Africa Basquetebol

29 fevereiro 2008

CABO VERDE : Seven Stars derrota Prédio (65-57)

A equipa masculina do Seven-Stars derrotou a sua congénere do Prédio ontem por 65 a 57 em jogo a contar para a terceira jornada da primeira volta do campeonato regional de basquetebol de Santiago Sul.

Num jogo aguardado com alguma expectativa pelos amantes da modalidade as expectativas não saíram defraudadas uma vez que ambas as equipas entregaram-se ao jogo e garantiram um bom espectáculo para todos aqueles que se dirigiram ao pavilhão Vavá Duarte. Depois da equipa do Prédio ter levado de vencida a formação do ABC este jogo apresentava-se também como um teste para a equipa do Seven-Stars que reforçou-se significativamente tendo em vista a luta pelo título regional.

A primeira parte foi marcada pelo equilíbrio e alternância do marcador tendo a equipa do Prédio assente o seu jogo nas tabelas com boas exibições de Biliku e Lamine. Ao invés a equipa do Seven privilegiou os lançamentos triplos tendo em Dá e Odair os seus melhores intérpretes. O intervalo chegou com uma vantagem de dois pontos para o Seven Stars (28-26).

O início da segunda parte acabou por ser fatal para a equipa do Prédio. Vários lançamentos triplos aliados a um bom jogo colectivo permitiram ao Seven aumentar a diferença que a dez minutos do final já se cifrava em 14 pontos (51-37). A partir daí a equipa geriu a vantagem até ao final.

Destaque ainda para as boas exibições de Vítor no Prédio e Vasco e Tó Tavares na equipa do Seven. Com este resultado as três equipas Prédio, Seven e ABC estão empatadas no comando do campeonato regional comprovando a ideia de que este deverá ser o campeonato mais equilibrado dos últimos anos.

28 fevereiro 2008

ANGOLA : Pavilhão do petro do Huambo será entregue hoje

Cerca de seis meses depois da data prevista para a sua entrega ao proprietário, o Pavilhão Multiuso do Petro do Huambo poderá ser entregue hoje, quinta.-feira, à direcção do clube, depois de quase concluídas as obras pela empresa portuguesa Monte Adriano, soube ontem o “JD” de fonte junto da empresa fiscalizadora.A obra de recuperação do pavilhão, que orçou aos cofres do Estado cerca de um milhão e meio de dólares, no âmbito da recuperação de infra-estruturas para o Afrobasket de 2007, até ao dia de ontem, quarta-feira ainda estava a receber trabalho de acabamento e pintura exterior. Segundo uma fonte junto da empresa de fiscalização, estão a fazer todo o possível para que o pavilhão seja entregue ainda este sábado.Os técnicos de basquetebol do clube receberam com satisfação esta notícia, argumentando que já era sem tempo, visto que a mais de seis meses que as equipas dos diferentes escalões de basquetebol estão paradas. Os trabalhos de recuperação da quadra de jogos do Petro do Huambo incluíram a mudança do piso, ampliação do recinto de jogo, remodelação e ampliação dos balneários e escritórios, bem como a colocação de uma nova cobertura.

ANGOLA : Promade forma mil e 300 crianças

osé Carlos Guimarães está satisfeito com o apoio do governo de Cabinda

Joaquim Suami, em Cabinda

Cerca de mil e 300 crianças da província de Cabinda, estão a ser formadas na modalidade de basquetebol, no âmbito do projecto de massificação desportiva “Promade”, criado em 1999, após a realização em Angola, da segunda edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, Afrobasket. Segundo o coordenador do projecto, José Carlos Guimarães, as crianças inseridas no “Promade” estão distribuídas nos pavilhões das escolas da Barão Puna, Comandante Dangeroux e Cabassango, divididos em quatro turmas, com mais de 40 atletas, com uma duração de trabalho de quatro horas, em dois períodos.Aquele responsável fez saber que o projecto abarca igualmente 100 crianças no município do Cacongo, onde estão a aprender o “ABC” da modalidade.Segundo ainda o nosso interlocutor, o projecto pensa inscrever cerca de 100 crianças, logo que haja disponibilidade, para treinarem diariamente no pavilhão do Sporting de Cabinda, com vista a aumentar o número de jovens de forma a garantir o futuro da modalidade na região.“Sinto-me muito satisfeito pelo trabalho que estamos a fazer neste projecto. Contamos com o apoio do governo da província de Cabinda e vamos continuar a trabalhar para cumprir com as orientações das autoridades locais. Por isso, esperamos que mais crianças apareçam para aprender as técnicas essenciais da “bola ao cesto”, disse. Aquele responsável desportivo referiu que as crianças inseridas no “Promade” já conseguem dominar as principais técnicas de basquetebol, o que tem ajudado a província a ter boas participações nos campeonatos jovens da modalidade, factor que o deixa muito honrado. “Temos bons jovens com muitos futuro e muitos deles já conseguem bater a bola como se deve. Aliás, temos visto isto nos jogos dos campeonatos nacionais, e muitas vezes é preferível vê-los no domínio da bola que os adultos”, realçou. De referir que desde a criação do “Promade”, dos nove atletas pertencentes a equipa do Misto de Cabinda, em basquetebol, seis deles já fizeram parte das selecções nacionais de sub-18, 20 e um que esteve na pré-selecção de sénior. Hoje, muito dos atletas formados pelo projecto são referências nos clubes de Luanda, como é o caso do Hélder King, Afonso Fefe e Jorge Taty.

MOÇAMBIQUE : Experiência singular no ISPU: Ana Flávia Azinheira: de atleta a treinadora

A VALOROSA basquetista internacional Ana Flávia Azinheira acaba de tomar uma opção no mínimo singular no nosso meio: abandonou o rectângulo de jogo, na qualidade de jogadora, para abraçar a carreira de treinadora, precisamente no seu clube, o ISPU, que no ano transacto ajudou a conquistar, meritoriamente, o primeiro título nacional de seniores femininos.

Ana Flávia Azinheira, que foi campeã africana pela Académica, em 2001, e representou igualmente o Maxaquene e o Ferroviário, é uma das grandes referências da nossa bola-ao-cesto, pelo que a nova página que agora se abre na sua carreira servirá, indubitavelmente, para transmitir a sua excelente experiência às jogadoras que, por ironia do destino, até 2007 eram suas colegas na formação treinada por Alexandre Mata.

Médica veterinária de profissão, a nova treinadora das “universitárias” será apresentada esta manhã pelo presidente do clube, Lourenço do Rosário, numa cerimónia em que, igualmente, o ISPU dará a conhecer o seu projecto de criação de uma equipa de seniores masculinos.

ANGOLA : Juízes reúnem-se sábado para discutir prémios

A Associação Nacional de Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA) reúne-se sábado com os filiados para, entre outras questões, discutir os prémios de jogos da presente temporada.

No encontro, os juízes vão analisar a contra-proposta da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), a ser apresentada sexta-feira, depois do mesmo órgão reprovar a primeira avançada pela ANJBA.

No princípio de Fevereiro, a associação dos árbitros reuniu-se com o secretário-geral da FAB, Tony Sofrimento, que prometeu apresentar uma nova tabela de prémios. Porém, assim não aconteceu, pois o dirigente teve de viajar a Cote d`Ivoire para participar de um encontro da Fiba-África.

Por sua vez, o presidente da ANJBA, o árbitro internacional Carlos Júlio, afirmou, na segunda-feira, que os filiados vão continuar a exercer normalmente as actividades, assegurando a presença dos mesmos na última jornada da primeira volta do Campeonato Nacional (sexta-feira) e na Supertaça (sábado).

"Vamos continuar a trabalhar na expectativa de ver resolvido o nosso problema. Acreditamos que brevemente será solucionado", acrescentou, sublinhando que não há ainda qualquer data prevista para interromper as actividades.

A ANJBA, fundada a 24 de Fevereiro de 2004, conta com 150 associados. Os filiados de categoria internacional recebem três mil e 16 kwanzas por jogo, os nacionais de primeira dois mil 585, os nacionais de segunda dois mil 154 kz, e os provinciais mil 723 kz.

ANGOLA : 1º de Agosto e Interclube `abrem´ época em feminino

Depois de terminar o campeonato nacional sénior feminino de basquetebol, com o 1º de Agosto a reconquistar o título, sábado será disputada a Supertaça, prova que serve para a abertura da época, entre "militares" e "policias".

A prova inicialmente marcada para Janeiro foi adiada duas vezes. Primeiro por consenso dos clubes intervenientes e depois por estar a decorrer, em Angola, a Taça de África das Nações em Andebol.

A verdade é que a Supertaça não foi disputada em momento oportuno e a competição que normalmente abre a temporada será realizada apenas 16 dias após a mesma encerrar. Ao vencer o Interclube por 2-0, nos play offs, a melhor de três jogos, os "rubro-negros" ficaram com o troféu.

Ainda assim, as duas formações mantêm o objectivo de conquistar o ceptro. Com uma equipa onde a maioria é da selecção nacional, medalha de bronze no africano, Raul Duarte, que substituiu Aníbal Moreira, no comando técnico das "militares", pretende dar continuidade ao ciclo vitorioso do seu antecessor. A conquista do nacional foi o primeiro sinal.

Nomes como Domitila Ventura, Isabel Francisco, Bárbara Guimarães, Astrida Vicente, Ângela Cardoso, Nachissela Maurício, todas do "cinco" nacional, exigem uma mentalidade ganhadora por parte da equipa técnica, a obrigação de conquistar os troféus internos e "lutar" pelos lugares cimeiros nas provas continentais.

Por sua vez, Apolinário Paquete, que no ano passado quebrou a hegemonia das "militares", vai tentar, mais uma vez, contrariar o favoritismo da sua ex-equipa.

Catarina Camufal, Celina Conceição, Ngiendula Filipe, Neusa Afonso, Irene Guerreiro, da pré-selecção nacional, são as principais referências das "polícias".

A prova, a decorrer no pavilhão principal da Cidadela, às 16 horas, vai opor o campeão nacional (2007), Interclube, ao vencedor da Taça de Angola do mesmo ano, 1º de Agosto.

No mesmo dia, três horas depois, o 1º de Agosto e o Petro de Luanda disputam a Supertaça Wlademiro Romero.

ANGOLA : Associação do Cunene toma posse sexta-feira

Os membros do corpo directivo da associação provincial de basquetebol serão empossados sexta-feira numa cerimónia a ser realizada na sala de actos do palácio do governo local.

Um comunicado chegado hoje à Angop pela comissão preparatória dos gestores da bola-ao-cesto na província para o quadriénio 2008/2012 indica que para a mesa de assembleia foi eleito Jerónimo Haleinge (presidente), Eugénio Sérgio (vice-presidente) e José Bonifácio Kaúpu (secretário).

Os conselhos de direcção, fiscal, de disciplina e jurídico serão presididos por Ana Maria Rita Jerónimo, Fernando Fetoy, Geraldo Ndafenongo e Mindo Lopes, respectivamente.

ANGOLA : Palmarés da Supertaça de Angola

Com oito troféus conquistados, o 1º de Agosto lidera o "ranking" da Supertaça em basquetebol sénior masculino, seguido do Petro de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA) com quatro e três, respectivamente.
Sábado joga-se a 16ª edição, com o 1º de Agosto a denfrontar o Petro de Luanda.

Edição Ano Clube

01 - 1993 – Petro de Luanda
02- 1994 - Petro de Luanda
03- 1995 - Petro de Luanda
04- 1996 - Petro de Luanda
05- 1997 - ASA
06- 1998- ASA
07- 1999- ASA
08- 2000 1º de Agosto
09- 2001 1º de Agosto
10- 2002 1º de Agosto
11- 2003 1º de Agosto
12- 2004 1º de Agosto
13- 2005 1º de Agosto
14- 2006 1º de Agosto
15- 2007 1º de Agosto
16- 2008 ???

