Africa Basquetebol

09 agosto 2011

ANGOLA : Decampeões voltam a perder


A Selecção Nacional de basquetebol defronta hoje, a partir das 12h00, em Guangzhou, a sua similar da China, em partida a contar para as classificativas do terceiro e quarto lugares da segunda versão da Taça Borislav Stankovic. Ontem, para a terceira jornada, o cinco nacional perdeu diante da Nova Zelândia, por 70-73.

Angolanos e chineses voltam a medir forças num espaço de nove dias. Na primeira jornada da VII edição da Taça Borislav Stankovic, os decacampeões africanos, que projectam a fase final da XXVI edição do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), a disputar-se de 17 a 28 do mês em curso, no Madagáscar, vencem a China, por 67-64.

Já no arranque da segunda versão da Taça Borislav Stankovic, os angolanos voltaram a superiorizar-se aos asiáticos, a quem derrotaram por 52-55. Hoje, para as classificativas do terceiro e quarto lugares, os pupilos do francês Michel Gomes apresentam-se como favoritos à vitória. Entretanto, ontem, frente à Nova Zelândia, a Selecção Nacional perdeu a oportunidade de disputar a final da segunda versão da Taça Borislav Stankovic.

Depois de ter dominado por completo o terceiro período, os decacampeões africanos foram impotentes no derradeiro quarto, em que perderam por um parcial de 22-13. Os dois primeiros períodos foram jogados sob o signo de equilíbrio. No quarto inicial, as duas selecções empataram a 22 pontos. Já no segundo período registou-se um novo empate a 12 pontos, o que perfez 34-34, ao cabo dos primeiros 20 minutos. Com o extremo base Carlos Morais em grande, sobretudo nos lançamentos de longa distância, a Selecção Nacional conseguiu um parcial de 23-17.

A perder por 68-65 a dois minutos do termo da partida, os pupilos de Michel Gomez conseguiram igualar o desafio a 70 pontos, quando restavam um minuto para o apito final. Uma perda de bola do base Armando Costa, tri-campeão africano, permitiu à Nova Zelândia dilatar o marcador, fixando o resultado final em 73-70. Angola figura no Grupo B do Afrobasket ao lado das selecções do Chade, adversário de estreia a 18 do mês em curso, Senegal e Marrocos. O Afrobasket de Antananarivo é selectivo aos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Apenas o primeiro classificado marca presença no certame.

Roberto Fortes
integra selecção B

Depois do base Paulo Santana ter integrado, sexta-feira última, os trabalhos da pré-selecção nacional B, que prepara os X Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, a decorrer de 03 a 18 de Setembro próximo, ontem, foi a vez do extremo base Roberto Fortes.
Ambos foram afastados por opção técnica do grupo que vai lutar pelo 11º anel continental, no Campeonato Africano das Nações, a disputar-se de 17 a 28 do mês em curso, em Antananarivo, capital de Madagáscar.

Com um grupo formado por 15 atletas, o seleccionador nacional, Raul Duarte, realizou ontem de manhã, no pavilhão principal da Cidadela, mais uma sessão de treinos, em que foram ensaiados aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para as transições rápidas defesa-ataque. Os lançamentos de curta e longa distância marcaram também a sessão de treinos. Hoje, os pupilos de Raul Duarte realizam uma única sessão de treinos, no período matinal, no pavilhão anexo número dois da Cidadela. Angola tem como meta nos X Jogos Pan-africanos de Maputo a reconquista da medalha de ouro. O combinado nacional deve realizar um estágio pré-competitivo no Brasil ou Espanha, antes de rumar para Maputo. MC

Mbunga aguarda resultado
da ressonância magnética

O poste Hermenegildo Mbunga, que foi afastado da Selecção Nacional principal, aguarda o resultado da ressonância magnética a fim de integrar a pré-selecção B. O poste do Atlético Petróleos de Luanda foi afastado por ter contraído uma lesão na virilha. Segundo apuramos, o jogador foi submetido a uma ressonância magnética e hoje a equipa técnica deve receber a resposta do médico Pedro Miguel sobre a sua integração ou não no grupo de trabalhos. MC