Africa Basquetebol

06 julho 2011

ANGOLA : Selecção nacional parte para Alexandria


A Selecção Nacional de basquetebol masculina de sub-16 parte hoje, quarta-feira, às 13h00, para o Cairo, Egipto, via Addis Abeba, onde a partir desta sexta-feira, dia oito, começa a competir na III edição do Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, competição que será realizada em Alexandria até ao dia 17 do mês em curso. A prova estava inicialmente marcada para a cidade do Cairo, mas devido a instabilidade política, o Comité Organizador decidiu transferir a edição número três do Afrobasket em sub-16 para a cidade de Alexandria.

Ontem, depois de se despedir do grupo que segue viagem hoje, para o palco da competição, Tony Sofrimento, chefe do gabinete técnico e de formação da Federação Angolana de Basquetebol, afirmou à comunicação social que tem recebido sistematicamente informações quer do Comité Organizador do Afrobasket, quer da Fiba-Afrique, sobre a segurança na cidade de Alexandria.
“Como sabem a prova estava inicialmente marcada para a cidade do Cairo, mas devido às manifestações populares o Comité Organizar decidiu transferir o certame para a cidade de Alexandria.

Nós recebemos quase que diariamente informações quer do Comité Organizador, quer da própria Fiba-Afrique, dando conta de que há segurança sucifiente para a realização do Afrobasket em sub-17”, asseverou o executivo da FAB. Entretanto, Elvino Dias, seleccionador nacional dos sub-16, em declarações ao Jornal dos Desportos, afirmou que apesar de não contar com dois jogadores influentes, por questões administrativas, a Selecção Nacional vai lutar no sentido de alcançar o pódio e quem sabe, a qualificação para o Campeonato do Mundo, que será disputado no Canadá.

“Temos consciência das dificuldades que vamos encontrar na competição mas, tudo faremos para que o pódio seja uma realidade. Apesar de não poder contar com dois jogadores influentes devido a problemas administrativos, acredito que o grupo que vai estará em condições de realizar uma boa prova”, disse o seleccionador nacional. A Selecção Nacional figura no Grup B juntamente com a República Democrática do Congo, com que se estreia esta sexta-feira, Mali, vice-campeão africano, África do Sul, Tunísia e Líbia.

Egipto, campeão africano em título, está inserido no Grupo A ao lado das selecções do Nigéria, medalha de bronze da última edição, Argélia, Moçambique, Guiné, e Congo Brazzaville. Eis a lista completa dos atletas que hoje seguem viagem: Carlos Cabral, Esmael Bargão, Fernando Kambuando, Ramalianes da Silva, José Kipanda, António Congo, Aldair Carlos, Simba Bunga, Duarte Vicente, Vladir Gonçalves, Damba Lenda e Rui Monteiro. Tó Ventura, um dos membros da Federação Angolana de Basquetebol, vai chefiar a caravana angolana.

Federação adia chegada do base Francisco Destino

A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) decidiu adiar a vinda do extremo base, Francisco Destino, da Associação Académica de Portugal, atleta que foi chamado para reforçar a pré-selecção nacional B, tendo em vista os X Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, a disputar-se de 03 a 18 de Setembro próximo. De acordo com Tony Sofrimento, a chegado do atleta estava prevista para esta semana, mas, devido ao adiamento sine die do arranque dos trabalhos da pré-selecção nacional B, a direcção da FAB decidiu em retardar a vinda do jovem jogador.

“O arranque dos trabalhos da pré-selecção nacional foi adiado e não nos interessava ter aqui o atleta. Portanto, assim que tivermos uma data certa para o início dos trabalhos o atleta vai seguramente escalar a cidade de Luanda para se juntar ao grupo”, disse.
Francisco Destino, extremo base da Associação Académica de Coimbra de Portugal, tem 23 anos de idade, um metro e 91 centímetros de altura. Destino ajudou a sua equipa a conquistar o terceiro lugar da Liga Portuguesa de Basquetebol de 2011, foi semifinalista da Taça de Portugal para além do terceiro lugar na Taça Hugo dos Santos. MC