ANGOLA : Duas melhores formações de África jogam na Cidadela

Depois de três adiamentos, por diversos motivos, as equipas seniores masculinas do 1º de Agosto e Petro de Luanda disputam sábado a Supertaça Wlademiro Romero, referente à abertura da época basquetebolística 2008.

Trata-se da reedição da Supertaça do ano passado, em que os "rubro-negros" venceram por 99-84.

O encontro, marcado para às 19 horas no Pavilhão principal da Cidadela, vai opor dois "arqui-rivais" tanto em termos colectivos como individuais e a maioria dos jogadores que constituem a selecção nacional nove vezes campeã africana.

Do lado "militar" a grande baixa deverá ser o base Miguel Lutonda, ao passo que nos "petrolíferos" Eduardo Mingas está em dúvida. Ainda assim, as duas turmas estão em condições de protagonizar um bom espectáculo tendo em conta as restantes opções.

Com Abdel Bouckar impossibilitado de jogar, por problemas administrativos, o técnico dos "tricolores", Alberto de Carvalho "Ginguba", continua na expectativa quanto à utilização do extremo norte-americano Roderyk Neally, cuja carteira internacional ainda não chegou ao país.

O atleta de 27 anos de idade é proveniente da Liga dos Estados Unidos CBA, e já passou pelo campeonato russo.

A posição “cinco” (poste) é, ainda, o sector mais frágil do Petro de Luanda que conta com Mingas (limitado), Victor Muzadi e os adaptados Cardoso Casimiro e Leonel Paulo. A tentativa de contratar, no estrangeiro, um jogador para a referida posição não teve êxito e a alternativa Abdel também não foi bem sucedida.

Neste capítulo, o 1º de Agosto está melhor servido. O técnico Luís Magalhães pode dar-se o "luxo" de deixar no banco de suplentes jogadores como Felizardo Ambrósio e Francisco Jordão, dando lugar a Kikas Gomes e Rodrigo Mascarenhas.

Entre os bases regista-se um equilíbrio: Milton Barros, Shannon Croocks e Domingos Bonifácio terão a missão de "armar" as jogadas "petrolíferas", o que implica um confronto directo com Armando Costa, Marques Houtmam ou Miguel Lutonda (este se recuperar a tempo).

Nos extremos, apesar dos vários duelos, o embate mais esperado é entre Carlos Morais (Petro) e Olímpio Cipriano (1º de Agosto).

Nos últimos anos os dois jogadores vêm se afirmando como principais "estrelas" das suas equipas, além de disputarem um lugar no cinco nacional. O atleta "rubro-negro", titular na selecção nacional, tem sido mais feliz nos confrontos entre ambos.

Nesta mesma posição, destacam-se os lançadores do Petro de Luanda Victor de Carvalho, Fernando Albano, Francisco Horácio e Luís Costa, ao passo que no 1º de Agosto Carlos Almeida e Mayzer Alexandre deverão responder pela mesma "moeda".

Em Dezembro de 2007, as duas equipas defrontaram-se duas vezes com uma vitória para cada. O 1º de Agosto venceu na final da Taça dos Campeões Africanos e o Petro "bateu" o seu rival na partida decisiva do Campeonato Provincial. Este mês, o conjunto do "Rio Seco" voltou a vencer, desta para a primeira volta do Campeonato Nacional.

Tendo em conta estes números, o 1º de Agosto, detentor do troféu, é favorito à conquista da Supertaça Wlademiro Romero. No entanto, apesar desse favoritismo, aguarda-se por uma partida renhida, por se tratar das duas melhores formações do continente africano.

27 fevereiro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto desfalcado prepara Supertaça “Wlademiro Romero”

Sem Francisco Jordão (extremo), Vladimir Ricardino (extremo), Mayzer Alexandre (extremo base) e Pierro Ilunga (extremo), todos lesionados, o 1º de Agosto intensifica a sua preparação, tendo em vista a final da Supertaça “Wlademiro Romero”, agendada para sábado próximo, às 18 horas, no Pavilhão Principal da Cidadela, diante do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda.Apesar destas contrariedades, Luís Magalhães, português ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, espera realizar uma boa partida frente aos petrolíferos da capital, que culmine obviamente com a conquista do seu primeiro título a nível doméstico.Entretanto, o técnico principal dos militares viu já reforçada a posição um (base) com a integração do experiente Miguel Pontes Lutonda, que durante três semanas esteve fora das quadras, por motivos de saúde.Lutonda que é sem sombras de dúvidas um dos esteios da equipa militar, e que actuou já na última segunda-feira, frente ao Sporting de Luanda, é uma certeza para o duelo do próximo sábado, a contar para a final da Supertaça “Wlademiro Romero”.Dos quatro jogadores lesionados nomeadamente Francisco Jordão, Vladimir Ricardino, Mayzer Alexandre e Pierro Ilunga, apenas o primeiro pode vir a actuar frente aos bicampeões nacionais.Hoje, os militares realizam mais uma sessão de treinos, virada fundamentalmente para os aspectos técnicos e tácticos sem descurar a vertente física.Por banda do Eixo-viário, a semana tem sido marcada pela correcção de alguns aspectos defensivos e ofensivos. O desaire sofrido frente ao Atlético Sport Aviação (ASA) para o Campeonato Nacional está praticamente esquecido.No seio dos jogadores não se fala noutra coisa senão na revalidação do troféu, apesar de reco-nhecerem que de outro lado estará um adversário com potencialidades de erguer o ceptro.Já no sector feminino, as equipas do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube preparam-se igualmente para a final da Supertaça, que será disputada também a 1 de Março.As pupilas de Raul Duarte, depois de conquistarem o Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, querem agora fazer a dobradinha da temporada.

Federação assegura realização da Supertaça

As equipas do Atlético Petróleos de Luanda e do 1º de Agosto vão mesmo disputar a final da Supertaça “Wlademiro Romero”, marcado para o próximo sábado, dia 1 de Março, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, segundo garantiu o número dois da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), António Celestino Sofrimento Manuel.Em declarações ao “Jornal dos Desportos”, o secretário geral da FAB assegurou que estão a ser criadas as condições técnicas e administrativas para que as duas equipas possam disputar a final marcada para o próximo dia 1 de Março, não havendo por isso, motivos para a não realização do mesmo.“Asseguro-vos que a final será disputada no dia 1 de Março, próximo sábado, quer em femininos quer em masculinos. Por isso, não há nada ao contrário”, asseverou António Celestino Sofrimento Manuel.Questionado sobre a posição tomada pelos árbitros em não apitar os jogos a partir do dia 1 de Março, enquanto a federação não rever a questão dos prémios, o número dois da FAB afirmou que a sua instituição fará sair hoje, quarta-feira, um comunicado, onde estarão detalhados as conclusões saídas da reunião de ontem, com o presidente da Associação dos Juízes e Cronometristas de Basquetebol, Carlos Júlio.“Hoje (ontem) mesmo tive uma reunião e vamos fazer sair um comunicado amanhã (hoje) a esclarecer todo esse processo”, finalizou.

26 fevereiro 2008

ANGOLA : Derrota do campeão marca dupla jornada

ASA foi a única equipa que conseguiu duas vitórias na dupla jornada do fim-de-semana que registou três adiamentos

Josefa Tomás

A surpreendente derrota do Petro de Luanda, por 87-89, diante do ASA foi a nota de destaque da dupla jornada do final de semana do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol.Contra todas as expectativas, o ASA conseguiu se impor ao campeão nacional em título e somar duas vitórias na dupla jornada de fim-de-semana, feito este que outras formações não conseguiram.A derrota do Petro, que não perde com o ASA há sete anos, só vem sustentar os comentários segundo os quais a equipa não atravessa um bom momento, motivado também por algumas baixas dos seus jogadores.Quem não gostou do resultado foram os adeptos, que no campo arremessaram água para a mesa de arbitragem segundos antes do jogo terminar.A verdade é que este mau momento do Petro facilitou as contas ao ASA, que com a dupla vitória terá chegado ao quarto lugar da classificação geral. Sexta-feira passou pelo Recretativo da Catumbela por 89-66 e sábado não quis passar dos mesmos 89 pontos ao bater nos derradeiros minutos os petrolíferos (89-87).Já o 1º de Agosto que na sexta-feira última venceu o Sporting de Luanda por 94-72, soma agora 22 pontos na liderança do campeonato, seguido do Petro com 20 e do Interclube na segunda e terceira posição.A jornada de sexta-feira ficou completa com o jogos CDUAN – Vila Clotilde (85-77) e Desportivo da Huíla - Interclube (83-82).No sábado, a Nocal não se deslocou àHuíla onde deveria defrontar o desportivo local e o 1º de Agosto não defrontou o Sporting de Luanda, uma vez que esteve envolvido numa actividade do Governo da Província de Luanda, estando assim estas duas partidas adiadas.Situação diferente foi a vivida pelo CDUAN e Promade. A três minutos do fim do terceiro quarto, com o placard a registar vantagem para os primeiros (50-42) faltou energia eléctrica no pavilhão de jogos. A partida volta a ser realizada hoje no anexo número dois da Cidadela Desportiva.De resto, o Imbomdeiro de Viana perdeu com a Universidade Lusíada por 50-80, na XIIIª jornada e penúltima da primeira volta da prova.

“Nacional”faz disputar hoje jogo sem atraso

1º de Agosto – Recreativo da Catumbela e Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN) – Promade de Cabinda são os jogos em atraso do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, que se realizam hoje em Luanda.A partida entre os militares e Recreativo da Catumbela é referente à segunda jornada do campeonato e realiza-se às 18 horas no pavilhão do Codenm. As duas equipas voltam a jogar amanhã à mesma hora, também em partida de acerto de calendário.Já o Cduan e o Promade de Cabinda vão repetir o confronto de sábado último que não terminou devido a um corte de energia eléctrica a três minutos do fim do terceiro período.O jogo terá lugar às 17 horas no pavilhão anexo número dois da Cidadela Desportiva.

ANGOLA : FAB estuda proposta de prémios para juízes

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) está analisar a proposta da Associação Nacional dos Juízes de Basquetebol de Angola (ANJBA) quanto ao aumento dos prémios de jogo, informou hoje o director técnico do órgão que rege a modalidade no país, Nuno Teixeira.

De acordo com a fonte, a proposta dos árbitros está a ser estudada e será respondida nos próximos dias, sem, no entanto, adiantar datas, salientando apenas que se está à espera do regresso do presidente da Federação, Gustavo da Conceição, em missão no exterior.

"O presidente chega antes da Supertaça Wlademiro Romero marcada para o dia um de Março", realçou.

Explicou que há duas semanas os representantes da ANJBA reuniram-se com o secretário geral da FAB, Tony Sofrimento, e apresentaram a proposta de prémios para a presente época.

Na ocasião, o representante federativo reprovou a mesma, mas comprometeu-se em expor uma outra nos dias que se seguiram o que não aconteceu pelo facto de se deslocar a Cote D´Ivoire numa reunião da FIBA-África.

Por sua vez, o presidente da ANJBA, o árbitro internacional Carlos Júlio, afirmou que os filiados vão continuar a exercer normalmente as suas actividades, assegurando a presença dos mesmos na última jornada da primeira volta do Campeonato Nacional (sexta-feira) e na Supertaça (sábado).

“Vamos continuar a trabalhar na expectativa de ver resolvido o nosso problema. Acreditamos que brevemente será solucionado”, acrescentou, sublinhando que não há ainda qualquer data prevista para interromperem as actividades.

A ANJBA, fundada a 24 de Fevereiro de 2004, conta com 150 associados. Os filiados de categoria internacional recebem três mil e 16 kwanzas por jogo, os nacionais de primeira dois mil 585 kz, os nacionais de segunda dois mil 154 kz, os provinciais mil 723 kz.

