Africa Basquetebol

17 janeiro 2012

ANGOLA : D´Agosto punido por má utilização de atletas no campeonato Nacional

A equipa masculina de iniciados do 1º de Agosto foi penalizada com quatro derrotas, nos jogos da fase de grupos do campeonato nacional que decorre na Huíla, por utilização irregular de dois atletas. O coordenador da comissão de disciplina da prova, Diogo Gomes, disse que o 1º de Agosto utilizou dois basquetebolistas sem documentação correcta, contrariando os regulamentos gerais da federação angolana da modalidade, bem como o de inscrições e de transferências.

Com esta penalização, a equipa militar perdeu o segundo lugar do grupo B e caiu para o quarto com quatro pontos, e ontem jogou nos quartos-de-final com o Petro de Luanda, primeiro colocado do A com oito. Ainda no capítulo administrativo foram apresentados dois protestos pelo Sporting de Benguela, em femininos, contra o Interclube e em masculinos contra o 1º de Agosto, devido à alegada falta de licença de atletas. A treinadora do 1º de Agosto, Luísa Valódia, foi punida com um jogo de suspensão, por comportamento anti-desportivo no desafio contra o Petro do Huambo para a segunda jornada. Os campeonatos nacionais (masculino/feminino) decorrem até sexta-feira na cidade do Lubango (Huíla).

Desportivo da Chibia segue hoje para o Bié
A equipa de basquetebol de cadetes masculinos do Desportivo da Chibia, que vai representar a Huíla nos nacionais, que vão decorrer na província do Bié, viaja hoje para o palco do evento, com objectivo de acumular experiência. Em declarações à Angop, a treinadora Adelina Costa disse que ganhar experiência é o principal objectivo da equipa, pois há dois anos que a equipa está fora destas competições. Por este facto, Adelina Costa leva a equipa à província do Bié com a finalidade de dar rodagem competitiva. Esta é a segunda participação do Desportivo da Chibia na prova, depois de 2009. O município fica 45 quilómetros a sul do Lubango, província da Huíla.