Africa Basquetebol

12 janeiro 2012

ANGOLA : Nacionais de iniciados fazem controlo de idades

Os campeonatos nacionais de basquetebol de iniciados contam, desde ontem, com uma comissão encarregada de fazer a inspecção e verificação da documentação dos atletas, para a detecção de possíveis casos de adulteração das idades. O director da prova, Aurélio Moisés “Lellas” disse que, na primeira jornada da prova, não tinha sido detectado qualquer caso de adulteração da idade, mas adiantou que o trabalho não estava ainda concluído.

Aurélio Moisés revelou que alguns atletas, a participar nestes nacionais, deixam muitas dúvidas sobre a sua idade real, tanto em masculinos como em femininos. A fisionomia e morfologia de alguns atletas indiciam idade superior a este escalão, ou seja, 14 anos. “Se tiverem documentos, podem jogar, caso não, tomaremos medidas”, afirmou. Existem reclamações de alguns treinadores, referiu, “mas de concreto, nada foi documentado. Não se detectou ilegalidade alguma”, disse.
O treinador do Sporting de Benguela, Filomeno Manuel, disse ser sua pretensão fazer bons jogos nestes nacionais para mostrar o resultado do trabalho de formação de atletas que leva a cabo nas terras de O´mbaka. “Esperamos seguir e cumprir o abordado na reunião técnica para esta competição. Temos de ter muita atenção acerca das idades dos atletas, pois, com a adulteração de idades, não vamos levar o desporto a lado algum”, manifestou Filomeno Manuel.

Duas centenas de atletas
Mais de 240 atletas, em representação de seis províncias do país, participam nos campeonatos nacionais de iniciados de basquetebol em ambos sexos, que se disputam, desde terça-feira e até ao próximo dia 20, no Lubango, província da Huíla. O número de participantes satisfaz os organizadores do evento, afirmou ontem ao Jornal dos Desportos o director técnico da competição, Aurélio Moisés. Em masculinos, a prova está a ser disputada em duas séries. Para as meias finais, passam as duas primeiras formações de cada grupo.
Fazem parte do grupo A as equipas Clube de Amigos do Namibe, Clube Desportivo da Huíla (CDH), Sporting do Bié e Formigas de Luanda. A série B é formada pelas formações do Sporting de Benguela, Petro do Huambo, 1º de Agosto, Casa Pessoal do Porto do Lobito (CPPL) e Heja Sporting da Huíla. A competição feminina conta com a participação das equipas do Benfica do Lubango, Petro do Huambo, 1º de Agosto, Inter de Luanda, Formigas de Luanda, Sporting de Benguela e Heja Sporting do Lubango e é disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se os quatro primeiros para a fase seguinte. Os jogos disputam-se nos pavilhões do Benfica Petróleos do Lubango e Multiuso da Nossa Senhora do Monte localizado no Complexo Desportivo com o mesmo nome.

Crise afasta Interclube do campeonato
O chefe de secção dos escalões de formação do Interclube, António Rebelo, apontou a crise financeira como o principal motivo da ausência das equipas juniores masculina e feminina da agremiação da Polícia Nacional no campeonato nacional de basquetebol, que decorre desde o dia 6 deste mês, em Benguela.O dirigente disse à Angop que a ausência se deve também ao fraco empenho das equipas nos provinciais de Luanda (quarto em masculinos e terceiro em femininos), o que pode ter desmotivado a direcção. No último nacional, as juniores do Interclube ocuparam a segunda posição, ao passo que os masculinos se posicionaram em terceiro. Participam na prova de Benguela o Petro de Luanda (campeão nacional), 1º de Agosto (vice), CPPL, Inter de Benguela, Progresso do Sambizanga, ASA, Desportivo da Huíla, em masculinos e, em femininos, o Sporting de Benguela, Desportivo do Maculusso, Inter de Benguela e o detentor do troféu, 1º de Agosto.