Africa Basquetebol

20 setembro 2011

ANGOLA : Integrante da selecção feminina convicta na conquista do Afrobasket

A extremo da Selecção Nacional Sénior Feminina de Basquetebol Felizarda Jorge expressou hoje, em Luanda, a determinação da equipa em lutar para a conquista da 22ª edição do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket2011), a disputar-se de 23 deste mês, a 2 de Outubro, na cidade de Bamako, Malí.

Em declarações à Angop, após mais uma sessão de treinos no Pavilhão anexo à Cidadela, a jogadora referiu que neste momento só existe o pensamento positivo, a julgar pela intenção do colectivo em melhorar o terceiro lugar da prova anterior.
   “Estamos a nos preparar com muita forca e com principal propósito de conseguirmos resultados positivos, que nos permitirão chegar a final e ganhar. Sei que não será uma competição fácil. Vamos encontrar muitas dificuldades, mas estamos determinadas a alcançar o nosso objectivo”, disse.
Apontou ainda, a participação do conjunto nacional nos Jogos Africanos de Maputo, em Moçambique, onde conquistou a medalha de prata, como uma importante experiência a ser utilizada no Afrobasket do Mali.
   “Em Moçambique cometemos alguns erros, principalmente defensivos, que em certa medida ditaram a nossa derrota na final com o Senegal”, reconheceu
Declarou que agora estão a trabalhar para corrigir as falhas cometidas para que a selecção possa aparecer mais fortes.
Actualmente, as comandadas do treinador Aníbal Moreira trabalham na correcção do que esteve mal nos Jogos Africanos de Maputo, assim como procura manter os aspectos positivos demonstrados nesta prova, que, de acordo com o técnico, serviu para aferir o nível das atletas que estarão em Bamako
Os treinos têm incidido na ordem táctica, resistência, lançamentos, ataque, defesa zona e correcção de deficiências defensivos.
A selecção angolana tem viagem marcada para próxima quarta-feira. No Afrobasket2011, o conjunto nacional está inserido no grupo B, com o Senegal, Guiné Equatorial, Nigéria, Camarões e Rwanda.
Na edição anterior, em 2009, no Madagáscar, Angola conquistou a medalha de bronze, numa prova ganha pelo Senegal.

Fazem parte da equipa, as basquetebolistas Catarina Camufal, Felizarda Jorge, Ângela Cardoso, Fineza Eusébio, Cristina Matiquite, Sónia Guadalupe, Luísa Tomás, Astrida Vicente, Nacissela Maurício, Nadir Manuel, Ngiendula Filipe e Luzia Simão.