Africa Basquetebol

30 setembro 2010

ANGOLA : Associação de treinadores promove clinic internacional

A Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB) realiza nos dias 1 e 2 de Outubro próximo, no Pavilhão do Codenm, em Luanda, um clinic internacional dirigido a técnicos da "bola ao cesto", de acordo com o comunicado da ANTB a que o Jornal dos Desportos teve acesso.

Temas como aperfeiçoamento técnico-táctico de jogadores exteriores, princípios de defesa hxh, defesa à zona, defesa do pick and roll, ataque contra hxh-4 fora e 1 dentro, desenvolvimento das qualidades motoras 1, lançamento em situação real de jogo, ataque contra zona, reposição linha final e lateral, alternativas da defesa individual, rotações defensivas, defesas pressionantes entre outros, vão dominar os dois dias de acção formativa, por sinal, a primeira organizada pela Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol, desde que foi eleita no primeiro trimestre do ano em curso.

José Carlos Guimarães, Artur Casimiro Barros, ambos angolanos, Jesus Vidorretra Gomes e Sérgio Valdeomilhos Moreno, de nacionalidade espanhola, serão os prelectores do curso que se espera bastante participativo por parte dos técnicos nacionais e não só. Poderão participar do clinic internacional todos os sócios da Associação Nacional de Treinadores desde que tenham as suas quotas em dia, e terão que pagar uma taxa de participação no valor de mil e quinhentos kwanzas (1.500 kz), ao passo que os não sócios deverão desembolsar a quantia de dez mil kwanzas (10.000.00 Kz).

A acção formativa a decorrer no Pavilhão do Codenm, em Luanda, será ministrada nos dois períodos (manhã e tarde), nos dias 1 e 2 de Outubro próximo, ou seja, amanhã, sexta-feira e sábado. Entretanto, Raul Fragoso Ferreira Duarte, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB), assegurou ao Jornal dos Desportos que as condições técnicas e administrativas estão totalmente criadas para o êxito da acção formativa. Raul Fragoso Ferreira Duarte, técnico que lidera a equipa sénior masculina do Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul apelou à classe de treinadores a participarem no clinic internacional para elevarem cada vez mais os seus conhecimentos.

Conheça os prelectores
do curso
José Carlos Guimarães, ex-internacional angolano, como treinador principal foi finalista da Taça de Angola em 2006, com a formação do Promade Misto de Cabinda, terceiro classificado no Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, vulgo "Afrobasket", na categoria de Sub-20, em masculinos, como adjunto foi Campeão Africano das Nações em 2007, nono classificado no Campeonato do Mundo com os deca-camepeões africanos e campeão da Taça Borislav Stankovic em 2008.

Artur Casimiro Barros, como técnico adjunto sagrou-se campeão nacional de Angola em 2006 e 2009, Campeão Africano de Clubes em 2007, Campeão Africano das Nações em 2007 com os deca-campeões, Campeão da Taça Borislav Stankovic em 2008 e nono lugar no Campeonato do Mundo da "bola ao cesto” em 2006.

Jesus Vidorretra Gomes foi treinador do Bilbao Basket durante nove épocas das quais seis épocas na liga ACB de Espanha, semi-finalista da Copa do Rei de 2008, finalista da Super Taça de Espanha em 2007, Campeão da Europa com a selecção de Sub-18 da Espanha em 2004. Sérgio Valdeomilhos Moreno, orientou o CB Granada entre a época 2004/2008 na Liga ACB, Sub campeão da Leb com o CB Granada na época 2003/2004 e consequente subida à liga ACB, Sub campeão da Leb com CB Ourense na época 1999/2000 e a consequente subida à Liga ACB, Campeão da Leb com o CB Huelva em 1996/1997.

Provincial disputa quatro partidas

O campeonato provincial de basquetebol em seniores masculinos faz disputar hoje, quinta-feira, quatro partidas, referentes à quarta jornada. Na série A, o Sporting de Luanda medirá forças com o ASA, às 16h00, no Pavilhão Anexo número dois, ao passo que o 1º de Agosto recebe no seu reduto o Santos FC, igualmente às 16h00. Já na série B o Vila terá pela frente o Cduan, às 14h00, no Anexo, o Atlético Petróleos de Luanda recebe às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, a formação do Vila-Estoril. MC

ANGOLA : Abdel e Mayzer Alexandre no Recreativo do Libolo

Os extremos Mayzer Alexandre e Simão Santos e o poste Abdel Bouckar são as novas aquisições da equipa sénior masculina de basquetebol do Recreativo do Libolo, apurou hoje a Angop junto da agremiação do Kwanza Sul.

Os três atletas têm treinado na formação do Kwanza Sul e hoje, na sessão de treino matinal, confirmaram os seus respectivos vínculos, por uma época cada, com os vice-campeões nacionais.

Depois de ter representado o Atlético Sport Aviação (ASA) na época anterior, por empréstimo do 1º de Agosto, o campeão panafricano Mayzer Alexandre (28 anos de idade) preferiu mudar de “ares” e transferiu-se para os vice-campeões nacionais.

Simão Santos, de 28 anos de idade, representou o Atlético Sport Aviação (ASA) na temporada passada e foi um dos pré-seleccionados para o Mundial da Turquia. O jogador que iniciou sua carreira no 1º de Agosto, antes de seguir para Portugal, já havia representado o Interclube.

Por sua vez, Abdel Bouckar, 30 anos de idade, Já foi uma das principais referências do basquetebol nacional, depois do ASA, onde se evidenciou, representou o 1º de Agosto onde foi campeão nacional e africano de clubes, antes de ingressar no Petro de Luanda tendo jogado duas épocas pelos “tricolores”. Também alinhou dois anos no Sport Lisboa e Benfica.

Na temporada passada não jogou por lesão. Depois de ter sido operado este ano, está no Libolo em fase de recuperação.

Além destes três reforços confirmados, treinam-se também na formação orientada por Raúl Duarte, Francisco Sousa (base-ex-Lusíadas), Mutu Fonseca (poste-ex-Interclube) e Edson da Costa (extremo-ex-Desportivo da Huíla), mas ainda sem contrato.

O Recreativo do Libolo, detentor do troféu da Taça de Angola, prepara-se para o Campeonato Nacional, a ser disputado de 26 de Novembro a 14 de Maio.

29 setembro 2010

ANGOLA : Grandes preparam Torneio Victorino Cunha


As formações do Petro de Luanda, Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, 1ºde Agosto e Interclube preparam-se com todo o cuidado tendo em vista a disputa da segunda edição do Torneio Victorino Cunha, aprazado para os dias 7 e 9 de Outubro próximo, prova a decorrer no Pavilhão do Codenm. Das quatro equipas acima referenciadas, o Grupo Desportivo Interclube, orientado superiormente por José Carlos Guimarães, será em princípio a única equipa que se fará representar com os seus reforços para a temporada 2010/2011, onde se destacam a do Eduardo Mingas, internacional angolano, Shonon Crooks, norte-americano, Euclides Camacho (angolano) entre outros.

O poste Eduardo Mingas, 31 anos de idade, dois metros de altura, atleta que representou as cores do país no recém-terminado Campeonato do Mundo da "bola ao cesto" prova que decorreu na Turquia, apenas a partir do dia 1 de Outubro é que poderá vestir acamisola da equipa da Polícia, altura em que expira o vínculo que o ligava ao Atlético Petróleos de Luanda. Já o Atlético Petróleos de Luanda, Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul e 1º de Agosto, por sinal, vencedor da primeira edição do Torneio Victorino Cunha, figura emblemática do basquetebol angolano e não só, continuam a guardar a sete chaves os seus reforços para a época desportiva 2010/2011.

A par do Torneio Victorino Cunha que será disputado na próxima semana, as equipas projectam o campeonato provincial de basquetebol de Luanda, que esta quinta e sexta-feira fará disputar a terceira e quarta jornada respectivamente. O torneio que visa homenagear o ex-seleccionador nacional será disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, sagrando-se campeão a equipa que somar o maior número de pontos.

Selecção de juniores
prepara embarque para Kigali

A selecção nacional de basquetebol masculinos em Sub-18 segue viagem entre os dias 6 ou 7 para Kigali, Ruanda, onde de 8 a 17 de Outubro próximo vai competir na XVII edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.O combinado nacional orientado tecnicamente por Carlos António Dinis aprimora nesta altura os aspectos técnicos e tácticos com realce para as transições rápidas defesa ataque.

Nas últimas duas semanas, o seleccionador nacional conseguiu realizar algumas partidas de controlo, onde aproveitou para corrigir algumas debilidades que o grupo ainda apresentava.Entretanto, a escolha dos doze atletas que vão representar as cores da bandeira do país deve acontecer na próxima semana, 24h00 antes do embarque para o local da competição.O Afrobasket de Kigali é selectivo ao Campeonato do Mundo de Sub-19, a disputar-se em 2011, na Letónia. Os dois primeiros classificados do Campeonato Africano das Nações da modalidade vão representar o Continente Africano no Campeonato do Mundo.

28 setembro 2010

ANGOLA : 1º de Agosto e Morais podem chegar a acordo

A direcção do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) poderá chegar a acordo nos próximos dias com o internacional angolano, Carlos Alcântra Morais, para representar a equipa sénior masculina de basquetebol do Rio Seco na temporada 2010/2011, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte ligada ao clube militar. De acordo com a nossa fonte, as conversações entre a direcção do clube Rubro e Negro, liderado pelo General Raul Hendrick, e o agente do internacional angolano, têm sido frutíferas pelo que, o acordo definitivo poderá acontecer nos próximos dias.

"As negociações decorrem de forma satisfatória e se as partes continuarem a mostrar vontade acredito que Carlos Morais vai mesmo representar o nosso clube nas próximas épocas", asseverou a nossa fonte que preferiu o anonimato. O extremo base, de 25 anos de idade, 1m e 90 centímetros de altura, que esteve em destaque no recém-terminado.

Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos, disputado na Turquia, poderá se tornar na primeira contratação sonante dos actuais campeões nacionais, que este ano perderam os concursos dos extremos postes Francisco Jordão, luso-angolano, e Rodrigo Mascarenhas, cabo-verdiano, atletas que se transferiram para o Sport Lisboa e Benfica.

O internacional angolano que na temporada passada representou as cores do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul não chegou a acordo com a direcção da vila de Calulo que propôs a redução dos valores do seu contrato. Entretanto, a formação militar que este ano será a única representante do país no zonal de apuramento à Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto", prova a ser disputada em Moçambique, em Outubro próximo, tenciona igualmente reforçar a posição cinco (poste).

Associação reajusta calendário

A Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL) procedeu o reajuste do seu calendário desportivo referente à época desportiva 2010/2011, em virtude do clinic internacional de treinadores que será realizado em Luanda, no Pavilhão do Rido Seco, nos dias 1 2 de Outubro próximo, uma organização da Associação Nacional dos Treinadores de Basquetebol de Angola. De acordo com o comunicado a que o Jornal dos Desportos teve aceso as partidas que estavam previstas para os dias acima referenciados foram antecipadas para o dia 30 do mês em curso.

