Africa Basquetebol

09 agosto 2011

ANGOLA : Tchad estreia-se

O Tchad, adversário de Angola, é o único dos 16 países participantes ao Afrobasket2011 que fará a sua estreia num campeonato africano das nações em basquetebol na 26ª edição, a realizar-se de 17 a 28 deste mês, em Antananarivo (Madagáscar).
“Invisíveis” no mundo do basquetebol, os tchadianos conseguiram o apuramento mercê do segundo lugar na zona quatro, apesar de duas derrotas frente a República Centro Africana (RCA), numa eliminatória em que estiveram apenas as duas selecções.
O facto de os Camarões, integrante da zona, ter qualificação pelo quarto lugar alcançado no Afrobasket anterior (2009), assim como as desistências das eliminatórias do Congo, Guiné Equatorial, RD Congo, Gabão e São Tomé e Príncipe facilitaram o apuramento desta nação, cujo nome não consta dos 75 países do ranking da FIBA.
Na lista da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), Angola ocupa a 13ª posição com 180 pontos, Senegal 35ª (20,4) e Marrocos está no 51º lugar, com oito pontos. No entanto, a equipa tchadiana fará a primeira aparição num campeonato que se prevê bastante competitivo, visto que o vencedor vai representar o continente nos Jogos Olímpicos de Londres2012, na Inglaterra.

Além disso, defronta na fase preliminar (grupo B) três das seis melhores selecções africanas da actualidade, pelo que experimentará sérias dificuldades para se qualificar à etapa seguinte.
Com uma mistura entre jogadores da “casa” e expatriados, o Tchad inicia a competição no dia 18, diante de Angola (campeã em título e 1ª no ranking africano), segue dois dias depois com o Marrocos (6º) e encerra a fase preliminar frente ao Senegal (3º), a 22 de Agosto.
A 26ª edição do Afrobasket, competição que data de 1962, conta com 13 selecções que estiveram na prova transacta na Líbia, em 2009, e duas ressurgentes, sendo a anfitriã, presente pela última vez em Alexandria-2003, e o Togo, que participou em 1978, em Dakar (Senegal).

Eis os participantes: Angola, Côte d’Ivoire, Tunísia, Camarões, Senegal, Nigéria, Marrocos, Moçambique, Egipto, África do Sul, República Centro Africana (RCA), Togo, Mali, Madagáscar, Tchad e Rwanda.

O campeonato vai ser aberto, a 17 deste mês, com o jogo entre as selecções do Madagáscar e de Moçambique, referente ao grupo A.