Africa Basquetebol

31 março 2009

MOÇAMBIQUE : AFROBÁSQUETE LÍBIA-2009 - Um triunvirato para uma vaga

A COBIÇADA presença no Campeonato Africano de Basquetebol de Seniores Masculinos, a realizar-se no próximo mês de Agosto, na Líbia, junta desde ontem, no pavilhão do Maxaquene, três selecções da zona austral, que se digladiam pela única vaga disponível para esta região. Trata-se das formações de Moçambique, da África do Sul e do Zimbabwe, que, jogando entre si no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas, procurará até sábado obter o passaporte rumo ao “meeting” da verdadeira fina-flor da bola-ao-cesto africana.

Inicialmente previsto para contemplar mais países, casos do Lesotho e da Zâmbia, que habitualmente tomam parte nas qualificações zonais, tanto a nível de clubes como de selecções, a competição de Maputo acabou sendo reduzida a três equipas e, de acordo com o sorteio, as hostilidades abriram ontem à noite com o confronto entre sul-africanos e zimbabweanos, ficando de folga os moçambicanos.

A nossa selecção, que vem preparando com todo o afinco a fase de apuramento para o Afrobásquete da Líbia, entra em prova esta noite, a partir das 19.00 horas, tendo pela frente o Zimbabwe, um adversário “a priori” acessível e que, em caso de vitória, tal como se perspectiva, constituirá um excelente ponto de partida para o confronto de amanhã, perante a África do Sul.

Aliás, com Angola apurada automaticamente na qualidade de detentora do título, a qualificação na Zona VI é dirimida entre moçambicanos e sul-africanos, que nos últimos anos vêm travando batalhas bastante interessantes e que, para infelicidade nossa, nas duas últimas edições foram ganhas pela África do Sul.

Na luta para o Afrobásquete Argélia-2005, a eliminação da nossa selecção constituiu uma dor extremamente profunda para os adeptos moçambicanos da bola-ao-cesto, pois tal ocorreu em plena “catedral”, numa noite em que a festa então preparada acabou por cair em saco roto. Para o campeonato seguinte, Angola-2007, numa qualificação realizada em Harare, os sul-africanos voltaram a suplantar-nos, criando a sensação de que ultrapassaram-nos nos degraus de desenvolvimento competitivo do basquetebol.

Embora em ambas as ocasiões Moçambique tenha sido convidada pela FIBA-África a tomar parte no Afrobásquete, a verdade manda dizer que, entre nós e sul-africanos, os dois confrontos agendados para amanhã e sábado, servirão de verdadeiro tira-teimas, numa altura em que a Federação Moçambicana de Basquetebol aposta forte no relançamento da modalidade em seniores masculinos, isto é, procurar que suba no “ranking” continental.

CARTILHA DOS “MAMBAS”

Depois da inesquecível tarde de domingo, em que os “Mambas” nos proporcionaram uma partida de excelente nível diante da Nigéria – e em que a selecção de básquete esteve presente nas bancadas do Estádio da Machava – cabe agora aos homens da bola-ao-cesto tudo fazer de forma a honrar o prestígio do país além-fronteiras, garantido a qualificação para Líbia. A missão é bastante dura, no entanto, acreditamos que Carlos Alberto Niquice (Bitcho), o jovem treinador da equipa, e os seus pupilos saberão oferecer aos moçambicanos mais um motivo de alegria, nesta semana de alegrias desportivas.

Esta mensagem de confiança nas capacidades dos jogadores foi, aliás, transmitida aos próprios pelo Ministro da Juventude e Desportos, Fernando Sumbana, quando na noite de sábado os foi cumprimentar, antes de ir jantar com os “Mambas”. No seio dos atletas, é notória a descontracção, mas acima de tudo a certeza na obtenção da almejada qualificação. Uma qualificação à responsabilidade dos seguintes atletas:

Bases – Gerson Novela e André Velasco
Extremos/base – Luís de Barros e Sílvio Letela
Extremos – Jerónimo Bispo, David Canivete Jr., Siade Cossa e Samir Adam
Extremos/poste – Octávio Magoliço e Stélio Nuaila
Postes – Custódio Muchate, Sete Muianga, Ivan Macome e Edson Mondlane.

29 março 2009

ANGOLA : Técnico do 1º de Agosto atribui mérito ao Petro pela vitória


O técnico do 1º de Agosto Luís Magalhães atribuiu mérito ao Petro Atlético de Luanda na vitória sobre a sua formação, por 85-90, em partida da quarta jornada do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, disputada sábado no pavilhão do Rio Seco, na capital.

Falando a comunicação social no final da contenda, o treinador afirmou que apesar da derrota o campeonato está em aberto e que se mantém o objectivo de conquistar o título nacional.
Acrescentou que os seus atletas falharam lances que em situações normais seriam convertidos, mas que o facto não foi preponderante para a derrota.
“Os atletas foram excelentes, realizaram o seu trabalho, mas as derrotas existem no desporto”, frisou.

Disse que ao longo da partida as duas equipas melhoraram os respectivos sistemas defensivos, e que por força disto, ambas acabaram por quebrar fisicamente ao longo da etapa complementar.

ANGOLA : Treinador petrolífero atribui o factor sorte na vitória sobre o 1º de Agosto


O técnico do Petro Atlético de Luanda, Alberto de Carvalho “Ginguba”, afirmou que a sua formação foi feliz na vitória sobre o 1º de Agosto, por 90-85, em jogo da quarta jornada do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, disputado sábado no pavilhão do Rio Seco, em Luanda.
Em declarações à imprensa no final da partida, o treinador disse que o jogo foi equilibrado e agradeceu os aficionados por terem apoiado a sua equipa ao longo de toda partida.
“Ginguba” prometeu continuar a trabalhar para que o conjunto do “eixo viário” possa ultrapassar as dificuldades existentes, sem, no entanto, entrar em pormenores.
Em poucas palavras, o treinador disse que pretende formar uma equipa ganhadora, aludindo a conquista do título da presente temporada.
O Petro Atlético venceu o seu maior opositor na corrida para o ceptro nacional graças a inspiração de Milton Barros e Eduardo Mingas que nos instantes finais converteram lançamentos exteriores e desequilibraram. Na altura, eram visíveis os sinais de cansaço de ambos os conjuntos.

ANGOLA : Petro Atlético vence no "Rio Seco" e se reencontra com aficionados

Um triplo de Milton Barros, aos um minuto e 28 segundos para o termino da partida e outro de Eduardo Mingas, aos 43 segundos, determinaram a vitória do Petro Atlético de Luanda sobre o 1º de Agosto, por 90-85, em partida da quarta jornada do campeonato nacional sénior masculino de Basquetebol, que marcou o reencontro dos “petrolíferos” com os aficionados.

Apesar da intensa chuva registada na cidade de Luanda, horas antes do início da partida (19 horas), o Pavilhão do Rio Seco esteve lotado e ensurdecedor, em correspondência com o espectáculo dentro da quadra, onde os veteranos Victor de Carvalho (Petro) e Carlos Almeida (1º de Agosto) eram os maestros no jogo exterior.

O primeiro e o segundo período foram disputados intensamente e de forma tão equilibrada que terminaram com a diferença mínima de um ponto favoráveis aos anfitriões (26-25) e (56-55).

Concentração defensiva, velocidade e eficácia nos lançamentos exteriores marcaram os dois primeiros períodos da contenda, com particular realce para Victor de Carvalho que em seis tentativas de lançamentos dos três pontos concretizou cinco.
A segunda parte foi jogada com menos intensidade. Fruto do esforço anterior, maior parte dos atletas quebraram fisicamente, por vezes, ficando largos minutos sem nenhuma das duas formações concretizar qualquer ponto.

O jogo colectivo deu lugar ao individualismo, capitulo em que o Petro Atlético esteve melhor.
A irreverência de Milton Barros, até então pouco produtivo e de Eduardo Mingas determinaram o triunfo dos “tricolores”, numa altura em que o 1º de Agosto deixou de contar com as duas maiores unidades, Carlos Almeida e Olímpio Cipriano, este último ressentiu-se, desde os minutos iniciais, de dores na região do tendão de aquiles.

O Petro Atlético começou a construir a vitória a quatro minutos do fim do jogo quando a partida registava um empate a 83 pontos. Sucessivas percas de bolas e lançamentos dos três pontos falhados por parte dos “Rubro-Negros” permitiram que os “tricolores” terminassem em vantagem de forma merecida.
Milton Barros, melhor marcador do encontro com 20 pontos e Eduardo Mingas, melhor ressaltador com sete defensivos e quatro ofensivos, sentenciaram a partida com um triplo cada mesmo nos minutos finais.