Deste modo, para a série A, o Sporting de Luanda recebe às 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação, para a jornada número quatro, ao passo que o Santos FC vai ao encontro do 1º de Agosto, às 16h00. Já na série B, o Vila Clotilde medirá forças com o Cduan, às 14h00, no Pavilhão Anexo número dois, enquanto o Vila-Estoril enfrentará o Atlético Petróleos de Luanda, no Pavilhão Principal da Cidadela, isto às 18h00. A competição prossegue nos dias 5 e 12 de Outubro com a disputa da quinta jornada do campeonato provincial. Ainda de acordo com o comunicado, o primeiro campeonato de mini-básquete faz disputar a 3 de Outubro próximo mais uma jornada, com início previsto para as 8h00, nos campos anexos.

Taça de Angola faz disputar
segunda eliminatório
Vila-Estoril e Santos FC disputam a 8 de Outubro próximo a segunda eliminatória da Taça de Angola. A partida está aprazada para o Pavilhão Anexo Número Dois da Cidadela Desportiva.

MOÇAMBIQUE : BÁSQUETE SHOW - "Manyanga" arrasa "Estrela"

A ESCOLA Secundária Francisco Mayanga obteve uma vitória volumosa sobre o Estrela Vermelha, por 30-13, em desafio da segunda jornada do Básquete Show, realizado na tarde de sábado no pavilhão do Desportivo.

A vitória da “Manyanga” acabou sendo surpreendente, pela vantagem de 17 pontos, algo que não estava nas previsões de muitos se se atender que doutro lado estava o campeão de 2007, um favorito ao título.

Quem continua na senda das vitórias é a Escola da Matola. Desta vez venceu Noroeste 2, por 41-30, e confirmou uma vez mais que é potencial candidato ao “tri”.

No jogo mais equilibrado da ronda, a Escola de Laulane bateu a da Polana, por 31-27, somando a segunda vitória consecutiva.

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Resultados e classificação

RESULTADOS

OITAVA JORNADA
Ferroviário-Costa do Sol (71-84)
Desportivo-Maxaquene (93-89)
Matolinhas-Desp. Beira (72-57)
Sporting/Soprotecção-Fer. Beira (66-87)

NONA JORNADA
Desportivo-Costa do Sol (90-100)
Ferroviário-Maxaquene (75-97)
Matolinhas-Fer. Beira (73-85)
Sporting/Soprotecção-Desp. Beira (81-60)

CLASSIFICAÇÃO
J V D CESTOS

DESP. MAPUTO 09 07 02 856-710 16
Maxaquene 09 06 03 796-659 15
Ferroviário da Beira 09 06 03 768-690 15
Fer. Maputo 09 06 03 707-676 15
Costa do Sol 09 05 04 809-705 14
Sporting/Soprotecção 09 04 05 705-801 13
Matolinhas 09 02 07 661-764 11
Desportivo da Beira 09 00 09 550-843 09

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - "Canário" esplendoroso entra novamente na luta


ENGANOU-SE redondamente quem tivesse julgado que o Costa do Sol não passava de uma formação moribunda nas suas intenções de se qualificar para as meias-finais da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Enganou-se porque o “canário”, num fim-de-semana esplendoroso e com uma personalidade extraordinária, baralhou as contas de tudo e todos e entrou novamente na liça, trazendo à superfície a seguinte questão: do quinteto que agora se digladia pelas quatro vagas que dão acesso à fase dos “play-off”, quem ficará de fora? Uma pergunta pertinente e cuja resposta julgamos que somente será encontrada nas derradeiras jornadas, quando os concorrentes voltarem a encontrar-se. Na oitava e nona rondas, se o maior vencedor foi o Costa do Sol com duplo triunfo, no sentido inverso, isto é, o maior perdedor, foi inquestionavelmente o Ferroviário, que, após terminar a primeira volta no comando da prova, viu-se derrotado nos dois jogos que efectuou.

Por via da brilhante e surpreendente exibição da equipa treinada por Milagre Macome, o interesse e as interrogações voltaram para a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, motivos mais do que suficientes para os amantes da bola-ao-cesto esfregarem as mãos na expectativa de se deliciarem com jornadas de grande nível, como foi o caso do pretérito fim-de-semana. Sem contemplações, os “canarinhos” venceram os dois conjuntos que durante a primeira volta discutiam entre si a liderança: Desportivo e Ferroviário. Frente aos “alvi-negros”, o Costa do Sol atingiu exactamente a centena de pontos, ganhando pela marca de 100-90 e, face aos “locomotivas”, triunfou por 84-71.

Em ambas as ocasiões, o reerguer do “canário” causou situações de suspense, pois, ao longo da contenda, houve quem achasse que não passava de força de soda, tendo em conta o conhecido poderio dos seus adversários. Só que o Costa do Sol não somente foi mostrando a sua grande capacidade ofensiva, fruto de uma exibição fora de série dos seus executantes, como também manietou a explosão dos oponentes, incrédulos em relação àquilo que estava a acontecer nas quatro linhas. Particularmente contra o Desportivo, o jogo teve todos os condimentos necessários para um grande espectáculo de basquetebol, sinónimo de que, a continuar-se assim, o campeonato ainda nos vai proporcionar jornadas inolvidáveis, até porque “todo o mundo” vai aguardando ansiosamente pelo início das meias-finais.

Efectuadas as duas primeiras rondas da segunda volta, os “canarinhos” aproximaram-se dos lugares cimeiros, somando agora 14 pontos. O Desportivo retornou ao comando com 16, enquanto Ferroviário de Maputo, Maxaquene e Ferroviário da Beira registam 15.

“LOCOMOTIVA” DESINSPIRADA

Quando se conjecturava uma velocidade mais alucinante nesta nova etapa da competição, eis que, abruptamente, a “locomotiva” descarrila. E foi um descarrilamento sem quaisquer discussões, porquanto os adversários foram francamente superiores. Referimo-nos ao Costa do Sol, no sábado, e ao Maxaquene, no domingo, com este último a vencer pela marca de 97-75, números que expressam claramente a dinâmica que a partida teve e, acima de tudo, a boa concretização que caracterizou o jogo das duas formações. Para os “tricolores”, foi mais um triunfo que se enquadra na reconstituição da personalidade da equipa e que poderá ser vincada nesta segunda volta.

E o Desportivo? Bom, querendo mostrar que o facto de ter perdido a liderança da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom não significava rigorosamente nada, empertigou-se e recuperou o seu estatuto de líder. Embora tenham sido derrotados pelo Costa do Sol, os “alvi-negros” voltaram a não oferecer tréguas aos seus vizinhos “tricolores”, batendo-os por 93-89. Por incrível que pareça, a turma de Horácio Martins já perdeu diante dos outros dois da capital do país, mas sempre se sobrepôs ao Maxaquene, incluindo no Campeonato da Cidade.

Viajando entre Quelimane e Maputo, o Ferroviário da Beira acabou tendo um périplo cem porcento vitorioso. Contra o Sporting/Soprotecção da capital zambeziana, os “locomotivas” do Chiveve ganharam por 87-66 e, perante o Matolinhas, venceram pela marca de 85-73. Em contraponto, o outro time beirense, o Desportivo, caiu perante estes mesmos adversários: 81-60 diante do Sporting e 72-57 face ao Matolinhas.

26 setembro 2010

ANGOLA : D´Agosto capricha na organização da Taça Victorino Cunha


A pouco menos de duas semanas para o arranque da segunda edição do Torneio Victorino Cunha, prova aprazada de 7 a 9 de Outubro próximo, no Pavilhão do Codenm, a direcção do 1º de Agosto tem praticamente as condições técnicas e administrativas criadas para a realização exitosa da referida competição, de acordo com Carlos Calongo, porta voz do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Carlos Adão Calongo assegurou que os erros verificados na primeira edição do torneio, competição que visa homenagear a figura do ex-seleccionador nacional, Victorino Cunha, foram apreendidos pelo que, a segunda edição do certame que contará com a participação das quarta melhores equipas de basquetebol em seniores masculinos da actualidade está a ser preparada com maior cuidado.

“Ao contrário da edição anterior, este ano queremos realizar o torneio que visa homenagear a grande figura do nosso basquetebol que é o professor Victorino Cunha. Tivemos um experiência obviamente que cometeram-se alguns erros, erros esses que queremos evitar na segunda edição. Deve dizer-lhe que temos praticamente criadas todas as condições quer técnicas quer administrativas para a realização exitosa da competição”, asseverou Carlos Adão Calongo, porta-voz da equipa Rubro e Negra.

Segundo ainda Carlos Calongo, o Torneio Victorino Cunha passará a constar do calendário desportivo da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL) e terá uma periodicidade anual. “Apresentamos a proposta a associação de Luanda e felizmente fomos bem sucedidos porque apesar de ser uma iniciativa do 1º de Agosto decidimos partilhar com a associação luandense a homenagem a Victorino Cunha, técnico que contribuiu bastante para o desenvolvimento e consequentemente as conquistas do basquetebol quer a nível do nosso continente quer a nível mundial”, disse.

Quatros equipas foram convidadas a participar do certame designadamente Atlético Petróleos de Luanda, 1º de Agosto, vencedor da primeira edição, Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza Sul e Grupo Desportivo Interclube. A prova será disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, sagrando-se campeão a equipa que somar o maior número de pontos.

Desempenho do Interclube
agrada José Carlos Guimarães

Apesar de não contar ainda com o platel completo para a presente época desportiva, o desempenho do Grupo Desportivo Interclube no campeonato provincial de basquetebol em senioes masculinos de Luanda tem deixado satisfeito José Carlos Guimarães, técnico que foi contratado pela direcção da equipa da Polícia para resgatar a mística do clube. “Infelizmente não podemos contar ainda com o contributo de todos os jogadores que foram contratados pelo clube por motivos de varia ordem. Mas, os que estão a ser utilizados têm dado o seu melhor e deve afirmar que estou satisfeito com o desempenho deles.

Acredito que quando conseguirmos reunir o grupo todo iremos formar uma equipa altamente competitiva”, assegurou Carlos Guimarães. O ex-seleccionador adjunto dos deca-campeões africanos disse por outro lado, que vai aproveitar o provincial e o torneio Victorino Cunha para rodar a sua equipa para as duas importantes provas do calendário da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) nomedamente o Campeonato Nacional e a Taça de Angola.

Entretanto, Eduardo Mingas, poste, dois metro de altura, 31 anos de idade, uma das contratações sonantes do Interclube apenas em Outubro poderá representar as cores da turma da Polícia. Das contratações feitas para a presente temporada destaca para José Nascimento, ex-Asa, Euclides Camacho, ex-Recreativo do Libolo do Kwanza Sul, Eduardo Mingas, ex-Atlético Petróleos de Luanda, Pirro Ilunga, ex-Promade de Misto de Cabinda, o norte-americano Crooks, atleta que na última temporada militou em Portugal, entre outros. M.C

Angola coloca atletas
na selecção africana

O antigo basquetebolista da liga norte-americana de basquetebol (NBA) Horace Grant vai seleccionar três jovens angolanos para um estágio de duas semanas nos Estados Unidos, num projecto da Coca-Cola (Sprite) para o desenvolvimento da modalidade em África. Os escolhidos juntar-se-ão a outros de países africanos, como são os casos de Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, entre outros, num número de 10, formarão a selecção continental para o estágio nos EUA.

