Africa Basquetebol

16 setembro 2010

MOÇAMBIQUE : Maputo de novo centro da bola-ao-cesto africana


GRANDES e entusiásticas jornadas da bola-ao-cesto continental voltarão a animar o convívio quotidiano dos amantes da modalidade na capital do país, numa altura em que a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom também se encontra a atravessar uma fase competitiva extraordinariamente interessante. Pois, no próximo mês de Outubro, mais concretamente entre os dias 16 e 23, decorrerão em Maputo as eliminatórias da Zona VI da Taça dos Campeões Africanos em Seniores Masculinos e Femininos, com Moçambique a fazer-se representar pelo Maxaquene e Ferroviário da Beira, de um lado; e pelo Desportivo e Ferroviário de Maputo, doutro.

O apuramento para estas duas provas já teve lugar noutras regiões do continente e, para o caso particular da nossa zona, a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África) optou por confiar, mais uma vez, o acolhimento a Moçambique, mercê da excelente organização que tem caracterizado estes campeonatos quando acontecem entre nós. Aliás, embora estejamos em presença de um novo elenco directivo na Federação Moçambicana da modalidade, a confiança no seu desempenho e na capacidade de organização não sofreram quaisquer dúvidas, daí esta adjudicação.

Numa maratona de uma semana que contará com a participação de representantes dos diversos países da zona austral do continente, o objectivo é o apuramento para a fase final, na qual estará reunida a verdadeira fina-flor de África a nível de clubes. Em masculinos, a derradeira etapa está marcada para o mês de Dezembro, no Ruanda, enquanto a prova feminina decorrerá em Novembro, na Tunísia.

Apesar de ainda não serem conhecidas as formações inscritas para as eliminatórias de Outubro próximo, em Maputo, sabe-se que, em masculinos, para além do Maxaquene, campeão nacional, e do Ferroviário da Beira, vice-campeão, Angola deverá trazer à competição os seus “três mosqueteiros”, designadamente 1º de Agosto, crónico campeão africano, Petro de Luanda e ASA. África do Sul, Zimbabwe e Zâmbia são outros países que, seguramente, estarão presentes no certame, até porque, é preciso realçar, o seu basquetebol está substancialmente a subir de nível.

Significa isto que, embora os conjuntos angolanos, com particular realce para 1º de Agosto e Petro de Luanda, sejam os que “a priori” travarão entre si a luta pelas duas vagas que dão acesso à fase final, o equilíbrio poderá ser a nota dominante entre os outros concorrentes, na perspectiva de um terceiro lugar que pode vir a ser repescado para o Ruanda, caso a FIBA-África assim o entenda no devido momento.

No que diz respeito aos femininos, o Desportivo, campeão africano em 2007, em Maputo, e 2008, em Nairobi, tendo perdido a coroa no ano passado, em Cotonou, a favor do ABC, da Costa do Marfim, apresentar-se-á nestas eliminatórias zonais juntamente com o Ferroviário de Maputo, que anda arredado destas competições faz algum tempo. De Angola, deverão estar o 1º de Agosto e o Interclube de Luanda, assim como os campeões sul-africano, zimbabweano e zambiano.

Com interrogações em relação ao Campeonato Nacional, face à possibilidade de poder ser disputado somente por formações da capital do país, o apuramento para Tunísia acontecerá num período bom para os nossos representantes, pois estará a terminar a prova da cidade de Maputo, portanto, com as equipas competitivamente estáveis.