Africa Basquetebol

30 novembro 2009

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Fer. Maputo, 73 - Maxaquene, 78 : Cada segundo foi preciosíssimo…

SE, nas novelas, tudo acaba em beleza, com “todo o mundo” a casar-se; nas partidas de basquetebol, pelo menos as que são equilibradas, os derradeiros segundos são sempre os mais marcantes e aqueles que ficam gravados na retina dos espectadores. Pois bem, os que assistiram a este empolgante desafio, seguramente que ainda se recordam da titânica discussão mesmo à beira da buzina, com tudo de imprevisível e de caricato a acontecer: incríveis perdas de bola, paragens de segundo a segundo, perigosíssima aproximação dos “locomotivas”, no entanto, invariavelmente, compensada pelas faltas ganhas pelos “tricolores” e bem aproveitadas para a construção desta épica vitória.

A ganhar nos momentos finais, cabia ao Maxaquene gerir a vantagem constantemente ameaçada. A turma do espanhol Josseba Garcia soube fazê-lo de forma inteligente, mas também, reconheça-se, sob extremo sacrifício. Viu-se, claramente, que o Ferroviário possui uma extraordinária capacidade de aguentar as vicissitudes sem nunca vergar. É que, caso contrário, os “tricolores” teriam vencido por uma margem mais folgada, tendo em conta a sua avalanche de lances ofensivos e bem urdidos.

Do ponto de vista global, o Maxaquene podia se dar por feliz. O seu leque de opções é mais vasto, comparativamente ao do adversário. Fernando Manjate, Samora Mucavele, Heric Banda, Jason Hartford, sobretudo estes, aos quais se juntavam Sílvio Letela, Cesário Chipepo, Stélio Nuaila e Abel Mabetene, em termos numéricos, permitiam ao seu “coach” poder rodar a equipa sem estar perder a sua capacidade competitiva, enquanto Carlos Alberto Niquice praticamente se limitava às mesmas unidades, nomeadamente Octávio Magoliço, Gerson Novela – a dupla que realmente faz a diferença no “cesto” – Quinton Denissen, Noe Mothiba e Beto Macuácua, que, incompreensivelmente, esteve muito tempo no banco.

Sempre equilibrado – dificilmente se chegou a uma vantagem de 10 pontos – e com o Maxaquene no comando das operações, estava claro que somente nos últimos minutos se acharia o vencedor. O Ferroviário usou da sua astúcia e da grande qualidade atlética dos seus artistas para protagonizar o “volte-face” no marcador, mas os “tricolores”, mais frescos, humildes e sem galanteios, fizeram o seu jogo de forma calculista e a fazerem-se às faltas, situação determinante para o desfecho da contenda, pois o Maxaquene acabou por desfrutar da maior posse do esférico.

Pressionados por ambos os times, nas quatro linhas, e pelos dirigentes e adeptos, na bancada, os árbitros, nalgum momento, “perderam a cabeça”, principalmente o jovem Mário Getimane, ainda à procura de um lugar ao sol nesta classe.

FICHA DO JOGO

Árbitros: Artur Bandeira, Naftal Chongo e Mário Getimane

FERROVIÁRIO (73) – Ricardo Alípio (3), M. Sobrinho (0), Jerónimo Bispo (1), Recildo Boane (0), Beto Macuácua (9), Octávio Magoliço (22), Novela (1), Quinton Denissen (9), Neo Mothiba (5), Edson Monjane (2), Helénio Machanguana (0) e Gerson Novela (21)Treinador: Carlos Alberto Niquice

MAXAQUENE (78) – Fernando Manjate (19), Manuel Uamusse (0), Samora Mucavele (14), Sílvio Letela (3), Heric Banda (20), Siade Cossa (1), Ivan Cossa (3), Stélio Nuaila (4), Abel Mabetene (3), Jason Hartford (8), Cesário Chipepo (3) e Aniceto Honwana (0)

Treinador: Josseba Garcia

Marcha do marcador: 18-22, 33-36, 52-54, 73-78.

* Alexandre Zandamela

28 novembro 2009

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Já teremos os finalistas?

DE facto, está a ser uma verdadeira festa da nossa bola-ao-cesto. Este encontro entre as quatro melhores formações do país está a resultar plenamente naquilo que os adeptos auguravam: noites fantásticas e espectaculares na “catedral”, numa titânica luta que tem como finalidade a qualificação para a final da segunda edição da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Ontem, foi o começo das meias-finais, que se disputam à melhor de três, e hoje prosseguem com a efectivação da segunda jornada, entre Maxaquene e Ferroviário, às 17.00 horas, e entre Ferroviário da Beira e Desportivo, a partir das 19. Trata-se de embates que já podem produzir os finalistas da competição, caso os vencedores de ontem repitam a proeza na presente ronda.

Nesta sua etapa crucial, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom está a despertar um vivo interesse. De um lado, os amantes da modalidade não pretendem, de modo algum, desperdiçar esta oportunidade de verem evoluir os melhores artistas nacionais; e, do outro, os próprios jogadores a empenharem-se com valentia e determinação na busca do melhor resultado. Neste momento, é impossível prever quais serão os times a transitar para a final do próximo fim-de-semana, pois o equilíbrio entre os intervenientes é um facto irrefutável.

A motivação é muito grande tanto no Maxaquene como no Ferroviário, e no Desportivo como no Ferroviário da Beira, as equipas que desfilam a sua classe na tentativa de continuar em prova rumo à cobiçada etapa de discussão directa do ceptro. Estas formações conhecem-se muitíssimo bem, uma vez que para além de se terem defrontado no decurso da fase regular da competição, em várias ocasiões se encontram, particularmente as da cidade de Maputo, sendo de realçar, este ano e antes da Liga, o Torneio de Abertura e a Taça Maputo, provas disputadas sob o signo do equilíbrio.

Recorde-se que, em cada jogo desta noite, se o vencedor for diferente do desafio de ontem, recorrer-se-á a uma terceira partida, de desempate, desde já marcada para segunda-feira. É, aliás, a essência do sistema de “play-off”, neste caso, à melhor de três.

