Africa Basquetebol

07 junho 2011

ANGOLA : Campeões aptos para a preparação


O secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, recebeu garantias do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) que terá a tempo e hora as verbas a serem utilizadas para a campanha da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos que de 17 a 28 de Agosto do ano em curso, vai competir na XXVI edição do Campeonato Africano das Nações da categoria (Afrobasket), a ter lugar em Antananarivo, capital do Madagáscar.

O executivo da federação fez esta revelação quarta-feira última, em conferência de imprensa, a quando da apresentação oficial da pré-selecção nacional de basquetebol que vai a busca do seu décimo primeiro título africano e consequentemente o apuramento aos Jogos Olímpicos de Londres, a disputar-se em 2012. “Nós recebemos garantias do Ministério da Juventude e Desportos de que teremos as verbas a tempo e hora para a campanha Antananarivo.

O plano preparatório está esboçado e vamos cumprir na íntegra no sentido de proporcionarmos as melhores condições de trabalho para a nossa Selecção Nacional que tem a missão de reconquistar o título africano por formas a estarmos pela sexta vez nos Jogos Olímpicos”, disse o chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol. Para a campanha Madagáscar, a direcção da FAB, liderada por Gustavo da Conceição, precisa de aproximadamente um milhão de dólares norte-americanos de acordo ainda com Tony Sofrimento.

Deste valor acima referenciado, trezentos mil dólares norte-americanos serão aplicados em bilhetes de passagens dos integrantes da comitiva angolana. A Selecção Nacional, decacampeã africana, figura no Grupo B juntamente com Tchad, com quem se estreia a 18 de Agosto, Senegal e Marrocos. Já o país anfitrião, Madagáscar, figura no Grupo A juntamente com as selecções de Moçambique, Nigéria e Mali. O Grupo C está constituído pelas selecções da Costa do Marfim, África Sul, Camarões e Egipto.

Tunísia, Rwanda, República Centro Africana e Togo fazem parte do Grupo D da XXVI edição do Afrobasket que começa a 17 de Agosto.Eis a lista completa da pré-selecção nacional divulgada pelo seleccionador nacional, Michel Gomez, francês de nacionalidade: Petro de Luanda - Paulo Santana, Miguel Kiala, Carlos Morais, Roberto Fortes e Divaldo Mbunga; Libolo: Leonel Paulo, Domingos Bonifácio, Olímpio Cipriano, Milton Barros e Simão Santos; 1º de Agosto: Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio e Armando Costa; Interclube: Jorge Taty e Eduardo Mingas; Valdelício Joaquim (EUA).

Decacampeões africanos
passam nos exames médicos

Os atletas da pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol que prepara presença em Agosto próximo no Afrobasket2011, no Madagáscar, efectuaram ontem os exames médicos e encontram-se aptos, de acordo com o médico da equipa, Agostinho Matamba.Agostinho Matamba explicou que faltam realizar os testes os jogadores Carlos Morais, Armando Costa e Milton Barros, que estão fora do país e têm regresso previsto para o dia 10 deste mês. Os pré-seleccionados efectuaram, entre outros, testes de hemograma, velocidade segmentada (VS), função hepática, função renal, yonograma, urina sumária, electrocardiograma e raio X do tórax.

Segundo o médico, a prova de esforço, normalmente efectuada num período de dois a três anos, não será necessária para os jogadores que estiveram no Afrobasket2009, na Líbia, ou no mundial de 2010, na Turquia, sendo que apenas Jorge Taty Valdelício Joaquim foram submetidos. A Selecção Nacional prepara defesa do título africano e vai realizar um mini-estágio em Cabinda, a partir do dia 16 deste mês, antes de seguir para França, Portugal e China, países onde vai disputar alguns torneios.

Fiba-Afrique
altera molde de disputa

Ao contrário das edições anteriores, a Fiba-Afrique decidiu alterar os moldes de disputa da XXVI edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol (Afrobasket), competição a decorrer de 17 a 28 de Agosto do ano em curso, em Antananarivo, capital do Madagáscar. Assim, as 16 equipas subdividas em grupo de quatro cada, vão disputar o primeiro turno, e todos transitam para a fase seguinte. Depois far-se-á o cruzamento em função da classificação entre os grupos A e B e C e D.

Os vencedores transitam para os oitavos-de-final, ao passo os vencidos vão disputar as classificativas do nono ao décimo sexto lugar. Nas últimas duas edições, transitavam para a fase seguinte as duas primeiras classificadas de cada grupo para os quartos-de-final, e as demais disputavam as classificativas. MC

Morreu
árbitro Iracelmo Pinto

O árbitro internacional de basquetebol Iracelmo Pinto faleceu subitamente na madrugada de domingo, em Luanda, informou ontem à Angop o presidente da associação de árbitros da capital do país, Carlos Júlio. Carlos Júlio explicou que se aguarda pela autópsia para apurar as causas da morte do seu colega. Lamentou o sucedido e disse que a classe perdeu um grande profissional. “Já somos poucos e vai ser difícil colmatar esta lacuna, porque não se faz um árbitro com a qualidade dele da noite para o dia”, referiu o também juiz internacional. De 36 anos de idade, Iracelmo Pinto adquiriu a carteira internacional em 2004 e apitou várias provas, com realce para campeonatos africanos.