Do lado do 1º de Agosto, Olímpio Cipriano foi o melhor marcador com 19 pontos. O melhor ressaltador foi Felizardo Ambrósio com 10 ressaltos, sendo sete defensivos e três ofensivos.

28 março 2009

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro jogam esta noite para o Nacional

As formações sénior masculinas de basquetebol do 1º de Agosto e Petro de Luanda defrontam-se esta noite (às 19:00), no pavilhão do Rio Seco, para a quarta jornada do campeonato nacional (série A).

Será o terceiro encontro entre estas duas equipas no campeonato, o qual adivinha-se equilibrado face a qualidade de ambos os conjuntos. O Petro venceu na primeira volta da fase regular, no Rio Seco, por 94-82, e perdeu na segunda, no pavilhão principal da Cidadela, por 74-93.
O clube do "Eixo-viário" vai procurar quebrar a invencibilidade dos “militares” nesta fase, embora não esteja em grande momento de forma, pois uma derrota comprometeria as suas aspirações à conquista do título perdido em 2008 para o adversário desta noite.
A prova é liderada pelo 1º de Agosto com seis pontos, enquanto os “petrolíferos” ocupam a quarta posição com cinco pontos, os mesmos que o ASA (2º classificado) e Libolo (3º).
A jornada reserva ainda os jogos Libolo-ASA (16h, pavilhão principal) e Promade de Cabinda-Interclube (campo do Spoting de Cabinda).

Na série B defrontam-se CDUAN-Lusíada (16h, anexo à Cidadela); Desportivo da Huíla-Vila Clotilde (17h, Senhora do Monte) e Sporting de Luanda-Imbondeiro de Viana (15h, campo 28 de Fevereiro).

ANGOLA : 1º de Agosto Asa ficha - técnica

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto venceu esta noite no pavilhão do Rio Seco o Atlético Sport Aviação (ASA) por expressivos 108 – 65, em partida da terceira jornada do campeonato nacional da categoria.

Marcha do marcador: 1º ( 29-11) , 2º (65-25) , 3º (85-45) 4º (108 - 65)

Equipas:

1º de Agosto : Mayzer Alexandre ( 9 pontos) Armando Costa ( 2 ) , Adilson Baza ( 2 ) , Joaquim Gomes ( 8 ) , Felizardo Ambrósio (8 ), Vladimir Geronimo ( 9 ), Francisco Jordão ( 9 ) , Carlos Almeida (15 ) , Miguel Lutonda (12 ) , Rodrigo Mascarenhas ( 6 ) , Simão João ( 6) .
Treinador: Luís Magalhães (português)

Atlético Sport Aviação: Edmundo Ventura ( 5 ) , Joaquim da Mata (00) , Cristóvão Oliveira (4 ) , Carlos Quibato ( 00) , Adolfo Quimbamba (13 ) , Filipe Abraão (9 ) , José Santos ( 7 ) , Wilson Carvalho ( 21 ) , Idelfonso Kiteculo ( 2 ) , Le Roy Watkius ( 00) , Afonso Rodrigues ( 4 ) , Francisco
Gonçalves ( 00).
Treinador : Carlos Dínis (angolano).

Melhores ressaltadores: Adolfo Quimbamba ( 6 ) Olímpio Cipriano ( 5).

Arbitragem: Fernando Pacheco, Wilson Boaventura

ANGOLA : Carlos Diniz lamenta derrota frente ao 1º de Agosto

O treinador do Atlético Sport Aviação (ASA), Carlos Diniz lamentou hoje em Luanda, a derrota (65-108) diante do 1º de Agosto, em jogo da terceira jornada do campeonato nacional de basquetebol, justificando que as atenções do seu combinado estão viradas para a taça de Angola.

Carlos Diniz informou ainda à imprensa que a sua formação trabalhou de forma árdua para contrapor a superioridade dos “militares” mas, pelo facto de estarem simultaneamente na disputa da taça de Angola, o grupo foi incapaz de vencer o desafio.

Apesar disso, o técnico salientou que o seu grémio resistiu no terceiro tempo, por (45-85), mas foram obrigados a utilizar outros métodos para gerir a equipa e pensar no desafio de sábado frente o Recreativo do Libolo.

“Foi difícil, mas agora vamos continuar a trabalhar e esquecer o desaire para prepararmos formas para derrotarmos a formação do Kwanza Sul”, sublinhou o técnico.

ANGOLA : 1º de Agosto humilha Asa antes do clássico com o Petro

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto venceu esta noite o Atlético Sport Aviação (ASA) por expressivos 108 - 65 em partida da terceira jornada, um dia antes do clássico diante do Petro de Luanda.

O favoritismo atribuído ao 1º de Agosto, que também é campeão nacional, foi concretizado ainda ao longo do primeiro período onde o Atlético Sport Aviação (Asa) acabou por facilitar e saiu a perder por 29 - 11.
No segundo período, o Asa sem reacção, quer ofensiva e defensiva, foi humilhado pelos " militares" que com adequada técnica e a inteligência construírem, muito cedo, uma larga vantagem, que no intervalo já registava 65-24.
O terceiro período foi ainda melhor para a formação da casa pois o seu treinador, Luís Magalhães, aproveitou para colocar na quadra atletas menos utilizados, uma vez que o resultado estava garantido 85 – 45, pois os oponentes não davam a réplica esperada.
Já no quarto e último período de jogo, com intuito de dilatar ainda mais a marcha do marcador, a equipa técnica voltou a colocar na quadra os experientes Miguel Lutonda, Carlos Almeida e Olímpio que nos lançamentos de triplo faziam o espectáculo para o gáudio dos muito adeptos que se deslocaram ao pavilhão do Rio -Seco.
Coube ao base Adilson Baza, do 1º de Agosto, marcar o centésimo ponto na marcação de lances livres, depois de ter sofrido uma falta de um atleta contrário.
O estremo do 1º de Agosto, Olímpio Cipriano, foi o melhor cestinha da partida ao totalizar 22 pontos, seguido pelo base Wilson de Carvalho do Asa com menos um.
Com esta vitória o 1º de Agosto soma seis pontos e mantêm a liderança da prova, enquanto o Petro de Luanda vem na posição seguinte com menos um.

26 março 2009

ANGOLA : Federação suspende treinador e jogadores

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) suspendeu o treinador da equipa principal do Grupo Desportivo Embondeiros de Viana, João Francisco Cabila, por um período de oito dias, devido a comportamento incorrecto durante o desafio da primeira jornada (fase de grupos), diante da Universidade Agostinho Neto.

De acordo com um comunicado deste órgão chegado hoje à Angop e assinado pelo secretário-geral, António Sofrimento, o conselho de disciplina da FAB suspendeu também os atletas Francisco do Nascimento dos Santos, do Atlético Sport Aviação (ASA), e Joseph Romuald Toussaint, do Recreativo do Libolo, com três e dois jogos cada e multados com 180 e 120 dólares norte-americanos, respectivamente.

Os dois basquetebolistas foram castigados por terem agredido jogadores do Interclube e Promade de Cabinda, durante o desafio da segunda jornada (fase de grupos) e da primeira eliminatória da taça de Angola.

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro jogam no destaque da dupla ronda do Nacional

O jogo entre o 1º de Agosto e Petro de Luanda, a ter lugar sábado no Pavilhão do Rio Seco, vai centralizar as atenções da dupla ronda do fim-de-semana da série A do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino.

Prevê-se um desafio bastante disputado face a necessidade de vitória dos dois conjuntos, pois estes traçaram como principal objectivo este ano a conquista do ceptro.

A atravessar um momento menos bom, os petrolíferos, que já averbaram uma derrota nesta fase, vêem-se na “obrigação” de vencer sob pena de perder um dos quatro lugares de acesso a disputa do troféu, ao passo que o d’Agosto, líder do campeonato com quatro pontos, tem estado a apresentar-se cada vez mais coeso em direcção a reconquista da maior prova nacional.

O Petro ocupa a quarta posição do grupo A com três pontos, atrás do ASA (2º com quatro) e Libolo (3º com três). O Interclube e Promade de Cabinda estão nas últimas posições com dois pontos cada. Entre seis equipas, quatro passam para a terceira e última fase do campeonato, na qual discutirão o título.

Entretanto, a dupla ronda abre sexta-feira com os “militares” a receberem, no Rio Seco, o Atlético Sport Aviação (ASA) de Carlos Dinis, num jogo em que se perspectiva vitória para a turma de Luís Magalhães, a julgar pela diferença técnica entre os planteis, e experiência competitiva, além do factor “casa”.