22 fevereiro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto estabelece horários para conferências de imprensa

A equipa de basquetebol sénior masculina do 1º de Agosto passará a realizar conferências de imprensa antes dos jogos do Campeonato Nacional de basquetebol, soube a Angop de fonte oficial.
Segundo um comunicado do clube, as mesmas serão organizadas às segundas e quintas-feiras, tendo em conta o facto dos encontros serem disputados às terças, sextas e sábados.
As conferências terão lugar na sede do clube às 12h30 ou 19h30, variando o horário de acordo com o período em que se realiza o treino.
Por outro lado, a seguir aos jogos, o treinador e um atleta estarão à disposição da imprensa para eventuais declarações.

A medida, que entra imediatamente em vigor, visa facilitar o trabalho dos órgãos de comunicação social, realça o emblema rubro-e-negro.

O 1º de Agosto é o campeão africano em título e vice-nacional.

21 fevereiro 2008

ANGOLA : FAB pune atletas

O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) puniu os atletas Emanuel Cardoso da Cunha Melgaço, do Atlético Sport Aviação (ASA), e João Alfredo Baptista, do Sporting de Luanda respectivamente, com dois jogos de suspensão acompanhado com uma multa em kwanzas o equivalente a Usd 120.00.Ainda de acordo com o comunicado oficial nº 22 proveniente da FAB, o Conselho de Disciplina da federação decidiu punir o treinador José Carlos de Carvalho Ribeiro Guimarães, do Promade de Cabinda, com um jogo de suspensão.Entretanto, num outro comunicado, a Comissão Té-cnica da instituição acima mencionada, faz saber que decidiu averbar falta de comparência ao Grupo Desportivo da Nocal, no jogo nº 45, referente à VIII jornada da trigésima edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, que deveria disputar com o Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto (Cduan).

ANGOLA : Árbitros podem paralisar actividade

Os árbitros de basquetebol de categoria internacional e nacional poderão paralisar com os seus trabalhos caso a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) não melhore os prémios de jogos que são atribuídos aos homens do apito, até antes do dia 1 de Março, data marcada para a disputa da Supertaça nas duas classes, segundo apurou o Jornal dos Desportos de uma fonte próxima da Associação dos Juízes e Cronometristas da modalidade. Depois da reunião mantida a 11 do mês em curso com a direcção do órgão que tutela a modalidade no país, na pessoa do seu secretário-geral, António Sofrimento Manuel, onde os homens do apito apresentaram as suas insatisfações pelo prémio que auferem actuamente (três mil kwanzas por jogo), tendo no entanto, apresentado as suas propostas, e aguardam agora por uma resposta satisfatória, sob pena de paralisarem com os seus trabalhos, segundo fez saber a nossa fonte.“Depois de termos apresentado à direcção da federação as nossas propostas penso que a bola está do lado da direcção da federação. Eu penso que a nossa classe merecia um pouco mais de atenção porque é de facto constrangedor estarmos a receber três mil kwanzas por cada jogo. Portanto, se a situação não for resolvida nos próximos dias, pensamos paralisar com a nossa actividade”, assegurou a nossa fonte.Os árbitros apresentaram como proposta, 15 mil kwanzas por jogo durante a primeira fase, 23 para a segunda fase e 38 mil kwanzas para a última fase da prova.Entretanto, a nossa fonte fez saber ainda que após a reunião do dia 11 de Fevereiro, António Sofrimento Manuel, que representou a direcção da Federação Angolana de Basquetebol, assumiu que depois de 24 horas, a FAB iria apresentar aos homens do apito a contraproposta, facto que não veio a acontecer. Caso António Sofrimento Manuel não regresse ao país nos próximos dias para equacionar o “problema” os homens do apito irão paralisar com os seus trabalhos.A reportagem do Jornal dos Desportos tentou ouvir o director para as competições da federação, Nuno Teixeira, mas este, alegou que não domina o dossier.Recorde-se que, a questão dos prémios foram levantados pelos árbitros no final da época transacta.

ANGOLA : APAB oferece material desportivo ao Instituto Politécnico de Cacuaco

A Associação dos Antigos Praticantes e Amigos do Basquetebol (APAB) vai oferecer sábado material desportivo ao Instituto Politécnico de Cacuaco para incentivar a prática do desporto nas escolas, informou hoje Victorino Cunha, um dos membros da agremiação.

Em declarações à Angop, o ex-seleccionador nacional de basquetebol sénior masculinos explicou que durante a actividade será realizada uma partida de basquetebol entre os alunos e culminará com um jogo entre antigos praticantes.

Na ocasião, de acordo com a fonte, os membros da referida associação vão explicar aos estudantes a importância da pratica desportiva na vida humana e distribuirão merendas. Esta será a segunda actividade da APAB, que funciona como comissão instaladora desde 2007, coordenada por Clemente Júnior. A primeira teve lugar no centro de treinamento desportivo "Fitness" no ano passado.

As próximas actividades do género serão realizadas em Março e Abril, respectivamente, mas ainda sem locais definidos. As eleições para constituição dos corpos gerentes estão previstas para o ano em curso.

20 fevereiro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto mantém invencibilidade

Disputadas que foram dez jornadas, a formação do 1º de Agosto, vice-campeã nacional, mantém a invencibilidade na XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Ontem, no Pavilhão do Codemn, a turma militar confirmou o seu décimo triunfo ao bater copiosamente a formação do Futebol Vila Clotilde por 136-74, e soma agora 20 pontos na primeira posição. Apesar de não contar com as contribuições do base Miguel Timóteo Pontes Lutonda e do extremo poste Francisco Jordão, os pupilos de Luís Magalhães não tiveram dificuldades em chamarem a si à conquista dos dois pontos em disputa. Tal como lhes competia, os militares entraram de forma avassaladora na partida e ao cabo dos primeiros 12 minutos venciam já por uma margem de 17 pontos, ou seja, 37-20.No segundo período o 1º de Agosto acentuou o seu domínio quer em termos ofensivos quer em termos defensivos, tendo a formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas vencido por um parcial de 39-17, perfazendo o resultado ao cabo dos primeiros 24 minutos em 76-37, a favor da turma rubro e negra (1º de Agosto).Luís Magalhães aprovei­tou as debilidades do seu adversário para fazer jogar os 12 atletas. 107-58 foi o resultado ao cabo do terceiro quarto, período em Marques Vincent Houtmam, Olímpio Cipriano, Rodrigo Mascarenhas, Armando Costa estiveram em evidência. Com a vitória assegura, os militares não deixaram de “apertar no acelerador”, tendo fixado o resultado final em 136-74.Já o Atlético Petróleos de Luanda bateu igualmente ontem, no Pavilhão Anexo da Cidadela Desportiva, a formação do Grupo Des­portivo da Nocal por 112-61. O Grupo Desportivo Interclube passou pela Universidade Lusíada, vencendo-o por 76-69, ao passo que o Sporting de Luanda perdeu com o Promade de Cabinda por 64--102.1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube ocupam as três primeiras posições com 20, 19 e 18 pontos respectivamente.

FICHATÉCNICA

Pavilhão do Codemn, com pouco público, para ver jogar as formações do 1º de Agosto e Futebol Vila Clotilde, em partida a contar para a décima jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Sob arbitragem de Osvaldo Neto, José Carlos e Figueiredo da Cruz, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:1º de Agosto: Armando Costa (14), Marques Houtmam (13), Olímpio Cipriano (32), Joaquim Gomes (15), Felizardo Ambrósio (12), Vladimir Ricardino (14), Carlos Almeida ((8), Rodrigo Mascarenhas (18), Hermenegildo Santos (1), Simão João (7), Leandro Conceição (2).Treinador: Luís Magalhães. Vila: Edson Cazola (16), Edivaldo Santana (8), Rui Contreiras (0), André Cambinda (0), Elvino Fernandes (3), Cardoso Pedro (10), Flávio Fernandes (18), Rodrigo Pedro (0).Treinador: Emanuel Gumarães Marcha do marcador: 37-20, 76-37, 107-58, 136-74.

ANGOLA : ASA e Promade vencem adversários da 10ª jornada do Nacional

O Atlético Sport Aviação (ASA) venceu esta tarde, no pavilhão do Codnm, em Luanda, o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUA), por 89-62, em jogo da 10ª jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino.

Para a mesma ronda, o Promade de Cabinda derrotou o Sporting de Luanda, em terreno deste, por expressivos 102-54, segundo relatos da Rádio-5.

Nesta altura deverão estar a defrontar-se 1º de Agosto-Vila Clotilde (Codnm), Petro de Luanda-Desportivo da Nocal (pavilhão anexo à Cidadela) e Interclube-Universidade Lusíada (28 de Fevereiro), todos marcados para às 18:30 na capital do país, enquanto em Benguela está agendado o União da Catumbela-Imbondeiro de Viana.

O 1º de Agosto e o Interclube co-lideram a prova com 16 pontos cada.

18 fevereiro 2008

ANGOLA : Silêncio da FAB preocupa ex-seleccionador nacional

O ex-seleccionador nacional de basquetebol em seniores femininos, Aníbal Moreira, considerou ser imperioso que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) indique já o nome da pessoa que conduzirá o cinco nacional no torneio pré-olímpico, a disputar-se em Junho próximo, na cidade espanhola de Madrid, competição que vai apurar os últimos cinco representantes para os Jogos Olímpicos de Pequim, China, marcado para Agosto do ano em curso. Segundo Aníbal Moreira, isto iria permitir que o seleccionador tivesse tempo suficiente para observar as possíveis seleccionáveis. “Pese embora faltar ainda por se disputar a Supertaça, acho que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol deveria já indicar o nome da pessoa que irá dirigir a Selecção Nacional no torneio pré-olímpico de Madrid, Espanha, de modos, a que este técnico tivesse tempo suficiente para observar as possíveis seleccionáveis as­sim como traçar com a devida antecedência o plano de preparação da referida empreitada”, assegurou o ex-internacional angolano, agora exercendo o cargo de técnico adjunto da equipa sénior masculina do Clube Central das Forças Angolanas, 1º de Agosto. Questionado se estaria disposto a conduzir os destinos do cindo nacional, aquele técnico mostrou-se disponível, tendo assegurado que deste que não afecta o seu trabalho no 1º de Agosto, abraçaria com todo gosto um provável convite. “Como sabe é sempre motivo de satisfação a gente dirigir os destinos do nosso país. Eu tive oportunidade de abordar algumas pessoas ligadas ao meu clube e não vêem anomalia nenhuma em eu dirigir novamente a selecção feminina apesar de estar agora ligado aos masculinos. Se não colidir com o meu trabalho na equipa masculina penso que aceitarei com todo gosto se for obviamente solicitado”, frisou. Ainda de acordo com Aníbal Moreira, o Reino de Espanha seria o território ideal para se realizar um bom estágio précompetitivo. “Por ser o local onde se realizará a competição, seria interessante que a selecção realizasse o seu estágio em Espanha. Eu acredito numa campanha exitosa da nossa selecção”.Brasil é outro país que o adjunto de Luís Magalhães aponta como sendo a alternativa.

