Africa Basquetebol

03 junho 2011

ANGOLA : Afrobasket 2011 - Michel Gomez aposta nos extremos e na versatilidade

Luanda - O seleccionador nacional de basquetebol, Michel Gomez, afirmou hoje, depois da divulgação dos 16 pré-selecionados para o Afrobasket2011, que prefere jogar com os extremos e atletas capazes de desempenhar mais de uma função.

De acordo com o técnico francês, que falava à imprensa em Luanda, as opções passam por jogadores que podem desempenhar várias funções e principalmente extremos altos, foi assim que justificou a inclusão de Simão Santos (1,90 metros), que terminou a época lesionado e com estatística baixa, em detrimento de Euclides Camacho (1,81), um dos melhores cestinhas do Campeonato Nacional.
“Dos 16 convocados, tendo em conta a versatilidade, temos uma equipa de 27. Em todos os sectores há atletas que podem fazer duas posições e isto é muito bom”, frisou, salientando que em Angola joga-se pouco com os extremos.
Disse que convocou um grupo de jogadores talentosos, que precisa apenas de ser trabalhado em algumas vertentes. Referiu que deposita muita confiança e pretende escolher os mais voluntariosos, sobretudo na compensação defensiva.

A qualidade de passe, aquecimento, comportamento no banco e nos momentos decisivos foram características analisadas na chamada dos basquetebolistas, segundo o seleccionador, que apontou a reactividade, adaptabilidade, flexibilidade,espontaneidade, criatividade e emocionalidade como principais elementos que os convocados devem possuir.

O Afrobasket2011 será disputado em Antananarivo (Madagáscar) de 17 a 28 de Agosto. Angola, dez vezes campeã africana, vai procurar revalidar o título e garantir presença nos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra). O sorteio acontece sábado no local da competição.