Africa Basquetebol

05 agosto 2011

ANGOLA : Sinal positivo para o campeonato Africano


A Selecção Nacional de basquetebol em senioes masculinos venceu ontem, no Gymnasium Centre da cidade de Haining, a sua similar da Austrália, por 85-66, em partida a contar para a decisão da VII edição da Taça Borislav Stankovic. Depois de ter perdido por 68-76 na segunda jornada, a Selecção Nacional entrou ontem com a lição muito bem estudada, não dando qualquer facilidade aos australianos.

Tal como se eseperava, os decacampeões africanos entraram de rompante no quarto inicial, tendo anotado nada mais nada menos do que 24 pontos, contra oito do seu opositor, que foi completamente ofuscado. Os dois primeiros períodos foram dominados pelos decacampeões africanos, que projectam a sua participação na fase final da XXVI edição do Campeonato Africano das Nações, Afrobasket, competição a ser disputada de 17 a 28 do mês em curso, em Antananarivo, capital do Madagáscar.

Num dia em que o jogo exterior do combinado nacional funcionou em pleno, com Carlos Morais, Joaquim Gomes “Kikas” e Eduardo Mingas a serem os grandes artífices, ficou patente que a Selecção Nacional, moldada agora à Michel Gomez, continua a valer pelo seu colectivo. Com uma defesa acertada e um ataque eficiente, os angolanos venceram o segundo período por 25-16, o que somou 41-27, nos primeiros vinte minutos.

No reatamento, os australianos tentaram mudar o rumo dos acontecimentos, principalmente no terceiro quarto, em que venceram por uma margem de apenas dois pontos (19-17). No quarto e derradeiro, com o extremo base Carlos Morais endiabrado, a Selecção Nacional conseguiu uma vantagem de 32 pontos, limitando-se a gerir o marcador até ao apito final. 85-66 foi o resultado. Angola conquista pela segunda vez a Taça Borislav Stankovic, depois de ter arrebatado em 2008, sob a batuta do técnico angolano Alberto de Carvalho “Ginguba”.

Eslovénia e Angola são as únicas selecções que conquistaram o referido troféu em duas ocasiões. O combinado nacional destronou a Eslovénia, que não participou nesta VII edição da Taça. Pela conquista do troféu, os decacampeões africanos receberam trinta mil euros.

Carlos Morais
eleito MVP

Depois de ter sido fundamental no jogo inaugural, frente à República Popular da China, em que o cinco nacional venceu por 67-64, o extremo base do Atlético Petróleos de Luanda e da Selecção Nacional, Carlos Morais, voltou a brilhar ontem, na final frente à Austrália. O tri-campeão africano foi o melhor marcador da partida, com 26 pontos, tendo arrebatado o troféu de MVP (Jogador Mais Valioso) da competição. Carlos Morais assume-se deste modo como um dos patrões do cinco nacional, que vai em busca do décimo primeiro triunfo continental e consequentemente o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres’2012. MC

Angolanos mostram
eficiência

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, que projecta a sua participação na XXVI edição do Afrobasket de Antananarivo, mostrou eficiência na VII edição da Taça Borislav Stankovic, competição que decorreu de 1 a 4 do mês em curso, na República Popular da China. Em quatro partidas disputadas, os angolanos conseguiram três vitórias. Na primeira jornada, bateram a formação da casa, por 67-64, perderam na ronda dois com a Austrália, por 68-76, e na terceira jornada surpreenderam a forte Rússia, que projecta o europeu, a quem venceram por 60-53. Para a decisão do ceptro, os decacampeões africanos venceram os australianos por expressivos 85-66. O cinco nacional marcou 280 pontos e sofreu 259, obtendo um saldo positivo de 21. MC

Angola
em Guangzhou

A Selecção Nacional segue viagem hoje, sexta-feira, para a cidade de Guanghou, China, onde a partir de amanhã, sábado, começa a competir na segunda versão da Taça Borislav Stankovic. Os decacampeões africanos começam a competir diante da China, selecção a quem venceu por 67-64, na primeira versão da Taça Borislav Stankovic. Para além da China, farão parte do torneio as selecções da Rússia e da Nova Zelândia. Angola está inserida no Grupo B do Afrobasket de Madagáscar, juntamente com as selecções do Tchad, adversário de estreia, Senegal e Marrocos.
MC