17 fevereiro 2008

ANGOLA : Ficha Técnica Petro x Inter

Pavilhão anexo número dois, com pouco público, para assistir a partida entre as formações do Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube, em partida referente à nona jornada do Campeonato Nacional. Sob arbitragem de Carlos Júlio, Benjamim Valtim e Wilson Boaventura, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma: Atlético Petróleos de Luanda: Denilson Moreira (0), Eduardo Mingas (17), Luís Costa (17), Carlos Morais (18), Fernando Albano (0), Leonel Paulo (1), Cardoso Casimiro (0), Francisco Horácio (0), Víctor de Carvalho (0), Manuel Mariano (0), Domingos Bonifácio (5), Víctor Muzadi (16).Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”.Grupo Desportivo Interclube: Armindo Chipongue (14), Simão Santos (0), Frabrice Mokoteempa (2), José Nascimento (13), Michel dos Santos (0), Jorge Taty (0), Nivaldo N´sumbo (0), Vicente Neto (17), Lifetu Selengue (4), Mutu Fonseca (0), Euclides Camacho (2), Hélder Domingos (10).Treinador: Manuel de Sousa “Necas”

Alberto de Carvalho (Petro)- “Penso que merecemos a vitória”

Apesar de ter triunfado, Alberto de Carvalho “Ginguba, técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, afirmou que a sua equipa continua a cometer muitos erros. “Penso que merecemos vencer o jogo, porque fomos a equipa que ao longo da partida mostramos maior querer vencer. A minha equipa continua a cometer maior número de erros, por isso, temos que continuar a trabalhar no sentido de melhorarmos cada vez mais”.

Manuel de Sousa “Necas” (Interclube)- “Mostramos muita imaturidade”

Sempre ao seu jeito, o técnico principal do Grupo Des­portivo Interclube, Manuel de Sousa “Necas” mostrou-se muito aborrecido pelo comportamento da sua equipa fundamentalmente no último quarto em que depois de estarem a perder por uma margem de 12 pontos conseguiram reduzir para quatro, mas depois deixaram-se bater novamente. “Mas uma vez ficou aqui evidente que a nossa equipa continua imatura. Foi uma partida que estava ao nossa alcance, conseguimos em termos defensivos anular o Petro que não conseguiu marcar mais de oitenta pontos. Vamos continuar a trabalhar no sentido de melhoramos a qualidade do nosso basquetebol”.

ANGOLA : Zé Carlos Guimarães deseja quarta posição

O técnico principal do Promade de Cabinda, José Carlos Guimarães, assegurou ontem, em entrevista ao Jornal dos Desportos, que a sua formação esta a trabalhar arduamente para ocupar a quarta posição do Campeonato Nacional de Basquetebol. Segundo disse, a equipa cabindense esta engajada no melhoramento dos seus níveis competitivos na prova, para que o objectivo traçado pela direcção do Promade de Cabinda seja cumprido de forma salutar, tendo referido, que os indicadores deste propósito estão a dar êxitos, devido ao empenho que os jogadores têm estado a demonstrar em cada desafio do Campeonato Nacional de basquetebol. “Neste momento os jogadores estão a cometer poucos erros, o que me deixa muito satisfeito. Estamos a jogar bem e isto deve-se ao trabalho árduo que temos vindo a desenvolver no seio do grupo para podermos cumprir com os nossos objectivos. Alguns jogadores estão melhor que os outros, mas o espírito de colectividade é o mais importante para a nossa equipa atingir a sua meta nesta prova”, disse. O nosso interlocutor considerou de positiva a participação do Promade de Cabinda no “Nacional”, apesar da sua formação estar a encontrar algumas dificuldades por não ter realizado jogos de controlo antes do arranque da competição. “Considero de positiva a nossa participação nesta prova, porque já ganhamos cinco jogos e perdemos três. O nosso desejo é estar entre os três primeiro na primeira fase e na segunda etapa estar em quarto lugar. A equipa esta a subir de forma e os jogos que estamos a fazer deveriam ser feitos na pré-temporada. Apenas precisamos de três ou quatro jogos para a equipa evoluir”, realçou. Frisou, entretanto, que a maior preocupação de momento tem a ver com a lesão do extremo Pedro António, no joe lho direito, o que tem estado a dificultar as estratégias do Promade, pelo facto de ser um jogador muito influente na manobra da equipa. O atleta já foi observado pela equipa médica e aguarda-se do seu regresso dentro de 15 dias. De referir que o Promade Cabinda soma neste momento 13 pontos, fruto de cinco vitórias e três derrotas.

ANGOLA : Petro reassume segundo lugar do “Nacional”

O Atlético Petróleos de Luanda reassumiu ontem a segunda posição da trigésima edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos agora com 16 pontos contra 18 dos militares, mercê da vitória diante do Grupo Desportivo Interclube por 74-62, em partida de maior cartaz da nona jornada disputada no Pavilhão anexo número dois da Cidadela Desportiva. Sem Milton Barros, que continua sob cuidados médicos, o Atlético Petróleos de Luanda viu-se e desejou-se para levar de vencida a formação do Grupo Desportivo Interclube que mostrou muita imaturidade fundamentalmente nos últimos quatro minutos do quarto período. Os petrolíferos tal como lhes competia, entraram melhor na partida, com Domingos Bonifácio, Carlos Morais e Eduardo Mingas que chegaram a mostrar mais serviço em relação aos demais jogadores. No primeiro período, a turma do Eixo-viário conservava uma vantagem de sete pontos, ou seja, vencia por 23-16. Fruto de alguma agressividade em termos defensivos e maior eficácia no ataque, os polícias saíram a perder ao cabo dos primeiros 24 minutos por apenas dois pontos (38-36).Já no terceiro período os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” entraram melhor na partida, tendo anotado 22 pontos contra 13 do seu adversário, perfazendo um total de 60-49.No último quarto o domínio manteve-se, tendo os petrolíferos da capital alcançado uma diferença de doze pontos. Mas o Grupo Desportivo Interclube não se deixou intimidar e a passagem do minuto 10 conseguiu reduzir a desvantagem para quatro pontos. E, quando se espera por um Interclube mas agressivo, o nervosismo apoderou-se da equipa com perda sistemáticas de bolas. Carlos Morais (Petro) foi o cestinha da partida com 18, ao passo que Eduardo Mingas, Luís Costa, ambos do Atlético Petróleos de Luanda, e Vicente Neto, do Grupo Desportivo Interclube foram segundos melhores marcadores do encontro, todos com 17 pontos. Já em termos de ressaltos os petrolíferos da capital conseguiram 36, sendo 13 ofensivos e 23 defensivos, ao passo que os polícias alcançaram 32 ressaltos (10-22).O trio de arbitragem constituído por Carlos Júlio (internacional), Wilson Boaventura e Benjamin Valtim, com um ou outro erro não teve influência no resultado final (74-62).Ainda ontem, o Clube Desportivo da Huíla derrotou a Universidade Lusíada por 83-80, ao passo que o 1º de Agosto venceu o ASA por 89-72.

16 fevereiro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto promove curso para treinadores

O Centro de Formação de Treinadores de Basquetebol do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, promove a partir da próxima segunda-feira, dia 18, no Codenm, uma acção formativa dirigida a técnicos da modalidade. De acordo com o comunicado de imprensa a que o “Jornal dos Desportos” teve acesso proveniente da direcção do clube militar, o português ao serviço da equipa sénior masculino do 1º de Agosto, Luís Magalhães, e o angolano Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, serão os prelectores da referida acção formativa que será extensiva a todos os treinadores da modalidade. As inscrições serão feitas na sede do clube, ao passo que as sessões irão decorrer das 19 horas às 21H30 minutos. O Centro de Formação de Treinadores de Basquetebol do 1º de Agosto tem como finalidade contribuir para a formação contínua de treinadores do clube, em particular, e do país, em geral. M.C

15 fevereiro 2008

ANGOLA : Petro e 1º de Agosto disputam Supertaça a 01 de Março

As equipas de basquetebol seniores masculinas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto disputam no dia 01 de Março, no pavilhão da Cidadela às 19 horas, a Supertaça “Wladmiro Romero” edição 2008.

A indicação da data consta de um comunicado de imprensa da Federação Angolana de Basquetebol a que a Angop teve hoje acesso, no qual determina-se que a Supertaça feminina entre o Interclube e as "militares" do Rio Seco será igualmente realizada neste dia, às 16 horas, no mesmo recinto.

Disputado entre os vencedores do Campeonato Nacional e da Taça de Angola, este troféu, que normalmente abre a época basquetebolística, seria disputado em Janeiro, mas não aconteceu devido a realização no país do Campeonato Africano das Nações em Andebol.

Noutro comunicado, datado de 12 deste mês, a federação informa que a sua comissão técnica averbou duas faltas de comparência a Universidade Lusíada nos jogos que deveria disputar com o Promade de Cabinda e Recreativo da Catumbela, respectivamente, na condição de visitante.

Foi igualmente determinada falta de comparência ao Desportivo da Huíla por não ter jogado com o Promade de Cabinda, na condição de visitante.

ANGOLA : Interclube derrota União da Catumbela no Nacional Masculino

O Interclube venceu na noite de quinta-feira, em Benguela, o União da Catumbela, por expressivos 81-48, em jogo de acerto ao calendário referente à quarta jornada do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol, disputado no pavilhão “Acácias Rubras”.
Os “polícias da capital do país estiveram sempre à frente do marcador com os seguintes resultados: 27-12, no primeiro quarto, e 46-23 ao intervalo.
No reatamento, mais rápida no ataque e eficaz nos lançamentos, a equipa de Luanda aumentava a vantagem e no terceiro período vencia por 64-42.
Neste altura os donos de “casa” falharam muitos lançamentos, o que foi aproveitado pelo adversário que fixou o resultado final em 81-48.
O atleta Lifetu Selengue, do Interclube, foi o melhor marcador com 19 pontos, seguindo do seu colega Euclides Camacho com 13.
No sábado, o União da Catumbela, que averbou a quarta derrota consecutiva, recebe o Desportivo da Nocal, no mesmo pavilhão.

ANGOLA : Jogo Petro/Interclube é destaque da oitava jornada do Nacional

O jogo entre as equipas do Petro de Luanda e Interclube, a disputar-se sábado às 18 horas, no pavilhão anexo à Cidadela, é o destaque da dupla jornada de fim-de-semana do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Masculino, que abre hoje.

A partir das 16 horas defrontam-se para a sétima ronda: Petro-Desportivo da Huíla (16 horas no pavilhão anexo); 1º de Agosto-Imbondeiro de Viana (18h Codnm); ASA-Sporting de Luanda (18h anexo) e, em Cabinda, Promade de Cabinda-Vila Clotilde.

No sábado, o 1º de Agosto, líder do campeonato com 14 pontos, defronta no pavilhão do Codnm o ASA, no outro clássico da “bola ao cesto”.

ANGOLA : 1º de Agosto reconquista título nacional em feminino

O 1º de Agosto reconquistou na noite de quinta-feira o Campeonato Nacional de basquetebol sénior feminino ao vencer, no pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda, o Interclube por 64-58, na segunda partida dos "play-offs" a melhor de três jogos.

No primeiro confronto as “militares” venceram por 47-30. O 1º de Agosto recupera o título perdido, para o mesmo adversário, na temporada passada (2007).

O desafio que opôs “militares” e “polícias” foi marcado pelo equilíbrio até aos minutos finais. As duas equipas a optaram por uma defesa individual, obrigando as defesas a cometerem faltas para impedir o ataque.

Neste aspecto as “militares” foram mais “felizes” tirando proveito da altura das suas postes, com destaque para a cabo-verdiana Crispina Correia com mais de dois metros.

A atleta “crioula”, marcadora de 17 pontos, soube tirar proveito da sua estatura e esteve quase imparável no jogo interior, embora tenha demonstrado falta de técnica na finalização.

A poste foi bem coadjuvada pela extremo Astrida Vicente, melhor marcadora do encontro com 19 pontos, que converteu quatro dos seis lançamentos de triplo e foi decisiva na vitória “rubro-negra”.

Por outro lado, o Interclube usou a velocidade das suas bases para contrariar a desvantagem morfológica e conseguiu até a etapa final. Catarina Camufal (13 pontos) e Ida Rosada (11 pontos) criaram muitos problemas a defesa do 1º de Agosto que só consumou a vitória no último minuto.

