Africa Basquetebol

16 abril 2011

ANGOLA : Liderança passa pelo CODENM


Separados por apenas um ponto, as equipas do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto defrontam-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão do CONDENM, no adeus a fase de grupos do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. A partida vai decidir a liderança do Grupo A da maior prova basquetebolística do país, já que o Libolo está em primeiro lugar, com oito pontos, enquanto o 1º de Agosto é segundo colocado, com sete.

Ferido na alma, em virtude de ter sido afastado da final da 27ª edição da Taça de Angola, a segunda maior competição da bola ao cesto, a formação militar vai em busca da tão esperada desforra e, por conseguinte, amealhar o ponto de bonificação que é atribuído à equipa vencedora do grupo. Com o apuramento assegurado para à “Final Four”, militares e libolenses vão, mais uma vez, colocar em evidência o estatuto de melhores equipas da actualidade no país.

O Clube Central das Forças Armadas Angolanas, que nesta fase consentiu já uma derrota em casa, frente à formação do Interclube, por 83-85, vê-se na obrigação de vencer o prélio desta noite, diante do Libolo, sob pena de ser relegado para a segunda posição do Grupo A. Apesar de jogar no seu reduto, a formação militar vai entrar no desafio de mais logo, com todas as cautelas, para não ser surpreendida, à semelhança do que aconteceu nas meias-finais da Taça de Angola, em que foi copiosamente batida por mais de 30 pontos.

Esta manhã, Luís Magalhães, técnico da equipa do Rio Seco, realiza o último ensaio, com o propósito de arquitectar as estratégias a fim de anular as principais unidades do representante da vila de Calulo, casos dos angolanos Olímpio Cipriano, que desde que deixou o 1º de Agosto nunca brilhou no CODENM (ver peça à parte), Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Francisco Sousa, além do norte-americano Reggie Moore, que actua na posição de extremo.

Os lançamentos de longa distância serão também ensaiados pela equipa militar, que se tem valido pelo jogo colectivo, além da maior experiência competitiva de jogadores como Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Mário Correia, Kartons Dugla, entre outros. O desafio é de desfecho imprevisível.

Olímpio procura afirmação

Desde que deixou a formação militar, na temporada passada, o internacional angolano Olímpio Cipriano, extremo base, não se tem conseguido impor na sua equipa quando actua no Pavilhão do CODENM, quartel-general do 1º de Agosto. Ainda limitado, em face da lesão que contraiu aquando da disputa da segunda edição da Supertaça Compal, em Lisboa, em Fevereiro último, Olímpio Cipriano, um dos jogadores mais talentosos a actuar na posição de extremo, vai procurar quebrar o enguiço que o tem “perseguido” quando actua no CODENM, conhecido como “inferno”. MC

ASA e Sporting de Cabinda
arredados da “Final Four”


Já arredadas da “Final Four”, as formações do ASA e Sporting de Cabinda despedem-se esta noite do Grupo A da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. A turma aviadora, comandada pelo técnico Carlos António Dinis, desloca-se ao Pavilhão 28 de Fevereiro, às 18h00, ao encontro do Interclube, de José Carlos Guimarães, ao passo que o Sporting de Cabinda defronta, às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, o Petro de Luanda.A partida entre polícias e aviadores é de desfecho imprevisível, a julgar pela qualidade dos dois planteis.O base norte-americano Shonnon Crooks e o extremo angolano José Nascimento podem desfalcar a equipa comandada por José Carlos Guimarães, por se encontrarem lesionados. MC

Interclube “hipoteca”
apuramento do Petro

A formação do Atlético Petróleos de Luanda “comprometeu” o seu apuramento à “Final Four” da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket), ao perder ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, por 76-77, frente ao Grupo Desportivo Interclube, em partida de acerto a primeira jornada do Grupo A. Com este resultado, os petrolíferos da capital vêem-se na obrigação de vencer esta noite, a formação do Sporting de Cabinda.

Num dia em que o extremo Michael dos Santos celebrou à passagem de mais um aniversário, a formação da Polícia, liderada por José Carlos Guimarães, ex-seleccionador adjunto dos decacampeões africanos, protagonizou mais uma surpresa no Grupo A, ao vergar a poderosa equipa do Eixo-viário (77-76), depois de ter batido o 1º de Agosto, actual campeão nacional em título, por 85-83. Com esta vitória, a equipa adstrita a Polícia Nacional, que continua sem jogar os seus reforços de nacionalidade norte-americano, devido a problemas administrativos, para do internacional angolano, José Nascimento, que está sob cuidados médicos, garantiu já a sua presença na “Final Four” da edição número 33, somando nesta altura sete pontos.

O triunfo foi efusivamente festejado pela dupla José Carlos Guimarães/Manuel de Sousa “Necas”, que ao serviço do Interclube conquistaram já o campeonato provincial. Numa partida demasiada táctica, valeu o espírito colectivo do Grupo Desportivo Interclube, que teve em Luís Costa, Edmundo Ventura e Eduardo Mingas os principais esteios, com 18, 15 e 12 respectivamente. Braúlio Morais e Miguel Kiala, com 14 e 13 pontos respectivamente, foram os atletas que se destacaram no Petro.

A partida foi jogada sob o signo de equilíbrio. 21-25, 41-43 foram os resultados registados no primeiro e segundo quartos à favor da turma da Polícia. O Petro conseguiu dar o ar da sua graça no terceiro período, onde saiu a vencer por dois pontos (59-57). No derradeiro período, José Carlos Guimarães mais astuto, quer nos aspectos técnicos, quer nos aspectos tácticos, conseguiu mais uma vez vergar um dos crónicos candidatos à conquista do título nacional, fixando o resultado final 76-77.

No final, o técnico principal do Interclube agradeceu o empenho dos seus pupilos durante os 48 minutos. Por seu lado, Alberto Babo atribuiu a derrota ao trio de arbitragem formada por David Manuel, Clesio Francisco e Iracelmo Pinto. Ainda ontem, para o Grupo A, o prélio que envolveu o Atlético Sport Aviação (ASA) ao Sporting de Cabinda não terminou em virtude da chuva miúda que se abateu sobre a capital. O Sporting vencia na altura por 39-36.Deste modo, a partida foi remarcada para amanhã, às 15h30 minutos, no Pavilhão Anexo número dois.MC