Africa Basquetebol

04 agosto 2011

ANGOLA : Angola derrota a Rússia e realça luta pelo título

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos surpreendeu ontem, no Gymnasium Centre da cidade de Haining, a poderosa selecção da Rússia, ao derrotá-la por 60-53, em partida a contar para a terceira jornada da VII edição da Taça Borislav Stankovic. Com este triunfo, os decacampeões africanos relançaram a luta pelo título da Stankovic. Depois de terem cometido inúmeros erros na partida frente à Austrália, em que perderam por 68-76, os pupilos de Michel Gomez entraram ontem, diante da forte selecção da Rússia, 11ª no ranking da Fiba-Mundo, com 194 pontos, com outra postura.

Com uma defesa muito pressionante, a Selecção Nacional que procura a forma desportiva para atacar a fase final da XXVI edição do Campeonato Africano das Nações Afrobasket, a decorrer de 17 a 28 do mês em curso, em Antananarivo, capital do Madagáscar, venceu o primeiro período, por 14-12. O equilíbrio voltou a marcar o segundo quarto, apesar dos russos terem terminado com uma vantagem de dois pontos, ou seja, 19-17, o que perfez o rigoroso empate a 31 pontos ao cabo dos primeiros vinte minutos.

Na etapa complementar, os decacampeões africanos da “bola ao cesto” exibiam-se ao mais alto nível, contrariamente aos russos, que estiveram simplesmente apáticos, fruto da pressão quer defensiva quer ofensiva exercida pelo cinco nacional. Com este resultado, a Selecção Nacional interrompeu o ciclo de vitórias do combinado da Rússia, que estava fortemente empenhado em arrebatar a Taça Borislav Stankovic. O capitão Joaquim Gomes “Kikas” foi o melhor marcador da Selecção Nacional, com dez pontos.

O novo capitão dos decacampeões africanos actuou durante 26 minutos. Enquanto isso, o extremo base Carlos Morais, que jogou 19 minutos, anotou nove pontos. À semelhança da primeira partida, frente à China, o francês Michel Gomez voltou a utilizar os 12 atletas que tem à sua disposição para o Afrobasket de Antananarivo. Angola está inserida no Grupo B do Afrobasket de Madagáscar, juntamente com as selecções do Chade, adversário de estreia, Senegal e Marrocos.

Selecção B
em dia de trabalho

A Selecção Nacional de basquetebol masculina B que projecta a sua participação nos X Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, de 3 a 18 de Setembro próximo, realiza hoje, quinta-feira, mais duas sessões de treino. O Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva acolhe a primeira sessão matinal, ao passo que o Pavilhão Anexo número dois da Cidadela vai albergar o treino vespertino.

Roberto Fortes, extremo base, e Paulo Santana, base, atletas que foram dispensados por opção técnica da Selecção A, vão integrar o grupo liderado por Raul Duarte. Entretanto, o posto Hermenegildo Mbunga, que por lesão foi afastado do grupo que está na China a disputar a Taça Stankovic, também pode integrar os trabalhos da pré-selecção B, caso recupere da mazela que o apoquenta. MC