Africa Basquetebol

02 junho 2011

ANGOLA : Michel Gomez divulga hoje pré-selecções nacionais

O seleccionador nacional, Michel Gomez, francês de nacionalidade, anuncia hoje a partir das 10h00, em conferência de imprensa, a ser realizada numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, as pré-selecções nacionais de basquetebol em seniores masculinos, tendo em vista o Campeonato Africano das Nações da modalidade (Afrobasket), a disputar-se em Madagáscar, no mês de Agosto e os Jogos Pan-africanos de Maputo, Moçambique, a decorrer em Setembro próximo.

De acordo com António Celestino Sofrimento Manuel, chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, o seleccionador nacional vai divulgar duas listas de pré-convocados, em virtude dos dois compromissos internacionais que o cinco nacional terá este ano, designadamente, o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos e os Jogos Pan-africanos. “Como sabe Angola terá este ano dois importantes compromissos internacionais nomeadamente o Afrobasket de Madagáscar e os Jogos Pan-africanos de Maputo daí que, achou-se melhor convocar duas pré-selecções nacionais”, assegurou o executivo da federação.

Entretanto, para a pré-selecção A, aquela que vai disputar o Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), a novidade será sem sombras de dúvidas a integração do poste Valdelício Joaquim, dois metros e oito centímetros, atleta que actua na Universidade de Hawei, dos Estados Unidos da América, depois de ter recusado por duas ocasiões a convocatória, isto em 2006, para o Campeonato do Mundo do Japão, e em 2010, para o Campeonato do Mundo da Turquia, alegadamente por razões académicas. Filipe Abraão e Adolfo Quimbamba, ambos extremos, atletas que se sagraram campeões africanos pela primeira vez em 2009, na Líbia, estão de fora, segundo apurou o Jornal dos Desportos.

Na pré-selecção A, destaque ainda para os regressos do base Milton Barros, do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul e do extremo base, Roberto Fortes, do Atlético Petróleos de Luanda. Trinta e dois atletas subdividido em 16 para cada lista serão chamados hoje pelo trio de técnicos formados por Michel Gomez, principal, e os seus adjuntos Artur Casimiro Barros e Jaime Covilhã.
Angola vai procurar reconquistar o título africano e consequentemente marcar presença pela sexta vez consecutiva nos Jogos Olímpicos, que em 2012 será disputada em Londres, Inglaterra.

Preparação
começa em Cabinda
A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que vai competir no Campeonato Africano das Nações da modalidade (Afrobasket) de 17 a 28 de Agosto próximo, começa a sua preparação na cidade mais ao norte do país, Cabinda. Antes de embarcar para as terras de Mayombe, os decacampeões africanos da “bola ao cesto” moldados a Michel Gomez vão efectuar os indispensáveis exames médicos na capital do país, Luanda.

A primeira fase de preparação vai decorrer toda ela no país. A segunda fase de preparação vai acontecer no continente Europeu.
Angola tem já confirmado as suas participações na Taça Diamante e na Taça Stankovic, na antecâmara ao Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, a decorrer em Antananarivo, capital do Madagáscar.

Associação de
Luanda reúne-se com clubes

A Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL) reúne-se hoje, a partir das 16h00, nas suas instalações, com os dirigentes e treinadores dos clubes da capital, a fim de tratarem questões relacionadas com o arranque do Campeonato Provincial de Basquetebol em seniores femininos, referente a época de 2011. De acordo com o comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso proveniente da associação de Luanda, a presença de todos é indispensável. MC