27 novembro 2009

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Para grandes duelos grandes equipas, claro...

A PRIMEIRA parte deste longo e interessante filme já terminou! Teve o seu mérito, conheceu surpresas, lançou à ribalta novos e promissores nomes para o panorama basquetebolístico moçambicano e, acima de tudo, a mescla entre formações já conceituadas e aquelas que ainda procuram um lugar ao sol acabou por ser benéfica para todos os participantes. Mas agora, senhoras e senhores, é a vez das eminências da nossa bola-ao-cesto. A vez dos grandes duelos, tendo como intérpretes, obviamente, as grandes equipas. Pois são estas, designadamente, Desportivo, Ferroviário de Maputo, Maxaquene e Ferroviário da Beira, que a partir desta noite, no Pavilhão dos “tricolores”, vão corporizar as meias-finais da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, a serem disputadas no sistema de “play-off”, à melhor de três.

Escusado será dizer que, a despeito de ainda não se tratar da grandiosa e ansiosamente aguardada final, o facto de termos em acção as quatro melhores equipas do basquetebol nacional constitui um chamariz incomensurável para os adeptos da modalidade, e não só, que durante dois (ou três) dias farão uma romaria em direcção à “catedral” com o fito de viver as emoções e o espectáculo que certamente estas meias-finais irão oferecer. Uma ocasião, aliás, para o reencontro da família da bola-ao-cesto, uma vez sabido que quando se trata de competições desta índole ninguém quer ficar alheio.

Por aquilo que se perspectiva, nomeadamente embates bastante envolventes e para já com desfechos absolutamente imprevisíveis, os artistas também não pretenderão defraudar a avidez do público. Os atletas das quatro formações compenetram-se para esta arriscada etapa do campeonato, que exige de si máxima atenção, rigor e responsabilidade, pois estão disponíveis apenas três embates – que até podem ser dois – para a decisão da sua presença, ou não, na final da segunda edição da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom.

De acordo com o estabelecido, esta noite, os primeiros a descer ao “parquet” do Pavilhão dos “tricolores” são o Ferroviário e o Maxaquene, às 18.30 horas, na qualidade de segundo e terceiro classificados da fase regular. Trata-se, pois, da reedição da final dos últimos anos, cujos vencedores, esmagadoramente, são os “locomotivas”. Em 2009, fica claro, assim, que estas duas equipas não serão adversárias quando chegar a vez da decisão do título, já que uma delas será riscada da agenda.

A turma de Carlos Alberto Niquice (Bitcho) tem, “a priori”, a teórica vantagem de sempre se sair bem diante dos “tricolores”, mesmo que estes efectuem a melhor exibição da sua vida, tal como temos vindo a acompanhar. É verdade que cada partida tem a sua história e acreditamos que o Maxaquene procurará contrariar o curso da história recente, mas, para o Ferroviário, estes dados naturalmente constituem bom augúrio. Nos “tricolores”, uma novidade anuncia-se: a inclusão de Cesário Chipepo (Pitcho), a evoluir nos Estados Unidos e que sempre, por estas alturas, vem adicionar o seu talento a esta equipa.

AÍ ESTÁ O CHIVEVE!

O segundo desafio da noite, a partir das 20.30 horas, colocará frente-a-frente o primeiro classificado, Desportivo, e o quarto, Ferroviário da Beira. Todos os prognósticos e conjecturas apontam para um claro favoritismo dos “alvi-negros”, cuja prestação na fase regular da prova foi a todos os títulos irrepreensível. Foi a equipa mais regular e aquela que, no momento da verdade, soube vincar a sua superioridade, com um magnífico triunfo sobre o campeão nacional. Aí, não sobraram quaisquer dúvidas quanto às suas potencialidades de chegar ao título.

No entanto – e o próprio Desportivo está consciente disso – de maneira nenhuma está autorizado a menosprezar as capacidades do adversário. O Ferroviário da Beira comportou-se magnificamente e por mérito próprio conseguiu a vaga para as meias-finais, em igualdade pontual com o Maxaquene e em detrimento do Costa do Sol. Os “alvi-negros” estão certamente recordados da derrota que sofreram no Chiveve, pelo que, nas suas contas, este facto será tomado em consideração.
Segundo o regulamento da competição, tratando-se de “play-offs” à melhor de três, os primeiros dois desafios terão lugar hoje e amanhã. O terceiro, caso seja necessário, isto é, para o desempate, será realizado na segunda-feira. A final da segunda edição da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom está marcada para 4 e 5 de Dezembro, acrescentando-se o dia 7, se for necessário o recurso a um terceiro jogo.

25 novembro 2009

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Desportivo em grande

FOI um Desportivo arrebatador aquele que sábado se apresentou diante do Ferroviário no último desafio da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Um Desportivo que não ofereceu tréguas ao seu adversário, acabando por triunfar pela marca de 87-79 no final de um jogo bastante envolvente e no qual os atletas emprestaram todo o seu saber, pois estava em causa o posto cimeiro da prova.

Com os “alvi-negros” na primeira posição e os “locomotivas”, campeões em título, na segunda, ficou assim completo o quadro das formações que a partir de sexta-feira iniciam a disputa das meias-finais no sistema de “play-off” à melhor de três. Apurados já estavam o Maxaquene, terceiro classificado, e Ferroviário da Beira, quarto.

Nos outros desafios da jornada que já haviam sido realizados nota de destaque para a derrota do Maxaquene frente ao Costa do Sol por 94-105, enquanto o Ferroviário da Beira bateu o Desportivo da mesma cidade por 82-68. Benfica de Quelimane, por seu turno, venceu Real Sociedade pela marca de 81-73.

Agora, para as meias-finais teremos os embates Ferroviário de Maputo-Maxaquene, na reedição das finais dos últimos anos, e Desportivo-Ferroviário da Beira. Segundo o regulamento da competição, os dois primeiros jogos disputam-se no terreno do melhor classificado e o terceiro, caso seja necessário, no recinto do pior posicionado.