Apesar da desvantagem teórica, o ASA pode “produzir” surpresas, pois conta com um grupo jovem do qual despontam alguns talentos da modalidade, como o até então melhor marcador da prova, José Nascimento, que contabiliza 454 pontos.

Eis os jogos da dupla ronda:

Sexta-feira (série A)

Petro de Luanda-Promade de Cabinda (16 horas, pavilhão principal) Libolo-Interclube (19h, pavilhão principal) 1º de Agosto-ASA (18h, Rio Seco).

Sábado

Libolo-ASA (16h, pavilhão principal) Promade de Cabinda-Interclube (campo do Spoting de Cabinda) 1º de Agosto-Petro (19h, Rio Seco).

Sexta-feira (série B)

CDUAN-Vila Clotilde (16h, pavilhão anexo à Cidadela) Lusíada-Sporting de Luanda (16h, 28 de Fevereiro) Desportivo da Huíla-Imbondeiro de Viana (17h, pavilhão Senhora do Monte).

Sábado

CDUAN-Lusíada (16h, anexo à Cidadela) Desportivo da Huíla-Vila Clotilde (17h, Senhora do Monte) Sporting de Luanda-Imbondeiro de Viana (15h, campo 28 de Fevereiro).

O CDUAN e o Desportivo da Huíla co-lideram a série B com quatro pontos cada, seguidos da Lusíada e Vila Clotilde, ambos com três, enquanto as duas últimas posições são ocupadas pelo Imbondeiro de Viana (dois) e Sporting de Luanda (um). Os sportinguistas averbaram uma falta de comparência diante do Desportivo da Huíla.

24 março 2009

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura de basquetebol: Ferroviário e Desportivo vencem “derby's” da ronda

O FERROVIÁRIO e o Desportivo, em seniores masculinos e femininos, respectivamente, impuseram-se ao Costa do Sol (70-66) e a Apolitécnica (61-55) naqueles que eram os desafios mais aguardados da segunda jornada do Torneio de Abertura de Basquetebol realizado fim-de-semana na capital do país.

No entanto, o Ferroviário e o Desportivo sofreram para triunfar. Os “locomotivas” venceram por uma margem de quatro pontos, enquanto as “alvi-negras” por sete, diferença pontual que espelha das dificuldades em superar os seus adversários.

Com esta vitória, o Ferroviário assume de forma isolada a liderança do Grupo A, com seis pontos, seguido pelo Costa do Sol com quatro, UP com três, e Académica com dois. A UP proporcionou a grande surpresa da jornada ao bater a Académica (51-50).

O Desportivo, em femininos, tem a companhia do Ferroviário no trono. As “locomotivas” protagonizaram a maior cabazada da jornada ao superarem a Académica (78-8). “Alvi-negras” e “locomotivas” partilham a primeira posição com seis pontos. Na segunda posição surge a Apolitécnica e o Maxaquene com quatro pontos. As “tricolores” venceram por falta de comparência a formação do Eagles.

No Grupo B, em masculinos, o Maxaquene chegou a “chapa 100” na vitória sobre o Eagles (104-36).

Noutra partida desta série, a Real Sociedade bateu o Aeroporto por uma margem de três pontos (50-47). A Real Sociedade lidera com quatro pontos, seguido pelo Maxaquene e Desportivo com três. O Aeroporto e o Eagles ocupam a última posição com dois pontos.

O Maxaquene e o Desportivo têm um jogo a menos.

À excepção da “chapa” 100 imposta pelo Maxaquene ao Eagles, a segunda jornada foi caracterizada por jogos equilibrados.

ANGOLA : Quartos-de-final da Taça de Angola disputam-se hoje

As formações seniores masculinas de basquetebol do Atlético Sport Aviação (ASA) e Interclube defrontam-se esta tarde (às 16 horas), no pavilhão anexo à Cidadela, no jogo de cartaz da primeira “mão” dos quartos-de-final da Taça de Angola.
A estreante equipa do Recreativo do Libolo recebe às 18 horas, no pavilhão principal, o Promade de Cabinda. A anteceder (15:00), jogam no mesmo recinto, Petro de Luanda e Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN).
Os encontros da segunda mão acontecem a 31 deste mês.
O 1º de Agosto, detentor do troféu, está já apurado para a meia-final, uma vez que disputou antecipadamente, em Fevereiro último, os jogos dos quartos (1ª e 2ª mãos) com o Desportivo da Huíla, a quem venceu os dois desafios.

23 março 2009

ANGOLA : Equipas 2009

Libolo Roster
________________________________________
Domingos Bonifácio, Sílvio Lopes, António Carvalho and Adilson Camara (Guards)
Joaquim Xavier, Gerson Monteiro, Feliciano Camacho,Ezequiel Silva, Luis Costa and Joseph Mbang (Cameroon)(Fowards)
Leonel Paulo, Manuel Mariano, Camby Brito 1,99m and Reggie Moore (USA) (Centers)

Coach: Raul Duarte


Lusíada Roster
________________________________________
Elmer Felix, Nsilo Lopes, Leandro da Conceição 1,95m, Amândio Costa, Leonel Boaventura (Guards)

João Cassua, José Miguel, Késsio Viegas, Rosário Pitra, Amlide Lufungula (Fowards), Eugénio Amaral, Maurício da Silva, Branislav Couceiro, Mauro Silvestre (Fowards/Centers)

André Salgado 1,97m (Center).

Desportiva da Huila roster
________________________________________
Buila Katiavala 2.08m (RDC), Abdulay faty 2.07m (Cape Verde), Bruno Maiato 2.03, Manuel Rostino 2.00 (Centers)

Andre Miguel, Adalberto António 1,92m, Carlos, Osvaldo Baltasar, Gaspar Bango, Valdemar Domingues, Emanuel Caetano, Edson Domingos (Fowards)

Adilson Moreira, Mauro Lobito, Feliciano Almeida, Yuri Swingui 1,79m, Cesar Carapinha (Guards)

Petro Atlético roster
________________________________________
Eduardo .Mingas, Frederick Gentry (USA), Abdel Boukar(RDC), Victor Muzadi (Centers)

Heshimu Ewans (Usa), Carlos Morais, Fernando Albano, Francisco Horácio, Hermegildo Tandala, Vitor Carvalho, Vladimir Pontes, Joaquim Costa (Fowards)

Milton Barros, Paulo Santana, Roberto Fortes (Guards)


1ºAgosto roster
________________________________________
Joaquim “Kikas “Gomes, Felizardo Ambrósio, Francisco Jordão 2,05m (Portugal) (Centers)

C.Almeida, Mayzer Alexandre, Olímpio Cipriano, Vlademiro Ricardino, Rodrigo Mascarenhas (Cape Verde), Simão João, Pierro Ilunga (Fowards)

Miguel Lutonda, Armando Costa, Adilson Manuel (Guards)


Interclube roster
________________________________________
Hugo Cristiano, Lifetu Selengue (RDC), Jorge Taty, Nivaldo Sumbo, Roly Mayombo (Centers)

Sanu Maria, Vicente Neto, Francisco Sousa, Helder Domingos, Michel Santos, Armindo Chipongue, Mutu Fonseca, Euclides Camacho (Fowards)

Simão Panzo, João Swingue, Fabrice Mokoteemapa 81 1,92m (RCA)(Guards)


ASA

Edmundo Ventura 1,82m, Wilson da Mata , Rui Matias 1,84m, Hélder King 1,99m, Felipe Abraão , José Nascimento, Wilson Carvalho , Adolfo Quimbamba 1,98m Leroy Watkins 2,03m (USA), Afonso Rodrigues 1,80m, Francisco Gonçalves , Cristóvão Oliveira , Carlos Quibato 1,81m, Ildefonso Kiteculo 1,96m,

Coach: Carlos Diniz


PROMADE CABINDA

Raimundo Mukla, Hélder Gonçalves 1,97m, Carlos “Rock” Langonda 2,01m, Luís Fernandes, Mário Correia (Cape Verde), Paulo Barros, Dominig Samba, Augusto Sangunga, Luís Matias, Henrique Bado, Edgar Chocolate and Paulo Papy.

22 março 2009

ANGOLA : Petro de Luanda bate Libolo na Cidadela

A formação do Petro de Luanda venceu sábado, no pavilhão principal da Cidadela, o Recreativo do Libolo por 69-66, em partida da segunda jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, grupo A.

Ao contrário do que se esperava, o confronto entre o segundo e terceiro classificado da primeira fase foi disputado com muito rigor táctico por parte de ambas que descuraram o espectáculo.

