Africa Basquetebol

17 novembro 2010

ANGOLA : Abertura da época pode estar comprometida

A abertura da nova época desportiva (2010/2011) a nível da “bola ao cesto” pode estar comprometida, em virtude de até hoje, quarta-feira, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol não ter liquidado a dívida que contraiu com a classe dos árbitros referente à temporada passada, apurou o Jornal dos Desportos, junto de uma fonte ligada a Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA).

De acordo com a nossa fonte, apesar da direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) ter já marcado para o dia 20 do mês em curso a disputa da Supertaça Wladimiro Romero, competição que abre oficialmente as provas do órgão que tutela a modalidade no país, o encontro corre sérios riscos de não ser realizado face naturalmente às dívidas que a FAB contraiu com os homens do apito.

“Nós estamos cansados com as promessas da direcção da Federação Angolana de Basquetebol. Este ano, estamos decididos, só arrancaremos com a nova época desportiva caso a FAB honre com o seu compromisso que é liquidar todas as dívidas que tem com os árbitros, de contrário não apitaremos a Supertaça”, asseverou a nossa fonte que preferiu anonimato.

Em declarações ao “JD”, o director administrativo e financeiro da federação, Fernando Torres, afirmou que o órgão que tutela a modalidade no país não dispõem nesta altura de valores, pelo que, apela a maior compreensão dos homens do apito para que não inviabilizem o arranca da época. “Nós temos estado em conversações com os árbitros e nos comprometemos em fazer o pagamento das dívidas assim que a federação conseguir o dinheiro”, disse o director administrativo e financeiro da FAB. Na situação estão alguns funcionários da FAB que estão a três meses sem receber os respectivos ordenados.

O Jornal dos Desportos procurou ouvir o Chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, António Celestino Sofrimento Manuel, para mais esclarecimentos mas este encontrasse adoentado, segundo apuramos. Entretanto, as formações do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul que vão decidir a XVIII edição da Supertaça Wladimiro Romero continuam a prepara-se de forma afincada.