Africa Basquetebol

05 outubro 2011

ANGOLA : Huíla homenageia Selecção Nacional

O presidente de direcção da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH), Luís Garrido, disse segunda-feira no Lubango que a conquista do primeiro título do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket-2011, realizado em Bamako, capital do Mali, pela Selecção sénior feminina é a tradução da persistência, espírito de patriotismo e do querer da delegação angolana presente no evento.

Reagindo sobre o feito inédito alcançado pelas actuais Campeãs de África “da bola ao cesto”, no domingo, Luís Garrido afirmou que poucas foram as pessoas que acreditaram que Angola podia chegar a Bamako e conquistar o título continental. “Daí que continuamos a afirmar que foi uma vitória da persistência, do querer da delegação de Angola que esteve em Bamako”, referiu.
   “Considero que foi uma vitória de sacrifício tal como o técnico Aníbal Moreira afirmou no final da partida. Foi uma vitória da persistência das atletas e dos dirigentes angolanos que estiveram no palco desta competição. A nossa preparação terá começado nos Jogos Pan-Africanos em Maputo. Ali sim, começou a preparação de Angola rumo a esta conquista inédita”, manifestou Luís Garrido.
De acordo com aquele dirigente associativo, este feito das mulheres angolanas é mais um incentivo para todas as pessoas ligadas à modalidade em todas províncias trabalharem afincadamente com as camadas de formação (iniciados, juvenis, cadetes e juniores) para descoberta de novos talentos para o sector feminino. “Este incentivo começa desde já com a vinda em data a anunciar à nossa província da Huíla, que tudo vai fazer para homenagear estas senhoras que acabam de dar esta grande alegria ao povo de Angola”, anunciou.
Luís Garrido adiantou que daqui para a frente as responsabilidades acrescem para o sector feminino. Referiu que essa continuidade passa precisamente por maior aposta, investimento por parte dos clubes, uma vez que a planificação e calendarização está toda elaborada em termos de competição feminina por parte do actual elenco da federação. O director provincial da juventude e desportos, Francisco Barros, reconheceu que no princípio, quer os atletas, quer os treinadores mostraram que eram capazes de conquistar o título.
   “Esta conquista é reconfortável. Daí que nesta altura não nos reste mais nada se não agradecer e louvar os esforços feitos por todos aqueles que de uma forma directa ou indirecta contribuíram para que pudéssemos alcançar este grande feito”, disse Francisco Barros.
Afirmou que o sector que dirige vai trabalhar em conjunto com a associação local da modalidade no sentido de tornar possível a ida das campeãs africanas à Huíla para a devida homenagem.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango

Angolanos recebem hoje campeãs africanas

Sob liderança do Movimento Nacional Espontâneo (MNE), a população luandense, em representação das 18 províncias do país, vai comparecer hoje, a partir das 12h00, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a fim de proporcionar uma recepção calorosa à Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, que domingo último conquistou o título inédito (Afrobasket) para o país e consequentemente o apuramento directo aos Jogos Olímpicos de Londres, a disputar-se em 2012.
A comitiva angolana, que ontem pernoitou na capital etíope, Addis Abeba, proveniente de Bamako, Mali, onde disputou a XXII edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, chega a Luanda por volta das 14h00, segundo garantiu uma fonte próxima da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
O Movimento Nacional Espontâneo (MNE) preparou uma mega recepção ao cinco nacional, que de forma brilhante arrebatou o seu primeiro título africano. A Selecção Nacional feminina de basquetebol sagrou-se campeã africana, ao derrotar na final a forte selecção do Senegal, por 62-54, partida disputada no Pavilhão 26 de Março, de Bamako, Mali. O basquetebol feminino torna-se a primeira modalidade colectiva a apurar-se directamente para os Jogos Olímpicos de Londres.