O encontro foi marcado pelo equilíbrio do princípio ao fim. Com Victor de Carvalho (12 pontos) em grande plano, os “petrolíferos” terminaram o primeiro quarto com 25-18 e conseguiram manter a vantagem até ao intervalo (43-35).

No terceiro período, o equilíbrio manteve-se, mas foi o conjunto do Kwanza Sul que terminou na frente (60-58). No último quarto, as duas equipas entraram nervosas e protagonizaram um basquetebol sem emoção, com muitos erros defensivos
e ofensivos e muitas perdas de bolas (turn-overs).

Prova disso é que o Petro de Luanda alcançou a vantagem final de três pontos (69-66) a um minuto e 34 segundos do final com um triplo de Fernando Albano, quando o encontro estava empatado (66-66). Depois deste lance, as duas formações ainda tiveram oportunidades de marcar, mas nenhuma delas concretizou qualquer ataque.
Fernando Albano (Petro) e Domingos Bonifácio (Libolo), com 18 pontos cada, foram os melhores marcadores da partida.
Com este resultado, os “tricolores” sobem para o terceiro posto com três pontos, os mesmos que o seu adversário de sábado na quarta posição.


Resultados em classificação do grupo A:

1º de Agosto Promade de Cabinda 120-73
Interclube ASA 67-83
Recreativo do Libolo Petro de Luanda 66-69

Classificação

1º1º de Agosto 04 pontos
2ºASA 04 pontos
3ºPetro de Luanda 03 pontos
4ºLibolo 03 pontos
5ºInterclube 02 pontos
6ºPromade 02 pontos

21 março 2009

ANGOLA : Petro de Luanda e Libolo no destaque do nacional

As formações do Recreativo do Libolo e do Petro de Luanda protagonizam hoje, às 19 horas, no pavilhão principal da Cidadela, a partida de maior cartaz da ronda dois da segunda fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos (grupo A).

O encontro vai opor a equipa revelação e segundo classificado da etapa inicial do campeonato (Libolo) ao vice-campeão.

As equipas vêm de resultados diferentes, sendo que a formação do Kwanza Sul venceu o Promade de Cabinda, sexta-feira, na primeira ronda (97-41), ao passo que os "petrolíferos" foram derrotados pelo Atlético Sport Aviação (ASA) por 83-88.

Contudo, perspectiva-se um jogo equilibrado, pois o Petro vai procurar ganhar, sob pena de perder um dos quatro lugares de acesso ao título na fase final do campeonato, prevista para o mês de Abril.
Entretanto, a derrota diante do ASA poderá influenciar negativamente no conjunto "tricolor" que corre o risco de não se qualificar para fase final.

Por outro lado, o 1º de Agosto, campeão em título, alcançou uma vitória folgada frente ao Interclube (100-67) e hoje recebe o Promade, no Rio Seco, num desafio cujo favoritismo pertence aos "militares".
No grupo A, a jornada completa-se com o ASA a receber o Interclube, no pavilhão anexo à Cidadela.

Para o grupo B vão jogar CDUAN - Sporting de Luanda, Vila Clotilde - Imbondeiro de Viana e Desportivo da Huíla - Universidade Lusíadas.

Classificação (grupo A):

1 – 1º de Agosto – 02 pontos
2 - Libolo – 02
3 - ASA – 02
4 - Petro de Luanda – 01
5 – Interclube – 01
6 – Promade – 01

Classificação (grupo B):

1 - CDUAN – 02 Pontos
2 – Lusíadas – 02
3 - Desportivo da Huíla – 02
4 - Vila Clotilde – 01
5 - Imbondeiro de Viana – 01
6 - Sporting de Luanda – 01.

ANGOLA : Resultados e classificação do nacional

A segunda fase do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculinos começou sexta-feira com destaque para a vitória do Atlético Sport Aviação (ASA) sobre os vice-campeões, Petro de Luanda, por 88-83.

O 1º de Agosto, com a vitória sobre o Interclube (100-67), lidera a prova com dois pontos.

Grupo A
Recreativo do Libolo – Promade de Cabinda 97-41
1º de Agosto – Interclube 100-67
Petro de Luanda – ASA 83-88

Classificação:

1 – 1º de Agosto – 02 pontos
2 - Libolo – 02
3 - ASA – 02
4 - Petro de Luanda – 01
5 – Interclube – 01
6 – Promade – 01

Grupo B

Desportivo da Huíla – Sporting de Cabinda 20-00 (falta de comparência)
CDUAN – Imbondeiro de Viana 103-51
Universidade Lusíadas – Vila Clotilde 86-65

Classificação:

1 - CDUAN – 02 Pontos
2 – Lusíadas – 02
3 - Desportivo da Huíla – 02
4 - Vila Clotilde – 01
5 - Imbondeiro de Viana – 01
6 - Sporting de Luanda – 01

ANGOLA : Petro de Luanda começa segunda fase do nacional com derrota

O Petro de Luanda perdeu nesta sexta-feira diante do Atlético Sport Aviação (ASA), por 88-83, em partida da primeira jornada da segunda fase do campeonato Nacional sénior masculinos séria A.

Com esta derrota, os “petrolíferos” ficam proibidos de perder sábado frente ao Recreativo do Libolo, para não correrem o risco de serem afastados da última fase onde se qualificam os quatro melhores classificados do grupo.

José Nascimento, do ASA, foi o melhor marcador com 23 pontos, seguido do extremo do Petro de Luanda Carlos Morais com 19.

Os “aviadores” entraram melhor no jogo e muito cedo começaram a “construir” um resultado favorável. Diante de um adversário sem entrosamento e com muitos problemas defensivos, os pupilos de Carlos Diniz terminaram o primeiro quarto com uma vantagem de seis pontos (29-23).

No período seguinte, depois de algumas correcções defensivas, os “tricolores” equilibraram a partida e conseguiram criar muitas dificuldades ao seu adversário, mas ofensivamente a equipa continuava a errar optando pelo jogo individual, ao passo que o ASA preferia o colectivo. Foi nesta toada que as duas equipas foram para o intervalo com os “aviadores” na frente (43-42).

Os dois últimos quartos foram semelhantes, as duas equipas foram alternando a liderança no marcador mas nunca numa vantagem superior a cinco pontos. 69-69 foi o resultado no final do terceiro.

Apenas nos minutos finais do quarto período a turma do “aeroporto” conseguiu uma vantagem confortável de seis pontos e conseguiu gerir até ao desfecho do encontro.

Com arbitragem de Fernando Pacheco, Domingos Simão e Iracelmo Pinto, as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Eduardo Mingas (12), Roberto Fortes (06), Carlos Morais (19), Fernando Albano (00), Frederick Gentry (14), Paulo Santana (11), Francisco Horácio (00), Milton Barros (12), Heshimu Evans (06), Victor de Carvalho (03), Vlademir Pontes (00), Abdel Bouckar (00).

Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”

ASA: Edmundo Ventura (06), Wilson Da Mata (00), Cristóvão Oliveira (00), Adolfo Quimbamba (12), Hélder Ortet (00), Filipe Abraão (14), José Nascimento (23), Wilson de Carvalho (00), Idelfonso Kiteculo (15), Leroy Wilkins (09), Afonso Rodrigues (06), Francisco Gonçalves (03).

Treinador: Carlos Diniz

20 março 2009

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura de basquetebol : Jogos de “encher” o olho acaloram segunda ronda


A SEGUNDA jornada do Torneio de Abertura de Basquetebol em seniores masculinos e femininos tem programado jogos entre equipas de excelente gabarito. Em masculinos, o Ferroviário defronta amanhã, às 19:00 horas, no pavilhão do Maxaquene, o Costa do Sol, numa partida em que o equilíbrio deverá ser a nota dominante. Este desafio é importantíssimo para os “locomotivas” e os “canarinhos”, visto que está em jogo a liderança. Ambas equipas partilham o comando do Grupo A, com três pontos.

Em femininos, o Desportivo e APolitécnica medem forças hoje a partir das 18.45 horas no pavilhão do Estrela Vermelha. Será um duelo entre dois finalistas do Campeonato Nacional da época passada e que procuram agora manter a liderança no Torneio de Abertura.

No que diz respeito aos masculinos, é de realçar ainda a estreia do Maxaquene, um potencial candidato a conquistar a prova, e que terá pela frente a modesta formação do Eagles. Este encontro realiza-se amanhã a partir das 17.00 horas no pavilhão do Maxaquene e é pontuável para o Grupo B. A contar para o mesmo grupo, o Aeroporto e a Real Sociedade enfrentam-se hoje, às 20.00 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha. O Desportivo ficará de fora desta ronda devido ao número de equipas.

