Africa Basquetebol

06 junho 2011

ANGOLA : Angola defronta Tchad na estreia do Afrobasket


A Selecção Nacional de Basquetebol em seniores masculinos estreia-se a 18 de Agosto do ano em curso, na XXVI edição do Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, quando defrontar a sua similar do Tchad, em desafio referente a primeira jornada do Grupo B, segundo ditou o sorteio realizado ontem, em Antananarivo, capital do Madagáscar, país que vai acolher o certame.

Os decacampeões africanos que vão a busca do décimo primeiro título continental e consequentemente o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra, competição a decorrer em 2012, vão disputar a fase preliminar da XXVI edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto” ao lado de Marrocos e Senegal, duas selecções com créditos firmados a nível do continente.
Na segunda jornada, a Selecção Nacional, agora moldado a Michel Gomez, francês de nacionalidade, terá pela frente a forte equipa do Senegal, encerrando a fase preliminar da edição número 26 do Afrobasket diante do Marrocos, isto a 20 de Agosto. Já o país anfitrião, Madagáscar, figura no Grupo A juntamente com as selecções de Moçambique, Nigéria e Mali. O Grupo C está constituído pelas selecções da Costa do Marfim, África Sul, Camarões e Egipto.

Tunísia, Rwanda, República Centro Africana e Togo fazem parte do Grupo D da XXVI edição do Afrobasket que arranca a 17 de Agosto.
Entretanto, o seleccionador nacional, Michel Gomez, divulgou na última quarta-feira a pré-selecção nacional para a “operação” Antananarivo, onde se destacam as presenças do extremo base, Simão Santos, do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, e do extremo, Jorge Taty, do Grupo Desportivo Interclube. Miguel Timóteo Pontes Lutondo, base, e Carlos Almeida, extremo base, ficaram de fora por opção técnica.

A pré-selecção nacional arranca já amanhã, segunda-feira, com os trabalhos de preparação, com a realização dos testes médicos, numa das clínicas da capital do país. Posteriormente o grupo segue para Cabinda. Eis a lista completa da pré-selecção nacional: Petro de Luanda - Paulo Santana, Miguel Kiala, Carlos Morais, Roberto Fortes e Divaldo Mbunga; Libolo: Leonel Paulo, Domingos Bonifácio, Olímpio Cipriano, Milton Barros e Simão Santos; 1º de Agosto: Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio e Armando Costa; Interclube: Jorge Taty e Eduardo Mingas; Valdelício Joaquim (EUA).

Gerson Monteiro
defende investimento

Investimento e aposta nos escalões de formação são os caminhos para o desenvolvimento equilibrado do basquetebol em Angola, defendeu, ontem, em Luanda, o extremo-base da equipa de basquetebol do Sporting de Cabinda Gerson Monteiro em entrevista à Agência Angola Press (Angop).

Ao avaliar o estado da disciplina no país, o jogador afirmou que a manutenção das conquistas internacionais passa pela adopção de programas e acções de implantação e ensino do basquetebol em crianças. “Angola é uma potência em África e tem o prestígio a defender nos Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo. Só uma atenção especial dos órgãos de direito e outras instituições permite o avanço do basquetebol internamente e na alta competição”, disse.

Sobre a possibilidade de abraçar o projecto de formação de jovens praticantes e de alta competição, Gerson, com formação de treinador e gestor desportivo, adiantou não existir outro caminho. “Estou em contacto com instituições para dar o meu contributo na formação e desenvolvimento do basquetebol nacional. Espero que tudo dê certo, para que o basquetebol continue em alta e dê frutos ao país”, frisou.

De 38 anos, 1,93 metros de altura, Gerson Monteiro destacou-se no Petro de Luanda, 1º de Agosto e no Recreativo do Libolo. Realizou testes no San António Spurs, em 2004, nos Estados Unidos da América, mas regressou três meses depois. No Recreativo do Libolo, ganhou uma Taça de Angola. Durante os anos em que esteve na selecção nacional conquistou três campeonatos africanos e dois Jogos Panafricanos.

Árbitros de Luanda
analisam época´2011

AA prestação dos juízes durante a época finda dos campeonatos provinciais de basquetebol de Luanda entra em discussão no dia 10 de Junho, às 16 horas, nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), de acordo com uma nota da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda chegada à nossa Redacção.

Todos os comissários de jogos, árbitros e oficiais de mesa, são convocados para a reunião, durante o qual os presentes vão aproveitar para fazer uma retrospectiva das situações críticas levantadas no decorrer do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (BAI Basket’2011). No dia 17 de Junho, no mesmo local, está programada outra reunião com árbitros formados, recentemente, pela Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA), durante a qual os intervenientes vão trocar conhecimentos práticos, de acordo com a nota recebida na nossa redacção.
Helder Jeremias

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home