Africa Basquetebol

28 novembro 2009

MOÇAMBIQUE : LIGA NACIONAL VODACOM - Já teremos os finalistas?

DE facto, está a ser uma verdadeira festa da nossa bola-ao-cesto. Este encontro entre as quatro melhores formações do país está a resultar plenamente naquilo que os adeptos auguravam: noites fantásticas e espectaculares na “catedral”, numa titânica luta que tem como finalidade a qualificação para a final da segunda edição da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Ontem, foi o começo das meias-finais, que se disputam à melhor de três, e hoje prosseguem com a efectivação da segunda jornada, entre Maxaquene e Ferroviário, às 17.00 horas, e entre Ferroviário da Beira e Desportivo, a partir das 19. Trata-se de embates que já podem produzir os finalistas da competição, caso os vencedores de ontem repitam a proeza na presente ronda.

Nesta sua etapa crucial, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom está a despertar um vivo interesse. De um lado, os amantes da modalidade não pretendem, de modo algum, desperdiçar esta oportunidade de verem evoluir os melhores artistas nacionais; e, do outro, os próprios jogadores a empenharem-se com valentia e determinação na busca do melhor resultado. Neste momento, é impossível prever quais serão os times a transitar para a final do próximo fim-de-semana, pois o equilíbrio entre os intervenientes é um facto irrefutável.

A motivação é muito grande tanto no Maxaquene como no Ferroviário, e no Desportivo como no Ferroviário da Beira, as equipas que desfilam a sua classe na tentativa de continuar em prova rumo à cobiçada etapa de discussão directa do ceptro. Estas formações conhecem-se muitíssimo bem, uma vez que para além de se terem defrontado no decurso da fase regular da competição, em várias ocasiões se encontram, particularmente as da cidade de Maputo, sendo de realçar, este ano e antes da Liga, o Torneio de Abertura e a Taça Maputo, provas disputadas sob o signo do equilíbrio.

Recorde-se que, em cada jogo desta noite, se o vencedor for diferente do desafio de ontem, recorrer-se-á a uma terceira partida, de desempate, desde já marcada para segunda-feira. É, aliás, a essência do sistema de “play-off”, neste caso, à melhor de três.