Segundo Nzola Miranda, representante da Coca-Cola, o facto de Angola ser uma potência no basquetebol africano serão seleccionados três jovens, enquanto que nos outros países sairão apenas entre dois e um. Os participantes interessados, dos 13 aos 19 anos de idade e não federados, deverão inscrever-se na Rádio Mais ou no pavilhão do Rio Seco até ao sábado de manhã, ao passo que a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai indicar 18 jogadores federados para participar na mesma actividade. Horace Grant, de 45 anos de idade, encontra-se no país desde quinta-feira. Sábado vai orientar um clinic para técnicos dos escalões de formação e participar da escolha dos atletas para a selecção africana.

ANGOLA : Responsável faz balanço positivo do Sprite Slam

O director para o marketing da empresa multinacional Coca-Cola em Angola, Nzola Miranda, considerou hoje (sábado), em Luanda, positivo o balanço do programa "Sprite Slam", particularizando a selecção dos três atletas para uma formação nos Estados Unidos de América.

Falando à Angop, o responsável manifestou-se satisfeito pela actividade, ressaltando que o grande objectivo deste programa se centrava na escolha de talentos e na entrega de materiais desportivos ao Instituto Médio de Economia de Luanda (IMEL).

Disse ser intenção da Coca-Cola manter com frequência actividades do género no sentido de promover e massificar atletas jovens em contactos internacionais.

Apesar de ser a primeira edição a realizar-se no país, o dirigente acrescentou que a presença da antiga estrela da liga norte-americana Horace Grant foi importante para estimular os atletas a mostrarem trabalho.

No jogo de selecção aos candidatos, orientado por Horace Grant, foram escolhidos os bases Evanádio Minezes (1º de Agosto), Aldair Domingos (Petro de Luanda) e Tandala Domingos (Progresso do Sambizanga).

25 setembro 2010

MOÇAMBIQUE : Intercâmbio de básquete entre Moçambique e Suazilândia

UM intercâmbio de basquetebol entre o nosso país e a Suazilândia tem lugar esta tarde, no pavilhão do Maxaquene, integrado nas comemorações do 25 de Setembro, Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, envolvendo selecções masculinas das camadas de formação.Maputo, Sábado, 25 de Setembro de 2010:: Notícias
Às 13.00 horas, defrontar-se-ão as equipas de Sub-16 e, a partir das 14.30 horas, estarão em campo as selecções de Sub-18.

Enquanto isso, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom em seniores masculinos conhece hoje a realização de três desafios referentes à oitava jornada, a primeira da segunda volta. Em destaque estará o frente-a-frente os vizinhos Desportivo e Maxaquene, a partir das 18.00 horas, no pavilhão dos “tricolores”.

No mesmo recinto, às 16.00, horas Ferroviário de Maputo, novo líder da competição, defronta Costa do Sol, enquanto o Sporting/Soprotecção de Quelimane recebe Ferroviário da Beira, às 19.00 horas, no pavilhão da Favezal.

No prosseguimento da prova, amanhã, efectuam-se os encontros Desportivo Costa do Sol, Ferroviário-Maxaquene, Matolinhas - Ferroviário da Beira e Sporting - Desportivo da Beira.

MOÇAMBIQUE : Baskete Show: Manyanga e Estrela num jogo aliciante

no pavilhão do Desportivo, o desafio mais aliciante da segunda jornada do Báskete Show.Maputo, Sábado, 25 de Setembro de 2010:: Notícias
Os estudantes da Manyanga e do Estrela têm exibido um grande potencial, facto que ficou evidente nas três edições anteriores.

Aliás, os do Estrela até chegaram a sagrar-se campeões, mas os da Manyanga já deixaram mostras de ter qualidades para estarem no galarim desta espectacular e vibrante competição, que mexe com centenas de estudantes da cidade e província do Maputo.

Matola, campeã em 2008 e 2009, joga às 13.30 horas com Noroeste 2 e é claramente candidata a triunfar. A fechar a ronda, defrontam-se Polana e Laulane, a partir das 16.00 horas.

ANGOLA : Fiba-África sorteia Afrobasket de Sub-18


A Confederação Africana de Basquetebol (Fiba-Afrique) realiza a 7 de Outubro próximo, em Kigali, Ruanda, o sorteio da XVII edição do Campeonato Africano das Nações da modalidade, vulgo Afrobasket, na categoria de Sub-18, em masculinos, de acordo com o comunicado do organismo que tutela a modalidade no continente a que o Jornal dos Desportos teve acesso. Para a referida competição que arranca a 8 de Outubro próximo com o termo previsto para o dia 17 do mesmo mês estão apuradas 12 selecções, que serão repartidas em dois grupos, de seis equipas cada.

O comunicado da Fiba-Afrique refere ainda que, os quatro primeiros de cada grupo, apuram-se automaticamente para os quartos-de-final da referida competição. O Ruanda, como país anfitrião apurou-se directamente, ao passo que as selecções do Egipto e de Angola conseguiram o passe na qualidade de campeão e vicecampeã africano respectivamente. Nigéria que conquistou a medalha de bronze na edição passada qualificou-se igualmente para o Afrobasket de Kigali.

Tunísia, Mali, Côte d’Ivoire, Congo Brazzaville, Moçambique, Gabão, Argélia e Zimba-bwe completam o quadro de selecções participantes ao evento com início aprazado para o dia 8 de Outubro. As selecções da Tunísia, Mali, Côte d’Ivoire e Congo Brazzaville venceram os zonais I, II, III, IV e VI respectivamente.Gabão, Argélia e Zimbabwe receberam “Wild Card” (convites) para Fiba-Afrique.
O Afrobasket de Kigali é selectivo ao Campeonato do Mundo de Sub-19, a disputar-se em 2011, na Letónia. Os dois primeiros classificados do Campeonato Africano das Nações da modalidade vão representar o Continente Africano no Campeonato do Mundo.

Selecção ultima
preparação

A pouco menos de 14 dias do arranca do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, vulgo Afrobasket, na categoria de Sub-18, em masculinos, a selecção nacional intensifica a sua preparação tendo em vista uma participação condigna no evento, a disputar-se de 8 a 17 de Outubro próximo, em Kigali, Ruanda. A falta de jogos de controlo tem preocupado a equipa técnica nacional, liderada por Carlos António Dinis, mas ainda assim, a meta continua a ser a qualificação para o Campeonato do Mundo de Sub-19, a decorrer na Letónia de 30 de Junho a 10 de Julho, de 2011.

Carlos António Dinis e seus colaboradores continuam a aprimorar os aspectos técnicos e tácticos do grupo, com principal realce para as transições rápidas defesa e ataque. A defesa zona e homem a homem têm merecido igualmente a atenção do corpo técnico. MC

Provincial sénior masculino faz disputar hoje quatro partidas

O campeonato provincial de basquetebol em seniores masculinos faz disputar hoje, sábado, mais quatro partidas, a contar para a terceira jornada do Grupo A e B da referida prova. O Santos FC recebe às 16h00, no Anexo número dois da Cidadela, a sua similar da Lusíada, ao passo que o 1º de Agosto recebe no seu reduto, a partir das 18h00, o Atlético Sport Aviação, isto para o Grupo A. Já para o Grupo B, o Vila-Estoril mede forças a partir das 14h00, no Anexo número dois da Cidadela, com o Grupo Desportivo Interclube, de José Carlos Guimarães. Ainda para o mesmo Grupo, o Atlético Petróleos de Luanda defronta às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Cduan. MC

ANGOLA : Angola com três representantes na selecção africana

O antigo basquetebolista da liga norte-americana de basquetebol (NBA) Horace Grant vai seleccionar três jovens angolanos para um estágio de duas semanas nos Estados Unidos, num projecto da Coca-Cola (Sprite) para o desenvolvimento da modalidade em África.

Os escolhidos juntar-se-ão a outros de países africanos, como são os casos de Moçambique, África do Sul, Zimbabwe, entre outros, num número de 10, formarão a selecção continental para o estágio nos EUA.
Segundo Nzola Miranda, representante da Coca-Cola, o facto de Angola ser uma potência no basquetebol africano serão seleccionados três jovens, enquanto que nos outros países sairão apenas entre dois e um.
Os participantes interessados, dos 13 aos 19 anos de idade e não federados, deverão inscrever-se na Rádio Mais ou no pavilhão do Rio Seco até ao sábado de manhã, ao passo que a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai indicar 18 jogadores federados para participar na mesma actividade.

Horace Grant, de 45 anos de idade, encontra-se no país desde quinta-feira. Sábado vai orientar um clinic para técnicos dos escalões de formação e participar da escolha dos atletas para a selecção africana.

ANGOLA : Projecto Sprite pode ajudar a exportar jogadores angolanos para NBA

O antigo jogador do Chicago Bulls, da liga norte-americana de basquetebol (NBA), Horace Grant disse hoje (sexta-feira) em Luanda, que a presença de jogadores angolanos nos Estados Unidos da América, no projecto da Sprite (Coca-Cola) vai dar maior visibilidade à modalidade e ajudará a exportar atletas para o campeonato naquele país.

De acordo com o ex-companheiro de Michael Jordan, que falava durante a entrega de material desportivo ao Instituto Médio de Economia (IMEL), a iniciativa vai dar maior visibilidade ao basquetebol angolano pelo facto de os jovens, além de ganharem experiência, poderem ser vistos pelos representantes das universidades e equipas nos EUA.
“É uma grande oportunidade para os candidatos e para o país que vão representar. No futuro os mesmos, fruto da experiência que vão adquirir, poderão ser seleccionados para NBA se forem bem acompanhados”, sublinhou, felicitando a vitória da selecção angolana sobre a Alemanha no Mundial da Turquia.
Horace Grant, que actuou com a camisola número 54 nas formações do Orlando Magic, Los Angeles Lakers e Chicago Bulls, mostrou-se encantado com a infra-estrutura do Instituto Médio (IMEL) e pela forma como foi recebido pelos alunos. “Numa escola assim até dá vontade de voltar a estudar”, salientou.
Além da entrega do material desportivo, constituído por um par de tabelas e 30 bolas, o ex-jogador de 45 anos de idade participou de um jogo entre os alunos e fez algumas demonstrações.

Sábado, Horace Grant vai orientar, no pavilhão do Rio Seco, um clinic para treinadores dos escalões jovens e participar da selecção de três jovens com potencial para um estágio de duas semanas nos EUA.
O Sprite Slam é um evento promovido pela Coca-Cola, através da Sprite, com o objectivo de melhorar as infra-estruturas desportivas de escolas e identificar jovens com elevado potencial para a prática do basquetebol em África, no sentido de ajudar no desenvolvimento da modalidade.

Depois de Angola, Horace Grant rumará para Moçambique onde irá desenvolver actividade idêntica.

24 setembro 2010

ANGOLA : D´Agosto é o único inscrito para Taça dos Campeões

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto é a única angolana inscrita até ao momento para disputar a fase preliminar da Taça dos Clubes Campeões de África, a ter lugar de 16 a 22 de Outubro, em Moçambique. De acordo com José Quizola, do gabinete de competições da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), apenas os “militares” inscreveram atletas na prova que vai apurar os representantes da zona VI para a fase final.