Na ocasião, as “militares” beneficiaram de um momento de inspiração de Nacissela Maurício que, quando a partida estava empatada (57-57), assumiu o protagonismo da equipa e apontou quatro pontos seguidos.

Daí, as pupilas de Raul Duarte passaram apenas a gerir a vantagem, até ao apito final da dupla José Carlos e Isaías Luamba.

Interclube: Catarina Camufal (13), Judith Queta (05), Valdimira Gomes (00), Neusa Afonso (04), Mangongo Nelly (08), Celina Conceição (05), Irene Guerreiro (05), Nadir Manuel (07), Ida Rosada (11), Ngiendula Filipe (00), Angelina Golome (00).

Técnico: Apolinário Paquete

1º de Agosto: Maria Afonso (04), Domitila Ventura (00), Isabel Francisco (00), Barbara Guimarães (06), Sónia Guadalupe (00), Crispina Correia (17), Astrida Vicente (19), Nacissela Maurício (14), Ernestina Neto (00), Jacqueline Francisco (04), Sofia Capinga (00), Fineza Eusébio (00).

Técnico: Raul Duarte

Resultado ao intervalo: 31-31

Resultado final: 58-64.

ANGOLA : Nachissela eleita MVP do nacional

A atleta da equipa sénior feminina do 1º de Agosto Nachissela Maurício foi eleita a melhor jogadora (MVP) do Campeonato Nacional que terminou hoje com a consagração das "militares".
As "rubro-negras" venceram, na segunda partida dos "play-offs" a melhor de três jogos, o Interclube por 64-58 e reconquistaram o título perdido em 2007.
A poste do Desportivo do Maculusso Felizarda Jorge foi a melhor marcadora da prova com 116 pontos, ao passo que a Nocal foi eleita equipa "fair-play".
O Campeonato Nacional foi disputado apenas por quatro formações e todas de Luanda, designadamente o 1º de Agosto, Interclube, Desportivo do Maculusso e Nocal.

14 fevereiro 2008

ANGOLA : Interclube pode assumir hoje comando da prova masculina

O Interclube pode assumir interinamente a liderança do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, caso vença hoje o União Desportiva e Recreativa da Catumbela, na única partida a ser disputada fora de Luanda e referente à oitava jornada. Embora jogando em casa alheia, a equipa da Polícia Nacional não deverá deixar os créditos que detêm em mãos alheias. Os pergaminhos e a condição de segundo colocado da tabela classificativa do Campeonato, disputadas sete jornadas, não permitirão ao ambiente caseiro da equipa benguelense vingar. Os comandados de Manuel de Sousa “Necas” vão lutar para não deixar fugir o líder, 1º de Agosto. Em caso de vitória, a equipa do Interior vai liderar interinamente a prova. Ainda hoje, a Nocal e Cduan medem forças no recinto do Interclube. Os estudantes podem facturar neste jogo. Outras partidas envolvendo equipas de Cabinda e da Huíla, amanhã, terão como palco o pavilhão do Rio seco e pavilhão principal da Cidadela. No Rio Seco jogarão para a mesma jornada o Vila Clotilde e o Promade de Cabinda, enquanto na Cidadela o Petro de Luanda recepciona o Desportivo da Huíla.Se a partida entre Promade e Vila pode conhecer momentos de acentuado equilíbrio, tornando difícil o prognóstico, o mesmo não se pode dizer do Petro, que ante a novata equipa da Huíla, tem a obrigação de fazer um jogo com vitória folgada. O líder, 1º de Agosto vai receber o Imbondeiro de Viana enquanto, para encerrar a oitava jornada do Campeonato, no anexo 2, o Asa defronta o Sporting de Luanda. Nesta ronda folga a Universidade Lusíada. À entrada da oitava ronda o 1º de Agosto lidera a classificação geral com 14 pontos, seguido pelo Interclube com 13 e o Petro de Luanda com 12.

ANGOLA : Ficha Técnica 1º Agosto x Inter Femininos

Cerca de cinquenta e cinco espectadores assistiram ao jogo entre 1º de Agosto e Interclube, para o “play off” da final, a melhor de três, do Campeonato Nacional sénior feminino de basquetebol, no recinto do Codenm. Sob arbitragem do trio Osvaldo Neto, Valentim Benjamim e Figueiredo Cruz. As equipas alinharam do seguinte modo: INTERCLUBE:4-Catarina Camufal (8), 5-Judith Queta (0), 6- Valdimira Gomes (0), 7- Neusa Afonso (0), 9- Mangongo Nelly (4), 10-Celina Conceição (0), 11- Irene Guerreiro (5), 12-Nadir Manuel (2), 13-Ida Rosada (6), 14-Angelina Golome (0), 15-Nguendula Filipe (5).Treinador: Apolinário Paquete.1º DE AGOSTO:4-Maria Afonso (8), 6-Domitila Ventura (5 ), 7-Fineza Eusébio (0), 8- Isabel Francisco (0), 9-Barbara Guimarães (3), 10- Sónia Guadalupe (5), 11-Crispina Correia (6), 12-Astrida Vicente (12), 13-Nacisela Maurício (6), 14-Ernestina Neto (2), 15-Jaqueline Francisco (0), 16-Sofia Capinga (0).Treinador: Raúl Duarte. INTERVALO: 27-19FINAL DO JOGO: 47-30
“Valeu pela vitória”- Raúl Duarte:

Nem mesmo o facto de estar próximo do título no campeonato deixou satisfeito o técnico Raúl Duarte, do 1º de Agosto, após vitória sobre o Interclube. “Bom resultado mas muitas coisas más. Em relação ao ataque muitas bolas falhadas debaixo do cesto, pouca organização ofensiva e é aí que precisamos de melhorar. A qualidade ofensiva, a leitura de jogo, valeu pela vitória e pelo esforço das jogadoras porque na qualidade temos que trabalhar imenso”, disse.
“Nunca perco as esperanças”- Apolinário Paquete:

Apolinário Paquete, técnico do Interclube mostra-se esperançado em contornar o mau começo da equipa na série dos “play off” da final. “Sou daquele tipo de treinador que nunca perde as esperanças. Apesar de termos perdido o jogo de hoje (ontem), o de amanhã será outro e há necessidade de recuperarmos o nosso grupo do ponto de vista psicológico, porque pensamos que 17 pontos não espelham bem aquilo que se passou dentro do campo”, justificou.

ANGOLA : 1º de Agosto pode recuperar hoje título do Campeonato Nacional

O 1º de Agosto pode recuperar o título de campeão caso vença hoje o Interclube, no recinto 28 de Fevereiro, no segundo jogo dos “play off” da final do XXIII Campeonato Nacional sénior feminino. Após a vitória, ontem, no primeiro jogo da final, as militares precisam de vencer hoje e prescindir do terceiro jogo da série, para recuperarem a “coroa”, o que não vai ser fácil. O Interclube, apesar de apático no jogo de ontem, em que perdeu por 30-47, com já desfavoráveis 27-19 ao intervalo, pode sugerir para hoje uma partida mais aliciante, se melhorar na concentração ao ataque, maior circulação de bola e, também, mais “agressividade” defensiva, sem contar com o apoio do seu público que ontem esteve alheio ao jogo da equipa. O jogo registou superioridade militar desde os primeiros minutos, em que chegou a uma vantagem de 7-2.Uma ténue melhoria na defesa, com bloqueio e variações homem a homem e zona, permitiu ao Interclube equilibrar os acontecimentos na quadra de jogos, onde, durante o primeiro período apenas se viu o 1º de Agosto a jogar fazendo 14-8 no final do primeiro período. Fruto das melhorias defensivas e maior acutilância ofensiva, a equipa do Ministério do Interior chegou ao intervalo com alguma melhoria, relativamente aos primeiros 10 minutos. Ainda assim perdia por 27-19.O Interclube não soube manter o perfil assumido antes do intervalo e no terceiro período deixou que as adversárias confirmassem a superioridade. No final, 47-30 favoráveis ao 1º de Agosto, que lhe podem facilitar a reconquista do título nacional, ainda em posse do Interclube. Na outra série de jogos, a melhor de três, o Desportivo Maculusso bateu o Cduan, 75-55, no segundo dos três jogos previstos, disputado no pavilhão 28 de Fevereiro, tornando fácil a conquista do terceiro lugar da prova. No primeiro jogo, disputado na terça-feira o Maculusso já tinha vencido por 77-46.

ANGOLA : Interclube e 1º de Agosto disputam final do Nacional

- As formações seniores femininas de basquetebol do 1º de Agosto e Interclube defrontam-se esta noite (19 horas), no pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda, na segunda partida do "play-off" final do Campeonato Nacional.
A final é disputada na melhor de três de jogos e em caso de vitória as "militares" do Rio Seco sagrar-se-ão campeãs, pois venceram, quarta-feira no seu reduto, o primeiro encontro por 47-30.
As "polícias" da capital, detentoras do trofeu nacional, precisam de vencer hoje para forçar à finalíssima, que caso seja necessário terá lugar domingo no ´´Codnm´´.

13 fevereiro 2008

ANGOLA : Equipas preparam dupla jornada do final de semana

Duas partidas abrem amanhã, quinta-feira, a dupla jornada do final de semana, com a União Desportivo Recreativo da Catumbela a receber em Benguela, o Grupo Desportivo Interclube, às 19 horas, ao passo que o Grupo Desportivo da Nocal recebe, às 15 horas, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a formação do Clube Desportivo Universidade Lusíada. Hoje, as equipas voltam a ensaiar os aspectos técnicos e tácticos com vista a alcançarem resultados positivos. O Atlético Petróleos de Luanda, bicampeão nacional, realiza hoje duas sessões de treino, sendo uma no período matinal e outra no período vespertino. O base Milton Barros que estava a contas com uma lesão no joelho esquerdo treina já sem limitação. Os petrolíferos da capital preparam com todos os cuidados a recepção do Grupo Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, em partida a ser disputada no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva. Já o líder da competição, 1º de Agosto com 14 pontos, que continua a treinar sem o extremo base Mayzer Alexandre, lesionado, realiza igualmente hoje duas sessões de treinamento. Com maior ou menor dificuldade, os militares chamarão a si a conquista dos dois pontos, já que terão pela frente a frágil formação do Grupo Desportivo Imbondeiro de Viana. Atlético Sport Aviação (ASA) e Sporting de Luanda centralizarão a jornada número oito. O Promade de Cabinda defronta a formação do Futebol Vila Clotilde.

ANGOLA : 1º de Agosto e Interclube disputam play-offs do “Nacional” sénior feminino

Contrariamente ao que estava inicialmente agendado, a fase final dos play-offs da XXIII edição do Campeonato Nacional sénior feminino de basquetebol que será jogado a melhor de três e que deveria arrancar ontem, apenas hoje, quarta-feira, inicia com a formação do Grupo Desportivo Interclube a se deslocar no Pavilhão do Rio Seco, às 19 horas, ao encontro do 1º de Agosto. De acordo com Ludgero Hélder Garcia Gomes, um dos responsáveis da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL) e membro do comité organizador da XXIII edição do “Nacional da bola ao cesto” razões técnicas estive-ram na base do adiamento do arranque da fase final da competição. Ultrapassados que estão os problemas técnicas, as emoções da “bola ao cesto” no sector feminino voltam a agitar nesta tarde e noite de quarta-feira os Pavilhões 28 de Fevereiro e do Codenm. Depois de terem deixado nas meias finais as formações do Cduan e Grupo Desportivo O Maculusso, militares e polícias vão a partir de logo mais decidir com quem ficará o troféu referente a época 2007.O 1º de Agosto depois de ter eliminado de forma folgada a formação do Cduan a quem venceu por 83-27 e 69-31 vai tentar começar os play-offs do “Nacional” com o pé direito vencendo obviamente a sua opositora, que teve imensas dificuldades para ultrapassar as pupilas de Januário dos Santos (Maculusso), que forçaram a disputa do terceiro desafio. 68-53 foi o resultado do primeiro jogo a favor do Grupo Desportivo Interclube, ao passo que no segundo desafio O Maculusso saiu-se vitorioso por 57-52. No derradeiro desafio, as pupilas de Januário dos Santos foram impotentes e perderam por 58-38.Nacissela Maurício, Ma­ria Afonso (Manu) as mais experientes jogadoras do conjunto militar terão a responsabilidade de comandarem o jogo interior da sua formação. Por banda das polícias, a veterana Irene Guerreiro que continuar a exibir-se ao mais alto nível será seguramente a jogadora que vai desequilibrar fundamentalmente do jogo exterior. Por isso, aguarda-se por uma partida bastante renhida. Entretanto, ontem para as classificativas do terceiro e quarto lugares, a formação do Grupo Desportivo O Maculusso derrotou a equipa do Cduan por 77-46. Hoje, as duas formações voltam a defrontar-se, às 14 horas, no Pavilhão 28 de Fevereiro.

