Africa Basquetebol

17 novembro 2010

ANGOLA : Associação de Árbitros aborda premiação da época transacta

Membros da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol reúnem-se quinta-feira, em Luanda, para abordar questões inerentes a premiação da última temporada desportiva e planificar a sua actividade para época 2011.

Uma fonte ligada à associação disse à Angop que o encontro acontece na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), cita no Complexo da Cidadela, e em discussão estará o dinheiro em dívida por parte do órgão reitor da modalidade, e o valor a ser pago na época que se avizinha.

Os juízes nacionais ganham por cada jogo nove mil kwanzas, na primeira e segunda fases do campeonato, e 18 mil na terceira, última etapa da prova.

O acto será orientado pelo presidente da associação, o árbitro internacional Carlos Júlio.

Segundo a fonte, existe descontentamento no seio dos juízes, pelo que alguns alegam não apitar enquanto o problema não for resolvido.

No último campeonato nacional, a competição teve um interregno de duas semanas na segunda fase devido a falta de pagamento aos árbitros.

A abertura da época 2010/2011 está agendada para o dia 20 deste mês, no pavilhão principal da Cidadela, com a disputa da Supertaça “Vlademiro Romero”, entre as formações do 1º de Agosto (campeão nacional) e o Recreativo do Libolo (vencedor da Taça de Angola).