Africa Basquetebol

21 setembro 2011

ANGOLA : Cinco nacional femenino embarca hoje para Bamako

A Selecção Nacional feminina de seniores de basquetebol parte, hoje, às 13h30, para Bamako, via Addis Abeba, onde, a partir de sexta-feira, participa no Campeonato Africano das Nações, prova selectiva para os Jogos Olímpicos de Londres de 2012.Ontem, o combinado nacional, às ordens da dupla técnica Aníbal Moreira/Elisa Pires, realizou o último treino no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, tendo sido aprimorados os aspectos técnicos e tácticos, principalmente as transições rápidas defesa-ataque.

A comitiva angolana composta por 20 elementos, entre atletas, treinadores e dirigentes, pernoita na capital etíope, devendo chegar a Bamako, às 15h00 de quinta-feira.A delegação angolana, chefiada pela vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Gina de Carvalho, tem como coordenadora Maria Barbosa, ex-internacional angolana.
Depois da brilhante campanha realizada nos recém terminados X Jogos Pan-africanos de Maputo, em que conquistou a medalha de prata, a Selecção Nacional tem como meta o assalto ao primeiro lugar do Campeonato Africano das Nações e o consequente apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres.
Angola vai procurar melhorar o terceiro lugar da última edição do Afrobasket, faz parte do Grupo B, juntamente com as selecções dos Camarões, com quem se estreia no dia 23, Senegal, Nigéria, Guiné e Rwanda.No Grupo A estão as selecções do Mali, actual campeã africana, Tunísia, Costa do Marfim, Ghana, Moçambique e República Democrática do Congo. Catarina Camufal, Felizarda Jorge, Ângela Cardoso, Fineza Eusébio, Cristina Matiquite, Sónia Guadalupe, Luísa Tomás, Astrida Vicente, Nassicela Maurício, Nadir Manuel, Nguendula Filipe e Luzia Simão são as atletas que seguem viagem.

Ministro reitera confiança à Selecção feminina

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Mwandumba, reiterou ontem, em Luanda, a confiança do Executivo Angolano quanto a capacidade da Selecção nacional em conquistar melhor resultado na XXª edição do Campeonato Africano das Nações em basquetebol seniores feminino que a capital do Mali, Bamaco, acolhe de 23 deste a 2 de Outubro Próximo.
Durante o almoço de confraternização e despedida oferecido ontem, no restaurante da piscina do Alvalade, o titular da pasta ministerial procedeu ao anuncio da parceria da instituição que dirige com o jovem empresário, Silvestre Tulumba, num ambicioso programa de desenvolvimento do basquetebol feminino.
O referido empresário, por sua vez, prometeu, em caso de vitória das angolanas, a quantia de 30 mil dólares americanos para cada integrante da selecção nacional, tendo afirmado que doravante, pretende trabalhar em estrita colaboração com os organismos que regem a modalidade para que Angola alcance, muito em breve, a hegemonia da “bola ao cesto”, a nível do sexo feminino.
Gonçalves Mwandunba terminou a dizer que o Estado angolano vai cumprir com a entrega dos prémios, “em reconhecimento da prestação que tiveram na maior cimeira do desportos ao nível do continente que a cidade de Maputo albergou recentemente. No entanto, queremos que vocês se entreguem com afinco no “Africano” porque já provaram ser as detentoras do melhor basquetebol continental, não obstante só terem voltado com a medalha de prata”.

Cduan baptiza Amigos de Viana

A formação de basquetebol sénior masculino da Universidade Agostinho Neto (CDUAN) baptiza, na sexta-feira, o Clube Amigos de Viana no Campeonato Provincial de Luanda. A agremiação de Viana, que entra no campeonato em substituição do Santos FC, joga para 1ª jornada da série A, às 16h00, no Pavilhão Anexo da Cidadela Desportiva.
Nesta série, realiza-se também o encontro Universidade Lusíadas –Vila Estoril, enquanto na série B, o 1º de Agosto defronta o Vila Clotilde e o ASA, o Sporting de Clube de Luanda. O Interclube, detentor do troféu, e o Petro de Luanda, vice-campeão, folgam na primeira jornada das séries A e B. A decorrer entre sexta-feira e 29 de Outubro, a prova é disputar no sistema de todos contra todos a uma volta.