Africa Basquetebol

17 setembro 2011

ANGOLA : Basquetebol angolano só pode chegar ao bronze

Angola disputa sábado a medalha de bronze dos Jogos Africanos diante da Argélia, após derrota nesta sexta-feira diante da Nigéria, por 56-62, em jogo disputado no pavilhão do Maxaquene.


Determinada a chegar à final, o combinado nacional não foi capaz de fazer jus à sua condição de detentor do título (Argel2007) perante uma Nigéria superior em termos de estatura e melhor dotada fisicamente.
Nem mesmo o reforço Felizardo Ambrósio (extremo - poste) e Miguel Kila (pivot) que vieram do Afrobasket do Madagáscar serviram para as encomendas, numa partida em que sempre estiveram em desvantagem no marcador.
Perante a estatura superior dos postes nigerianos, em determinados minutos do jogo Angola optou pelo jogo exterior e penetrações para forçar o lançamento adicional, mas ainda assim, foram os oponentes que mantinham o controlo do jogo.
Felizardo Ambrósio e Miguel Kiala alternavam na defesa do “gigante” Oy Ededji. A luta por baixo do cesto era acérrima, geralmente com desvantagem para os angolanos. Ao intervalo, os pupilos de Raul Duarte perdiam por uma diferença de 10 pontos (27-37)
O início da segunda parte foi marcada por inúmeras percas de bola, além da ineficácia nos lançamentos quer de curta quer de longa distância, enquanto a Nigéria fazia o seu jogo bem liderada por Usman, que totalizou 30 pontos dos 62 convertidos pela sua equipa.
A menor diferença no resultado conseguido por Angola foi de três pontos (38-41) no terceiro quarto, mas rapidamente o adversário voltou a estabelecer os quase que regulares 10 a 15 pontos de vantagem (40-54, 46-60 e 56-62 final).
Na última etapa da contenda, em que a selecção nigeriana contou com o apoio de maior parte dos anfitriões presentes no estádio do Maxaquene, Angola empreendeu nova dinâmica. Alexandre assumiu as despesas com lançamentos exteriores certeiros, mas insuficientes para catapultar a equipa à vitória.
O atleta foi o segundo melhor marcador de Angola com 11 tentos convertidos, superado por Ndonhema com 17.
Com essa derrota, Angola disputa hoje a medalha de bronze diante da Argélia. A seguir jogam para as duas primeiras posições Moçambique/Nigéria.