Africa Basquetebol

22 março 2009

ANGOLA : Petro de Luanda bate Libolo na Cidadela

A formação do Petro de Luanda venceu sábado, no pavilhão principal da Cidadela, o Recreativo do Libolo por 69-66, em partida da segunda jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, grupo A.

Ao contrário do que se esperava, o confronto entre o segundo e terceiro classificado da primeira fase foi disputado com muito rigor táctico por parte de ambas que descuraram o espectáculo.

O encontro foi marcado pelo equilíbrio do princípio ao fim. Com Victor de Carvalho (12 pontos) em grande plano, os “petrolíferos” terminaram o primeiro quarto com 25-18 e conseguiram manter a vantagem até ao intervalo (43-35).

No terceiro período, o equilíbrio manteve-se, mas foi o conjunto do Kwanza Sul que terminou na frente (60-58). No último quarto, as duas equipas entraram nervosas e protagonizaram um basquetebol sem emoção, com muitos erros defensivos
e ofensivos e muitas perdas de bolas (turn-overs).

Prova disso é que o Petro de Luanda alcançou a vantagem final de três pontos (69-66) a um minuto e 34 segundos do final com um triplo de Fernando Albano, quando o encontro estava empatado (66-66). Depois deste lance, as duas formações ainda tiveram oportunidades de marcar, mas nenhuma delas concretizou qualquer ataque.
Fernando Albano (Petro) e Domingos Bonifácio (Libolo), com 18 pontos cada, foram os melhores marcadores da partida.
Com este resultado, os “tricolores” sobem para o terceiro posto com três pontos, os mesmos que o seu adversário de sábado na quarta posição.


Resultados em classificação do grupo A:

1º de Agosto Promade de Cabinda 120-73
Interclube ASA 67-83
Recreativo do Libolo Petro de Luanda 66-69

Classificação

1º1º de Agosto 04 pontos
2ºASA 04 pontos
3ºPetro de Luanda 03 pontos
4ºLibolo 03 pontos
5ºInterclube 02 pontos
6ºPromade 02 pontos