Enquanto se procura o vencedor da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom deste ano, já é um dado adquirido que estes primeiros classificados, juntamente com Costa do Sol e Benfica de Quelimane, manter-se-ão na edição de 2010, enquanto Desportivo da Beira e Real Sociedade, os dois últimos classificados, descem aos respectivos campeonatos provinciais.

A classificação final da fase regular é a seguinte:
J V D CESTOS P

Desp. Maputo 14 12 2 1254-990 26
Fer. Maputo 14 11 3 1233-937 25
Maxaquene 14 10 4 1201-1002 24
Fer. Beira 14 10 4 1276-1092 24
Costa do Sol 14 07 7 1238-1135 21
Benf. Quelimane 14 03 11 1018-1334 17
Desp. Beira 14 02 12 0904-1357 16
Real Sociedade 14 01 13 0945-1218 15

ANGOLA : Militares vencem petrolíferos em acerto da primeira jornada

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto venceu terça-feira, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, o Petro de Luanda, por 67-66, em partida de acerto da primeira jornada do campeonato nacional de basquetebol.

Os petrolíferos venciam ao intervalo por 35-34, período em que o experiente base militar Miguel Lutonda marcou 14 pontos.

No último lance do jogo, quando o placar regista 65-67 a favor dos militares, Eduardo Mingas desperdiçar a possibilidade do empate, quando falhou um lance livre dos dois a tinha direito, ditando o resultado final em 66-67.

O melhor cestinha da partida foi Miguel Lutonda, ao converter 23 pontos, mais 08 que Eduardo Mingas da formação petrolífera.

Este ano é a quarta vez que o 1º de Agosto leva de vantagem do seu maior arqui-rival Petro de Luanda. No Provincial venceu por 102-94, na Supertaça por 108-102 e na Taça africana, no Zimbabwe, por 78-62.

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (15), Curtys Terry (10), Fernando Albano (3), Roberto Fontes (6), Afonso Rodrigues, Paulo Santana (7), Miguel Kiala, Francisco Horácio (12), Mário Porter (2), Vladmir Pontes, Hermenegildo Mbunga (3) e Ildefonso Kiteculo (8).

1º de Agosto: Filipe Abraão (3), Armando Costa (8), Adilson Baza, Mário Correia (5), Joaquim Gomes (6), Vladimir Gerónimo (4), Francisco Jordão (2), Adolfo Quimbamba (4), Carlos Almeida (8), Miguel Lutonda (23), Rodrigo Mascarenha (4) e Islando Manuel.

24 novembro 2009

TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA - Duplo ouro "alvi-negro" agora reduzido ao bronze

ESPERAVA-SE que à terceira, consecutiva, fosse definitivamente de vez, isto é, que o cobiçado troféu ficasse eternamente nas vitrinas “alvi-negras”, neste cantinho do sul do continente. Todavia, apesar da sua bravura e de tudo ter feito de forma a renovar o título, a verdade manda dizer que o Desportivo acabou caindo a meio do percurso e o seu duplo ouro ficou reduzido a uma mera medalha de bronze. No domingo, último dia da fase final da 15ª edição da Taça dos Campeões de África, que teve lugar em Cotonou, no Benin, a turma de Nazir Salé derrotou as angolanas do Interclube de Luanda pela marca de 56-50, quedando-se na terceira posição, no epílogo de uma prova superiormente conquistada pelo First Bank, da Nigéria.


Na jornada das grandes decisões, “todo o mundo” convergia no seguinte: de facto, os finalistas First Bank e ABC, da Costa do Marfim, este último “carrasco” do Desportivo nas meias-finais, fizeram por merecer a qualidade de disputar o derradeiro desafio da competição. Tinham sido as formações mais regulares da prova e, a despeito de terem estado no mesmo Grupo “B”, travando entre sido uma batalha titânica, acabaram por provar a sua alta qualidade, perante adversários como Desportivo, Interclube e A Politécnica, que também eram candidatos ao título.

No desafio da final, as nigerianas foram francamente, muito embora as marfinenses tenham apresentado um basquetebol melhor elaborado. Com Green Daniel ao leme do barco, o First Bank fez valer toda a sua musculatura, sagrando-se, meritoriamente, campeão africano de clubes, sucedendo o Desportivo, vitorioso nas provas de 2007, em Maputo, e de 2008, em Nairobi, curiosamente, diante do mesmo oponente, o 1º de Agosto, de Angola, que estranhamente nem sequer foi disputar a fase de qualificação, em Harare.

Nas meias-finais, no sábado, o First Bank havia vencido o Interclube por 69-65, enquanto o ABC, no tal encontro que deitou por terra todo o esforço “alvi-negro” de renovar o título, tinha ganho pela marca de 60-49.

Em relação ao outro representante do nosso país na prova, A Politécnica, ficou na quinta posição da classificação geral. As “universitárias” ganharam, sábado, ao First Deepwater, da Nigéria, por 54-51 e, no domingo, ao CSA, da Costa do Marfim, pela marca de 67-49.

A classificação final é a seguinte: 1º First Bank (campeão e medalha de ouro), 2º ABC (prata), 3º Desportivo (bronze), 4º Interclube, 5º A Politécnica, 6º CSA, 7º First Deepwater, 8º KPA do Quénia, 9º Sporting Club do Egipto e 10º Energie, do Benin, o anfitrião da competição.
LEIA E ANA FLÁVIA ENTRE AS MELHORES

Maputo, Terça-Feira, 24 de Novembro de 2009:: Notícias

O título africano não veio para Moçambique, no entanto, duas jogadoras estiveram em plano de destaque. Trata-se da debutante “alvi-negra” Leia Dongue e da experiente Ana Flávia Azinheira, de A Politécnica.

Leia Dongue, mais conhecida por Tanucha, que foi uma das revelações no Afrobásquete de Madagáscar, em Outubro passado, foi eleita Melhor Ressaltadora com 58 ressaltos, enquanto Ana Flávia Azinheira faz parte do Cinco Ideal.

A Melhor Jogadora (MVP) foi Green Daniel, do First Bank; a Melhor Marcadora Kouyate Kani, do CSA, com 126 pontos; e a Melhor Triplista Briza Silva, também do First Bank. O Energie ganhou o Prémio “Fair-Play”.

