Africa Basquetebol

13 maio 2011

ANGOLA : Líder continua de pedra e cal


Em véspera de mais um clássico dos clássicos da “bola ao cesto”, a formação do Atlético Petróleos de Luanda derrotou ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Grupo Desportivo Interclube, por 96-84, e continua invicto na “Final Four” da 33ª edição do BAI Basket, onde soma agora dez pontos. O triunfo vai seguramente galvanizar os petrolíferos da capital que amanhã recebem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, os militares, em partida referente a última jornada da segunda volta.

À semelhança das partidas anteriores, a formação do Eixo-viário voltou a exibir-se ontem ao mais alto nível, frente ao Grupo Desportivo Interclube. Com este triunfo, a formação petrolífera reconfirmou o excelente momento de forma que atravessa na “Final Four” e, apresenta-se como o principal favorito à conquista da 33ª edição do BAI Basket. Com o norte-americano, Cedrick Issom em grande plano, ele que foi o cestinha da partida, com 27 pontos, o Atlético Petróleos de Luanda saiu a vencer ao cabo dos 24 minutos, por 45-39.

Na etapa complementar, os comandados de Alberto Babo mantiveram o domínio das operações, apesar da formação da Polícia ter equilibrado em algumas etapas do desafio. A equipa do Eixo-viário soma agora dez pontos, na liderança da “Final Four”, ao passo que o Interclube continua na cauda da tabela, com seis pontos. MC

Recreativo assume 2º lugar

Sem o extremo poste norte-americano, Reggie Moore, que continua sob cuidados médicos, a formação do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul derrotou ontem, no Pavilhão do Codenm, a equipa do 1º de Agosto, por 89-84, e assumiu a segunda posição da “Final Four”, com oitos pontos, menos dois que o líder, Atlético Petróleos de Luanda (10).^Com uma ponta final electrizante, valeu a frieza da formação da vila de Calulo que soube conter a pressão dos campeões nacionais em título que a 45 segundos do final do jogo encurtaram para um ponto de diferença (84-85), depois de estarem a perder por doze pontos, durante os nove minutos do derradeiro período.

o placar a registar 83-85, a favor da formação forasteira, o internacional angolano, Armando Costa, base, na linha dos lances livres converteu apenas um arremeço, perdendo uma grande oportunidade de forçar o prolongamento. Na resposta, o inevitável Olímpio Cipriano tratou de converter mais quatro pontos, tendo fixado o resultado final em 84-89, para o desalento dos adeptos militares que clamavam por uma vitória, triunfo este que serveria de antidote para o clássico dos clássicos de amanhã, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.

A formação militar entrou melhor do primeiro quarto, fruto da pressão defensiva evidenciada ao longo dos primeiros doze minutos, tendo a equipa rubro e negra vencido por 22-18. Fruto do maior rigor defensivo aliado a um ataque eficiente, o Recreativo do Libolo conseguiu anular por completo as principais unidades do 1º de Agosto, caso de Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Mário Correia, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio entre outros, tendo obtido um parcial 20-9, o que perfez 31-38, a favor da equipa visitante, ao cabo dos primeiros 24 minutos.

No terceiro quarto, a equipa campeã nacional em título (1º de Agosto) melhorou a sua defesa, e as duas formações terminaram igualadas a 25 pontos, perfazendo 56-63 para o representante da vila de Calulo. Com o base Miguel Pontes Lutonda em subrendimento, fundamentalmente nos lançamentos a longa distância, onde dos cinco tentados converteu apenas dois, a equipa militar conseguiu um parcial de 28-26, números que foram insuficientes para evitar o terceiro desairo da “Final Four”.

Domingos Bonifácio, base do Libolo e da Selecção Nacional, foi o cestinha da partida, com 26 pontos, seguido de Felizardo Ambrósio, poste do 1º de Agosto, com 23. O poste da formação militar foi ainda o rei dos ressaltos, com 17 (10/7). Olímpio Cipriano, extremo base, e Felizardo Ambrósio tiveram cada 34 de valorização. O trio de arbitragem constituído por Domingos Simão, Osvaldo Neto e Clésio Francisco com um ou outro erro, não teve influência no resultado final. A entrada da última jornada da segunda volta, os petrolíferos da capital lideram a competição, com dez pontos, seguido dos libolenses, com oito, ao passo que os militares ocupam o terceiro posto, com sete. A cauda da tabela é ocupada pela formação da Polícia, com seis pontos.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão do Codenm: Lotado
Arbitragem: Domingos Simão, Osvaldo Neto e Clésio Francisco
1º de Agosto: Filipe Abraão (4), Armando Costa (14), Adilson Baza (0), Mário Correia (11), Joaquim Gomes “Kikas” (15), Felizardo Ambrósio (23), Vladimir Ricardino (4), Hélder Ortet (0), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (7), Miguel Lutonda (6), Karton Mims (0).
Treinador: Luís Magalhães

Libolo: Domingos Bonifácio (26), Olímpio Cipriano (17), Fr ancisco Sousa (0), Edson Ndoniema (0), Mayzer Alexandre (9), Abdel Moussa (8), Leonel Paulo (5), Abdel Gomes (16), Feliciano Camacho (3), Milton Barros (0), Edgar Chocolate (2).
Treinador: Raul Duarte
Marcha do marcador: 22-18, 31-38, 56-63, 84-89

Declarações
dos técnicos

Paulo Macedo (1º de Agosto)
“Fizemos um mau jogo”
Paulo Macedo, técnico adjunto da equipa militar, reconheceu que os erros cometidos no segundo quarto, onde se marcou apenas nove pontos, contra vinte do seu adversário, pesou nas contas finais do prélio que encerrou a segunda jornada da segunda volta. “Fizemos um pessímo segundo período em que marcamos apenas nove pontos, contra 20 do nosso adversário. Penso que isto pesou nas contas finais. Apesar disso, tenho que dar os parabéns aos meus jogadores e como é evidente felicitar o nosso adversário pelo triunfo”, finalizou Paulo Macedo num jeito de “fair-play”.

Raul Duarte (Libolo)
“Defendemos bem”
Por seu turno, Raul Duarte, técnico principal do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, mostrou-se satisfeito pelo desempenho da sua rapaziada no prélio de ontem, em vergaram os militares por 89-84. “Penso que defendemos bem, conseguimos circular perfeitamente a bola em todas as áreas de jogo e fundamentalmente fomos bastante eficientes no ataque. Foi importante este triunfo, vamos trabalhar cada vez mais no sentido de conseguirmos mais vitória na “Final Four”, asseverou o comandante do Libolo.