Africa Basquetebol

16 novembro 2010

ANGOLA : FAB e Juízes negoceiam dívida


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA) estão a negociar a dívida dos árbitros referente a temporada 2009/10, segundo fez saber Fernando Torres, director administrativa e financeiro da federação angolana da modalidade. Na temporada transacta, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, liderada por Gustavo da Conceição, efectuou o pagamento dos subsídios dos homens do apito referente à primeira fase, faltando nesta altura, os ordenados da segunda fase, bem como da “Final Four”.

Interpelado pela reportagem do Jornal dos Desportos, Fernando Torres, director administrativo e financeiro da FAB confirmou as dívidas do seu pelouro para com os árbitros, tendo assegurado que o órgão que tutela a modalidade no país está tudo a fazer no sentido de resolver a situação o mais brevemente possível dado o aproximar da data do arranque da nova temporada 2010/2011.

“De facto, as dívidas existem. Nós só conseguimos pagar toda a primeira volta, faltando a segunda. Como sabe, a direcção da federação nestes últimos tempos não tem estado muito bem em termos financeiros, razão pela qual ainda temos dívidas do ano transacto para com os árbitros”, disse Federando Torres. Aquele responsável disse por outro lado, que a chegada tardia dos boletins, bem como a nova tabela de subsídios contribuíram de certa maneira para o atraso que se verifica no pagamento.

“Só agora nos fizeram chegar os boletins por um lado, por outro, a nova tabela de subsídios criou-nos embaraços porque a federação não tem dinheiro para fazer a cobertura destes valores. Só para lhe dar um exemplo, durante a primeira fase os árbitros internacionais recebem nove mil kwanzas e quinze na segunda fase. Nesta altura, estamos a espera dos nossos parceiros para nos poderem ajudar neste sentido”, asseverou o director administrativo e financeiro da federação. O dirigente afirmou que na mesma situação estão alguns colaboradores e funcionários da federação que a muito não recebem os seus ordenados.

Associação exige encontro
com a direcção da federação

Apesar de ter mantido na última sexta-feira, um encontro com o director administrativo e financeiro da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Fernando Torres, para se encontrar uma solução, o presidente da Associação Nacional dos Juízes de Basquetebol de Angola, Carlos Júlio, exige que o próximo encontro seja com a direcção da FAB, na pessoa do Chefe do Gabinete Técnico e de Formação, António Celestino Sofrimento Manuel. No seu entender, Fernando Torres, director administrativo e financeiro não veicula a federação, pelo que, a próxima reunião deverá ser com alguém que veicule o órgão que tutela a modalidade.

“De facto nós reunimos na última sexta-feira para tratar da dívida dos meus associados. Mas, sinceramente no próximo encontro gostaria que fosse com alguém que veicule a federação”, disse Carlos Júlio. O também árbitro internacional, assegurou que caso a direcção da Federação Angolana de Basquetebol não efectue o pagamento dos subsídios nos próximos dias a abertura da época desportiva estará comprometida.