Em relação ao Cinco Ideal, fazem parte as atletas Green Daniel (First Bank), Kouyate Kani (CSA), Ana Flávia Azinheira (A Politécnica), Sadiq Rashidat (First Bank) e Fatoumata Camara (ABC).

21 novembro 2009

MOÇAMBIQUE : LIGA VODACOM - Última partida adiada para hoje

AS chuvas que têm vindo a fustigar a capital do país desde quinta-feira, deixando inundadas diversas zonas, levaram ao adiamento, de ontem para esta noite, da derradeira partida da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Frente-a-frente, como se sabe, estão envolvidos os colossos Ferroviário e Desportivo, que se encontrarão no pavilhão do Maxaquene – e não no Estrela Vermelha – a partir das 19.00 horas.

A Liga Nacional de Basquetebol, entidade que organiza esta prova, chama à atenção, no seu último comunicado, para um provável novo adiamento caso as condições climatéricas não melhorem. É assim que se até às 15.00 horas de hoje as chuvas persistirem o jogo será transferido para amanhã, domingo, no mesmo local, mas às 17.30 horas.

“Locomotivas” e “alvi-negros” batem-se pelo primeiro lugar da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, já que estão empatados na liderança com 14 pontos cada. Os outros dois times apurados para as meias-finais (“play-off”) são o Maxaquene, terceiro classificado, e Ferroviário da Beira, quarto.

As meias-finais, à melhor de três, começarão a ser disputadas na próxima sexta-feira, dia 27, com o primeiro classificado a defrontar o quarto, neste caso, Ferroviário da Beira, e o segundo a jogar com Maxaquene, na qualidade de terceiro classificado.

20 novembro 2009

TAÇA DOS CAMPEÕES EM FEMININOS - Moçambicanas seguem em frente

AS representantes de Moçambique na fase final da 15ª edição da Taça dos Campeões de África em Basquetebol Feminino, a decorrer na capital do Benin, Cotonou, estão bem encaminhas e com muitas possibilidades de, no domingo, discutirrem a posse do título, com as “alvi-negras” a lutarem pela conquista do ceptro pela terceira vez consecutiva. Depois de, ontem, se ter observado uma folga que separou a primeira da segunda etapa, hoje disputam-se os quartos-de-final, tendo o Desportivo pela frente as quenianas do KPA e A Politécnica o Interclube de Luanda, de Angola.

Surpreendentemente derrotada na jornada inaugural pelas egípcias do Alexandra Sporting Club por um ponto de diferença (71-72), a turma de Nazir Salé, daí em diante, partiu à busca de resultados condizentes com o seu estatuto de campeã e de concorrente séria à renovação do título. É deste modo, pois, que começaram a cair com naturalidade as vitórias, a última das quais na derradeira ronda, quarta-feira, sobre o Interclube pela marca de 50-47 – três pontos que espelham de forma eloquente o quão foi renhido este embate.

Com este triunfo, o Desportivo sagrou-se vencedor do Grupo B, com o mesmo número de pontos que o segundo classificado, Interclube, mas beneficiou do melhor “cesto-average”. Os restantes lugares pertenceram ao CSA, da Costa do Marfim, e ao First Deepwater, da Nigéria.

Em relação ao Grupo A, A Politécnica, que sofreu duas derrotas nas jornadas iniciais, também veio a redimir-se nos embates subsequentes, tendo na quarta-feira batido o Energie, do Benin, por 69-39, números expressivos e que por si sós elucidam o desnível competitivo entre as duas formações.

As “universitárias” de Alexandre Mata classificaram-se na terceira posição atrás do ABC, da Costa do Marfim, e do First Bank, da Nigéria, e à frente do KPA, do Quénia.

Nos quartos-de-final, hoje, o Desportivo é claramente favorito à transição para as meias-finais, pois o seu adversário, o KPA, não lhe deverá criar grandes problemas. Já A Politécnica tem uma partida extremamente complicada, diante do Interclube, com o qual perdeu nas eliminatórias da Zona VI, em Harare. Mas, tomando em consideração que cada prova é uma prova e cada jogo é um jogo, estamos em crer que as “universitárias” estarão à altura de quebrar esta barreira e seguir em frente.

Nos outros dois desafios, frente-a-frente estarão equipas dos mesmos países: First Bank e First Deepwater, da Nigéria; ABC e CSA, da Costa do Marfim.

Em caso de vitória, amanhã, nas meias-finais, as “alvi-negras” enfrentarão uma das formações marfinenses e A Politécnica o apurado entre as nigerianas. Teoricamente, significa isto que, no domingo, podemos vir a ter uma final… moçambicana.
Fora da corrida ao título, e lutando agora pelo nono ao 12º lugar, estão os dois clubes congoleses do Raid e do Centremer, as egípcias do Sporting Club e as anfitriãs do Energie.

18 novembro 2009

Taça dos Campeões Africanos: Desportivo e A Politécnica procuram quartos-de-final

TEM sido uma presença que se situa entre o bom e o suficiente, das formações moçambicanas participantes na fase final da 15ª edição da Taça dos Campeões de África em basquetebol feminino, a decorrer em Cotonou, capital do Benin. Tendo ambos efectuado até ontem três desafios, o Desportivo, detentor do título, registou uma derrota na estreia e venceu os jogos subsequentes, enquanto A Politécnica perdeu em duas ocasiões e ganhou numa.

Com 12 equipas participantes, a prova encontra-se dividida em dois grupos de seis cada, a saber: “A” – Energie (Benin), KPA (Quénia), ABC (Costa do Marfim), Radi (RD Congo), First Bank (Nigéria) e A Politécnica; “B” – Desportivo, Centremer (RD Congo), Interclube (Angola), Sporting Clube (Egipto), CSA (Costa do Marfim ) e First Deepwater (Nigéria).

