Africa Basquetebol

01 fevereiro 2012

MOÇAMBIQUE : Nacional de basquetebol feminino: “Play-off” decide quem vai a África

LIGA Muçulmana e A Politécnica irão decidir, num “play-off” à melhor de três, quem representará o país na edição deste ano da Taça dos Campeões de África em Basquetebol Feminino. Isto decorre do facto de estes conjuntos, no epílogo da primeira volta do Campeonato Nacional, terem ocupado as duas primeiras posições, à frente da Soprotecção de Quelimane, daí que, ao abrigo do regulamento da competição, vão agora decidir o vencedor da prova naquele clássico figurino da bola-ao-cesto.

Ontem, no frente-a-frente entre as duas melhores formações moçambicanas de basquetebol sénior feminino, Liga Muçulmana derrotou A Politécnica pela marca de 64-55, numa partida essencialmente equilibrada e seguida com muito interesse pelos espectadores que estiveram no Pavilhão do Desportivo, desta vez em maior número comparativamente aos dois dias anteriores.
Por aquilo que se viu, as equipas de Nazir Salé e Miguel Guambe estão uma para a outra e, embora se registe algum ascendente das “muçulmanas”, dificilmente se pode dizer com propriedade quem será o vencedor deste campeonato. Este facto – e ainda bem – concorre para que os “play-off” sejam rodeados de uma grande expectativa, o que por si só dignifica a prova.
Pena é que os apaniguados da rede social antibasquetebol, sem vergonha, estejam a agigantar-se numa mobilização contra a realização do campeonato e apelo ao boicote aos jogos, sob pretextos infames. E o mais caricato é que alguns deles já foram dirigentes da federação, treinadores da selecção e pessoas realmente identificadas com a modalidade, não se compreendendo, por isso, a razão desse seu “matsanguismo”, isto é, tudo o que vem do poder não presta.
Mas, para os que pretendem deliciar-se com o “play-off” entre Liga Muçulmana e A Politécnica, o primeiro embate está marcado para amanhã, às 19.00 horas, no pavilhão do Desportivo.