Africa Basquetebol

19 setembro 2011

X JOGOS AFRICANOS MAPUTO 2011- Flores de prata para uma equipa de ouro

INDUBITAVELMENTE, todas as condições estavam criadas para o ouro. Do ponto de vista desportivo e da super esperança do público, a cobiçada medalha era moçambicana. Porém, para a nossa desgraça, e a despeito da galhardia dos atletas, o ouro foi para os nigerianos, mercê da sua vitória por 62-57. Que triste sina, compatriotas…Maputo, Segunda-Feira, 19 de Setembro de 2011:: Notícias

Já se previa que o pavilhão do Maxaquene fosse registar, sábado à noite, uma enchente histórica. A final do torneio de basquetebol masculino dos X Jogos Africanos de Maputo-2011 constituía um atractivo que poucos citadinos se poderiam alhear ao gigantesco e desusado movimento iniciado logo pela manhã, na baixa da capital do país. As bilheteiras da “catedral” foram tomadas de assalto e as bancadas daquele complexo desportivo foram literalmente preenchidos cinco horas antes do início da contenda.
O ambiente era verdadeiramente infernal. Extraordinariamente colorido, com o vermelho a predominar. Bandeiras, cachecóis com a inscrição “Moçambique”, batuques, cornetas, apitos, cânticos, dísticos com vários dizeres, tudo servia para adornar o ambiente e torná-lo bastante festivo, no meio de um barulho ensurdecedor. Mesmo reconhecendo a qualidade basquetebolística da Nigéria, comparativamente superior à nossa, para aquelas milhares de almas entusiásticas a medalha de ouro não teria outro destino que não fosse Moçambique.
O Presidente da República, Armando Guebuza, também respondeu ao chamamento geral de “infernizar a Nigéria até ao ouro”, juntando-se ao seu povo, que nas bancadas cantava, dançava e rejubilava, à espera da preciosa hora do arranque do jogo para apoiar, acarinhar e puxar pelos seus briosos atletas, cuja carreira nesta competição foi agradavelmente maravilhosa.
Aliás, já havíamos dito e julgamos não ser redundante voltar a dizer: temos equipa, compatriotas! A estrondosa ovação que a selecção recebeu à entrada para o recinto do jogo, assim como no final, já consumada a não conquista da medalha de ouro, diz bem de estima, admiração e confiança que os moçambicanos depositaram nos seus basquetistas, sobretudo se se considerar que, à partida, eram vistos como “outsider” da prova.
Na entrega das medalhas e das flores, a Moçambique coube a prata, mas, sinceramente, a nossa equipa foi de ouro, e isso foi vincado face a uma Nigéria que se viu e desejou para vencer por cinco pontos (62-57).
E, depois das medalhas de ouro que lhes foram entregues pelo Ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, os nigerianos, em festa, receberam o troféu das mãos do Presidente Armando Guebuza, que, seguidamente, se deixou fotografar com a nossa selecção. O bronze coube a Angola, que bateu Argélia pela marca de 74-58. Nos outros embates, Costa do Marfim venceu Ruanda por 75-62 e Egipto derrotou Cabo Verde por 82-78.

Classificação final: 1º Nigéria, 2º Moçambique, 3º Angola, 4º Argélia, 5º Egipto, 6º Cabo Verde, 7º Costa do Marfim, 8º Ruanda, 9º Mali, 10º África do Sul.