Cotadas como principais favoritas à conquista do ceptro, as “alvi-negras” tiveram um começo decepcionante, ao baquearem diante das egípcias do Alexandra Sporting Clube por um ponto de diferença – 71-72. Vendo que podia correr sérios riscos na prossecução dos seus objectivos, o Desportivo, nas partidas seguintes, jogou de uma forma bastante decidida e à altura dos seus pergaminhos, facto que lhe valeu dois triunfos: 72-52 sobre as nigerianas do Deepwater e, ontem, 61-57 diante das marfinenses do CSA.

Hoje, a turma de Nazir Salé enfrenta uma missão bastante complicada, pois terá pela frente um outro candidato ao título: Interclube de Luanda. As angolanas têm estado bem nesta competição e são as líderes do grupo, pelo que o desafio de hoje servirá de grande teste às suas potencialidades. No frente-a-frente travado entre estes dois conjuntos, nas eliminatórias zonais, em Harare, o Desportivo levou a melhor sobre o Inter.

No Grupo “A”, A Politécnica está mais pressionada, tendo em conta o valor dos seus oponentes. As “universitárias” perderam nas duas primeiras jornadas diante das equipas mais fortes da série: 35-54 ante o ABC, da Costa do Marfim, e 54-74 frente ao First Bank, da Nigéria. O único triunfo da formação ora treinada por Alexandre Mata aconteceu no embate com as quenianas do KPA pela marca de 54-47.

Na jornada de hoje, A Politécnica defronta o Energie, do Benin, uma das equipas mais fracas da prova, no entanto, a beneficiar do factor casa, o que é sempre galvanizador.
De acordo com o regulamento da prova, os quatro primeiros classificados de cada grupo transitam para os quartos-de-final, para disputarem os lugares que vão do primeiro ao oitavo, enquanto os outros bater-se-ão pelos últimos lugares.

13 novembro 2009

ANGOLA : Campeonato nacional de basquetebol inicia hoje

A 32ª edição do Nacional de Basquetebol Sénior Masculino inicia esta tarde, com a realização de jogos que se podem considerar “de outro campeonato”, uma vez que o Recreativo do Libolo, um dos candidatos ao título, defronta o Vila Clotilde, equipa que normalmente luta para evitar o último lugar.

Assim, os aficionados da modalidade limitar-se-ão a acompanhar aos jogos CDUAN - Sporting de Luanda (15:30 no pavilhão anexo); Desportivo da Huíla - Imbondeiro de Viana (18h pavilhão Senhora do Monte) e Promade de Cabinda - Universidade Lusíada (18h pavilhão do Sporting de Cabinda).

A ausência do país do 1º de Agosto (campeão em título), do Petro de Luanda (vice) e do Atlético Sport Aviação (ASA), terceiro classificado da edição anterior, parece estar a tirar o protagonismo a maior prova nacional de uma das modalidades mais ganhadoras do desporto angolano.

As três formações participam, em Harare (Zimbabwe), no torneio de apuramento à Taça dos Clubes Campeões Africanos, onde os “militares” garantiram já presença na Liga, em Dezembro, e os outros dois disputam a segunda vaga.

Face a isso, o principal destaque da primeira ronda do nacional (Petro de Luanda -1º de Agosto), assim como o duelo entre ASA e Interclube (quatro equipas de topo conjuntamente com o Libolo) ficam adiados para o próximo dia 24.

O campeonato é disputado por doze equipas e dividido em três fases, devendo a primeira, a realizar-se no sistema de todos-contra-todos a duas voltas, terminar a 12 de Março de 2010.

ANGOLA : Interclube inicia taça africana diante do CSA de Abidjan

A equipa sénior feminina de basquetebol do Interclube joga esta tarde, em Cotonou, no Benin, diante do CSA da Cote d’Ivoire, em partida da primeira jornada da 15ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, que decorrerá até ao dia 22 deste mês.

Doze formações disputam o troféu mais importante do continente a nível de clube, estando a Cote d’Ivoire, República Democrática do Congo (RDC), Nigéria e Moçambique representados por duas equipas cada, ao passo que Angola, Benin, Egipto e Quénia têm apenas uma.

A ronda inaugural do torneio reserva ainda os encontros Desportivo de Maputo - Sporting Clube do Egipto; ABC da Cote d’Ivoire - A. Politécnica de Moçambique e Energie do Benin - Port Authority do Quénia.

O Desportivo de Maputo é o detentor do troféu. Na edição anterior, em 2008, em Nairobi (Quénia), as moçambicanas venceram, na final, o 1º de Agosto por 70-63.

11 novembro 2009

TAÇA AFRICANA DE FEMININOS - Desportivo e A Politécnica com excelentes perspectivas

SE o quadro for efectivamente aquele que se nos apresenta, podemos ter razões de sobra para perspectivar a festa da conquista de mais um título continental da bola-ao-cesto feminina a nível de clubes. A fase final da 15ª edição da Taça dos Campeões de África, a decorrer entre os dias 13 e 22 do mês em curso, em Cotonou, capital do Benin, tem nas formações moçambicanas do Desportivo e de A Politécnica as mais fortes e aquelas que de facto possuem um arcaboiço competitivo à altura de chamar a si o troféu.

É verdade que, nas duas últimas edições, em Maputo e em Nairobi, toda a nata do básquete feminino do continente esteve lá e as “alvi-negras” conseguiram fazer história, com a conquista do “bis”, agora, sem a presença das representantes do Senegal, da Nigéria, da Costa do Marfim, do Mali e do 1º de Agosto, de Angola, finalista vencido em ambas as ocasiões pelo Desportivo, as perspectivas das nossas equipas abrem-se de par em par, podendo mesmo vir a acontecer uma final entre Desportivo e A Politécnica.

Estas duas turmas conhecem-se perfeitamente e não resta a menor dúvida que as “alvi-negras” têm sido superiores às “universitárias”, nas competições domésticas. Este ano, enquanto se espera pelo Campeonato Nacional, a equipa de Nazir Salé conquistou o título da cidade e, nas eliminatórias zonais desta Taça dos Campeões de África, em Harare, o seu frente-a-frente terminou com o triunfo de A Politécnica.