12 fevereiro 2008

CABO VERDE : Seven Stars bate ABC por 64-43

Nos resultados do Basquete de Santiago Sul, no sábado, 9, o Seven Stars bateu por 64-43 o ABC, nos seniores femininos. O Bairro perdeu com o ABC, na categoria sub-20 de masculinos, por 56 a 45.

Já no Domingo, o ABC bateu a equipa dos Órgãos por 15 a 11, no escalão sub-14 masculino e derrotou ainda o Bairro, nos sub-18 masculinos, por 20 a 0. A equipa do Bairro perdeu por ter abandonado o jogo no final da partida.
A Achada Grande bateu por 17 a 7 o EBS, nos sub-18 masculinos e o Bairro ganhou por 54 a 30 os Órgãos no sénior feminino.

ANGOLA : Lutonda está recuperado e já treina com o grupo

O base principal do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, Miguel Timóteo Pontes Lutonda, que na última sexta-feira havia contraído uma lesão no tendão de aquiles do pé direito, diante do Grupo Desportivo Interclube, está praticamente recuperado da mazela e já se juntou ao grupo de trabalho. De acordo com uma fonte do departamento médico da turma militar o atleta acima mencionado poderá estar a cem por cento e a disposição do técnico luso Luís Magalhães, que persegue o seu primeiro título nacional. “A lesão do Miguel está praticamente debelada e penso que esta semana poderá jogar já a cem por cento”, assegurou a nossa fonte. A formação militar que comanda o “Nacional da bola ao cesto” com 14 pontos fruto de sete vitórias, em igual número de jogos, vai receber na próxima sexta-feira, no seu reduto, a formação do Clube Desportivo Imbondeiro de Viana, em desafio a contar para a oitava jornada da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Entretanto, a jornada oito abre na próxima quinta-feira, com a disputa de duas partidas colocando frente a frente as formações da União Desportiva recreativo da Catumbela – Grupo Desportivo Interclube, às 19 horas, em Benguela, Grupo Desportivo da Nocal – Cduan, às 15 horas, no Pavilhão 28 de Fevereiro.

ANGOLA : Fase final do “Nacional” feminino arranca hoje

1º de Agosto e Grupo Desportivo Interclube começam a partir de hoje, terça-feira, a disputar a final da XXIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos que será jogado a melhor de três partidas. Para atingir a final, a formação do 1º de Agosto deixou nas meias finais a equipa do Cduan, a quem venceu por 2-0 (83-27 e 69-31), ao passo que o Grupo Desportivo Interclube venceu ontem a formação do Grupo Desportivo O Maculusso por 58-38, na terceira partida, derrotado no cômputo geral por 2-1.Militares e Polícias vão deste modo, a partir de hoje lutar pela coroa que será jogado a melhor de três partidas. Espera-se por uma partida bastante equilibrada, e a formação que cometer o menor número de erros possíveis chamará a si o triunfo. Entretanto, as classificativas do terceiro e quarto lugares serão jogados igualmente a melhor de três partidas e, arrancou também hoje, terça-feira. Grupo Desportivo O Maculusso e Cduan vão bater-se pelo terceiro lugar da competição.

ANGOLA : Gustavo Vaz da Conceição recebeu prémio da Fiba-Mundo

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo Vaz Dias da Conceição, recebeu ontem em Itália, um dos prémios mais importante da Federação Internacional de Basquetebol Associado (Fiba-Mundo), que decidiu outorgar o órgão reitor da modalidade no país, pela excelente organização da XXIV edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos vulgo Afrobasket 2007, que pela primeira vez foi disputada em cinco cidades diferentes. Entretanto, para além do êxito em termos organizativos que culminou com à conquista da XXIV edição da Taça das Nações da “bola ao cesto” da parte do cinco nacional, perfazendo o nono título no geral, a distinção a que Angola foi brindada no último sábado pela Federação Internacional de Basquetebol Associado (Fiba-Mundo) com o prémio “Oscar del Basket” prende-se ainda com o facto de o país deter o domínio a nível do continente berço da humanidade de quase duas décadas. Fruto destas conquistas, Angola tornou-se na Nação africana com mais participações em fases finais de Campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos. Nos Jogos Olímpicos do ano em curso, a disputar-se na República Popular da China, no mês de Agosto, Angola participará pela quinta vez consecutiva, depois da sua estreia em 1992, competição realizada na cidade de Barcelona, Espanha, onde o cinco nacional havia humilhado a selecção da casa vencendo-a por vinte pontos de diferença. Já em termos de mundiais, Angola tem já quatro presenças no seu historial. O cinco nacional figura nesta altura entre as dez melhores selecções do mundo, fruto do nono lugar alcançado em 2006, na XV edição do Campeonato do Mundo, disputado no Japão.

11 fevereiro 2008

ANGOLA : Luís Magalhães quer um 1º de Agosto avassalador

Apesar de ter somado já seis vitórias em igual número de jogos, estando por isso, a liderar a XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, com 14 pontos, mais um que o seu arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, o técnico português ao serviço do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, Luís Magalhães, considera que a sua equipa ainda não está a praticar o tipo de basquetebol que deseja implementar na sua agremiação.Luís Magalhães, que substituiu o angolano Jaime Covilhã, no comando técnico da formação militar, teceu tais declarações na última sexta-feira, após o triunfo da sua equipa diante do Grupo Desportivo Interclube por 106-81, em partida referente a VI jornada do Campeonato Nacional de “bola ao cesto”. “A minha equipa ainda não está a praticar o tipo de basquetebol que pretendo implementar. detensivamente é uma equipa ex­ce­lente. Aliás, o que há de bom na minha modesta opinião no basquetebol angolano é a defesa. Os jogadores defendem per­feitamente bem mas, o mesmo já não acontece em termos ofensivos por isso, quero inverter este quadro na minha equipa para que possamos ser verdadeiramente uma grande colectividade”, disse. Entretanto, o técnico luso disse por outro lado, que o trabalho desenvolvido até aqui tem o deixado bastante satisfeito, facto que o faz antever uma temporada em grande que passará necessariamente pela reconquista do título nacional, que escapa do clube há dois anos.“Estou satisfeito com o trabalho que desenvolvo no clube, os jogadores têm sido formidáveis naquilo que é aprendizado de novas técnicas e quando assim acontece os resultados só podem ser positivos e obviamente é o que pretendemos esta temporada”.Recorde-se que, Luís Magalhães foi contratado pela direcção do 1º de Agosto por um período de dois anos.

09 fevereiro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto aplica “chapa cem” ao Interclube

Com 27 pontos do extremo base Carlos Almeida que esteve simplesmente impecável nos lançamentos dos seis metro e vinte cinco (6/7), sendo por isso o MVP (melhor cestinha) do encontro, o 1º de Agosto derrotou ontem no princípio da noite, em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, a formação do Grupo Desportivo Interclube por 106-81, em partida de maior cartaz da VI jornada da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.Com o triunfo de ontem, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas mantém-se invicto na competição à semelhança do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, bicampeão nacional, que repousou por imperativo de calendário.Apesar do ligeiro equilíbrio que se verificou no primeiro quarto, onde os pupilos de Manuel de Sousa “Necas” saíram a perder por apenas um ponto de diferença, ou seja, 26-27, os outros três períodos foram inteiramente dominados pela turma militar.Sem os bases Simão Panzo, Adilson Câmara, ambos lesionados, o Grupo Desportivo Interclube sentiu muitas dificuldades para conduzir os seus ataques, uma vez que o centro africano, Fabrice Mokoteemmapa, atleta contratado pela direcção da Polícia aquando do Afrobasket 2007, mostrou-se incapaz de comandar o seu “batalhão”.No segundo quarto com a turma militar a apostar nos lançamentos exteriores onde pontificam Carlos Almeida, Miguel Pontes Lutonda, Armando Costa, Joaquim Gomes “Kikas” e Felizardo Ambrósio, o 1º de Agosto conseguiu um parcial de 34-16, perfazendo 61-42 ao cabo dos primeiros 24 minutos.Os últimos dois quartos, o técnico do 1º de Agosto, Luís Magalhães deu-se ao luxo de rodar o plantel, já que o Grupo Desportivo Interclube não conseguia contrapor o ataque militar. 106-81 foi resultado final a favor do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.O trio de arbitragem composto por Iracelmo Pinto, Isaias Luamba e Osvaldo Neto, com um ou outro erro não teve influência no resultado final.Ainda ontem para a jornada seis, o Sporting Clube de Luanda derrotou a formação do Grupo Desportivo da Nocal por 77-7, ao passo que o Atlético Sport Aviação (ASA) derrotou o Futebol Clube Vila Clotilde por 85-57. 1º de Agosto isolou-se na competição agora com 12 pontos, seguido do Interclube e Atlético Petróleos de Luanda com 11 e 10 pontos respectivamente.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão 28 de Fevereiro, completamente lotado para ver jogar as formações do Grupo Desportivo Interclube e 1º de Agosto, em partida referente a VI jornada da primeira volta da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Sob arbitragem de Iracelmo Pinto, Osvaldo Neto e Isaias Luamba, as equipas alinharam e marcaram da seguinte forma:Grupo Desportivo Interclube: Armindo Chipongue (5), Fabrice Mokoteemapa (10), José Nascimento (13), Michel dos Santos (0), Jorge Taty (2), Nivaldo Nsumbo (0), Vicente Neto (13), Lifetu Selengue (17), Mutu Fonseca (9), Euclides Camacho (13), Helder Domingos (8).Treinador: Manuel de Sousa “Necas”.

1º de Agosto: Armando Costa (7), Marques Vincent Houtman (0), Olímpio Cipriano (15), Joaquim Gomes “Kikas” (11), Felizardo Ambrósio (3), Vladimir Gerómino (17), Carlos Almeida (27), Miguel Lutonda (17), Rodrigo Mascarenhas (9), Simão João (0), Leonardo Conceição(0).Treinador: Luís MagalhãesMACHA DO MARCADOR: 26-27, 42-61, 62-85, 81-106.

Luís Magalhães (1º de Agosto)

“Temos que trabalhar maisos aspectos ofensivos”

Apesar do triunfo sobre o Grupo Desportivo Interclube por 106-81, Luís Magalhães, português ao serviço do 1º de Agosto, afirmou no final do encontro que a sua equipa em particular e o basquetebol angolano no geral tem que trabalhar mais os aspectos ofensivos.“Cumprimos com o nosso objectivo que era conquistar mais dois pontos. Mas ainda assim, precisamos melhor cada vez mais os aspectos ofensivos porque no capitulo defensivo estamos bem. Aliás, o basquetebol angolano em termos defensivos está muito bem, agora precisa melhorar ainda mais os aspectos ofensivos para continuar a se afirmar no contexto mundial”, alertou Luís Magalhães.

