Africa Basquetebol

19 novembro 2010

ANGOLA : 1º de Agosto e Libolo "batem-se" pelo primeiro troféu da época


Luanda - As equipas seniores masculinas do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, campeão nacional e vencedor da Taça de Angola, respectivamente, defrontam-se sábado, no pavilhão principal da Cidadela, na disputa da Supertaça.

Depois do duelo que travaram na temporada passada, discutindo o título nacional até à ponta final, espera-se um jogo equilibrado. Para ambos os lados, a vitória é a palavra de ordem por isso as duas equipas preparam-se afincadamente para o encontro.
Os técnicos Luís Magalhães (1º de Agosto) e Raúl Duarte (Libolo) sabem o que pode significar o início da uma época com este troféu, que seria o começo rumo à “tripleta”, onde se inclui o campeonato nacional e a taça.
Os planteis equiparam-se, uma vez que ambas conseguiram manter o “esqueleto” base, apesar da formação do Kwanza Sul ter perdido os préstimos de atletas importantes como o poste norte-americano Omar Peterkins e o extremo Carlos Morais.

Os “militares”, ainda sem o base Armando Costa, que recupera de uma lesão, reforçaram-se com o extremo-poste Hélder Ortet e o base-extremo norte-americano Kartlon Mims, ao passo que os libolenses colmataram as saídas com Mayzer Alexandre, Simão Santos e Abdel Bouckar.
Além dos reforços já anunciados, as duas equipas possuem argumentos técnicos e tácticos suficientes para protagonizarem um bom espectáculo. Miguel Lutonda, Kikas Gomes e Carlos Almeida (1º de Agosto), Olímpio Cipriano, Reggie Moore e Milton Barros (Libolo) são alguns nomes que por si só tornam o desafio mais interessante.

O último encontro entre as duas formações decorreu em Outubro passado, na Taça Victorino Cunha, e o Libolo venceu por um ponto de diferença (97-96). Na ocasião, mesmo sem ritmo competitivo, ambas realizaram um excelente espectáculo, apesar das debilidades defensivas, próprio do início de temporada.

Deste modo, o pavilhão da Cidadela vai albergar o primeiro de muitos confrontos entre duas equipas com os mesmos objectivos que é vencer todas as provas onde participarem.