Significa isto que, apesar de serem clubes do mesmo país, em Cotonou cada qual procurará fazer o melhor para ganhar o campeonato africano e colocar o seu emblema no mastro mais alto do continente. As suas atletas estiveram recentemente integradas no mesmo colectivo da selecção nacional, no Afrobásquete de Madagáscar, casos de Valerdina Manhonga, Anabela Cossa, Filomena Micato, Ondina Nhampossa, Cátia Halar, Odélia Mafanela e Leia Dongue, pelas “alvi-negras”; Ana Flávia Azinheira, Aleia Rachide, Amélia Macamo, Ana Branquinho e Marta Ganje, pelas “universitárias”.

Para o “teatro das operações”, que se espera seja santuário das nossas representantes, A Politécnica seguiu viagem ontem, enquanto o Desportivo o fará hoje, acompanhados pelos árbitros internacionais Naftal Chongo e Artur Bandeira.

Em relação aos adversários, de Angola estará o Interclube, repescado da Zona VI, depois de ter ficado na terceira posição, atrás das equipas moçambicanas. Possui duas/três atletas na selecção, hegemonicamente do 1º de Agosto, e que em Madagáscar se mostraram muito valiosas. Do país anfitrião, Benin, um “ilustre desconhecido” na bola-ao-cesto continental, disputará a prova o Energie, enquanto a RD Congo, à semelhança do nosso país, far-se-á representar por dois clubes: Radi e Centremer. Sporting, do Egipto, e Kenya Ports Authority (KPA), do Quénia, completam o quadro dos participantes.

Uma vez presentes oito equipas, serão constituídos dois grupos de quatro cada, com o Desportivo, na qualidade de campeão em título, e o Energie, como anfitrião, figurando como cabeças-de-série. Nesta fase inicial, duma coisa estamos certos e seguros: Desportivo e A Politécnica, por serem do mesmo país, não estarão no mesmo grupo, tal como as congolesas do Radi e do Centremer.

10 novembro 2009

ANGOLA : 1º de Agosto defronta JBC do Zimbabwe

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto joga esta noite (18h), em Harare, diante do JBC do Zimbabwe, em partida da quarta ronda do torneio de apuramento à Liga dos Clubes Campeões de África, que decorre desde sexta-feira no território zimbabweano.

Os “militares” ocupam a segunda posição da prova com seis pontos, menos um que o Atlético Sport Aviação (ASA). O ASA tem um jogo a mais, uma vez que o 1º de Agosto folgou sábado em virtude de o torneio contar com a participação de sete
equipas.

Igualmente com menos um jogo, o Petro de Luanda, que segunda-feira perdeu frente ao d’Agosto por 62-78, soma cinco pontos na terceira posição, conjuntamente com os anfitriões do JBC.

A jornada inicia as 14 horas com o Petro de Luanda a defrontar o Raiders do Zimbabwe (6º com três pontos).

O LCC Looterz da Zâmbia, que defronta às 16 horas o Ferroviário de Maputo, está na sétima e última posição com três pontos. Os representantes de Moçambique ocupam o quinto posto com quatro pontos.

O ASA folga.

ANGOLA : 1º de Agosto vence Petro de Luanda no zonal

O 1º de Agosto venceu hoje o Petro de Luanda por 78-62 em partida da terceira jornada das preliminares da zona VI de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões de basquetebol que decorre em Harare (Zimbabwe).

O Atlético Sport Aviação (ASA), outro representante angolano, encontrou muitas dificuldades para ultrapassar o Ferroviário de Maputo por 67-64.

Os "militares", detentores do título, somam a segunda vitória em igual número de jogos, depois do triunfo sobre o ASA na ronda inaugural (91-51).

Por sua vez, os "aviadores" derrotaram, na jornada anterior, o Riders do Zimbabwe por 90-49. O Petro de Luanda, que folgou na primeira ronda, venceu na segunda o JBC do Zimbabwe por 104-44.

09 novembro 2009

ZONA VI : 1º de Agosto-Petro de Luanda "aquece" Harare

1º de Agosto defende hoje às 18h00 (17h00 em Angola), a ldierança do torneio da Zona VI de basquetebol de apuramento a taça dos clubes campeões africanos em seniores masculinos diante do Petro de Luanda, em prova que decorre em Harare (Zimbabwe).

Os "militares", dententores do título continental, somam duas vitórias, sendo a última domingo, diante do Lusaka Looters por 145-38, enquanto o Petro de Luanda derrotava o JBC do Zimbabwe, por 106-44, na sua estreia na prova que apura os dois primeiros para a fase final continental.

O ASA, o terceiro representante de Angola, terá pela frente o Ferroviário de Maputo, depois de triunfo domingo por 90-49, sobre o Raiders. Na sua estreia os aviadores foram derrotados por 57-91 pelo 1º de Agosto.
A prova disputa-se no sistema de todos contra todos a uma volta e apura dois representantes da zona austral ao "Africano" de clubes.
Além das três formações angolanas, participam no torneio o Ferroviário de Maputo (Moçambique), Lusaka Looters (Zâmbia), Riders e JBC (Zimbabwe).

07 novembro 2009

ANGOLA : Petro de Luanda defronta Ferroviário do Maputo

O Petro de Luanda defronta hoje, às 19 horas, o Ferroviário de Maputo, em jogo da segunda jornada da fase de apuramento para a liga dos clubes campeões Africano que decorre em Harare (Zimbabwe).

Noutros desafios da mesma jornada, o Atlético Sport Aviação (ASA) jogará frente a equipa LCC Looterf (17 horas), enquanto que o JBC do Zimbabwe mede força com o Raiders do país anfitrião as 22 horas. O 1º de Agosto folga por força de calendário

Na estreia, os militares derrotaram o ASA, por 91-57, ao passo que os “petrolíferos” folgaram.

06 novembro 2009

MOÇAMBIQUE : LIGA VODACOM - Duelo entre os últimos

O fecho da fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom será a pé-coxinho. A ausência do Ferroviário de Maputo, em Harare a disputar a fase zonal de apuramernto para a Taça dos Campeões de África, obrigou a uma programação fora do comum da 14ª e última jornada desta etapa. Deste modo, este fim-de-semana, mais concretyamebnte amanhã, terá lugar apenas uma partida, entre Benfica de Quelimane e Real Sociedade, a partir das 20.30 horas, no pavilhão da Favezal.



