Africa Basquetebol

06 outubro 2011

ANGOLA : País presta tributo às campeãs continentais

De troféu em punho, surgiu à porta da aeronave a capitã Nacissela Maurício, provocando nas centenas de cidadãos a primeira grande ovação na recepção, esta quarta-feira, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, às campeãs africanas de basquetebol sénior feminino.

A tarde ainda era uma criança quando as "meninas de ouro" desembarcaram em Luanda com dois feitos inéditos obtidos no Afrobasket2011, terminado domingo: a conquista do troféu continental e o apuramento aos jogos olímpicos de Londres em 2012.
O espaço de protocolo do “4 de Fevereiro” revelou-se insuficiente para albergar políticos, dirigentes desportivos e representantes de outras esferas da sociedade, mas o “caos” instalou-se quando a atletas irromperam sala a dentro seguidas por mais de vintena de jornalistas.
Foi difícil gravar depoimentos, fotografar ou filmar perante tal cenário. Na verdade, o acto parecia mais uma concorrida conferência de imprensa do que propriamente uma cerimónia de recepção; no pátio do Aeroporto, entretanto, a festa estava instalada.
Uma carripana decorada com balões e panos com as cores da bandeira nacional (amarelo, vermelho e preto), jovens do protocolo com garrafas de champanhe em mãos, aparelho de som e uma moldura humana considerável coloriam o ambiente até o momento tão esperado: o da passeata.
A fila era longa. Elementos da Polícia Nacional tiveram trabalho árduo para organizar na saída e durante o percurso, as viaturas, motorizadas e pessoas na berma das diversas vias até chegar ao complexo da cidadela desportiva.
Na carripana, as integrantes da comitiva nacional dançavam e acenavam ao som da música de Matias Damásio “Angola”, que narra a reconciliação nacional e o orgulho de ser angolano.
A passeata, promovida pelo Movimento Nacional Expontâneo (MNE), percorreu as Avenidas Revolução de Outubro, Ho Chi Min, Largo da Independência (ex-1º de Maio), Avenidas Manuel Van-Dúnem e Hoji Ya Henda ao longo das quais a população demonstrou carinho ao combinado nacional acenando e tirando fotografias com telemóveis até mesmo pelas janelas dos edifícios.
Nalgumas delas (avenidas) o trânsito parou, obrigando aos efectivos da Polícia Nacional a um esforço redobrado para que, em fim, a actividade decorresse bem a forma desportiva, com “fair – play”.
Já no Pavilhão da Cidadela, onde aguardavam mais de três mil espectadores, as campeãs continentais foram apresentadas uma a uma e o nome: Nacissela Maurício, a jogadora mais valiosa do Afrobasket2011, provocou a maior ovação.
Seguiram-se momentos de discursos com destaque para a mensagem do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, que renovou as felicitações à selecção.
Por fim, o pavilhão foi tomado por autêntica festa com música, dança, abraços e reencontro com a família.
Mais de três horas depois, chegavam assim ao fim a manifestação de carinho dos luandenses em representação do país às "meninas de ouro", que trajavam com camisolas e bonés branco com os dizeres mesmo a propósito, “Solidárias Com a Pátria”.