Africa Basquetebol

08 julho 2011

ANGOLA : Selecção abre africano com a RDC


A Selecção Nacional de basquetebol masculino em sub-16 defronta hoje, sexta-feira, a sua similar da República Democrática do Congo, em partida referente a primeira jornada do Grupo B da III edição do Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, competição que se disputa até ao dia 17 do mês em curso, na cidade de Alexandria, Egipto.

Depois de ter escalado a cidade de Alexandria nas primeiras horas da manhã de ontem, o combinado nacional, orientado tecnicamente por Elvino Dias, realizou um treino de adaptação ao piso que vai acolher a III edição do africano em sub-16, prova que é selectiva ao Campeonato do Mundo, que será disputado no Canadá, em 2011. Refeitos praticamente do cansaço, fruto do desgaste da viagem, os pupilos de Elvino Dias vão procurar começar a edição número três do africano de Alexandria, com uma vitória.

Sem duas das suas principais unidades que não seguiram viagem para o palco da competição, devido a problemas administrativos, o cinco nacional vai apostar no colectivismo para ultrapassar a formação da República Democrática do Congo, que fisicamente é bastante forte em relação o combinado nacional. Para esta competição, o seleccionador nacional traçou como meta os lugares cimeiros que darão acesso a fase final do Campeonato do Mundo do Canadá.

A selecção Nacional está inserida no Grupo B juntamente com a República Democrática do Congo, Mali, vice-campeão africano, África do Sul, Tunísia e Líbia. Já o Egipto, campeão africano em título, figura no Grupo A ao lado das selecções do Nigéria, medalha de bronze da última edição, Argélia, Moçambique, Guiné, e Congo Brazzaville.

Eis os jogadores que vão disputar o Afrobasket de Alexandria: Carlos Cabral, Esmael Bargão, Fernando Kambuando, Ramalianes da Silva, José Kipanda, António Congo, Aldair Carlos, Simba Bunga, Duarte Vicente, Vladir Gonçalves, Damba Lenda e Rui Monteiro.