Africa Basquetebol

07 agosto 2011

ANGOLA : Decacampeões vencem China e pegam a Rússia


A selecção nacional começou com vitória o terceiro torneio de preparação do Afrobasket2011, ao derrotar ontem a sua congénere da China por 55-52, num torneio internacional de basquetebol que decorre na cidade chinesa de Guanzou. O combinado nacional que revelou uma forte capacidade de reacção, em face da superioridade que soube demonstrar o adversário, pois ao intervalo perdia por 24-35. Foi graças a concentração das unidades em campo que foi possível inverter as coisas na quadra a seu favor.

No jogo de ontem voltou a ficar clara a evidência do ascendente da equipa jogo após jogo, não estando por isso mesmo longe de atingir o nível ideal que lhe venha permitir encarar o campeonato africano com maior dose de confiança. Vencedor do torneio Borislav Stankovic, o “cinco” angolano não esperar fazer diferente neste que ontem teve início, devendo o seleccionador nacional Michel Gomez aproveitá-lo ao máximo para rodar os jogadores e dai tirar as ilações suficientes de quem é quem entre os seleccionáveis. Hoje, no prosseguimento do torneio internacional de Guanzou, a seleccão angolana vai defrontar às 12h30(tempo de Angola) a selecção Russia, para encerrar a prova diante da Nova Zelândia.

Nos dois torneios anteriores, Angola ocupou a terceira posição em Guimarães (Portugal) e venceu a Taça Stankovic dispuata de um a quatro do presente mês. Recorde-se que o Afrobasket2011 disputa-se de 17 a 28 de Agosto em Antananarivo (Madagáscar). A selecção nacional vai defender o título continental.

Ginguba considera Angola
favorita no Afrobasket´2011

O ex-seleccionador de basquetebol Alberto de Carvalho “Ginguba” considerou ser a equipa nacional a principal candidata à conquista do Afrobasket2011, a realizar-se de 17 a 28 deste mês, no Madagáscar, independentemente dos atletas que constituem o grupo de trabalho. Falando à Angop a respeito da 26ª edição da prova, o técnico foi peremptório em afirmar que o país tem maiores probabilidades de revalidar o ceptro, comparativamente a qualquer outro candidato, face à capacidade técnica, “agressividade” defensiva, disciplina táctica e colectivismo que caracteriza o seu basquetebol, diferindo-o dos demais países.

Defendeu a necessidade de se respeitar todos os adversários, por formas a que os objectivos da nação de marcar presença nos Jogos Olímpicos de Londresç-2012 sejam alcançados, pois reconheceu existir grande “apetência” para destronar os deca-campeões. Segundo Alberto de Carvalho, a selecção tem à disposição condições de trabalho e preparação ideais para a alta competição com estágios em França, Portugal e China, o que exigirá maior determinação e responsabilidade por parte dos atletas, além do “peso” de ser detentora do troféu.

Apontou igualmente o facto de os atletas jogarem todos no campeonato interno e conhecerem-se bem como indicador para superar eventuais adversidades de selecções como Senegal, Côte d’Ivoire, Tunísia, Nigéria e Egipto, que na sua opinião são os principais oponentes de Angola. O actual técnico do Sporting de Cabinda apelou os amantes da modalidade para que haja maior solidariedade com os jogadores e equipa técnica, na esperança de que o 11º título continental será alcançado em Antananarivo.

“Temos um grupo talentoso de jovens, em que há uma mistura entre uns com maior experiência internacional em relação a outros, mas vamos torcer todos para que eles (estreantes) surjam como um dia apareceram outros, como Lutonda, Carlos Almeida, Victor de Carvalho e tantos mais”, disse, considerando normal o processo de renovação em curso no conjunto nacional.