Trata-se do dueltro entre os dois últimos classificados da prova, com o Benfica na penúltima piosdição, com 15 pontos, e a Real Sociedade “lanterna vermelha”, com 14, apostando ambos numa concklusão com alguma galhardia, já que se sabe que não transitam para as meias-finais.

Enquanto a Liga Nacional de Basquetebopl ainda não marcou a data do grandioso desafio entre Desportivo e Ferroviário, o dia 13 do mês em curso está reservado para dois jogos, a saber: Ferroviário da Beira-Desportivo da Beira, no Pavilhão dos Desportos da capital sofalense, e Costa do Sol-Maxaquuene, no recinto do Estrela Vermeklha, em Maputo.
Estes embates poderão alterar o posicionamento final das equipas, dependenmdo dos seus desfechos, no entanto, seguro é o apuranmento para os “Play-off” do Ferroviário de Maputo, Desportivo, Maxaquene e Ferroviário da Beira.

04 novembro 2009

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Chiveve de novo reluzente

INDUBITAVELMENTE, as quatro formações que disputarão as meias-finais da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom já estão encontradas. Os prognósticos e conjecturas que essencialmente apontavam para uma transição clara e inequívoca do Ferroviário, Desportivo e Maxaquene foram na íntegra consumados. A única surpresa, muito provavelmente, terá residido na qualificação do Ferroviário da Beira, que se sobrepôs ao Costa do Sol na luta directa pela quarta vaga. Entretanto, enquanto ainda se aguarda pela 14ª e derradeira jornada para a definição exacta do escalonamento destas equipas apuradas para os “play-off”, Chiveve voltou a reluzir, com os “locomotivas” a ganharem e convencer “tricolores” (92-89) e “canarinhos (100-82), vincando, uma vez mais, as suas pretensões de chegar ao título.

Com a classificação a apresentar-nos Ferroviário e Desportivo com 24 pontos, Maxaquene 23 e Ferroviário da Beira 22, dificilmente se pode vaticinar qual será a posição final do quarteto da frente e nem tão pouco o vencedor desta fase regular da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Todas as decisões foram remetidas para a última jornada, no próximo fim-de-semana, na qual, “a priori”, os verde-e-brancos da Beira têm o triunfo praticamente garantido, uma vez que defrontam um time de menor expressão e, curiosamente, também da sua cidade: o Desportivo. Porém, isto não quer dizer que este adversário irá entregar a vitória de bandeja, pois também trava a sua luta pelo sexto lugar, tendo como oponente o Benfica de Quelimane.

Os outros três apurados para as meias-finais enfrentam partidas extremamente difíceis, com o destaque a recair para o Desportivo-Ferroviário, que em princípio decidirá o vencedor da fase regular, tendo em conta que estas duas equipas estão empatadas na liderança. Por seu turno, Maxaquene terá pela frente Costa do Sol, um conjunto já fora da acção e que, quiçá, terá sido a maior decepção da prova, dado que era apontado como um dos sérios candidatos à transição para os “play-off”, que obedecerão o sistema de disputa à melhor de três.

ACHAS À FOGUEIRA

É verdade que nada ainda estava definido, com exactidão, em relação ao futuro dos quatro da frente, mas não resta a menor dúvida que o Ferroviário da Beira veio deitar mais achas a uma fogueira cujas labaredas já estavam muito intensas. É que o seu duplo triunfo, no Pavilhão dos Desportos local, diante do Costa do Sol pela marca de 100-82 e do Maxaquene por uma diferença de três pontos (92-89) aproximou-lhes do triunvirato da capital do país, estando neste momento com menos um ponto dos “tricolores” e dois dos comandantes da prova.

Trata-se de uma situação que fará com que a última jornada seja encarada com bastante seriedade por parte de todos os intervenientes, uma vez que, apesar das quatro primeiras posições garantirem a transição para as meias-finais, afigura-se importante cativar um determinado lugar, tendo em conta o próximo adversário. Este facto surge porque, como já se sabe, o primeiro classificado defrontará o quarto e o segundo o terceiro, pelo que as equipas procuram, na medida do possível, se evitar mutuamente, embora esteja já claro que sempre teremos um confronto entre dois representantes de Maputo.

Na pretérita dupla jornada, para além de o Chiveve ter novamente reluzido – Desportivo, Maxaquene e Costa do Sol deram-se mal com os ares locais – poucas referências há a registar, dado que a supremacia dos favoritos não chegou a estar em causa, tanto nos embates dirimidos na Beira como em Quelimane e Maputo.

O campeão Ferroviário foi primeiro à capital da Zambézia derrotar o Benfica por 97-67, para depois descer para a cidade de Maputo, onde venceu a Real Sociedade pela marca de 77-55. Viagem oposta fez o Desportivo, que numa jornada bateu a Real Sociedade por 82-71 e, noutra, se sobrepor ao Benfica de Quelimane pela marca de 114-66.
Beira foi visitada pelo Maxaquene e Costa do Sol, que, tendo perdido com o Ferroviário, desforraram diante do Desportivo local: os “tricolores” ganharam por 91-62 e os “canarinhos” pela marca de 106-69, num fim-de-semana em que três equipas chegaram à centena de pontos.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO


12ª JORNADA
Desp. Beira-Maxaquene (62-91)
Fer. Beira-Costa do Sol (100-82)
Benf. Quelimane-Fer. Maputo (67-97)
Desp. Maputo-Real Sociedade (82-71)

13ª JORNADA
Benf. Quelimane-Desp. Maputo (66-114)
Fer. Maputo-Real Sociedade (77-55)
Desp. Beira-Costa do Sol (69-106)
Fer. Beira-Maxaquene (92-89)

J V D CESTOS P

FER. MAPUTO 13 11 2 1151-850 24
Desp. Maputo 13 11 2 1135-845 24
Maxaquene 13 10 3 1107-827 23
Fer. Beira 13 9 4 1191-768 22
Costa do Sol 13 6 7 1133-1037 19
Benf. Quelimane 13 2 11 940-1219 15
Desp. Beira 13 2 11 836-1275 15
Real Sociedade 13 1 12 852-1110 14