Já em femininos, a Académica e o Ferroviário esgrimem forças amanhã, às 16.30 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, enquanto o Maxaquene enfrenta a partir das 15.00 horas, no seu recinto, o Eagles. As “locomotivas” e as “tricolores” têm uma boa oportunidade de somarem os três pontos.

CALENDÁRIO (2ª JORNADA)

HOJE

Pavilhão do Estrela Vermelha
18.45h – Apolitécnica –Desportivo (seniores femininos)
20.00h – Real Sociedade - Aeroporto (seniores masculinos)

AMANHÃ

Pavilhão do Maxaquene
15.00h – Maxaquene – Eagles (seniores femininos)
17.00h – Eagles – Maxaquene (seniores masculinos)
19.00h – Ferroviário - Costa do Sol (seniores masculinos)

Pavilhão do Estrela Vermelha
16.30h – Académica – Ferroviário (seniores femininos)
18.30h – UP – Académica (seniores masculinos)

ANGOLA : Petro de Luanda recebe ASA no nacional

As equipas do Petro de Luanda e o Atlético Sport Aviação (ASA) defrontam-se hoje, sexta-feira, na primeira jornada da
segunda fase do campeonato Nacional sénior masculinos de basquetebol série A.

O desafio, a ser disputado no pavilhão principal da Cidadela, às 19 horas, vai opor o terceiro classificado da fase inicial (petrolíferos) ao quarto (aviadores). Aguarda-se por um jogo equilibrado tendo em conta o potencial das duas equipas, mas, o favoritismo recai para os “tricolores” vencedores do último encontro entre ambas (87-86).

O 1º de Agosto, campeão nacional e vencedor da primeira etapa, recebe o Interclube (6º) no pavilhão do Rio Seco, num jogo que os “militares” deverão vencer sem grandes dificuldades.

Para o grupo B, a Universidade Lusíadas (9º) vai medir forças com o Vila Clotilde (10º) na partida de cartaz.

Calendário completo da 1ª jornada

1º de Agosto – Interclube
Recreativo do Libolo – Promade de Cabinda
Petro de Luanda – ASA

Grupo B

CDUAN – Imbondeiro de Viana
Desportivo da Huíla – Sporting de Luanda
Universidade Lusíadas – Vila Clotilde

ANGOLA : Desportivo da Huíla vence Sporting de Luanda por falta de comparência

O Desportivo da Huíla venceu nesta quinta-feira, a formação do Sporting de Luanda, por falta de comparência, em jogo
pontuável para a primeira jornada da segunda fase do Nacional sénior masculino, do grupo B.
Falando a imprensa no pavilhão da Senhora do Monte, o técnico principal dos militares da frente sul, Emanuel Trovoada, manifestou-se apreensivo com atitude do adversário que não prestou qualquer informação sobre a sua eventual ausência no Lubango.
O treinador fez saber que a eqipa vai agora se prepara para o jogo de sábado diante da Universidade Lusíadas de Angola, sábado, no mesmo recinto.
O Desportivo da Huíla ocupa o sétimo lugar do campeonato com 31 pontos.

17 março 2009

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura de Basquetebol Sénior - Desportivo atinge “chapa-100”

O DESPORTIVO estreou-se no Torneio de Abertura de Basquetebol em seniores femininos de maneira arrasadora ao vencer a Académica, por concludentes 113-19, uma margem de 94 pontos, que espelha a diferença qualitativa entre os dois conjuntos.


As comandadas de Nazir Salé, actuais campeãs africanas, humilharam as “estudantes” e assumiram o comando da prova mercê da vantagem na diferença de pontos sofridos e marcados, já que o Ferroviário e a Apolitécnica também entraram a ganhar.

O Ferroviário, quiçá, o principal concorrente do Desportivo a conquistar o troféu, bateu o Maxaquene, por 71-49, naquele que era tido como o principal desafio da primeira jornada, enquanto a Apolitécnica derrotou o Eagles, por 17-79, fazendo assim jus ao estatuto de favorita.

Na próxima jornada, o destaque vai para o sensacional embate entre o Desportivo e a Apolitécnica, equipas que no ano passado disputaram a final do Campeonato Nacional, ganha pelas “alvi-negras”.
Para além desse confronto, a jornada comportará as partidas: Académica-Ferroviário e Maxaquene-Eagles. As “locomotivas” e as “tricolores” são teoricamente favoritas a triunfar.

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura de Basquetebol Sénior : “Colossos” passeiam classe


JÁ começaram a fervilhar as emoções da “bola-ao-cesto” na capital do país com a disputa sábado da primeira jornada do Torneio de Abertura, em seniores masculinos. O Ferroviário, campeão nacional, venceu a Académica, por uma margem de 20 pontos (67-47). Entre os “colossos”, a turma “locomotiva” era a que tinha a tarefa mais difícil, visto que esgrimia forças com a sempre respeitável equipa da Académica. O Costa do Sol, por seu turno, derrotou a UP, por 71-30. Os “canarinhos” tiveram um adversário mais afável e responderam com uma vitória esmagadora.

O Costa do Sol e o Ferroviário lideram o Grupo A com três pontos.
O Desportivo triunfou diante da Real Sociedade (96-29). Os “alvi-negros” estiveram com a pontaria afinada, ficando a quatro pontos de atingir a “chapa-100”.

Com esta vitória, o Desportivo lidera o Grupo B com três pontos, os mesmos do Aeroporto que superou o Eagles (80-55).

O Maxaquene, que integra esta série, ficou de fora devido ao número ímpar de equipas. Na próxima jornada, os “tricolores” estreiam-se diante do Eagles.
Noutro desafio do mesmo grupo, o Aeroporto e a Real Sociedade medirão forças, enquanto o Desportivo fica de fora.

O Grupo A comportará o jogo mais aguardado da ronda entre o Ferroviário e o Costa do Sol. Para a mesma série defrontam-se UP e a Académica.

Apuram-se para a próxima fase os dois primeiros classificados de cada grupo.
A Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM), organizadora da prova, apela às equipas a fazerem inspecções médicas aos seus atletas sob o risco de não participarem nas próximas competições.

15 março 2009

ANGOLA : 1º de Agosto conquista III edição do torneio "Março-Mulher"

Huambo - A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto conquistou sábado, na cidade do Huambo, a III edição do torneio
"Março-Mulher", após vencer, na última jornada da prova, o Desportivo do Maculusso, por 87-58.

Com este triunfo, a formação militar somou o seu 12º ponto, tendo terminado o torneio sem qualquer derrota nos seis jogos que disputou. No jogo que decidiu o vencedor da prova, o 1º de Agosto saiu ao intervalo a perder por cinco pontos de diferença (36/41).
No confronto da ronda inaugural, a equipa do "Rio Seco" já havia vencido o Maculusso, mas por uma margem mínima de três pontos (50-47).
A atleta Astrida Vicente, do 1º de Agosto, conquistou o troféu de melhor cestinha do torneio, ao concretizar 116 pontos. A prova foi disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas. A representante do Bié desistiu no segundo turno.

A III edição do torneio nacional sénior feminino de basquetebol decorreu no pavilhão "Osvaldo Serra Van-Dúnen", entre os dias 08 a 14 do mês em curso.

Classificação final

1º de Agosto 12 pontos
Desportivo do Maculusso 10 '' ''
Misto do Huambo 8 '' ''
Misto do Bié 6 '' ''

14 março 2009

MOÇAMBIQUE : Torneio de Basquetebol : “Pratos” aliciantes na abertura


OS desafios entre o Ferroviário e a Académica, em seniores masculinos, e o Maxaquene e o Ferroviário, em femininos, são os mais convidativos da primeira jornada do Torneio de Abertura da Cidade de Maputo, cujo início está agendado para hoje

Em masculinos, é de esperar uma partida espectacular já que ambas as equipas têm muita qualidade, embora o Ferroviário, o actual campeão nacional, seja o favorito, uma vez que conta nas suas fileiras com jogadores mais apurados tecnicamente.

O encontro conta para o Grupo A e realiza-se a partir das 18.30 horas no pavilhão do Maxaquene.

Em femininos, antevê-se um embate mais equilibrado, se se atender que o Maxaquene e o Ferroviário possuem um nível muito equilibrado em todos os aspectos, sobretudo a nível técnico. O desafio terá lugar no pavilhão do Maxaquene às 17:00 horas.
Os amantes da bola-ao-cesto terão assim oportunidade de matar saudades dos seus ídolos em duas partidas que prevêem espectaculares.

Noutro jogo, não menos apetecível, em masculinos, o Desportivo medirá forças no seu pavilhão a partir das 18:00 horas com a Real Sociedade, uma formação que deixou boas indicações no Campeonato da Cidade de Maputo realizado no ano passado. Este jogo está inserido no Grupo B.