“Segundo a informação que recebemos, o período de inscrição encerrou no dia 10 e só o 1º de Agosto formalizou o interesse em disputar a prova”, disse à Angop, realçando que o Recreativo do Libolo e Petro de Luanda não demonstraram interesse. Explicou que Angola tinha direito a três vagas na fase preliminar por se tratar do detentor do troféu (1º de Agosto). Sendo assim, além dos “militares”, campeões nacionais e africanos, o Libolo (vencedor da Taça de Angola) e o Petro de Luanda (3º classificado do nacional) teriam garantido presença na competição. Na desistência de uma destas três equipas outra formação angolana poderia candidatar-se. Em femininos o Interclube, campeão nacional, já confirmou a participação.

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Efervescência na capital

NOITES de autêntica efervescência basquetebolística são aguardadas este fim-de-semana na capital do país, no início da etapa complementar da Liga Nacional Vodacom em Seniores Masculinos. Trata-se do começo da segunda volta da fase regular e aquela que, definitivamente, nos dará a conhecer os apurados para as meias-finais, ou seja, dos “play-off”. E melhor cardápio não seria servido aos amantes da bola-ao-cesto que não fosse o frente-a-frente entre as quatro formações maputenses, com destaque para o facto de o campeão, Maxaquene, enfrentar, consecutivamente, amanhã e no domingo, os seus grandes rivais Desportivo e Ferroviário, na tenaz discussão pelo comando da prova.

A primeira volta conheceu, no pretérito fim-de-semana, desfecho que acabou sendo um verdadeiro volte-face superiormente protagonizado pelos “locomotivas”. É que, tendo essa etapa sido globalmente dominada pelo “alvi-negros”, com a sua jovem equipa e altamente competitiva a oferecer partidas empolgantes, na derradeira jornada, a turma de Carlos Ferro virou tudo de avesso, não somente ganhando (81-77) ao então líder invicto como também logrando a ascensão ao primeiro posto.

Aliás, apesar de se deleitarem com as excelentes exibições da sua equipa e, sobretudo, com a sua carreira vitoriosa – claro, antes da jornada passada – o receio dos adeptos do Desportivo sempre foi este: conseguiremos manter o mesmo nível de actuações e de facto chegar ao título nacional que foge ao clube há muitos anos? Isto porque a experiência das temporadas anteriores tem sido amarga, pois os “alvi-negros” normalmente começam bem, mas, no momento da verdade, baqueiam redondamente. E a derrota face ao Ferroviário, mesmo não significando rigorosamente nada em relação às suas aspirações, não deixa de ser inquietante, trazendo ao de cima o espectro do falhanço.

Já os “locomotivas” conseguiram se equilibrar e, acima de tudo, avivar as suas expectativas quanto ao regresso ao trono. É verdade que o seu percurso no Campeonato da Cidade foi caracterizado por uma palidez que poderia ter levado os seus aficionados a temerem o pior, porém, na presente Liga Nacional de Basquetebol Vodacom a equipa se transfigurou e colocou a sua fasquia de exibições num nível muito alto, culminando com aquele preciosíssimo triunfo sobre os “alvi-negros”, após prolongamento. Evidentemente que ainda não é tempo de embandeirar em arco, mas as indicações dadas são extraordinárias.

CAMPEÃO PRESSIONADO

Outro conjunto que foi obrigado a transcender-se é o Maxaquene. Se a derrota na estreia da prova, diante do eterno rival Desportivo, foi perfeitamente compreensível, até porque os pupilos de Horácio Martins não haviam poupado os seus vizinhos na renhida luta pelo título da capital do país, já o revés sofrido em Quelimane, diante do estreante Sporting/Soprotecção, caiu muito mal nas hostes “tricolores”. Pressionados devido ao grande investimento efectuado na equipa, que incluiu o regresso do técnico espanhol Joseba Garcia e a contratação de dois jogadores da pátria da bola-ao-cesto, os campeões nacionais encetaram uma mudança radical que se espera mais consistente no decurso da segunda volta e, sobretudo, quando este fim-de-semana a equipa for colocada à prova perante os outros candidatos ao título.

Noutro patamar do campeonato, Ferroviário da Beira e Costa do Sol, à semelhança do ano passado, mantêm uma acesa discussão pela quarta vaga que dá acesso aos “play-off”. Neste momento, a formação do Chiveve leva um ponto de vantagem (11-10), mercê da sua vitória no confronto entre ambos, na capital sofalense. Mas, como se pode ver, trata-se de uma guerra ainda sem perspectivas de vencedor, apesar de a equipa de José Delfino se apresentar em melhores condições de passar à fase seguinte.

Mas a grande surpresa da competição tem sido o Sporting/Soprotecção. Paralelamente à espectacular vitória sobre o Maxaquene, os quelimanenses primam pela regularidade, ganhando naturalmente ao Matolinhas e ao Desportivo da Beira e conseguindo exibições de bom nível frente aos “colossos”. Trata-se de um time com bastante futuro, pena é que a competição é praticamente inexistente na Zambézia.

Matolinhas e Desportivo da Beira vão assumindo o seu papel de figurantes, mas, entre os dois, o destaque poderá ser creditado aos representantes da província do Maputo que, apesar de estreantes, mostram alguma evolução, contrastando com os beirenses, nada novos nesta competição.

Entretanto, em relação à oitava e nona jornadas, esta noite, a partir das 20.00 horas, no pavilhão dos “tricolores”, realiza-se o embate entre os últimos classificados, Matolinhas e Desportivo da Beira. Os destaques estão reservados para amanhã e domingo, quando Maxaquene defrontar Desportivo e Ferroviário, respectivamente, em paralelo aos confrontos que Costa do Sol travará com “locomotivas” e “alvi-negros”. Por seu turno, Ferroviário da Beira joga em Quelimane e depois vem enfrentar Matolinhas.

Disciplinarmente, há a referir o castigo por um jogo aplicado ao “alvi-negro” Helmano Nhatitima e ao “locomotiva” Edson Monjane, pelos factos verificados no desafio entre as suas equipas, na ronda passada.

ANGOLA : Interclube ambiciona conquista do nacional e Taça de Angola

O técnico principal da formação do Interclube, Apolinário Paquete, afirmou quinta-feira, em Luanda, que a sua formação vai trabalhar para conquistar as três competições de basquetebol que faltam da época desportiva no país, Taça de Angola Campeonato Nacional e a Super taça.

Em declarações à Angop, no final da partida em que a sua formação conquistou o provincial da modalidade, ao vencer o 1º de Agosto por 57-40, disse que quer repetir o feito de 2009 em que não deram oportunidade ao seu mais directo adversário (1º de
Agosto) de levar um só titulo.

Segundo ele, o seu grupo está de parabéns por mostrar superioridade diante de uma equipa que sempre no seu campo cria bastantes dificuldades.

Apolinário Paquete salientou que estava convicto das dificuldades que havia de encontrar, mas que não seriam suficientes para impedir a sua equipa de chegar ao seu objectivo.

A formação do Interclube venceu nos play-off, a melhor de três jogos, vencendo dois seguidos, (77-51 e 57-40).

ANGOLA : Ausência das principais jogadoras dita derrota do 1º de Agosto

O técnico principal da formação do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, que à ausência das suas principais jogadoras contribuiu na derrota, dos play-off a melhores de três, no campeonato provincial de basquetebol, diante do Interclube.

Em declarações à Angop, no final da partida em que perdeu por 40-57, disse que a sua equipa esteve a competir no provincial sem oito jogadoras fundamentais, por motivos administrativos do clube.
Segundo ele, a equipa contou apenas com as jogadoras mais jovens, que também souberam dignificar o clube, mas o adversário aproveitou e bem a experiência que tem para conquistar a prova.
Aníbal Moreira salientou que para melhorar a situação da equipa não depende dele, mas que a sua direcção vai se pronunciar para os próximos compromissos.
A formação militar foi derrotada, na primeira partida no 28 de Fevereiro por 51-77 e no Rio seco por 40-57.

23 setembro 2010

ANGOLA : Angola pode organizar Afrobasket 2011

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) aguarda por uma resposta da FIBA-África, quanto à candidatura do país para organizar o Campeonato Africano da modalidade (Afrobasket2011), embora a prioridade seja a Côte d’Ivoire, indicada para albergar a competição.
De acordo com o secretário-geral da FAB, Tony Sofrimento, que prestou esta informação à Angop, o órgão reitor do basquetebol em África deverá optar por Angola, caso falhe a primeira e segunda opções (Côte d’Ivoire e Madagáscar), na sequência das dificuldades registadas na Côte d’Ivoire em terminar a construção dos pavilhões.

Ainda assim, a FIBA deu voto de confiança aos ivoirienses que continuam a trabalhar para albergar o evento. Tendo em conta o atraso, o Madagáscar entrou na corrida para organizar o campeonato.O facto de ter já infra-estruturas, pois organizou o africano em sénior feminino em 2009, a candidatura de Madagáscar é vista como principal alternativa a Côte d’Ivoire, enquanto Angola passa para terceira hipótese, por ter organizado já em 2007."Em África não há muitas opções.

Se nenhuma das duas primeiras opções estiverem disponíveis deverão optar por Angola, que tem infra-estruturas. Vai depender da análise da FIBA, porque os países candidatos dizem sempre que estão preparados mesmo não estando", explicou. Angola, dez vezes campeã continental, já organizou os Afrobasket’s em 1989, 1999 e 2007, tendo sido campeã nas três ocasiões. O africano de 2011 vai apurar o único representante do continente nos Jogos Olímpicos de Londres’2014 (Inglaterra). Em 2009, o Afrobasket disputou-se na Líbia onde os angolanos conquistaram o décimo troféu.

Faleceu Alice de Carvalho

O basquetebol nacional ficou mais pobre com o desaparecimento físico, ontem por doença, de Alice de Carvalho, uma das mais destacadas ex-atletas que representou o país em várias competições nacionais e internacionais. Nascida em Luanda, aos 15 de Julho de 1961, Alice de Carvalho iniciou a sua carreira desportiva ainda adolescente no Sporting de Luanda, na modalidade de "inástica, e apaixonou-se pela modalidade da "bola ao cesto" quando se transferiu para o Instituto Normal de Educação Física (INEF) “Major Saidy Mingas", instituição onde viria a fazer a sua formação básica e média.

Durante as três épocas que militou na antiga formação do INEF conquistou o título de campeã nacional em seniores femininos antes de se transferir para o Petro de Luanda, equipa em que permaneceu várias épocas e ao serviço da qual representou Angola, na taça dos clubes campeões. Depois de ter colocado o seu nome entre as atletas que mais se destacaram nos anos 80, Alice de Carvalho, desvinculou-se do basquetebol em meados de 1989 e dedicou-se a prática do voleibol, no 1º de Agosto.

Entretanto voltou a praticar o basquetebol aquando da criação do grupo das ex-praticantes no mesmo ano, projecto que deu lugar à realização do torneio em homenagem às ex-jogadoras, em 1995. Até ao seu desaparecimento físico, Alice de Carvalho fazia parte do grupo desportivo da Rádio Nacional de Angola, órgão em que ingressou como educadora de infância.

http://jornaldosdesportos.sapo.ao

22 setembro 2010

ANGOLA : Desistências de clubes inquietam SG da associação da Huíla


A desistência de alguns clubes tradicionais na prática do basquetebol na província da Huíla é uma das causas que tem contribuído no fracasso da manutenção do nível competitivo das formações que actuam nas competições internas. A inquietação foi manifestada no Lubango, pelo secretário-geral da Associação de Basquetebol da Huíla, Henriques Albano. O dirigente esclareceu que actualmente a Associação de Basquetebol da Huíla está a realizar o torneio de abertura nos escalões de juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos.

