Africa Basquetebol

09 dezembro 2011

MOÇAMBIQUE : “Nacional” à porta

É JÁ amanhã que arranca, na capital do país, o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos que este ano terá a denominação de Taça da Liga.
O troféu mais cobiçado da bola-ao-cesto será disputado por dez equipas, a saber: Maxaquene, campeão nacional, Desportivo, vice-campeão, Ferroviário, Costa do Sol e UP, em representação da cidade do Maputo, Matolinhas, da província do Maputo, Ferroviário da Beira, província de Sofala, Sporting Só Protecção a defender a província da Zambézia, Instituto Politécnico de Tete e Ferroviário de Nacala.
As equipas de fora da capital do país devem começar amanhã a fim de se adaptarem ao piso do renovado Pavilhão do Maxaquene, palco que irá acolher a competição.
No sentido de fazerem uma boa prova, algumas equipas reforçaram-se com jogadores vindos de outros países. O Maxaquene, que aposta forte na revalidação do título, contará com um poste zimbabweano, mas em contrapartida não poderá, em princípio, contar com os préstimos do técnico espanhol, Inak Garcia, que levou os “tricolores” ao título no ano passado. Simão Mataveia ao que tudo indica orientará a equipa.
O Ferroviário da Beira é que até esta altura fez mais aquisições num desejo de quebrar a hegemonia das equipas da capital do país que vêm ganhando títulos atrás de títulos. Os beirenses contrataram o técnico espanhol Luís Hernandez, ex-treinador da Selecção Feminina nos Jogos Africanos e ainda um poste norte-americano. Conseguiram ainda manter o poste congolês que no último “Nacional” deu muito boas indicações.
Outra equipa que aposta forte em congoleses é Sporting Só Protecção que passou a contar com dois.