Africa Basquetebol

16 janeiro 2012

CABO VERDE : Basquetebol Sal: Clubes descontentes com a Associação Regional

Os dirigentes dos clubes de basquetebol do Sal estão agastados com a gestão da actual equipa da Associação Regional da modalidade. O atraso no arranque da época e a falta de comunicação entre Associação e clubes estão na base desse desamor, o que, segundo afirmam, já obrigou uma equipa a desistir das competições oficiais. Com receio de perder vantagem perante outras regiões do país, os basquetebolistas do Sal pedem mais interesse e engajamento à ARB-Sal na promoção da modalidade que já colocou a ilha nos patamares cimeiros do desporto cabo-verdiano. O atraso no arranque da época inquieta os dirigentes dos clubes e basquetebolistas, para quem a actual direcção da ARB-Sal não tem gerido da melhor forma a modalidade na ilha. Os clubes afirmam que desde Julho do ano passado, quando terminou a época basquetebolista, não têm qualquer informação sobre os projectos da ARB-Sal. “Até agora não recebemos nenhuma indicação sobre o arranque da época. Este atraso pode prejudicar as equipas em termos de preparação para os jogos. Nós iniciámos já os treinos porque temos recebido alguns convites de participação em torneios de outras ilhas. Mas sei que os outros clubes ainda não começaram a treinar”, diz Agildo Cabral, presidente da direcção de Pantera Negra.

Os dirigentes dos clubes temem o declínio do basquetebol salense, uma modalidade que já tinha granjeado reconhecimento a nível nacional com a ilha do Sal a ocupar os lugares cimeiros do basquetebol nacional. É que segundo estes responsáveis “só o facto de apenas três equipas participarem nas competições oficiais indica que algo vai mal”. E chegam até a fazer comparações entre a antiga e a actual direcção da ARB-Sal. “Esta é a segunda época que somos confrontados com este atraso, desde que esta equipa assumiu a direcção. Antes, os jogos começavam em Novembro e éramos informados de tudo o que se passava. Hoje em dia há menos jogos, menos torneios”, reclama Sidney Monteiro, presidente do clube da Preguiça.
Os clubes falam ainda em dificuldades de coordenação com a Associação. “Só para se ter uma ideia, até agora não foram entregues as taças do campeonato nem dos torneios realizados na época passada. Do torneio de abertura da época passada não foi anunciado o vencedor, devido ao problema que houve com o nome de um jogador mal registado na hora da inscrição. Até agora a Associação não se pronunciou sobre este assunto, para dizer quem realmente venceu o torneio. São coisas que têm acontecido e que vão passando ao lado dos clubes e jogadores”, protesta um basquetebolista que não vê a hora de entrar na quadra para competir em dribles e cestos com adversários.

Volta às quadras em Fevereiro
Contactado, o presidente da ARB-Sal assegura que o basquetebol vai regressar às quadras do Sal logo no início de Fevereiro, no próximo dia 3. O torneio de abertura deve marcar o arranque da época 2011/12, com apenas três equipas na disputa. Nesta sexta-feira, 13, está agendado um encontro com os dirigentes dos clubes para a apresentação do calendário dos jogos, discutir o melhor sistema dos playoffs bem como, fazer o sorteio das equipas.
De acordo com o presidente da Associação Regional de Basquetebol, Osvaldino Santiago Cruz, o atraso no arranque da época deve-se à fraca participação de clubes. Apenas três equipas – Pantera Negra, Preguiça e Salense –vão participar nas competições. “Com três clubes podemos realizar o campeonato em apenas três semanas. Não tem cabimento arrancar com os jogos tão cedo (2011) para terminarmos a época muito cedo, com tudo o que isso representa na hora de enfrentar o campeonato nacional”, sustenta.
Osvaldino Santiago informa que o calendário dos jogos está pronto desde Novembro mas que os clubes não foram notificados quanto a isso: “Estamos à espera do calendário do Polidesportivo que deve incluir todas as modalidades presentes na ilha. Esta época entregámos o calendário mais cedo que as outras, e por isso ficámos à espera”.
O responsável afirma ainda que logo mais, para o final da tarde, está marcado um encontro com os dirigentes dos clubes para a apresentação do calendário e sorteio dos clubes. Vai ser discutido ainda o sistema dos playoff’s. “No ano passado apenas realizamos três jogos do playoff, mas este ano queremos cinco. Vamos ouvir o que as equipas têm a dizer quanto a isso”. No que toca à entrega das taças, Osvaldino diz que tal acontecerá durante um dos jogos.
Tal como o ano passado apenas vão participar nas competições oficiais organizadas pela ARB-Sal três equipas: Pantera Negra, Preguiça e Salense. A organização ainda não tem nenhuma inscrição para o campeonato feminino. Além do campeonato e do torneio de abertura, estão programadas a Taça Djad’ Sal e outras competições a serem patrocinadas por empresas sediadas na ilha.
SF