Africa Basquetebol

07 julho 2011

MOÇAMBIQUE : AFROBÁSQUETE DE SUB-16 - Atletas familiarizam-se com ambiente faraónico

EM terras faraónicas desde ontem, os atletas moçambicanos que integram a selecção masculina de basquetebol de Sub-16 encontram-se já a se familiarizar com o ambiente egípcio, a 24 horas do arranque do Afrobásquete da categoria, a ter lugar na cidade de Alexandria, a capital da bola-ao-cesto daquele país.

A equipa nacional está no Grupo A e estreia-se precisamente amanhã, primeiro dia da competição, tendo como adversária a Guiné. No seio do grupo treinado por Miguel Guambe reina algum optimismo e a primeira meta, para já, é conseguir o apuramento para os oitavos-de-final, o mesmo que dizer classificar-se entre os primeiros quatro da série.

Na sua caminhada, depois de defrontar os guineenses de Conacry, a nossa rapaziada irá defrontar, sucessivamente, RD Congo, no sábado; e Argélia, no domingo. Na segunda-feira será observado o primeiro descanso geral na competição, para, no regresso, a turma nacional enfrentar Egipto, na terça; e terminar a primeira fase diante da Nigéria, na quarta.

A terceira edição do Afrobásquete de Sub-16, cujo vencedor irá representar o continente no Campeonato do Mundo de Sub-17 do próximo ano, conta com uma participação recorde de 12 selecções e, para além do grupo de Moçambique, estão noutra série as selecções do Mali, Congo, África do Sul, Angola, Líbia e Tunísia.

Na última competição, disputada em Maputo em 2009, o título foi conquistado pelo Egipto, que na final derrotou o Mali. Na ocasião, a nossa selecção classificou-se na quinta posição.

A delegação moçambicana ao Egipto integra 17 elementos, entre eles 12 atletas. Liderada por Renato Bambo, da Federação Moçambicana de Basquetebol, fazem parte da comitiva os técnicos Miguel Guambe (principal) e Ernesto Matlombe (adjunto), o massagista Zeferino Escrivão e o árbitro acompanhante Artur Bandeira.

Os 12 jogadores são os seguintes: Elton Ubisse, Yuri Chambal, Pheneias Macuiane, Nuno Veloso, Braiton Francisco, Gouvind Mangilal, Hugo Martins, Klaus Bunguele, Castro Vilanculos, Youran Malate, Carlos Manhiça e Frengue Getimane.
Refira-se que depois desta prova seguir-se-á, também no Egipto, o Afrobásquete de Sub-16 em femininos entre os dias 22 e 31 de Julho. Dez formações irão participar na competição, estando Moçambique no Grupo A, a par do Egipto, Guiné, Argélia e Nigéria. Já o Grupo B terá as selecções do Mali, campeão em título, Zimbabwe, RD Congo, Angola e Tunísia.

Devido ao número ímpar de equipas, calhou à turma nacional folgar logo na jornada inaugural, no dia 22, daí que somente entra em prova a 23, diante da Guiné. Seguem-se depois os embates contra Nigéria, a 24, Argélia, no dia 25, e Egipto, a 26.