Manuel de Sousa (Interclube)

“A equipa continua apecar defensivamente”

Por banda da Polícia, Manuel de Sousa “Necas”, timoneiro principal, afirmou no final da partida que apesar da sua equipa ter cumprido em termos ofensivos, ao anotar 81 pontos, a sua média por jogo, em termos defensivos a sua equipa denotou falhas graves.“Eu tenho estando a alertar o grupo, porque não é possível nos jogos por exemplo contra o Vila, Imbondeiro de Viana sofremos acima de setenta pontos. Temos que melhor defensivamente se quisermos ombrear de igual para igual com as equipas ditas como grande. Hoje (ontem) mais uma vez não conseguimos em termos defensivos travar o 1º de Agosto e acabamos por sofrer 106 pontos”, desabafou Manuel de Sousa “Necas”

ANGOLA : Técnico do União Catumbela pondera reforços

O técnico do União Catumbela, José Pontes, afirmou quarta-feira, em Benguela, ser fundamental reforçar o plantel da equipa para elevar os níveis competitivos, tendo em conta o campeonato nacional sénior masculino de basquetebol.

Falando à imprensa local, após a derrota diante do Petro de Luanda (56-122), no Pavilhão Acácias Rubras, em Benguela, disse que levará esta questão à direcção do seu clube.

Segundo o treinador, torna-se difícil contar apenas com jogadores locais, pelo que é mais difícil atingir os objectivos da equipa sem basquetebolistas mais dotados em alguns sectores do plantel.

Apesar desses problemas, Pontes reafirmou que continuará a trabalhar para superá-los.

Sábado, a equipa da Catumbela defrontará o Desportivo da Huila, para a terceira jornada do campeonato nacional da modalidade.

ANGOLA : Técnico do Petro elogia dinamização da modalidade em Benguela

O técnico do Petro de Luanda, Alberto de Carvalho "Ginguba", elogiou na última quarta-feira, nesta cidade, a participação da equipa União Catumbela no campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, tendo em conta o desenvolvimento da modalidade em Benguela.

Falando quarta-feira à imprensa, após vitória do Petro por 122-56 sobre o União Catumbela, considerou ser importante o ressurgimento do basquetebol em Benguela, a julgar pelos talentos existentes nesta província.

Acrescentou ser salutar a volta da equipa benguelense ao convívio das emoções da bola ao cesto, depois de nos últimos anos Benguela ter estado ausente da prova. "Felicitamos os dirigentes desportivos pelo reaparecimento da modalidade" - frisou.

Alberto de Carvalho disse esperar que outros projectos surjam no sentido de incentivar a moldura humana que há em Benguela e começar a aparecer no basquetebol. Para si, há tradições em Benguela e é bom sentir que há vontade.

Neste momento, referiu, o que interessa é o reaparecer do basquetebol, tendo felicitado as autoridades locais por terem a coragem de "agarrar" o projecto e avançar, mas notou ser preciso continuar a trabalhar.

Quanto ao desafio com o União Catumbela, explicou que o Petro de Luanda cumpriu com a tarefa de jogar e ganhar.

Adiantou que a exibição dos atletas foi aceitável, pois fizeram o que esteve ao seu alcance, dignificando ao máximo o espectáculo e, acima de tudo, o jogo em si. Benguela esteve ausente do Nacional Sénior Masculino de basquetebol durante quatro anos, tendo sido representada nos últimos tempos pela equipa da Casa Pessoal do Porto do Lobito.

08 fevereiro 2008

ANGOLA : Polícias e militares “batem-se” hoje no Pavilhão 28 de Fevereiro

A jornada seis foi aberta ontem com vitória do Desportivo da Huíla sobre o Cduan por 67-62.

Grupo Desportivo Interclube e 1º de Agosto centralizam logo mais, às 18 horas, no Pavilhão 28 de Fevereiro, as atenções da VI jornada da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, que foi aberta ontem com a disputa de duas partidas. Para além do “escaldante” Grupo Desportivo Interclube – 1º de Agosto, a ronda de hoje reserva ainda os encontros Grupo Desportivo da Nocal – Sporting Clube de Luanda, às 16 horas, no Pavilhão do Rio Seco, Clube Desportivo Embondeiro de Viana Promade de Cabinda, às 15 horas, no Pavilhão 28 de Fevereiro, e Atlético Sport Aviação (ASA) – Futebol Clube Vila Clotilde, às 18 horas, no Pavilhão Anexo número dois. Por imperativo de calendário folga o Atlético Petróleos de Luanda, bi-campeão nacional. Polícias e militares que na presente edição do “nacional” ainda não conheceram o sabor amargo da derrota, vão procurar na partida de logo mais exibirem-se ao mais alto nível.No seio da turma da Polícia, Manuel de Sousa “Necas”, timoneiro principal, tem chamado atenção aos seus pupilos, que continuam a apresentar algumas debilidades fundamentalmente no capítulo defensivo. “Nós procuramos esta semana melhorar consideravelmente os aspectos defensivos porque continuo a dizer que é aí onde reside o nosso principal problemas, sem obviamente colocarmos de parte os aspectos ofensivos. Estamos a marcar muitos pontos, mas, no entanto, também estamos a sofrer muito”, disse Manuel de Sousa “Necas” que apesar de reconhecer o potencial do seu adversário pensa lutar igualmente pela vitória. “Nós vamos lutar até ao fim”.Por seu turno Luís Magalhães, técnico principal do 1º de Agosto, tem praticamente o plantel ao seu dispor, com acepção do extremo base Mayzer Alexandre que continua sobre cuidados médicos. Apesar desta contrariedade, os militares são seguramente os favoritos à conquista dos dois pontos em disputa. O Pavilhão 28 de Fevereiro será com certeza pequeno para acolher a moldura humana que vai acorrer em massa. Atlético Sport Aviação (ASA), Promade de Cabinda, e Sporting de Luanda apresentam-se como favoritas à conquista da vitória frente ao Vila, Embondeiro de Viana e Nocal respectivamente. Recorde-se que, a ronda número seis foi aberta ontem com as partidas União Desportivo Recreativo da Catumbela – Clube Desportivo da Universidade Lusíada e Cduan – Clube Desportivo da Huíla.

ANGOLA : Petro de Luanda vence União Catumbela

A equipa do Petro de Luanda derrotou na quarta-feira, no Pavilhão Acácias Rubras, em Benguela, o União Catumbela por 122-56, em jogo da segunda jornada do Campeonato Nacional sénior masculino de Basquetebol.

O União Catumbela, equipa anfitriã, entrou em campo determinado, tendo se adiantando no marcador por intermédio de Leite, que converteu os dois primeiros pontos, mas na resposta os petrolíferos, melhor preparados física e tacticamente, inverteram o resultado, através de Domingos Bonifácio, com um lançamento triplo. A partir daí, o Petro tomou conta do jogo até ao fim. No primeiro período, vencia por 24-9, terminando a etapa inicial em 53-29.

No terceiro e quarto períodos o Petro dilatou a vantagem para 89-45 e fechou em 122-56. Fernando Albano liderou os petrolíferos, com 25 pontos, seguido pelo seu companheiro de equipa Domingos Bonifácio, com menos cinco.

No outro jogo, disputado na noite de quinta-feira, no mesmo pavilhão, a equipa do União Catumbela voltou a perder desta vez diante da Universidade Lusíada, por 70-83.

07 fevereiro 2008

ANGOLA : Aspectos defensivos preocupam técnico do Grupo Desportivo Interclube

Apesar de ser um dos líderes da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos a par do 1º de Agosto com 10 pontos, o Grupo Desportivo Interclube precisa urgentemente de melhorar no capítulo defensivo, segundo fez saber o seu técnico principal, Manuel de Sousa “Necas”.“Necas” teceu tais declarações no final do encontro da última terça-feira, em que a sua formação derrotou a equipa do Sporting Clube de Luanda por 101-64, em partida referente a quinta jornada do “Nacional da bola ao cesto”.“Apesar de termos ganho eu continuo a dizer que temos que urgentemente melhorar os aspectos defensivos sem obviamente descurar a vertente ofensiva. estamos a marcar muitos pontos e continuamos também a sofrer muitos daí que, teremos que trabalhar no sentido de invertermos esta tendência”, assegurou Manuel de Sousa “Necas”, timoneiro principal da turma da Polícia. Contra as equipas grandes, designadamente o Atlético Petróleos de Luanda, campeão nacional em título, e 1º de Agosto, vice campeão, vai procurar perder por uma diferença mínima de pontos. “Temos que aproveitar corrigir os nossos erros nestes jogos em que temos pela frente equipas do nosso campeonato, porque contra o Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto teremos que dar o nosso melhor de formas a perdermos por uma margem mínima de pontos possíveis”, disse “Necas”.

ANGOLA : Ex-seleccionador considera difícil grupo de Angola na Taça Diamante

O ex-seleccionador nacional de basquetebol em seniores masculinos, Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico que ao serviço da selecção conquistou em 2007, a XXIV edição do Campeonato Africano das Nações da modalidade nono para o país, considerou difícil o grupo de Angola na III edição da Taça Diamante, que se disputa de 29 de Julho a 1 de Agosto do ano em curso, na República Popular da China. De acordo com o sorteio, Angola vai disputar a III edição da Taça Diamante, competição reservada aos campeões continentais, ao lado das selecções da China, país anfitrião, e Austrália, isto no grupo “A”. No outro grupo “B” estão as selecções da Argentina, campeã da América, Irão, campeão asiático, e a Sérvia, campeã europeia. Em declarações ao “Jornal dos Desportos”, reagindo ao sorteio, Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico que terminou o seu vínculo contratual com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) aquando da conquista do nono título africano, competição realizada em Angola, considerou difícil, o grupo da selecção angolana, mas acredita numa boa prestação do representante africano aos Jogos Olímpicos de Pequim, China. “É sem sombras de dúvidas um grupo extremamente difícil. A Austrália e China são selecções bastante fortes quer em termos de altura quer em termos morfológicos. São jogadores possantes e obviamente isso vai de certo modo causar alguns embaraços à nossa selecção que é mais tecnicista”, asseverou o ex-seleccionador nacional. Questionado se vai ou não continuar a frente dos destinos do cinco nacional, o timoneiro principal do Atlético Petróleos de Luanda, afirmou que existe vontade das duas parte para que este casamento se mantenha até aos Jogos Olímpicos de Pequim e quem sabe prolongar-se até ao africano da Nigéria, em 2009.“Penso que é do domínio público que a minha missão terminou logo após à conquista do nono título africano. Portanto, existe vontade das duas parte para que o vínculo se prolongue e isso me foi dito pelo presidente da federação, e acredito que a devido tempo o órgão reitor da modalidade vai se pronunciar”.Angola estreia-se na competição defrontando na primeira jornada a selecção da casa, China, no dia 29 de Julho, folgando por imperativo de calendário a selecção da Austrália. Recorde-se que, ao serviço do cinco nacional Alberto de Carvalho “Ginguba” conseguiu o honroso nono lugar na XV edição do Campeonato do Mundo do Japão em 2006, melhor classificação de todos os tempos, para além do título africano conquistado em 2007.