Referiu que o torneio em disputa dá acesso à participação das equipas no Campeonato Provincial, apurando os três primeiros classificados ao Campeonato Nacional das categorias nelas inseridas. Adiantou que participam no certame de abertura o Clube Desportivo da Huíla, Benfica Petróleos do Lubango, Ferroviário da Huíla, Desportivo do Tchioco, Heja Comercial bem como algumas escolas que têm dado o ar da sua graça para o desenvolvimento da modalidade nestas paragens. Como nota de realce, afirmou o responsável do basquetebol na Huíla que estão de fora as formações do Sporting Clube do Lubango e Interclube do Lubango, por motivos não especificados.

"Existe ainda no Lubango um baixo nível de entendimento em relação à participação dos clubes em competições realizadas internamente. Cada dia que passa, sem sabermos, estamos a perder os clubes que praticam a modalidade. Não sabemos o que se passa a nível dos próprios grémios", disse. Exemplificou que os grandes clubes tradicionais do basquetebol na província, aos poucos estão a deixar de praticar a modalidade, constituindo deste modo preocupação para a associação local. "É preciso criar mais motivação aos clubes que desenvolvem a modalidade de basquetebol, de forma a elevar os níveis de competitividade no seio das equipas existentes na província", alertou.

Henriques Albano reconheceu que muitos desses clubes reclamam falta de recursos. Apesar das dificuldades com que se debatem os clubes, a associação da modalidade nas terras altas da Chela, tem subvencionado este tipo de actividade (torneios e campeonatos provinciais). O secretário-geral da Associação de Basquetebol na Huíla, disse ser necessário haver maior reflexão e reunir as sensibilidades para se determinarem os factores que estão na base da desistência dos clubes que, aos poucos, vão deixando de praticar as modalidades chamadas colectivas.

21 setembro 2010

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Ferroviário de Maputo volta aos grandes “shows”


ENGANA-SE redondamente quem alguma vez julgou que a força “locomotiva” na bola-ao-cesto, em seniores masculinos, se tinha esvaído com a perca do título nacional para o Maxaquene, no ano passado. Mais: quem eventualmente tiver feito a avaliação do poderio da turma de Carlos Ferro somente a partir do desempenho no Campeonato da Cidade de Maputo obriga-se agora a efectuar uma revisão na sua apreciação, pois o Ferroviário que vimos actuar sexta-feira à noite, na derradeira jornada da primeira volta da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom é qualquer coisa de extraordinário, tendo justificado plenamente o triunfo sobre o então líder Desportivo pela marca de 81-77, após prolongamento, uma vez que no final do tempo regulamentar verificava-se uma igualdade a 73 pontos. Também em grande, após um começo algo preocupante, os “tricolores” encerraram esta etapa chegando à centena (109-88) perante o Costa do Sol.

É verdade que na presente fase regular a preocupação reside na obtenção do passaporte para as almejadas meias-finais, altura em que efectivamente se discute directamente o título, através do sistema de “play-off”, porém, não é menos certo que se afigura extremamente importante ir definindo o lugar a ocupar, tendo em conta o adversário a enfrentar mais à frente. Como se sabe, na próxima etapa, o primeiro classificado cruzar-se-á com o quarto e o segundo travará encontro com o terceiro. Mas isto é apenas o teoricamente projectado, pois, na verdade, qualquer uma das quatro formações a seguir em frente está perfeitamente à altura de chamar a si o título.

Na época transacta, o Ferroviário de Maputo ficou-se pelo caminho, isto é, não conseguiu alcançar a derradeira fase da discussão do campeonato, que teve como protagonistas Maxaquene e Ferroviário da Beira. Desta vez – e porque tudo indica que não é sol de pouca dura -, os “locomotivas” estão verdadeiramente dispostos a fazer vincar que, de facto, uma vez rei sempre… Sua Majestade. E porque assim é, não somente se perspectiva uma segunda volta espectacular e de excelente nível técnico como também meias-finais bastante promissoras, se partirmos do pressuposto de que apenas um “golpe de teatro” pode arredar um dos componentes deste quarteto a favor do Costa do Sol, que permanentemente está à espreita.

Na última jornada da primeira volta da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, a “catedral” viveu momentos bastante eufóricos e inolvidáveis, tal foi o magnífico desempenho dos artistas de ambos os times. A galhardia e um incessante cerrar de dentes foram a característica principal da contenda, disputada debaixo de muita emoção, tanto nas quatro linhas como na bancada. A incerteza quanto ao seu desfecho foi alimentando o interesse do público em redor do desafio, que chegou ao tempo regulamentar com o registo de 73 pontos para cada lado.

Tal como se impõe nestas circunstâncias, era necessário recorrer-se a um período suplementar de cinco minutos, durante o qual a supremacia “locomotiva” veio realmente ao de cima, sufocando o adversário e não lhe oferecendo espaço para a sua execução ofensiva. As pedras desequilibradoras no capítulo da concretização não tiveram espaço para se mostrar, situação que proporcionou ao Ferroviário a explosão rumo ao triunfo por 81-77 e, consequentemente, a ascensão para o comando da tabela classificativa, apesar da igualdade pontual (13-13) com o Desportivo.
O “OUTRO” MAXAQUENE

Maputo, Terça-Feira, 21 de Setembro de 2010:: Notícias
Com duas derrotas na prova, uma das quais surpreendentemente consentida em Quelimane, o Maxaquene entendeu, e bem, que havia chegado o momento para mudar a sua face, até porque o investimento na equipa não justifica veleidades. É assim que, reencontrados, os “tricolores” iniciaram uma caminhada vitoriosa, tendo terminado a primeira volta ganhando ao Costa do Sol pela marca de 109-88, chegando outra vez à “chapa 100”.

O campeão nacional vai agora se bater pelo primeiro posto, numa titânica luta com Ferroviário e Desportivo. Trata-se, aliás, de uma luta que inicia já, pois os “tricolores”, com um calendário bastante apertado logo nas duas primeiras jornadas, defrontam no próximo fim-de-semana estes seus rivais directos.

Quem está a fazer contas à vida é o Costa do Sol, uma vez que agoira ter um ponto de desvantagem em relação ao Ferroviário da Beira, vitorioso perante o Desportivo também do Chiveve por 103-63. Em Quelimane, o Sporting/Soprotecção alcançou o terceiro triunfo na prova, ao derrotar o Matolinhas pela marca de 103-87.

20 setembro 2010

ANGOLA : Futuro do Desportivo da Huíla preocupa Emanuel Trovoada


O técnico principal da equipa sénior masculina de basquetebol do Clube Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, está preocupado com o futuro da modalidade no seio da agremiação Militar da Região Sul. De acordo com Emanuel Trovoada, tirando dois atletas juniores que subiram para à categoria sénior na época passada, a equipa é constituída maioritariamente por miúdos com qualidade para lançá-los no próximo Nacional da "bola ao cesto", mas, até ao momento, a direcção do clube não se define se terá basquetebol na próxima temporada desportiva.

Avançou que essa indecisão impedirá a continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver ao longo destes dois anos e meio, à frente da equipa técnica do Desportivo da Huila em Basquetebol. "Trabalhou-se esses miúdos a pensar no futuro. Por isso, esperamos que o futuro não morra aqui", lamentou. Emanuel Trovoada, valorizou o torneio de basquetebol em sénior masculino em alusivo ao Dia do Herói Nacional organizado pela Associação local da modalidade e vencido pela sua formação ao derrotar na final o Benfica Petróleos do Lubango por 65-42, que permitiu dar algum ritmo competitivo aos jogadores.

Sublinhou que, pela primeira vez na Huíla, conseguiu-se ter quatro equipas seniores, o que é muito bom, pois significa que o conjunto do trabalho feito pelas equipas huilanas durante estes anos, deu estes frutos em termos de massificação. "Foi-se trabalhando, e, agora estamos com bico sem saída. Não sabemos o que será o nosso futuro na classe sénior". Referiu que o nível evidenciado neste torneio pelos atletas das quatro equipas, Desportivo da Huila, Benfica do Lubango, Heja Comercial e Desportivo do Tchioco, não o surpreendeu, na medida em que nos últimos anos tem sido dos melhores.

A comprovar isso, afirmou, foram as dificuldades encontradas em vencer o jogo da final. "Só na parte final é que conseguimos fugir e dilatar o resultado diante do Benfica, uma equipa com jovens promissores". Emanuel Trovoada reconheceu que em termos das camadas jovens, mormente cadetes e juniores, já se está a praticar um bom basquetebol na província da Huila. Por isso, parabenizou a todos os técnicos que trabalham no Lubango pelo brilhante trabalho que efectuam em prol do desenvolvimento da modalidade.

"Quero dar também os parabéns ao Benfica do Lubango. Têm uma equipa jovem e estão com os mesmos problema que o CDH. Subiram cerca de seis ou sete jovens para os seniores. Todavia, há que se encontrar uma solução em conjunto na própria província para tentarmos resolver esta situação. Esperemos que a nossa direcção do CDH, rapidamente venha ao público explicar o que está a se passar. Se vai haver basquetebol sénior ou não no grémio para não prejudicar a juventude integrante na equipa". Por sua vez, José Alves, atleta do Benfica do Lubango, ressaltou a importância do torneio disputado, por constituir uma mais-valia.

Apesar do campeonato local não ser muito competitivo, deu para dotar de endurance competitivo os basquetebolistas locais. Disse esperar que a associação da Huíla organize mais vezes eventos de género para engrandecer as performances competição dos atletas visando as competições nacionais "porque estamos a precisar". Invocou a falta de calma e mais dedicação por parte do grupo, uma das causas que estiveram na origem para não vencer o torneio realizado na passada sexta-feira, no pavilhão Gimnodesportivo do Benfica do Lubango.

19 setembro 2010

ANGOLA desce um lugar no ranking da FIBA


A selecção angolana de basquetebol sénior masculino desceu um lugar no ranking da federação internacional da modalidade (FIBA), ocupando actualmente o 13º posto com 180 pontos, numa lista agora liderada pelos Estados Unidos, campeão do mundo, com 892 pontos.O fraco desempenho da equipa nacional no mundial da Turquia, onde ocupou a 15ª posição, esteve na base da descida do ranking actualizado esta sexta-feira (dia 17).

Entre os africanos, Angola é o mais bem posicionado, seguida da Nigéria 21ª com 69,9 pontos, enquanto os outros dois “mundialistas” Cote d’Ivoire e Tunísia ocupam a 36ª e 37ª posições com 18,6 e 18,4 pontos, respectivamente. Angola supera ainda países cotados no mundo do basquetebol como Brasil (16º), Eslovénia (17º), Nova Zelândia (18º) e a Croácia (19º).

18 setembro 2010

MOÇAMBIQUE : Basket Show - Estreia do bicampeão

A ESTREIA da Escola Secundária da Matola, vencedora das duas últimas edições do Basket Show, é a nota dominante da jornada deste sábado no Pavilhão do Desportivo. Os matolenses têm largas hipóteses de se estrear a ganhar, já que defrontam, a partir das 14.45 horas, a equipa da Mahlazine, um adversário dos mais acessíveis da prova.