Os “alvi-negros” deverão estar atentos a este adversário até para não serem surpreendidos frente a um opositor “a priori” superável.

No Grupo A, em masculinos, o Costa do Sol bate-se com a UP, às 15:00 horas, no mesmo local, enquanto o Eagles e Aeroporto enfrentam-se a partir das 15.30 horas no pavilhão do Maxaquene. Esta partida é pontuável para o Grupo B.

Noutras partidas, em femininos, o Desportivo, uma das potenciais favoritas à conquista do troféu, joga no seu reduto, a partir das 16:00 horas, diante da Académica. Neste despique, o favoritismo recai claramente para as “alvi-negras”.

Por sua vez, a APolitécnica defronta, às 14.00 horas, o Eagles, no pavilhão do Maxaquene.

Refira-se que em masculinos apuram-se para as meias-finais os dois primeiros classificados de cada grupo, enquanto em femininos a prova será disputada num sistema de todos contra todos numa única volta. Os quatro primeiros classificados apuram-se para as meias-finais.

1ª JORNADA

HOJE

SENIORES MASCULINOS

Pavilhão do Maxaquene
15:30 horas - Aeroporto x Eagle's
18:30 horas - Académica x Ferroviário

Pavilhão do Desportivo
15:00 horas - C. Sol x UP
18:00 horas - Desportivo x R. Sociedade

SENIORES FEMININOS

Pavilhão do Maxaquene
14:00 horas – Eagle’s x APolitécnica
17:00 horas - Ferroviário x Maxaquene

Pavilhão do Desportivo
16:30 horas - Desportivo x Académica

11 março 2009

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura em Basquetebol: Vêm aí as emoções da “bola-ao-cesto”


AS emoções da “bola-ao-cesto” começam a ser vividas a partir do sábado com a disputa do Torneio de Abertura, em seniores masculinos e femininos, prova que marca o início da época-2009 na capital do país.

Em seniores masculinos a prova será disputada em duas séries (A e B) com um total de nove equipas participantes, nomeadamente Ferroviário, Maxaquene, Desportivo, Costa do Sol, Académica, Aeroporto, Eagles e UP.

A série A é a que ressalta à vista, uma vez que se assistirá ao embate entre o Maxaquene e o Desportivo. Um confronto entre vizinhos a ser seguido atentamente devido à rivalidade e emoção que habitualmente caracteriza despiques do género. Estão agrupados nesta série, a Real Sociedade, o Aeroporto e o Eagles, portanto cinco, uma mais que o grupo A, que será constituído pelo Ferroviário, Costa do Sol, Académica e UP.

Se na série B, o foco principal é para o espectacular embate entre o Maxaquene e o Desportivo, na A importa salientar que se antevê uma maior competitividade, visto que estão inseridos três conjuntos poderosos da “bola-ao-cesto” nacional, nomeadamente Ferroviário, Costa do Sol e Académica. Perante este cenário, adivinha-se que a luta por um dos dois lugares que garantem o acesso às meias-finais seja entre o referido “trio”, enquanto Maxaquene e Desportivo partem como os únicos candidatos a ocuparem as duas primeiras posições, se se atender que os adversários parecem não terem argumentos para contrariar tal favoritismo.

Entretanto, o encontro entre Maxaquene e Desportivo está programado para a quarta jornada. Na primeira ronda, os “tricolores” ficam de fora devido ao número impar de equipas, cabendo ao Desportivo fazer as honras da abertura, quando a partir das 18:00 horas de sábado, medir forças com a Real Sociedade, no seu pavilhão. Noutro desafio do grupo, o Aeroporto e Eagles defrontarem-se às 15:30 horas, no pavilhão do Maxaquene.

No grupo A, destaque vai para o desafio entre a Académica e Ferroviário. Este é aliás, o jogo de cartaz da ronda e realiza-se no pavilhão do Maxaquene, a partir das 18.30 horas. O Costa do Sol terá em princípio uma missão afável, visto que enfrenta, às 15.00 horas, no pavilhão do Desportivo, a modesta formação da U.P.

O encontro entre Ferroviário e Costa do Sol, o mais esperado da série B, está agendado para a segunda jornada.

SENSACIONAL MAXAQUENE-FERROVIÁRIO

Por sua vez, o Torneio de Abertura em seniores femininos abre com um sensacional Maxaquene-Ferroviário, dois “teams” que lutarão seguramente pelo troféu até a derradeira jornada. Juntam-se a estas o Desportivo e APolitécnica, que defrontam a Académica e Eagles, respectivamente. Um início, teoricamente descansado para as meninas da APolitécnica e “alvi-negras”.

Mas a grande partida entre o Desportivo e APolitécnica, campeão nacional e vice, respectivamente, realiza-se na segunda jornada.
A prova será disputada num sistema de todos contra todos numa única volta. Os primeiros classificados apuram-se para as meias-finais.

CALENDÁRIO

1ª JORNADA (SÉNIORES MASCULINOS)

SÁBADO
Pavilhão do Maxaquene
15.30 horas - Aeroporto x Eagle's/ Seniores Masculinos
18.30 horas - Académica x Ferroviário/ Seniores Masculinos

Pavilhão do Desportivo
15.00 horas - C.Sol x U.P/ Seniores Masculinos
18.00 horas - Desportivo x R.Sociedade / Seniores Masculinos

SÉNIORES FEMININOS

Pavilhão do Maxaquene
14.00 horas - Eagle's x Apolitécnica/ Seniores Femininos
17.00 horas - Ferroviário x Maxaquene/Seniores Femininos.

Pavilhão do Desportivo
16.30 horas - Desportivo x Académica /Seniores Femininos

ANGOLA : 1º de Agosto vence Maculusso e lidera torneio Março Mulher

Huambo - O 1º de Agosto isolou-se na liderança da 3ª edição do torneio "Março-Mulher" em basquetebol com seis pontos, ao vencer terça-feira, no pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnen, na cidade do Huambo, o Desportivo do Maculusso, por 50-47, na terceira e última jornada da primeira volta.
As “militares”, que ao intervalo já venciam por 30-22, tiveram pela frente um adversário bastante difícil que ombreou até perto do final quando começou a faltar eficácia, maior rigor na defesa e nos lançamentos de campo
As atletas do Maculusso Eva Silva, com 14 pontos, e Marisa Nsiamalembe (11) foram as cestinhas do jogo, enquanto pelo 1º de Agosto evidenciaram-se Isabel Francisco, com 12 pontos, e Ernestina Neto (10).

Ainda terça-feira, o Misto do Huambo venceu o Misto do Bié, por 52-35.
Hoje regista-se o primeiro dia de repouso, devendo a prova reatar quinta-feira com o início da segunda volta.

10 março 2009

ANGOLA : 1º de Agosto e Maculusso protagonizam jogo de destaque

As equipas do 1º de Agosto e do Desportivo do Maculusso, ambas de Luanda, protagonizam terça-feira, no pavilhão "Osvaldo Serra Van-Dúnen", na cidade do Huambo, o jogo de destaque da III edição do torneio nacional sénior feminino, denominado "Março-Mulher".

Com 4 pontos cada, fruto de dois triunfos obtidos em igual número de jogos disputados, as duas formações partilham a liderança da prova.

Apesar de ser um jogo de difícil prognóstico, a equipa militar, fruto da maior eficácia que as suas atletas têm evidenciado, é, a partida, teoricamente favorita a vencer este confronto, marcado para as 18 horas.

Nas duas jornadas anteriores o 1º de Agosto venceu os mistos do Huambo, por 84/29, e do Bié, por 152/10.

Por sua vez, o Desportivo do Maculusso venceu, nos jogos anteriores, os mistos do Bié, por 129/27, e do Huambo, por 94/47.

Neste duelo, referente a 3ª jornada, estarão em campo as duas melhores cestinhas da competição, Astrida Vicente, do 1º de Agosto, com 54 pontos convertidos e Felizarda Jorge, do Desportivo do Maculusso, que já leva 53 pontos concretizados.

As atletas Masela Bokoma (41 pontos) e Sofia Capinga (30 pontos), da formação militar, além das adversárias Eva Silva (30 pontos) e Joana Baptista (27), poderão também ser preponderantes neste confronto, que decidirá o líder da 1ª volta.

Ainda terça-feira, para a abertura da 3ª jornada irão defrontar-se os mistos do Huambo e Bié, os únicos que ainda não somaram qualquer vitória. Neste jogo, as anfitriãs (Huambo) são favoritas, ante um adversário que nos dois jogos já disputados só averbou humilhantes derrotas.

