Africa Basquetebol

07 julho 2011

ANGOLA : Angola já respira ares de Alexandria


A Selecção Nacional de basquetebol masculina em sub-16 que a partir de amanhã, sexta-feira, começa a competir na III edição do Campeonato Africano das Nações da categoria, está desde as primeiras horas desta manhã, na cidade de Alexandria, Egipto, palco da prova que é selectiva ao Campeonato do Mundo do Canadá, em 2012. A comitiva angolana chefiada por Tó Ventura, um dos membros da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), pernoitou ontem no Cairo, cidade que perdeu a organização da III edição do Afrobasket, devido a instabilidade política.

Depois do repouso merecido em face naturalmente do desgaste físico, resultante da viagem, os pupilos de Elvino Dias vão realizar no período vespertino o primeiro e último ensaio, antes do embate de amanhã, sexta-feira, diante da República Democrática do Congo, em partida referente a primeira jornada do Grupo B. Antes de deixar ontem a capital do país, Luanda, o seleccionador nacional, Elvino Dias, reafirmou o desejo de subir ao pódio no Afrobasket de Alexandria.

“Depois de termos feitos uma boa preparação, em face naturalmente das excelentes condições de trabalho que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol nos colocou a disposição, só nos resta lutar pelos lugares cimeiros da competição e quem sabe alcançar o apuramento ao Campeonato do Mundo do Canadá, que será disputado em 2012”, garantiu o comandante dos sub-16.
O cinco nacional está inserido no Grupo B juntamente com a República Democrática do Congo, com que se estreia amanhã, sexta-feira, Mali, vice-campeão africano, África do Sul, Tunísia e Líbia.

Já o Egipto, campeão africano em título, figura no Grupo A ao lado das selecções do Nigéria, medalha de bronze da última edição, Argélia, Moçambique, Guiné, e Congo Brazzaville. Eis a lista dos jogadores que vão disputar a III edição do Afrobasket de Alexandria: Carlos Cabral, Esmael Bargão, Fernando Kambuando, Ramalianes da Silva, José Kipanda, António Congo, Aldair Carlos, Simba Bunga, Duarte Vicente, Vladir Gonçalves, Damba Lenda e Rui Monteiro.

Fiba-Afrique convida
dirigentes angolanos

Gustavo da Conceição e Tony Sofrimento, presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e o secretário-geral respectivamente, foram convidados pela Fiba-Afrique a fim de participarem a 19 do mês em curso, de uma reunião no Cairo, Egipto, que vai marcar os cinquenta anos de existência do organismo que tutela a modalidade no continente berço da humanidade.
De acordo com Tony Sofrimento que prestou estas declarações ao Jornal dos Desportos, a viagem para o local do certame acontece entre os dia 17 e 18 do mês em curso.

“De facto confirmo o convite que nos foi formulado pela a Fiba-Afrique a fim de marcáramos presença na reunião do dia 19. Dentre os vários assuntos que serão tratados, o centenário do organismo que tutela a modalidade em África, assinalado no pretérito mês de Junho será um dos pontos alto do conclave”, disse Tony Sofrimento. MC