Africa Basquetebol

20 setembro 2011

ANGOLA : Anibal Moreira sonha com qualificação directa

Aníbal Moreira, seleccionador nacional de básquete sénior feminino, não escondeu o desejo de qualificar pela primeira vez a Selecção Nacional nos Jogos Olímpicos, competição a ser disputada em Londres, no próximo ano. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico angolano, que ajudou o cinco nacional a conquistar a medalha de prata nos recém-terminados Jogos de Maputo, reconheceu que é uma missão extremamente difícil, a julgar pela qualidade das selecções que vão disputar a XXII edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, vulgo Afrobasket, prova a disputar-se de 23 do mês em curso a 2 de Outubro em Bamako, Mali.

    “De facto, a nossa primeira meta é atingir o pódio. Aliás, depois da excelente campanha que tivemos nos Jogos de Maputo, onde ocupámos o segundo lugar, não se pode pensar noutra coisa senão no pódio”, asseverou o ex-internacional angolano.Questionado sobre a possibilidade do cinco nacional assegurar a qualificação directa para a maior cimeira desportiva mundial, os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Aníbal Moreira afirmou “que é uma tarefa árdua mas que tudo farão para tornarem o sonho realidade”.
Entretanto, para além dos adversários propriamente ditos, a altitude, no entender do seleccionador nacional, é o principal obstáculo da Selecção Nacional, que procura o primeiro título africano.“Não há dúvidas de que o nosso principal adversário será a altitude que iremos encontrar em Bamako. É uma realidade que teremos de enfrentar com toda a determinação a fim de conseguirmos materializar o nosso sonho, que passa pela qualificação directa aos Jogos Olímpicos de Londres”, finalizou Aníbal Moreira.

Hoje, a partir das 8h00, a Selecção Nacional volta a aprimorar os últimos acertos, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva. O grupo segue viagem amanhã, via Addis Abeba.O cinco nacional está inserido no Grupo B juntamente com as selecções dos Camarões, com quem se estreia no dia 23, Senegal, Nigéria, Guiné e Rwanda.No Grupo A estão as selecções do Mali, actual campeã africana, Tunísia, Costa do Marfim, Ghana, Moçambique e República Democrática do Congo.