A abrir a ronda, a Escola Secundária Josina Machel, que vem perseguindo o troféu há quatro anos, apadrinha a estreia da São Dâmaso, e tudo indica que sairá vitorioso. O desafio inicia-se às 13.30 horas.A finalizar a jornada, a Noroeste 1, que também tem se apresentado com qualidade nesta competição infanto-juvenil, mede forças, às 16.00 horas, com Laulane.

17 setembro 2010

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional Vodacom: Dois galos disputam o poleiro

QUEM será o vencedor da primeira volta da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom? Uma pergunta que os adeptos da modalidade certamente colocam durante o dia de hoje e que somente terá resposta logo à noite, na “catedral”, a partir das 20.00 horas. Dois galos disputam o poleiro, designadamente Desportivo e Ferroviário do Maputo, ora separados por um ponto (12-11), à melhor para os “alvi-negros”. À espreita, porém sem possibilidades de alcançar o topo, está o Maxaquene, que enfrenta o Costa do Sol, enquanto na Beira encontrar-se-ão os dois conjuntos locais.

Nada ainda é decisivo. Trata-se apenas do final da primeira volta de uma etapa cuja finalidade é apurar os quatro que se digladiarão nas meias-finais, no sistema de “play-off”, antes da sensacionalmente aguardada grande final. Portanto, como se vê, é um percurso ainda sinuoso, mas que é importante saber gerir e, acima de tudo, o esforço dos atletas, dado que a fase final será extremamente extenuante. E, particularmente para Maxaquene e Ferroviário da Beira, campeão e vice-campeão nacional, as eliminatórias da Taça dos Campeões Africanos trarão certamente as suas sequelas.

Embora o posicionamento dependa dos desfechos desta noite, é inegável que esta primeira volta da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom tem sido marcada pela supremacia dos “alvi-negros”. Com um time todo ele nacional, jovem, homogéneo e com um basquetebol agradável em todos os sentidos, os campeões da cidade do Maputo realmente fazem a diferença nas quatro linhas, conseguindo manter uma regularidade fora daquilo que caracterizou as suas actuações nos anos anteriores. Aliás, a preocupação dos seus aficionados tem a ver com essa regularidade, isto é, até onde ela será conservada, pois a etapa mais complicada ainda está por vir.

Diante do Ferroviário, perspectiva-se uma partida de grande nível, espectacular e com desfecho imprevisível. Os “locomotivas” apresentaram-se aprimorados para esta prova e com uma forte convicção de poder atingir o seu objectivo de regressar ao pedestal de honra. Esta noite, oxalá de facto o virtuosismo dos jogadores de ambos os conjuntos venha ao de cima para nos deliciarmos com a sua arte de bem jogar.

Não atrapalhado com a situação, apesar de já ter duas derrotas na prova, está o Maxaquene. Os “tricolores” jogam com o Costa do Sol, às 18.00 horas, e prestam-se a colocar nas quatro linhas uma outra motivação e ultrapassar sem grandes sobressaltos uns “canarinhos” que não se deixam abater de qualquer maneira.

No Chiveve, o duelo local seguramente será dominado pela classe do Ferroviário, perante um Desportivo que não consegue se desenvencilhar das amarras da menoridade, ao contrário da alegria e descontracção demonstradas pelos estreantes Sporting/Soprotecção, de Quelimane, e Matolinhas. Estas duas formações fecham a jornada amanhã, no pavilhão da Favezal, a partir das 18.00 horas.

16 setembro 2010

MOÇAMBIQUE : Sub-18 recebem prémio


O PROMETIDO foi... cumprido! Na terça-feira, o Ministério da Juventude e Desportos materializou a sua promessa de premiação à Selecção Nacional de Basquetebol Feminino de Sub-18, medalha de bronze no recente Campeonato Africano do Cairo. Cada atleta, naturalmente satisfeita com o facto, recebeu 105 mil meticais, numa cerimónia em que estiveram presentes os pais e encarregados de educação das jogadoras.

Ao abrigo do Regulamento de Premiação Desportiva, aprovado pelo Conselho de Ministros, em 2006, o terceiro lugar num campeonato africano tem direito a um montante de 150 mil meticais. No entanto, tratando-se de uma competição de Sub-18, o prémio é correspondente a 70 porcento, daí as nossas medalhas de bronze terem sido contempladas com 105 mil.

Tanto o secretário permanente do Ministério da Juventude e Desportos, João Loforte, como o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Francisco Mabjaia, presentes no acto, congratularam-se com o feito daquelas jovens, incentivando-as a fazerem mais e melhor, na esperança de um dia virem a conquistar o título africano em seniores e continuarem a prestigiar a bola-ao-cesto moçambicana.

Os clubes a que pertencem as nove atletas da cidade de Maputo, designadamente A Politécnica, Desportivo e Ferroviário, também marcaram presença nesta singela cerimónia de premiação, que também serviu para as próprias jogadoras, assim como os técnicos Armando Meque e Simão Mataveia, e os outros integrantes da delegação se reencontrarem e recordarem alguns dos momentos marcantes vividos na capital egípcia.

As restantes três seleccionadas residem e jogam na Beira, devendo o seu prémio e os diplomas de participação no “Africano” ser-lhes entregue nos próximos dias.

MOÇAMBIQUE : Maputo de novo centro da bola-ao-cesto africana


GRANDES e entusiásticas jornadas da bola-ao-cesto continental voltarão a animar o convívio quotidiano dos amantes da modalidade na capital do país, numa altura em que a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom também se encontra a atravessar uma fase competitiva extraordinariamente interessante. Pois, no próximo mês de Outubro, mais concretamente entre os dias 16 e 23, decorrerão em Maputo as eliminatórias da Zona VI da Taça dos Campeões Africanos em Seniores Masculinos e Femininos, com Moçambique a fazer-se representar pelo Maxaquene e Ferroviário da Beira, de um lado; e pelo Desportivo e Ferroviário de Maputo, doutro.

O apuramento para estas duas provas já teve lugar noutras regiões do continente e, para o caso particular da nossa zona, a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África) optou por confiar, mais uma vez, o acolhimento a Moçambique, mercê da excelente organização que tem caracterizado estes campeonatos quando acontecem entre nós. Aliás, embora estejamos em presença de um novo elenco directivo na Federação Moçambicana da modalidade, a confiança no seu desempenho e na capacidade de organização não sofreram quaisquer dúvidas, daí esta adjudicação.

Numa maratona de uma semana que contará com a participação de representantes dos diversos países da zona austral do continente, o objectivo é o apuramento para a fase final, na qual estará reunida a verdadeira fina-flor de África a nível de clubes. Em masculinos, a derradeira etapa está marcada para o mês de Dezembro, no Ruanda, enquanto a prova feminina decorrerá em Novembro, na Tunísia.

Apesar de ainda não serem conhecidas as formações inscritas para as eliminatórias de Outubro próximo, em Maputo, sabe-se que, em masculinos, para além do Maxaquene, campeão nacional, e do Ferroviário da Beira, vice-campeão, Angola deverá trazer à competição os seus “três mosqueteiros”, designadamente 1º de Agosto, crónico campeão africano, Petro de Luanda e ASA. África do Sul, Zimbabwe e Zâmbia são outros países que, seguramente, estarão presentes no certame, até porque, é preciso realçar, o seu basquetebol está substancialmente a subir de nível.

Significa isto que, embora os conjuntos angolanos, com particular realce para 1º de Agosto e Petro de Luanda, sejam os que “a priori” travarão entre si a luta pelas duas vagas que dão acesso à fase final, o equilíbrio poderá ser a nota dominante entre os outros concorrentes, na perspectiva de um terceiro lugar que pode vir a ser repescado para o Ruanda, caso a FIBA-África assim o entenda no devido momento.

No que diz respeito aos femininos, o Desportivo, campeão africano em 2007, em Maputo, e 2008, em Nairobi, tendo perdido a coroa no ano passado, em Cotonou, a favor do ABC, da Costa do Marfim, apresentar-se-á nestas eliminatórias zonais juntamente com o Ferroviário de Maputo, que anda arredado destas competições faz algum tempo. De Angola, deverão estar o 1º de Agosto e o Interclube de Luanda, assim como os campeões sul-africano, zimbabweano e zambiano.

Com interrogações em relação ao Campeonato Nacional, face à possibilidade de poder ser disputado somente por formações da capital do país, o apuramento para Tunísia acontecerá num período bom para os nossos representantes, pois estará a terminar a prova da cidade de Maputo, portanto, com as equipas competitivamente estáveis.

14 setembro 2010

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Campeão transcende-se


AGORA, sim! O campeão já se mostrou como tal e se aproximou do seu arcaboiço, dando razão para os seus adeptos começarem a encarar com mais alegria e esperança a segunda volta da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom em Seniores Masculinos. Num terreno tradicionalmente difícil como é o Chiveve, o Maxaquene transcendeu-se e regressou com dupla vitória, a principal das quais, no sábado, diante do Ferroviário da Beira (81-65), naquilo que foi a reedição da final do ano transacto. Mas, se os “tricolores” só agora entendem ter chegado o momento de partirem para uma nova realidade, os outros dois grandes concorrentes da capital do país, designadamente o líder Desportivo e o Ferroviário, continuam a não deixar os seus créditos por mãos alheias, não tendo oferecido quaisquer tréguas aos adversários, com os “alvi-negros”, por exemplo, a atingir a centena de pontos em ambos os desafios da quinta e sexta jornadas.

O técnico espanhol Joseba Garcia, que nesta nova incursão pela nossa bola-ao-cesto trouxe duas unidades de grande vulto, os americanos Echois Cameron, Kim Adam, sentiu que não devia permitir veleidades frente a oponentes de menor gabarito, já que a lição de Quelimane caiu muito mal nas hostes maxaquenenses, cujo investimento na modalidade cresceu substancialmente nos últimos anos. Vai daí, embora reconhecendo as vicissitudes por que passaria no sempre ensurdecedor Pavilhão dos Desportos da Beira, sobretudo quando defrontasse os “locomotivas”, esmerou-se à medida das responsabilidades, trazendo à superfície todo o seu gigantismo.

E porque o Ferroviário em nenhum momento quis assumir o estatuto de subserviência, antes pelo contrário, pautando por um jogo de alto nível técnico e consubstanciado pelo comando do marcador, a partida foi sendo caracterizada por uma entrega fora de série pelos artistas de ambos os contendores. No entanto, depois de os beirenses terem ganho o primeiro período por uma diferença de dois pontos (14-12), os “tricolores”, vendo o seu orgulho ferido e acima de tudo o espectro de um novo desaire fora de portas, chamaram a si a responsabilidade do desafio e com a determinação que lhes é peculiar não somente passaram à dianteira como também proporcionar um jogo cativante.

O crescimento da margem pontual no segundo e terceiro períodos (24-39 e 39-61) foi tornando cada vez mais claro sobre o desfecho do encontro, dado que o Maxaquene, ao conseguir manietar as principais figuras da turma de José Delfino, fez com que as suas estrelas explodissem e com toda a naturalidade uma sequência de “cestos” para todos os gostos. No final, o seu triunfo pela marca de 81-65 não espantou a ninguém, apesar do desencanto dos adeptos “locomotivas”.

No dia anterior, isto é, na sexta-feira, o campeão nacional havia derrotado o Desportivo da Beira por 98-69.
Igualmente no Chiveve esteve o Costa do Sol, que no embate com o seu concorrente directo, o Ferroviário da Beira, perdeu por 81-78. Na ronda seguinte, descarregou toda a sua fúria sobre o Desportivo, “esmagando-o” pela marca de 108-46.