As quatro equipas presentes no torneio irão se defrontar no sistema de todos contra todos a duas voltas, sagrando-se campeã a que mais número de pontos somar no final dos seis jogos.

ANGOLA : Misto do Bié volta a sofrer derrota humilhante no torneio "Março-Mulher"

O misto do Bié voltou a ser humilhado hoje, segunda-feira, no pavilhão "Osvaldo Serra Van-Dúnem", na cidade do Huambo, ao perder diante do 1º de Agosto, por contundentes 152/10, para a 2ª jornada da III edição do torneio nacional sénior feminino, denominado "Março-Mulher".

A formação biena, que na jornada anterior já havia sido derrotada pelo Desportivo do Maculusso, por 129/27, saiu para o intervalo com uma larga desvantagem de 75 pontos (76/1).

Neste desafio, o primeiro do dia, evidenciaram-se as atletas Astrida Vicente, com 38 pontos convertidos, Masela Bokomba (24), Ernestina Neto (18), Sofia Capinga (16) e também Isabel Francisco (16), todas da formação militar, enquanto pelo Misto do Bié a melhor cestinha foi a atleta Lola Sebastião, com 6 pontos.

No 2º jogo do dia, o Desportivo do Maculusso venceu, no mesmo recinto, o Misto do Huambo, por 94/47, quando ao intervalo já se encontrava a liderar o marcador com uma vantagem clara de 25 ponto de diferença (45/20).

A melhor cestinha deste jogo foi a atleta Felizarda Jorge, do Maculusso, com 34 pontos convertidos. Em destaque estiveram também as atletas Emília Pinheiro, do Huambo, com 21 pontos, Cláudia António e Eva Silva, ambas do Maculusso, com 14 pontos
finalizados cada uma.

09 março 2009

ANGOLA : Maculusso e 1º de Agosto cilindram adversárias na abertura do torneio ''Março-Mulher''

As formações do Desportivo do Maculusso e do 1º de Agosto, cilindraram domingo, no pavilhão "Osvaldo Serra
Van-Dúnen", cidade do Huambo, as suas respectivas adversárias, em partidas que marcaram a abertura da III edição do torneio sénior feminino, denominado "Março-Mulher".

No primeiro jogo do dia, o 1º de Agosto venceu facilmente o Misto do Huambo, por 84/29. Ao intervalo, a formação militar já se encontrava a vencer por 39/13.
As atletas Massela Bokoma, com 17 pontos convertidos, Astrida Vicente (16) e Sofia Capinga (14), foram as melhores cestinhas da formação do 1º de Agosto, ao passo que pelo Misto do Huambo, evidenciaram-se as jogadoras Graça Fonseca (11) e Emília Pinheiro (10).

Já no 2º jogo, o Desportivo do Maculusso humilhou o Misto do Bié, a mercê dos 129 pontos convertidos contra 27 sofridos. A formação do Maculusso saiu para o intervalo a vencer por 63/13.
Neste jogo, evidenciaram-se, na equipa vencedora, as atletas Joana Baptista (23 pontos), Felizarda Jorge (19), Eva Silva e Mariza Nsialmalembe, com 16 pontos convertidos cada uma. Por parte do Misto do Bié, Judith Paulino, com 10 pontos convertidos, foi o destaque, seguida pelas companheiras Ildeth Kapangue (4) e Celma Patrícia (4).

Na segunda jornada da prova, que se disputa esta segunda-feira no mesmo recinto (Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnen) o cartaz apresenta os jogos 1º de Agosto/Misto do Bié (16 horas) e Maculusso/Misto do Huambo (18 horas).

As quatro equipas irão se defrontar no sistema de todos contra todos a duas voltas, sagrando-se campeã a que mais número de pontos somar no final dos seis jogos.

08 março 2009

ANGOLA : Aficionados vibram com espectáculo das estrelas no pavilhão da cidadela

Cerca de 12 mil pessoas vibraram na noite de sábado, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, com as demonstrações de smashs e lançamentos de triplos protagonizados por várias estrelas das principais equipas do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol e da selecção angolana.

Num festival denominado “All Star Game”, que contou com duas equipas - Ghetto e Cidade - houve para além do jogo concursos de afundanços e lançamentos dos três metros, onde os concorrentes puderam evidenciar as suas capacidades técnicas.

No evento, as equipas foram orientadas tecnicamente por Luís Magalhães (1º de Agosto) e José Carlos Guimarães (Promad de Cabinda), tendo despontados nomes como Miguel Lutonda, Bonifácio, Camacho, Kikas, Carlos Almeida, Cipriano, Mingas,
Armando Costa, Morais, Selengue, Joseph, Gentry, Moorri, entre outros que deram um recital de basquetebol para o agrado dos assistentes.

O resultado final foi favorável a formação da cidade (118-90). A organização do evento - a empresa SAMK Investimentos Lda, bem como a maioria dos presentes considerou a iniciativa de bastante salutar.

Quanto ao concurso de lançamentos foi vencedor o jogador do Clube 1º de Agosto e da selecção nacional, Carlos Almeida, com 12 pontos, seguindo de Fernando Albano (Petro), com 10, e Miguel Lutonda (8).

Nos smashs, a primazia coube a Olímpio Cipriano, também da formação militar, com 101 pontos, batendo na concorrência o senegalês Joseph Ndon, do Libolo do Kwanza Sul, com 97, e o petrolífero Carlos Morais, com 60.

No final do concurso, assistido entre outras personalidades, pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB),
Gustavo da Conceição, fez-se a entrega dos troféus correspondentes ao vencedor do jogo, smashs e lançamentos.

Alguns cantores e humoristas também actuaram na noite das estrelas da bola ao cesto, que teve como principal objectivo proporcionar momentos de euforia aos aficionados da modalidade.

07 março 2009

ANGOLA : 2ª Fase do Campeonato Nacional

A segunda fase do campeonato desenrola-se com a formação de 2 grupos. Grupo A, composto pelos 6 primeiros classificados, a saber:
1º D'Agosto
2º Libolo
3º Petro
4º ASA
5º Promade Cabinda
6º Inter Clube

1ª Jornada
D'Agosto x Inter
Libolo x Promade
Petro x ASA

Esta fase joga-se a uma só volta, sempre em casa do melhor classificado na 1ª fase.

Os jogos desta fase inicia-se no dia 13/03/09, Sexta-feira.

O Grupo B é composto pelas restantes 6 equipas.

A fase final será jogada por grupos de 4 equipas a definir pela classificação da 2ª fase.

No Grupo A os 4 primeiros jogam para a classificação do 1º ao 4º lugar, no Grupo B para o 5º ao 8º lugares e no C para os restantes lugares.

ANGOLA : Huambo acolhe terceiro torneio nacional "Março Mulher"

A cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome, vai acolher, entre os dias 08 e 14 deste mês, a terceira edição do torneio nacional de basquetebol sénior feminino, denominado por "Março Mulher".

Em declarações hoje à Angop, o presidente da associação local da modalidade, Joca Ramos, disse que o torneio será disputado pelas formações do 1º de Agosto, Maculusso, ambas de Luanda, e as selecções provinciais do Bié e Huambo.
Sublinhou que as quatro equipas irão se defrontar no sistema de todos contra todos a duas voltas, sagrando-se campeã a que mais número de pontos somar no final dos seis jogos.
Joca Ramos referiu ainda que os jogos serão realizados no pavilhão Osvaldo Serra Van-Dunem, ao passo que as sessões de treinos poderão ocorrer nos recintos do Petro do Huambo e o da Cidade Baixa.

06 março 2009

ANGOLA : Selecção sub-18 participa no torneio internacional de Espanha

A selecção nacional de basquetebol em sub-18 participa, de 09 a 14 de Abril, num torneio internacional no Reino de Espanha, visando o mundial de juniores da modalidade, a ter lugar em Julho, na Nova Zelândia.

Para além de Angola, foram convidadas as selecções da Alemanha, Rússia, França e Itália, devendo as equipas estar agrupadas em duas séries de quatro cada.
Para o efeito, o seleccionador Carlos Dinis convocou 25 atletas que deverão iniciar os trabalhos a partir de segunda-feira, no pavilhão anexo à Cidadela.
Eis os seleccionados: Islando Manuel, Edson Ndoniema, Joaquim Nunda, Hermenegildo dos Santos, Yanick Moreira (1º de Agosto), Braúlio Morais, João Paulo, Dorivaldo Mendes (Petro de Luanda), Humberto Celso, e Adilson Paulo, Paulo Sopite, Ricardo Amado (ASA), Abílio Manuel, José Manuel (Interclube), João Filho (bolseiro no Japão), Miguel Kiala, Emanuel António, Agostinho Coelho, Josemar Arantes, Josemar de Carvalho, Yuri Demba, Eduardo Ferreira (CDUAN), Dino Cazequene (Catoca da Lunda Sul), Escórcio Antonio (Promade de Cabinda) e Edson Aleixo (Desportivo da Huíla).

