Babo, timoneiro do Petro de Luanda, destacou o jogo colectivo da sua formação. “Hoje (ontem) a equipa valeu-se pelo jogo colectivo. Começamos mal o desafio mas, no decorrer da partida, conseguimos equilibrar o jogo, ante um adversário que soube valorizar o espectáculo. Estão de parabéns as duas equipas”, finalizou o técnico petrolífero.

FICHA TÉCNICA
Pavilhão28 de Fevereiro: Completamente lotado
Arbitragem: Carlos Júlio, David Manuel e Valentin Benjamim

Comissário: Lugéro Gomes
Interclube: Edmundo Ventura (7), Matthew Shaw (13), Francisco Machado (0), Kevin Goffney (14), Muamba Ilunga (0), Lifetu Selengue (2), Yubi Major (0), Eduardo Mingas (13), Milton Barros (9), Hélder Ortet (0), Simão João (3), Joaquim Xavier (13).
Treinador: José Carlos Guimarães

Petro de Luanda: Yuri Suingue (0), Braúlio Morais (0), Roderick Nealy (14), Paulo Barros (2), Miguel Kiala (10), Cederic Isom (16), Hélder Gonçalves (0), Vladimir Pontes (0), Simão Santos (14), Hermenegildo Mbunga (4), Abdel Gomes (0), Carlos Morais (18).
Treinador: Alberto Babo
Marcha do marcador: 23-21, 47-37, 61-59, 78-7