“ALVI-NEGROS” INVICTOS

Maputo, Terça-Feira, 14 de Setembro de 2010:: Notícias
Com uma caminhada invicta na Liga Nacional de Basquetebol Vodacom continua o Desportivo, assentando-lhe como uma luva na mão a liderança isolada da prova. Os “alvi-negros” actuaram em Maputo e nos dois embates que realizaram ganharam por 100 pontos: 105-76 ao Matolinhas e 120-84 ao irreverente Sporting/Soprotecção de Quelimane.

Depois de ter sido destronado pelo Maxaquene, o Ferroviário de Maputo parece, este ano, determinado a recuperar a coroa, estando a mover uma cerrada perseguição ao Desportivo. A turma de Carlos Ferro também não quis poupar esforços perante adversários que não pertencem ao seu campeonato, vencendo o Sporting pela marca de 65-55 – um tanto ou quanto difícil – e o Matolinhas por 83-76.

A somente uma jornada da conclusão da primeira volta, a sétima ronda, na próxima sexta-feira, assume-se com um carácter bastante determinante, pois dela se conhecerá o campeão desta primeira metade do campeonato. E quis o capricho do sorteio que as quatro formações da cidade de Maputo jogassem entre si, sendo de salientar o desafio entre os dois primeiros classificados, Desportivo e Ferroviário. Por seu turno, Maxaquene defronta Costa do Sol e, na Beira, o duelo local entre Ferroviário e Desportivo. Em Quelimane, para jogar com o Sporting/Soprotecção, estará o Matolinhas.

11 setembro 2010

MOÇAMBIQUE : Basket Show começa hoje

O BASKET Show, prova que ano após ano vem ganhado o seu espaço entre a pequenada, em particular estudantil, começa esta tarde no Pavilhão do Desportivo.

O primeiro jogo irá opor as escolas Estrela Vermelha e São Joaquim, a partir das 13.30 horas. O Estrela, vencedor da primeira edição em 2007, é o favorito à vitória.

No segundo jogo, agendado para as 14.45 horas, a escola Noroeste 2 medirá forças com a de Mahlazine. Perspectiva-se um jogo equilibrado entre duas formações das menos fortes.

A fechar a ronda, a Zona Verde, um “team” com enorme experiência, apadrinha a estreia da escola São Dâmaso. A primeira equipa deverá conquistar os dois pontos com maior ou menor dificuldade. O início do encontro está agendado para as 16.00 horas.

10 setembro 2010

ANGOLA : Fracasso Angolano no Mundial da Turquia


Apesar de ter conseguido um feito histórico, ao vergar, pela primeira vez, o combinado da Alemanha numa fase final do Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculinos (92-88 após prolongamento), a prestação da Selecção Nacional na XVI edição do Mundial, que caminha para o seu termo, acabou por ser um autêntico fracasso, por não se ter cumprido um dos principais objectivos, que era a melhoria do nono lugar alcançado do Mundial do Japão, em 2006.

O fracasso dos decacampeões africanos, que, com a Côte d’Ivoire e Tunísia, representou o continente, era mais do que previsível, face à preparação conturbada que o “cinco” nacional realizou, quer nos Estados Unidos da América, quer em Milão, Itália, onde faltaram jogos de controlo com selecções ou equipas de peso.

Essa desorganização administrativa da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Gustavo da Conceição, como de resto fez saber o seleccionador nacional, Luís Magalhães, contribuiu sobremaneira para o fracasso dos decacampeões africanos da “bola ao cesto”. A falta de organização levou já o técnico português a ponderar sobre a sua continuidade à frente dos destinos do “cinco” nacional.

Face às “cabazadas” que levou, principalmente com as selecções da Sérvia (44-94, 50 pontos de diferença) e Estados Unidos da América (66-121, 55 pontos de diferença), dificilmente o conjunto nacional vai ficar entre as 11 melhores selecções do mundo. Em seis jogos realizados, os angolanos conseguiram apenas duas vitórias, que os catapultaram para a fase seguinte da competição, tendo averbado quatro derrotas.

As vitórias foram alcançadas diante da Alemanha, por 92-88, e da Jordânia, por 79-65, ao passo que os desaires foram frente à Sérvia (44-94), Argentina (70-91), Austrália (55-76) e Estados Unidos da América (66-121). O combinado nacional marcou apenas 402 pontos, tendo sofrido 535 pontos, obtendo por isso, um saldo negativo de 133.

Cipriano e Gomes Kikas os mais do “cinco” nacional

Olímpio Cipriano, extremo base, 1,94 m de altura, 28 anos de idade, Joaquim Gomes “Kikas”, poste, 2 m, 29 anos, Miguel Lutonda, base, 1,86 m, 38 anos, Carlos Morais, extremo base, 1,90 m, 24 anos, e Felizardo Ambrósio, poste, 2,2 m, 22 anos, foram os atletas que mais se destacaram no conjunto nacional, nas estatísticas individuais. O extremo Olímpio Cipriano, 1,92 metros de altura, 28 anos, é o jogador da selecção nacional sénior masculina melhor classificado na lista de estatísticas individuais do 16º Campeonato do Mundo, que decorre até ao dia 12, na Turquia.

Na lista, composta por 263 atletas, Cipriano é o 18º com um registo de 59 pontos marcados em seis jogos, média de 14,8 pontos por jogo, 25,8 minutos por jogo, 70 por cento de eficiência nos lançamentos de campo, 42,9 por cento nos triplos e 81.8 por cento nos lances livres. Joaquim Gomes “Kikas”, foi o segundo melhor jogador angolano, ficando em 24º na tabela geral, com 79 pontos em seis jogos, média de 13,2 pontos por jogo, 56.9 por cento nos lançamentos de campo, 53,6 por cento nos triplos, 40,6 por cento nos lances livres e média de 28,3 minutos de utilização por jogo.

Nas posições imediatas ficaram Lutonda, com 56 pontos em 125 minutos, Carlos Morais, com 52 em 153, e Felizardo Ambrósio, 42 em 147 minutos. Nos lançamentos de dois pontos, Cipriano evidenciou-se, obtendo uma percentagem de 78, 8, seguido de “Kikas” (56,4 por cento) e Carlos Morais (47,8 por cento). Já nos lançamentos de longa distância, Lutonta e Kikas estiveram em grande, com 43.8 e 42,1 por cento.

O poste Eduardo Mingas, que, diga-se, passou ao lado do Mundial, em 116 minutos, seis jogos converteu apenas 30 pontos. O capitão Carlos Almeida, em seis partidas disputadas, totalizou 123 minutos, tendo convertido apenas 23 pontos. Vladimir Ricardino (extremo), com 13 pontos em 55 minutos de jogo, Leonel Paulo (extremo poste), com 12 em 68 minutos, e Domingos Bonifácio (base), com cinco em 49, foram os atletas menos produtivos do “cinco” nacional. Divaldo Mbunga marcou 22 pontos e Roberto Fortes 13.

Números do Japão’2006
superam edição de 2010

Ao contrário do que se esperava, a prestação do combinado nacional no Campeonato do Mundo de basquetebol da Turquia, esteve muito aquém das performances alcançadas no Mundial do Japão, onde a Selecção Nacional conquistou o honroso nono lugar e com exibições de encher os olhos. No Mundial do Japão, os campeões africanos conseguiram na fase preliminar três soberbas vitórias, frente ao Panamá (83-70), Japão (87-77) e Nova Zelândia (95-73).

Os desaires foram frente à Espanha (83-93), selecção que viria a sagrar-se campeã mundial, e Alemanha (103-108, após três prolongamentos). Nos oitavos-de-final, Angola caiu aos pés da França, por 62-68. Em seis partidas, a Selecção Nacional marcou 513 pontos e sofreu 489, além de ter colocado dois jogadores na lista dos melhores marcadores (Kikas e Mingas).

Na Turquia, o conjunto nacional baixou consideravelmente a sua produtividade e sobretudo a qualidade do seu basquetebol. Em seis jogos, Angola marcou apenas 402 pontos e sofreu 535, obtendo um saldo negativo de 133 pontos. O cinco nacional colecciona, ainda, as duas derrotas mais expressivas deste Mundial, 44-94 frente à Sérvia e 66-121 diante dos Estados Unidos. As outras duas derrotas foram diante da Argentina (70-91) e Austrália (55-76).

http://jornaldosdesportos.sapo.ao

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Comandante descansado

UM fim-de-semana de relativo descanso terá o Desportivo do Maputo, comandante da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, que, para além de actuar no seu ambiente, enfrenta adversários de menor dimensão e que nem sequer fazem parte da luta pela qualificação para a fase final. Em contraponto estará o campeão Maxaquene, que se desloca ao Chiveve com a finalidade de defrontar os dois representantes locais.

Esta noite, no pavilhão dos “tricolores”, o Desportivo joga com o Matolinhas, a partir das 20.00 horas, precedido do embate entre Ferroviário de Maputo e Sporting/Soprotecção de Quelimane, às 18.00. No Pavilhão dos Desportos da Beira, Maxaquene entra em acção diante do Desportivo, às 19.00 horas, para, a seguir, se digladiarem Ferroviário e Costa do Sol, a partir das 21.00.

Na jornada de amanhã, Desportivo do Maputo mede forças com Sporting/Soprotecção, às 18.00 horas, depois de Ferroviário ter-se batido com Matolinhas, a partir das 16.00. No Chiveve, Maxaquene e Costa do Sol continuarão sob pressão dos locais: “tricolores” jogam com “locomotivas”, a partir das 19.00 horas, e “canarinhos” enfrentam Desportivo, às 17.00.

09 setembro 2010

ANGOLA : Novo seleccionador ?

Futuro de Carlos Almeida
na Selecção continua indefinido

"O futuro a Deus pertence...",foram com estas palavras que o capitão da Selecção Nacional, Carlos Almeida, extremo base com 1,92m, que a 24 do mês em curso completa 34 anos de idade, respondeu quando indagado se vai ou não pôr termo à sua carreira na Selecção Nacional, que em 2011 vai à procura do passe para os Jogos Olímpicos de Londres, Inglaterra, em 2012."O futuro a Deus pertence. Portanto, penso que não é momento de estarmos a abordar se vou ou não deixar a Selecção Nacional, porque agora temos de analisar o que foi a nossa prestação no Campeonato do Mundo", disse o internacional angolano, que disputou o seu terceiro Mundial.Outro atleta que também pode abandonar a Selecção Nacional é o base Miguel Lutonda, que a 24 de Dezembro próximo completa 39 anos de idade.

FAB procura novo
seleccionador

Depois de ter sido surpreendida com as declarações bombásticas do técnico Luís Magalhães, que colocou em dúvida a sua continuidade à frente da selecção nacional, apesar do acordo já rubricado até 2011, ano do Afrobasket, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol desdobra-se já em contactos à procura do substituto do técnico, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte federativa.

Segundo a nossa fonte, as declarações do técnico, no final do encontro em que perdeu frente aos Estados Unidos da América por expressivos 66-121, vieram apenas facilitar o processo, dado que o órgão reitor da modalidade no país também tencionava rescindir o vínculo contratual que expirava após a disputa do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket, que em princípio se vai disputar na Côte d’Ivoire, em 2011.

