Africa Basquetebol

28 fevereiro 2008

ANGOLA : Duas melhores formações de África jogam na Cidadela

Depois de três adiamentos, por diversos motivos, as equipas seniores masculinas do 1º de Agosto e Petro de Luanda disputam sábado a Supertaça Wlademiro Romero, referente à abertura da época basquetebolística 2008.

Trata-se da reedição da Supertaça do ano passado, em que os "rubro-negros" venceram por 99-84.

O encontro, marcado para às 19 horas no Pavilhão principal da Cidadela, vai opor dois "arqui-rivais" tanto em termos colectivos como individuais e a maioria dos jogadores que constituem a selecção nacional nove vezes campeã africana.

Do lado "militar" a grande baixa deverá ser o base Miguel Lutonda, ao passo que nos "petrolíferos" Eduardo Mingas está em dúvida. Ainda assim, as duas turmas estão em condições de protagonizar um bom espectáculo tendo em conta as restantes opções.

Com Abdel Bouckar impossibilitado de jogar, por problemas administrativos, o técnico dos "tricolores", Alberto de Carvalho "Ginguba", continua na expectativa quanto à utilização do extremo norte-americano Roderyk Neally, cuja carteira internacional ainda não chegou ao país.

O atleta de 27 anos de idade é proveniente da Liga dos Estados Unidos CBA, e já passou pelo campeonato russo.

A posição “cinco” (poste) é, ainda, o sector mais frágil do Petro de Luanda que conta com Mingas (limitado), Victor Muzadi e os adaptados Cardoso Casimiro e Leonel Paulo. A tentativa de contratar, no estrangeiro, um jogador para a referida posição não teve êxito e a alternativa Abdel também não foi bem sucedida.

Neste capítulo, o 1º de Agosto está melhor servido. O técnico Luís Magalhães pode dar-se o "luxo" de deixar no banco de suplentes jogadores como Felizardo Ambrósio e Francisco Jordão, dando lugar a Kikas Gomes e Rodrigo Mascarenhas.

Entre os bases regista-se um equilíbrio: Milton Barros, Shannon Croocks e Domingos Bonifácio terão a missão de "armar" as jogadas "petrolíferas", o que implica um confronto directo com Armando Costa, Marques Houtmam ou Miguel Lutonda (este se recuperar a tempo).

Nos extremos, apesar dos vários duelos, o embate mais esperado é entre Carlos Morais (Petro) e Olímpio Cipriano (1º de Agosto).

Nos últimos anos os dois jogadores vêm se afirmando como principais "estrelas" das suas equipas, além de disputarem um lugar no cinco nacional. O atleta "rubro-negro", titular na selecção nacional, tem sido mais feliz nos confrontos entre ambos.

Nesta mesma posição, destacam-se os lançadores do Petro de Luanda Victor de Carvalho, Fernando Albano, Francisco Horácio e Luís Costa, ao passo que no 1º de Agosto Carlos Almeida e Mayzer Alexandre deverão responder pela mesma "moeda".

Em Dezembro de 2007, as duas equipas defrontaram-se duas vezes com uma vitória para cada. O 1º de Agosto venceu na final da Taça dos Campeões Africanos e o Petro "bateu" o seu rival na partida decisiva do Campeonato Provincial. Este mês, o conjunto do "Rio Seco" voltou a vencer, desta para a primeira volta do Campeonato Nacional.

Tendo em conta estes números, o 1º de Agosto, detentor do troféu, é favorito à conquista da Supertaça Wlademiro Romero. No entanto, apesar desse favoritismo, aguarda-se por uma partida renhida, por se tratar das duas melhores formações do continente africano.