Africa Basquetebol

07 dezembro 2011

MOÇAMBIQUE : JOGOS OLÍMPICOS/ ELIMINATÓRIAS DE BÁSQUETE - Selecção feminina repescada

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol, em seniores femininos, foi repescada para disputar as eliminatórias de acesso aos Jogos Olímpicos a disputarem-se de 27 de Julho a 12 de Agosto do próximo ano em Londres, Inglaterra.
A FIBA (Federação Internacional de Basquetebol) indicou a equipa moçambicana após a desistência do vice-campeão, o Senegal, devido à destituição da federação, e o atraso da Nigéria, quarto classificado, na resposta ao convite formulado pela FIBA. O prazo terminou na semana passada sem que a federação nigeriana se pronunciasse.
Na qualidade de quinto classificado do Campeonato Africano, realizado em Outubro passado no Mali, a equipa moçambicana foi escolhida para participar no Torneio Pré-Olímpico, tendo a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) tratado de responder positivamente ao convite. Sublinhe-se, que a competição realiza-se, ao que tudo indica, em Junho do próximo ano num país ainda por conhecer.
Assim sendo, o combinado nacional junta-se ao Mali, terceiro classificada, no grupo de selecções africanas que disputarão o acesso aos Jogos Olímpicos. Angola, na condição de campeã africana, carimbou o passaporte directo para Londres.
Para preparar a equipa nacional para a referida prova, a FMB contará com o apoio do Comité Olímpico de Moçambique que à luz do programa “Solidariedade Olímpica” irá trabalhar no sentido de encontrar um treinador estrangeiro para vir orientar as “senhoras” da bola-ao-cesto, não sendo de descartar a hipótese de Inak Garcia, que levou a equipa nacional ao quinto lugar no “Africano” vir a ser o escolhido.
No pré-olímpico, a tarefa da Selecção Nacional será muito complicada, pois estarão presentes fortes selecções dos continentes europeu e americano.