06 fevereiro 2008

ANGOLA : Universidade Lusíada verga Cduan no Campeonato Nacional

O Clube Desportivo Universidade Lusíada vergou ontem, no Pavilhão anexo número dois da Cidadela Desportiva, a formação do Cduan por 66-58, em partida referente à quinta jornada da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, que será concluída hoje, terça-feira, com a disputada de mais cinco jogos. Apesar de não ter realizada uma grande partida de basquetebol, a vitória da Universidade Lusíada não sofre qualquer contestação porquanto foi a equipa que durante os 48 minutos procurou os dois pontos em disputa. O equilíbrio foi a tónica do encontro, tendo os universitários se superiorizado no último quarto do encontro. No entanto, apesar do triunfo, o técnico principal da Universidade Lusíada considerou que a sua equipa ainda não atingiu a forma ideal, pelo que espero ver melhorada nos próximos a actuação dos seus pupilos, que na edição transata conquistou o honroso sexto lugar. Entretanto, hoje para a conclusão da quinta jornada serão disputadas mais cinco partidas, com destaque a recair para o Sporting de Luanda- Grupo Desportiva Interclube, às 18 horas, em desafio a ser disputado no Pavilhão 28 de Fevereiro. Para além deste desafio teremos ainda União Desportivo Recreativo da Catumbela – Atlético Petróleos de Luanda; 1º de Agosto – Clube Desportivo da Huíla; Grupo Desportivo da Nocal – Promade de Cabinda e Futebol Clube Vila Clotilde – Clube Desportivo Imbondeiro de Viana. Por imperativo de calendário, folga a formação do Atlético Sport Aviação (ASA).O prélio que envolverá as formações do Sporting de Luanda e do Grupo Desportivo Interclube será extremamente difícil para os dois contendores, a julgar pelo nível dos jogadores que são quase equiparados. A vitória vai obviamente recair para a equipa que cometer o menor números de erros possíveis durante os 48 minutos. Já o Atlético Petróleos de Luanda apesar de jogar fora do seu “habitar” é sem sombras de dúvidas o principal favorito na conquista dos dois pontos em disputa. O mesmo poderá se dizer do 1º de Agosto que vai recepcionar no seu reduto a formação do Clube Desportivo da Huíla..O Promade depois de ter escorregado na ronda anterior, vai na partida de hoje procurar redimir-se frente ao Grupo Desportivo da Nocal.

05 fevereiro 2008

MOÇAMBIQUE : Basquetebol júnior feminino : ISPU campeão nacional

A FORMAÇÃO do ISPU conquistou, sábado, na Beira, o Campeonato Nacional de Basquetebol em Juniores Femininos, ao bater na final o Ferroviário local por 69-48.
A missão das “universitárias” não foi nada fácil, como era de esperar, já que jogavam em casa das adversárias, com o fervoroso público do Chiveve a torcer pelas “locomotivas”.
No entanto, fazendo valer a sua experiência e ritmo competitivo, o ISPU acabou ganhando meritoriamente, para além de ter sido a melhor equipa da prova.
A terceira posição foi ocupada pelo Jesual do Chimoio, que venceu o Sport Clube, também da capital de Manica, por 65-48.

04 fevereiro 2008

ANGOLA : 1º de Agosto com semana vitoriosa no Nacional

O 1º de Agosto deu este final-de-semana um importante passo na perseguição da liderança do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, ao vencer, no pavilhão do Codenm, em Luanda, a formação da Universidade Lusíadas por 102-72, em partida da 4ª jornada.

Com esta vitória, os militares mantiveram a diferença de dois pontos com o líder Interclube, que se deslocou a Cabinda onde sàbado também derrotou o Promade local, por 88-72.

O 1º de Agosto começou a partida pouco acutilante, permitindo que os universitários jogassem com um certo à vontade, numa altura em que o ataque, a par da defesa permitia equilíbrio percentual, com ligeira vantagem para a equipa anfitriã.

Apesar disso, o individualismo dos estudantes fez com que a formação militar, com maior trabalho e experiência, desse a volta ao resultado, levando-os à "estagnação" perante a eficácia do sistema de defesa à zona e o acerto na finalização.

No final, vitória por 102-72, com os resultados parciais de 33-21, 51-39, 74-60 e 102-72.

Noutros jogos da ronda, o Petro de Luanda venceu o CDUAN por 99-69, o ASA bateu o Imbondeiro de Viana por 100-42, o Desportivo da Huíla fez o mesmo frente ao Sporting de Luanda (58-52) e o Desportivo da Nocal perdeu com o Vila Clotilde por 64-70.

Na abertura da jornada, os militares também venceram os petrolíferos, por 76-66, demonstrando estarem melhor do que os seus mais directos rivais.

02 fevereiro 2008

CABO VERDE : Rodrigo Mascarenhas reconhece superioridade da Alemanha

Rodrigo Mascarenhas, atleta da selecção nacional de basquetebol reconhece, em entrevista ao site www.fiba.com, que a Alemanha, uma das duas adversárias de Cabo Verde na primeira fase de qualificação para os Jogos Olímpicos Pequim 2008, “é a mais forte do grupo”.

De acordo com o basquetebolista cabo-verdiano, “não vai ser fácil para Cabo Verde”, porque, entre outras razões, a Alemanha “é liderada pelo fabuloso Dirk Nowitzki”.

Mascarenhas, entrevistado por Julio Chitunda, disse que pouco sabe sobre a Nova Zelândia, o outro adversário de Cabo Verde no grupo B. “Só sei que tem sido regular nas presenças dos Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo”. O que, na opinião do basquetebolista cabo-verdiano, “pode ser uma indicação de que eles merecem alguma atenção”.

Diante da capacidade dos adversários, a palavra de ordem, segundo Rodrigo Mascarenhas, é reforços. Um deles pode ser Ryan Gomes dos Minnesota Timberwolves, da NBA. “Pessoalmente, não o conheço, mas ele é mais do que bem-vindo”, disse Mascarenhas, a partir de Luanda.

TSF

CABO VERDE : Campeonato de seniores masculino Páginas Amarelas arranca hoje

O Pavilhão Desportivo Vavá Duarte, recebe a partir desta quarta-feira, 31 de Janeiro, pelas 18h15, o Campenato de seniores masculino Páginas Amarelas.

O Campenato de seniores masculino Páginas Amarelas será disputado todas as quartas-feiras, a partir das 18h30, na modalidade de todos contra todos, em 4 voltas, sendo que os play-off serão disputados nos moldes: 1º lugar contra o 3º lugar, 2º lugar contra o 4º lugar (melhor de 3 jogos), e a final no melhor de 5 jogos.

Na primeira jornada do Campenato de seniores masculino Páginas Amarelas serão realizados os seguintes jogos:

18h30, ABC-SEVEN STARS
19h45, ACHADA GRANDE-PRÉDIO

ANGOLA : Defendido maior rigor no controlo de idades dos atletas

O secretário provincial da Associação de Basquetebol da Huíla, Henrique Albano, defendeu hoje, no Lubango, a necessidade de haver maior rigor na identificação e inscrição dos atletas nas camada mais jovens, para evitar o "velho" problema de adulteração das idades.

Balanceando o recém-terminado campeonato nacional de basquetebol em cadates masculino e feminino, que a cidade do Lubango acolheu e disputado por seis equipas de Luanda, Huila, Benguela e Cunene, acusou alguns clubes de estarem a forjar e adulterar idades de atletas nas camadas de formação.

Mesmo sem apontar nomes, o dirigente desportivo afirmou que algumas equipas têm estado a forjar idades dos atletas para conquistar campeonatos nacionais, "sem pensar que estão a prejudicar a continuidade da modalidade e dos atletas".

"Nós registamos estas inconveniências durante o campeonato que terminou na quarta-feira, sendo mais notável tais atitudes nas equipas de Luanda, onde jogaram atletas com características físicas que indicam os 15 aos 20 anos de idade e que alinharam em equipas de cadetes", desabafou.

Disse, no entanto, que esta atitude só mancha e prejudica a formação dos jogadores e por isso apelou aos dirigentes desportivos e técnicos das equipas a pautarem pela legalidade para o bem do basquetebol angolano.

O Petro de Luanda venceu a prova com 12 pontos, seguido pelo Vila Clotilde com menos dois.

01 fevereiro 2008

ANGOLA : Fab esconde trio de árbitros

O Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol decidiu guardar a sete chaves, os nomes do árbitros que ajuizarão o clássico dos clássicos da “bola ao cesto” de mais logo, às 19 horas, no Pavilhão do Rio Seco, entre as formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda, em desafio a contar para a terceira jornada da XXX edição do “Nacional”.Entretanto, o Jornal dos Desportos apurou junto de uma fonte federativa, que os nomes de Carlos Júlio, Fernando Pacheco “Baganha” e Domingos, todos de categoria internacional figuram na lista do órgão que rege a arbitragem junto da FAB. António Bernardo, árbitro de categoria é um dos possíveis seleccionados.
Ingressos começa ma ser vendidos logo

Os ingressos para o clássico de logo mais, às 19 horas, no Pavilhão do Rio Seco, em que os contendores serão 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda, começarão a ser vendidos hoje, a partir das12 horas, na bilheteira do Rio Seco, ao preço de 2500 e 1000 kwanzas, apurou o “JD” de fonte do Clube Central das Forças Armadas Angolanas. Para o público estarão a disposição cerca de 950 bilhetes, ao passo que para os convidados estão reservados cinquenta convites.

ANGOLA : Dupla jornada do “Nacional” aquece hoje com duelo 1º de Agosto-Petro de Luanda

O estreante Desportivo da Huíla viaja a Cabinda ao encontro do Promade local

Melo Clemente

Sem os bases Milton Barros e Shannon Crocks, que até ao final do dia de ontem, estavam em dúvida para o clássico de hoje, o Atlético Petróleos de Luanda desloca-se logo mais, às 19 horas, ao Pavilhão do Rio Seco, ao encontro do arqui-rival 1º de Agosto, em partida de maior cartaz da jornada número três da primeira volta da XXX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. Para além do clássico dos clássicos, a ronda três reserva ainda os encontros Sporting de Luanda – Clube Desportivo da Universidade Lusíada, no Pavilhão 28 de Fevereiro, às 15 horas, Promade de Cabinda – Clube Desportivo da Huíla, às 19 horas, Futebol Clube Vila Clotilde – Grupo Desportivo Interclube, no Pavilhão 28 de Fevereiro, às 18 horas, e Atlético Sport Aviação (ASA) – Grupo Desportivo da Nocal, no Pavilhão Anexo nº dois, a partir das 16 horas. Apesar de estarmos no início de época, com as equipas a procurar a forma desportiva ideal, espera-se por uma partida bastante disputada do primeiro ao último minuto, com os contendores a exibirem as suas qualidades. O Pavilhão do Rio Seco que o ano passado viu reduzido a sua capacidade, de 1800 lugares para 1000, vai seguramente rebentar pelas costelas, já que estarão em acção as duas melhores equipas da actualidade no continente berço da humanidade. Atlético Petróleos de Luanda, bi-campeão nacional em título, e 1º de Agosto, vice campeão, vão protagonizar o duelo mais interessante da dupla jornada do final de semana. A jogar em casa, diante dos seus adeptos, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas leva consigo uma ligeira vantagem mas, no entanto, terá que mostrar na quadra melhores argumentos se quiser levar de vencida a turma do Eixo-viário. Os discursos no seio das duas equipas é de vitória. O base Mayzer Alexandre constitui a única preocupação da equipa militar comandada por Luís Magalhães, que vai dirigir o seu primeiro clássico. Entretanto, por imperativo de calendário, folga o Clube Desportivo Imbondeiro de Viana. As equipas poderão alinhar da seguinte forma: 1º de Agosto: Miguel Lutonda, Olímpio Cipriano, Rodrigo Mascarenhas, Francisco Jordão e Armando Costa. Atlético Petróleos de Luanda: Domingos Bonifácio, Eduardo Mingas, Carlos Morais, Luís Costa e Víctor Muzadi. Amanhã, disputam-se mais seis partidas referentes a quarta jornada que compreende os seguintes jogos: Petro de Luanda – Cduan; Lusíada – 1º de Agosto; Sporting de Luanda – Clube Desportivo da Huíla; Promade de Cabinda – Interclube; Nocal – Vila e Imbondeiro de Viana – Atlético Sport Aviação (ASA), folgando por força de calendário a União Recreativa da Catumbela. Interclube lidera a competição com quatro pontos, seguido do Petro de Luanda com dois pontos.