Africa Basquetebol

09 dezembro 2011

MOÇAMBIQUE : Básquete na capital: Desportivo bicampeão

O DESPORTIVO revalidou o título de campeão da cidade do Maputo de básquete sénior masculino ao vencer a Universidade Pedagógica, por 61-59, naquele que foi o último encontro da prova (21ª) disputado na última quarta-feira.


Os “alvi-negros” terminaram a prova com 38 pontos conquistados mais quatro que o Ferroviário de Maputo, segundo classificado, e cinco que o seu eterno rival, o Maxaquene.
Como era previsível não foi fácil para a turma das “águias” vencer a UP. Teve mesmo que vestir o fato-macaco para não sair derrotada.
A UP surgia em campo bastante motivado depois de ter ganho ao Maxaquene e sem qualquer receio estava disposto a deixar cair mais um gigante. No entanto, o Desportivo conseguiu controlar e contornar as situações de algum apuro na parte final e festejou o título com um triunfo sofrido.
Os “alvi-negros” vão agora participar no “Nacional” que arranca sábado na posição de campeões da cidade do Maputo, à semelhança do que aconteceu no ano passado.

Liga-Ferroviário prende atenções
LIGA Muçulmana e Ferroviário protagonizam hoje, a partir das 20.00 horas, no pavilhão do Maxaquene, o desafio mais aliciante da 13 ª jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade do Maputo em seniores femininos.
A Liga ainda não perdeu na prova e por isso segue invicto com 12 vitórias conquistadas em igual número de jogos efectuados. Quando a competição aproxima-se do fim, o Ferroviário surge como um adversário que pode oferecer alguma resistência e fazer com que as “muçulmanas” percam o estatuto de imbatíveis, algo que, no entanto, parece ser impossível dada a qualidade que as líderes vêm exibindo a todos os níveis. Formada na sua maioria por basquetistas que constituem a Selecção Nacional, a Liga não tem oferecido qualquer possibilidade de manobra às suas concorrentes.
Importa referir que na primeira e segunda voltas, a turma “muçulmana” superou as “locomotivas”. Ao terceiro despique cresce a expectativa para ver qual será o desfecho.
Na abertura da ronda, o Maxaquene, uma das equipas com maior tradição na modalidade, e que em tempos já reinou em África, recebe, a partir das 18.30 horas, A Politécnica “B”, a turma-revelação do campeonato. Perspectiva-se uma partida equilibrada em que a experiência e juventude travarão uma cerada batalha.
As “tricolores” já com o título praticamente entregue à Liga Muçulmana jogarão para honrarem o emblema que representam, enquanto A Politécnica “B” aposta na manutenção do estatuto de equipa-sensação.
No pavilhão do Desportivo, a equipa da casa andará à caça da primeira vitória quando receber, às 18.30 horas, A Politécnica “A”. Mas se calhar este não será o adversário mais indicado para as “alvi-negras” pensarem em tirar a barriga da miséria a julgar pelo poderio do plantel.
As “águias” procuram formar uma equipa forte após a razia que sofreram há sensivelmente dois anos no seu plantel. Baseada numa equipa composta por juniores a vida não tem sido fácil. A Politécnica, numa posição bem mais cómoda, joga pela consolidação do segundo lugar.

HOJE
Pavilhão de Desportivo
18.30 h - A Politécnica A x Desportivo
Pavilhão de Maxaquene
18.30 h - Maxaquene x A Politécnica B
20.00 h - Ferroviário x Liga Muçulmana