MOÇAMBIQUE : Equipas do Básquete Show recebem equipamentos

AS escolas que a partir do próximo sábado participarão no Básquete Show, a mais espectacular prova infanto-juvenil da bola-ao-cesto, recebem hoje equipamentos (fato de treinos, camisolas, calções, meias e sapatilhas). A cerimónia realiza-se na Escola Secundária Francisco Manyanga e o início está previsto para as 15.00 horas.

Nesta que é a quarta edição, há que salientar a estreia da Escola São Damásio que vem substituir a Zedequias Manganhela.

A São Damásio fará o seu primeiro jogo, no sábado, contra a Zona Verde, finalista vencido das duas últimas edições.

Nos restantes jogos, o Estrela Vermelha bate-se com a São Joaquim e a Noroeste 2 mede forças com a Malhazine. Todos os jogos terão lugar no pavilhão do Desportivo.

Eis a lista completa das escolas presentes: Matola, Estrela Vermelha, Zona Verde, Josina Machel, Manyanga, Noroeste 1 e 2, Laulane, São Joaquim, Malhazine e São Damásio.

08 setembro 2010

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Reedita-se final no Chiveve

EMBORA seja de reconhecer que o impacto certamente não será o mesmo, uma vez que, por enquanto, nada entra para o campo de decisões, a verdade manda dizer que o sempre efervescente Pavilhão dos Desportos do Chiveve irá viver, na noite de sábado, a reedição da grande final da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom da época transacta, quando Ferroviário da Beira e Maxaquene descerem ao rectângulo de jogo para a partida mais empolgante do fim-de-semana da nossa bola-ao-cesto. Trata-se de um encontro da sexta jornada da prova, que, apesar de ter sido adiado devido às manifestações da semana passada na capital do país, não esmoreceu a expectativa dos beirenses, que seguramente far-se-ão em massa àquele recinto para testemunhar a já apregoada desforra dos “locomotivas” de José Delfino, numa altura em que a temperatura vai se elevando em redor da própria competição.

Os dados estatísticos não são favoráveis aos “tricolores” nas suas deslocações a Sofala para os confrontos com o Ferroviário, mesmo antes da instituição da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. No entanto, em 2009, aconteceu um facto verdadeiramente incrível na final, à melhor de três, entre os dois conjuntos. É que, no primeiro embate, na “catedral”, o Ferroviário, contra todas as expectativas, saiu vencedor. No jogo seguinte, na Beira, e quando os donos da casa até já tinham preparado as faixas de campeão, a turma do espanhol Joseba Garcia protagonizou um “show” que há muito não se via, remetendo a decisão para o seu palco, onde viria a sagrar-se campeão.

Os beirenses não se esqueceram da humilhação no seu burgo. Desde então, ficou-lhes uma grande espinha atravessada na garganta, pelo que agora esfregam as mãos na perspectiva de uma vingança. É verdade que, mesmo acontecendo a tal vitória que conjecturam nada modificará em relação àquilo que ambos os conjuntos aspiram para a sua qualificação rumo aos “play-off”, porém, ganhar ao Maxaquene é o maior objectivo do Ferroviário na noite de sábado, a partir das 19.00 horas.

Mas a presença dos “tricolores” no Chiveve não se limitará ao frente-a-frente com os vice-campeões nacionais. Na sexta-feira, o Maxaquene jogará com o Desportivo da Beira, à mesma hora, para a quinta jornada da Liga, numa partida que poderá servir de teste antes do confronto com o Ferroviário.

Outra formação maputense em romaria por aquelas bandas é o Costa do Sol, cuja luta está basicamente virada para o quarto posto, que também dá direito ao apuramento para a fase final. Os “canarinhos” enfrentam sexta-feira o Ferroviário, às 21.00 horas, e, no sábado, a partir das 17.00, o Desportivo.

À parte dos empolgantes embates que se perspectivam para a cidade da Beira, em Maputo, mais concretamente no Pavilhão do Maxaquene, os grandes Desportivo e Ferroviário terão uma dupla jornada de certo modo tranquila, pelo que não se vislumbra qualquer alteração na liderança da prova, neste momento sob controlo dos “alvi-negros” e os “locomotivas” imediatamente a seguir, com menos um ponto.Na sexta-feira, Ferroviário defronta Sporting/Soprotecção de Quelimane, às 18.00 horas, e o Desportivo joga com Matolinhas, a partir das 20.00. Já no sábado, e trocando de adversários, a turma de Carlos Ferro terá pela frente a equipa da Matola, às 16.00 horas, e os pupilos de Horácio Martins bater-se-ão com os zambezianos, a partir das 18.00.

07 setembro 2010

ANGOLA : Seleccionador nacional diz que vai repensar sua continuidade


O seleccionador angolano de basquetebol, Luís Magalhães, mostrou-se agastado com a falta de organização da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e diz que vai reflectir sobre a sua continuidade no comando do “cinco” nacional.

Em declarações à imprensa, no final do jogo em que Angola perdeu com os Estados Unidos (66-121), a fonte explicou que há muitos incumprimentos por parte do órgão reitor da modalidade no país e que falta motivação para continuar, uma vez que o seu contrato expira em 2011, depois do Afrobasket.

“Precisamos de mais respeito, Angola participa em tantos mundiais, Jogos Olímpicos, mas a organização continua amadora. Não havia condições para melhorar o nono lugar, a selecção angolana foi a última a indicar o treinador e as possibilidades de se fazer bons jogos eram já reduzidas”, explicou, realçando que, ainda assim, aceitou o cargo por dívida com os jogadores que tinham muito gosto na sua continuidade.

Luís Magalhães, que orientou os campeões africanos no Afrobasket2009, na Líbia, disse ainda que a ausência de Armando Costa teve muita influência na prestação de Angola, por se tratar do melhor base do país. “O leque de opções já é diminuto e sem ele é ainda mais complicado. Não há ninguém para substitui-lo”, acrescentou.

A selecção nacional terminou segunda-feira a sua participação na 16ª edição do campeonato do mundo de basquetebol, perdendo com os EUA nos oitavos de final. Na primeira fase venceu dois jogos e perdeu três, tendo terminado na quarta posição do grupo A.



O treinador da selecção nacional de basquetebol, Luís Magalhães, afirmou segunda-feira, em Istambul (Turquia), que a federação precisa de uma organização de base para desenvolver a modalidade no país e manter a competitividade a nível internacional.

Ao fazer o balanço da participação da selecção no mundial, o técnico criticou o estado organizativo da instituição que rege o basquetebol no país e defendeu a realização periódica de cursos de formação para treinadores, assim como a necessidade de dar maior rodagem competitiva aos atletas com, entre outras acções, ciclo de torneios.

Sugeriu a criação de uma selecção B, com base nos atletas mais novos, e o estabelecimento de um “modelo” de jogo pensado por seleccionadores de todos os escalões, desde os sub-14 aos seniores, o qual outros pudessem seguir para manter os níveis de concentração e rotinas defensiva e atacante.

Conformado com a eliminação do mundial pelos norte-americanos, Luís Magalhães considerou que o desempenho da selecção esteve limitado a problemas de vária ordem vividos durante a preparação e lesões de jogadores influentes, como Olímpio Cipriano e Armando Costa, embora este último não tivesse chegado à prova.

“Quando as coisas são feitas em cima do joelho naturalmente não se faz como deve ser. É preciso treinar, ensinar a ler o jogo, saber fazer jogar os atletas e incutir neles a cultura táctica”, referiu, aludindo a existência de acentuada desorganização no seio da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Para si, a FAB deve ter uma organização profissional em que nada falte, as coisas aconteçam a tempo e hora, para evitar erros do género na programação da selecção em compromissos futuros e permitir que o país esteja sempre representado ao mais alto nível.

Angola foi afastada segunda-feira do mundial da Turquia, após derrota diante dos EUA, por 66-121 e falha o objectivo de melhorar a nona posição de 2006, no Japão.

MOÇAMBIQUE : Liga de Basquetebol interrompe seu curso


A LIGA Nacional de Basquetebol Vodacom em Seniores Masculinos viu interrompido o seu curso normal na sexta e sábado passados, devido às manifestações que afectaram a capital do país. Em jogo estavam a quinta e sexta jornadas, nas quais o destaque tinha a ver com a deslocação do campeão, Maxaquene ao Chiveve, para defrontar as formações locais do Desportivo e do Ferroviário da Beira, este último seu adversário na grande final da época transacta.

Face às circunstâncias, e para não baralhar o ciclo da prova, a Liga Nacional de Basquetebol decidiu que estas duas rondas terão lugar este fim-de-semana, isto é, na sexta-feira a quinta jornada e no sábado a sexta.

Em relação aos embates de sexta-feira, para além de os “tricolores” defrontarem o Desportivo da Beira, na capital sofalense, o Costa do Sol também estará nesta cidade para enfrentar o Ferroviário.

Por seu turno, Desportivo e Ferroviário de Maputo terão uma missão menos complicada, diante do Matolinhas e do Sporting/Soprotecção de Quelimane, respectivamente.

Recorde-se que o Desportivo comanda a classificação com oito pontos, seguido do Ferroviário de Maputo com sete, Ferroviário da Beira, Maxaquene, Costa do Sol e Sporting/Soprotecção seis, Matolinhas cinco e Desportivo da Beira quatro.

06 setembro 2010

ANGOLA : Angola afastada pelos EUA

A selecção nacional terminou hoje a sua participação no campeonato do mundo de basquetebol sénior masculino com derrota diante dos Estados Unidos da América, por 66-121, em partida dos oitavos-de-final, disputados em Istanbul.

Ao intervalo a vantagem do adversário era de 38-65, num jogo em que Angola não contou com o extremo Olímpio Cipriano, por lesão.

ANGOLA : Angola defronta EUA com três novatos


A selecção nacional de basquetebol defronta, pela quinta vez, a sua similar dos Estados Unidos, em partida dos oitavos de final do campeonato do mundo da modalidade que decorre na Turquia, com três novatos nos encontros entre ambos.

Trata-se de Divaldo Mbunga, Roberto Fortes e Domingos Bonifácio que não estiveram presentes em nenhum dos quatro confrontos anteriores. Coincidentemente, os dois primeiros fizeram formação académica naquele país, além de terem disputado campeonatos universitários.

O último encontro entre ambas decorreu nos Jogos Olímpicos de Pequim (China) em 2008. Na ocasião, os norte-americanos venceram por 97-76.

A selecção nacional era constituída pelos seguintes jogadores: Armando Costa, Milton Barros, Olímpio Cipriano, Carlos Morais, Luís Costa, Vlademir Ricardino, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio, Carlos Almeida, Leonel Paulo, Eduardo Mingas e Abdel Bouckar.

Deste grupo estão ausentes os bases Armando Costa e Milton Barros. O primeiro por lesão e o segundo por opção técnica. O extremo Luís Costa e o poste Abdel Bouckar também por opções técnicas.

Para os seus lugares entraram Roberto Fortes, Divaldo Mbunga, Domingos Bonifácio e Miguel Lutonda, sendo que o último, apesar de falhar os jogos de Pequim, já defrontou os EUA em outras edições das olimpíadas.

Angola e Estados Unidos defrontam-se segunda-feira, às 18 horas (16 horas de Angola), nos oitavos de final do Mundial.