PRÓXIMA JORNADA (14ª E ÚLTIMA)

Desp. Maputo-Fer. Maputo
Maxaquene-Costa do Sol
Fer. Beira-Desp. Beira
Benf. Quelimane-Real Sociedade

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro já estão em Harare

As equipas seniores masculinas de basquetebol do 1º de Agosto, campeão nacional, e Petro de Luanda, vice, estão desde ontem em Harare, Zimbabwe, onde de 6 a 15 do corrente disputam a fase preliminar da Taça de África dos Clubes Campeões, que qualifica os dois primeiros classificados.
O ASA, outro representante angolano, embarca para Harare apenas no dia do arranque da competição, cujo título está em posse do 1º de Agosto.
Carlos Almeida, extremo-base militar, ausente por problemas pessoais, Ildefonso Kiteculo e Francisco Horácio, o primeiro por razões administrativas e o segundo por lesão, são baixas de vulto do 1º de Agosto e do Petro de Luanda.
Apesar das contrariedades, 1º de Agosto e Petro de Luanda pensam única e exclusivamente na obtenção do apuramento para a fase final da Taça de África.
Com duas derrotas em igual número de partidas disputadas diante do 1º de Agosto, Alberto Babo, treinador do Petro Atlético, aponta os militares como candidatos favoritos à passagem.
“Esta será a primeira vez na minha vida desportiva que disputo uma Taça de África de Clubes. Esperamos passar à outra fase. O 1º de Agosto, pela qualidade do seu plantel e por manter o mesmo naipe de jogadores, é sempre o principal favorito. A equipa do Petro está a trabalhar para corresponder e tentar a qualificação”, disse Babo.
Aníbal Moreira, técnico-adjunto do 1º de Agosto, advoga que a sua equipa está em Harare com um único objectivo: “passar para a fase seguinte. É isso que nos interessa”, finalizou.
Carlos Dinis, treinador principal do ASA, assegura que o seu conjunto vai para a prova “contrariar ao máximo o favoritismo do Petro e do 1º de Agosto. Perdemos alguns jogadores, mas queremos estar presentes na etapa derradeira.”
Para a operação Harare, o 1º de Agosto levou os seguintes jogadores: Miguel Lutonda, Adilson Baza, Armando Costa, Mário Correia, Islane Manuel, Wlademir Ricardino, Felizardo Ambrósio, Filipe Abraão, Rodrigo Mascarenhas, Adolfo Quimbamba, José Garcia e Joaquim Gomes “Kikas”.
O Petro levou Paulo Santana, Curtis Terry, Afonso Rodrigues, Eduardo Mingas, Fernando Albano, Roberto Fortes, Emanuel Neto, Victor de Carvalho, Divaldo Bunga, Vlademir Pontes, Miguel Kiala e Mário Potter.

ANGOLA : Basquetebol angolano elogiado pela FIFA

Luanda - A evolução do basquetebol praticado em Angola foi nesta terça-feira enaltecida, em Luanda, pelo chefe da delegação que acompanha a excursão do troféu do campeonato do mundo de futebol FIFA-Coca Cola.

Em conferência de imprensa, o tchadiano Emanuel Barrada disse que a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tem pautado pelo crescimento da modalidade no país, a julgar pelos resultados que têm sido produzidos no capítulo desportivo.

"Temos o exemplo de José Carlos Guimarães e mais companheiros que, depois de terminarem a sua carreira como atletas, deixaram os seus lugares para os jovens que estão a dar sequência desta grande obra" - elogiou.

O dirigente da FIFA realçou as competições conquistadas pelos clubes e selecções nacionais a nível do continente e participação em eventos internacionais, como campeonatos do mundo e jogos olímpicos.

01 novembro 2009

ANGOLA : 1º de Agosto conquista primeiro troféu da época

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto conquistou hoje, na Huíla, o primeiro troféu da temporada 2009/2010 ao vencer o Petro de Luanda por 108-102, na Supertaça Wlademiro Romero, com uma igualdade de 48 pontos ao intervalo.
O encontro, disputado no pavilhão da Nossa Senhora do Monte, opôs o campeão nacional (militares) e o finalista vencido da Taça de Angola (petrolíferos), as duas equipas mais cotadas do basquetebol continental.
A Supertaça, prova que marca abertura da época basquetebolistica, foi realizada na província da Huíla por forma a não beneficiar qualquer equipa com o factor casa, uma vez que é discutida apenas a uma mão.

Outro aspecto que levou a disputa do mesmo na província da Huíla foi o de seguir o exemplo dos outros países onde a prova decorre alternadamente em várias cidades

ANGOLA : Campeonato provincial do Moxico arranca com sete equipas

Luena - Sete equipas participam no Campeonato Provincial de Basquetebol masculino do Moxico, que arrancou hoje (sábado), na cidade do Luena, promovido pela associação local da modalidade.

A competição disputa-se no sistema de todos contra todos, em duas voltas, sagrando-se campeã a equipa que mais pontos obtiver. A prova terminará em Dezembro próximo.

Para a jornada inaugural jogaram no salão do Instituto de Administração e Gestão (IMAG), as formações do Escola Oficina - Centro de Treinos, IMAG-Luena Basquete.
A Associação Provincial de Basquetebol conta com apoios, entre outros, da direcção do FC Bravos do Maquis.
No acto de abertura o secretário-geral da associação, Domingos Cairingue, disse que o certame visa massificar a modalidade e tornar competitivos os basquetebolistas para que se crie uma única equipa que possa representar a província no próximo campeonato nacional.
Para além das quatro equipas que fizeram abertura, participam igualmente no certame que terá como palcos os salões do IMAG, Colégio São Bento, Angola-Telecom e Pavilhão Gimno Desportivo "27 de Março", as agremiações do Tchifuchi, PUNIV e Jovens do
Moxico.
O último campeonato provincial de basquetebol foi realizado em 2007, que foi interrompido na altura devido as obras de restauro do pavilhão Gimnodesportivo "27 de Março".