A equipa técnica nacional é ainda constituída por Jacinto Olim "Jabila" e Paulo Eduardo, treinadores adjuntos. António Balaca é o médico, Daniel Neto (estatístico) e Francisco Amaro (fisioterapeuta).

05 março 2009

ANGOLA : Fase regular do nacional de basquetebol termina com embates entre candidatos

ANAXIMANDRO MAGALHÃES|

As equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube e Recreativo do Libolo realizam hoje treino bi-diário, às 9h00 e às 16h00, para prepararem os confrontos directos de amanhã, na jornada de encerramento da fase regular da XXXI edição do Campeonato Nacional Seniores Masculinos de Basquetebol.
Sem casos clínicos nos respectivos plantéis, com excepção ao Petro de Luanda que não poderá contar com os préstimos do poste Victor Muzadi, as quatro formações vão incidir o trabalho nos lançamentos de curta e longa distância, consolidação da vertente táctica, potenciamento dos índices físicos, e a finalizar o habitual jogo treino.
No apronto de hoje, o objectivo dos técnicos Luís Magalhães, do 1º de Agosto, Alberto de Carvalho “Ginguba”, Petro de Luanda, Apolinário Paquete, Interclube e Raul Duarte, Recreativo do Libolo, é chamar a atenção dos seus jogadores para aspectos menos bons e corrigir os erros que vêem cometendo sucessivas vezes durante os jogos, visando evitar desaires.
Qualquer um dos intervenientes aposta forte na preparação deste desafio para terminar em apoteose o primeiro turno do nacional da bola ao cesto, cujos seis primeiros classificados disputarão a “Final Four”.
Recreativo do Libolo – 1º de Agosto (às 18h00, no Pavilhão Gimnodesportivo) e Interclube – Petro de Luanda (às 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro) são os desafios de destaque da 22ª jornada a disputar-se amanhã.

04 março 2009

MOÇAMBIQUE : Nampula : Rui dos Santos eleito presidente

RUI João Manuel dos Santos é desde último sábado novo presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Nampula (APBN), depois de ter sido eleito com três votos a favor e duas abstenções dos cinco clubes que participaram na assembleia.

Hugo Rodrigues, que pretendia se candidatar ao cargo de presidente, viu-se impossibilitado de o fazer pelo facto de ter remetido o seu manifesto eleitoral momentos antes do início do escrutínio.
Rui dos Santos, antigo jogador e árbitro conceituado da modalidade ao nível da região norte nas décadas de 80 e 90, tem no seu elenco pessoas que igualmente se notabilizaram na bola-ao-cesto na província de Nampula

Votaram a favor de Rui dos Santos os clubes Ferroviário, Sporting, Universidade Lúrio, que entra pela primeira vez na alta competição, enquanto Muhala Star e Muahivire Ethari abstiveram-se.

Depois da sua eleição, Rui dos Santos afirmou à nossa Reportagem que uma das principais prioridades do seu elenco tem a ver com a reorganização da máquina de funcionamento da associação, privilegiando a movimentação das camadas jovens, sem no entanto descurar os outros escalões.

De acordo com o presidente da APBN, Nampula possui um potencial humano e condições apropriadas, mas que não são devidamente exploradas nas cidades de Nacala e Angoche, onde a modalidade é praticada a conta-gotas, com o lema “Por Um Basquetebol Renovado”.

ANGOLA : Hegemonia angolana em África está longe de terminar


O vogal do conselho de disciplina da Federação Angolana de Basquetebol David Dias disse hoje, em Luanda, que o país vai continuar a liderar, por pelo menos mais cinco anos, a modalidade no continente africano, a julgar pelo investimento do Governo neste sector e o nível competitivo dos seus executantes.

Falando à Angop sobre as possibilidades de o cinco nacional conquistar o 10º título continental em 2009, na Líbia, o ex-internacional angolano foi peremptório a afirmar que a hegemonia angolana está ainda longe de terminar, pois selecções tidas como potenciais adversárias (Nigéria, Senegal e Mali) revelam alguma falta de organização comparativamente a Angola.

Argumentou ser constante, por parte destas equipas, a concentração tardia de atletas, alterações profundas e falta de entrosamento.

David Dias descartou igualmente a hipótese de os novos “inquilinos” no pódio africano (Camarões 2º e Cabo Verde 3º classificados no Afrobasket2007) destronarem Angola dentro deste espaço de tempo, alegando não possuírem campeonatos internos bastante competitivos.
“Apresentaram-se bem no Afrobasket passado, com muitos jogadores que actuam no exterior e chegaram a estas posições, mas creio que não terão a mesma base e isso deixa-me convicto no êxito do conjunto nacional, que apesar de mudanças opta sempre por manter grande parte da sua estrutura”, disse, considerando a prova interna factor determinante para o sucesso da selecção.

Na sua óptica, o actual campeonato nacional está bastante disputado com o surgimento das formações do Recreativo do Libolo, Desportivo da Huíla e Promade de Cabinda, as quais considera promissoras, e a introdução de jogadores estrangeiros nalgumas destas equipas, pelo que defende a necessidade de a selecção continuar a trabalhar, entre outros, os aspectos organizativo, técnico,cultura táctica e disciplinar, a fim de se manter no topo.

Referiu que o sentimento de competitividade dos jogadores tem sido de elevada responsabilidade, diferente do dos adversários e nem a baixa estatura tem influenciado em provas do género”, pois a equipa obteve nove títulos nas últimas dez edições (desde a primeira conquista em 1989, em Luanda, perdeu apenas o Afrobasket de Dakar-97, no Senegal).

Quanto ao abandono do base Miguel Lutonda e a possível não integração do extremo-base Carlos Almeida, dois dos melhores jogadores dos últimos dez anos no país, David Dias sublinhou que, embora seja baixa considerável, estas situações não deverão impedir o sucesso da equipa nacional na Líbia.
“Embora sem o mesmo rendimento que estes, num lote de cerca de 18 jogadores haverá outros, mas cada um à sua altura”, sublinha, escusando-se a avançar nomes.

Aconselhou calma sobre o assunto, pedindo aos amantes da modalidade, e não só, para que se consciencializem, uma vez que as saídas acontecem tarde ou cedo com qualquer atleta e estes dois casos não são excepção. No seu entender, a equipa técnica que dirige uma selecção normalmente tem políticas e formas de se preparar para saber gerir situações do género, principalmente quando as mesmas surgem com certo tempo de antecedência a uma prova.

David Dias evocou o processo de renovação que, inevitavelmente, tem se verificado no cinco angolano, o qual registou já, além da sua saída, o abandono de Aníbal Moreira, José Carlos Guimarães, Jean Jacques da Conceição, Ângelo Vitoriano, entre outros jogadores influentes na conquista de títulos continentais.
"Isto é próprio da vida, por muito bom que seja um atleta, tarde ou cedo abandona. Estes não são excepção e temos que nos consciencializar, pois eles saem mas o basquetebol não morre", afirmou, sem descurar a capacidade técnica e o contributo dado por Carlos Almeida e Miguel Lutonda.
Seis vezes campeão africano pela selecção (a última foi em 2001, no Marrocos), David Dias, 40 anos de idade, jogou no 1º de Agosto durante muitos anos e em meados da década de 1990 se transferiu para o basquetebol português, representando o Clube de Queluz, Sport Lisboa e Benfica, além de uma curta passagem pelo Barreirense. Uma hérnia discal forçou-o a abandonar as quadras em
2002.
Lutonda deixou de representar a selecção em Agosto de 2007 após a conquista do Afrobasket, em Luanda, enquanto Carlos Almeida anunciou a intenção um ano mais tarde, no final dos Jogos Olímpicos de Pequim2008.

01 março 2009

ANGOLA : Resultados da 20ª jornada

1º de Agosto 136 Vila Clotilde 56
(Armando Costa 12 pts + 9 assists + 7 steals (roubos de bola) + 4(ress),
Joaquim Gomes "Kikas" 16 pts + 10 (ress) + 3 steals (roubos de bola) + 2 assists)
Imbondeiro Viana 58 ASA 121
CDUAN 67 Petro Luanda 95
Sporting Luanda 41 Recreativo Libolo 81
Interclube 87 Universidade Lusíadas 63