Africa Basquetebol

14 novembro 2011

ANGOLA : Supertaça Compal abre em Benguela

A cidade de Benguela pode acolher, nos dias 7 e 8 de Fevereiro de 2012, a primeira fase da terceira edição da Supertaça Compal, competição que reúne os campeões e vencedores das taças de Angola e de Portugal, disse à Angop o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha. O dirigente luso admitiu a possibilidade de alargar o número de equipas participantes no torneio quadrangular de basquetebol sénior masculino, cuja final está agendada para o dia 9 no pavilhão principal da Cidadela

Desportiva, após avaliar as condições do pavilhão multiusos Acácias Rubras, palco previsto para os jogos. Mário Saldanha disse que está a ponderar a participação da equipa campeã de Moçambique e mais uma angolana, cujos nomes se escusou a revelar. A realização da primeira fase do torneio em Benguela, de acordo com Saldanha, vai servir de incentivo para levar os dirigentes desportivos locais a trabalhar para ter uma equipa no Campeonato Nacional de Basquetebol o mais depressa possível.
“Angola é uma selecção habituada a estar em campeonatos mundiais e Portugal esteve na final do Campeonato da Europa este ano”, frisou. O dirigente desportivo português garantiu haver boa vontade da Federação Portuguesa de Basquetebol e da sua homóloga angolana para, em conjunto, levar a Benguela o melhor basquetebol de ambos os países, para a alegria dos aficionados da bola ao cesto, e agradeceu a disponibilidade do governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, de modo a concretizar esse objectivo.
O pavilhão Acácias Rubras tem uma capacidade de albergar 2.250 espectadores e vai testemunhar o desfile, na terceira edição da Supertaça Compal, das equipas do FC Porto, CAB da Madeira (Portugal), Petro de Luanda e Recreativo do Libolo (Angola), para além de outras duas ainda por confirmar. O Sport Lisboa e Benfica venceu a primeira Supertaça Compal, que decorreu em Luanda, enquanto, em 2010, o 1º de Agosto sagrou-se campeão da segunda edição, em Portugal.