Africa Basquetebol

09 novembro 2008

ANGOLA : FIBA-ÁFRICA nomeia árbitros nacionais para o zonal

Os árbitros internacionais angolanos Carlos Júlio e David Manuel foram nomeados pela FIBA-África para acompanhar as equipas angolanas no zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões, a disputar-se de 15 a 22 deste mês na Zâmbia.Soares de Campos, presidente do conselho central de árbitros do elenco cessante, é um dos comissários nomeados para o evento.
O juiz Carlos Júlio irá como acompanhante dos campeões africanos (1º de Agosto) e David Manuel do finalista vencido da Taça de Angola (Atlético Sport Aviação - ASA).Além dos dois árbitros indicados para o zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões, Angola conta com mais cinco profissionais de nível internacional, nomeadamente Domingos Simão, Fernando Pacheco, Iracelmo Pinto, Osvaldo Fernandes e António Bernardo.
Foram nomeados pela FIBA-África os juízes Charles Foster (África do Sul), Lino Coutinho, Bandeira Castro (Moçambique), Kelvin Mulenga, Muntamba Muwezhi (Nigéria), Shelton Magede, Forbes Shuva (Zimbabwe), Carlos Júlio e David Manuel (Angola).Além das equipas do 1º de Agosto e do ASA, confirmaram presença na competição Hetro Bullets, Heroes Play (Nigéria), JBC, Riderz (Zimbabwé), Ferroviário de Maputo e Ferroviário da Beira (Moçambique).

Raul Duarte testa pupilos frente à formação do Santos

No quadro do estágio pré-competitivo que realiza no Brasil, com vista à sua estreia no Campeonato Nacional de basquetebol, o Recreativo do Libolo testa amanhã os seus jogadores com o Santos (último colocado da primeira divisão paulista), naquele que será o sétimo jogo particular da formação do Kwanza Sul.
O encontro entre os dois conjuntos é aguardado com expectativa, devido aos excelentes resultados e boas exibições da formação angolana, nos jogos já disputados dos quais conseguiu cinco vitórias e uma derrota.
Nesta partida, o Libolo, vai, obviamente, dar o seu máximo e tentar cometer o menor número de erros para vencer o encontro.
Sexta-feira, no sexto jogo amistoso, o Libolo venceu o São Bernardo, segundo colocado da Primeira Divisão do campeonato paulista, por 84-47, quando ao intervalo vencia por (55-20).A equipa de Raul Duarte ganhou bem, porque os seus jogadores souberam interpretar da melhor forma os seus esquemas tácticos.
O poste brasileiro Carlão (dois metros e dois), que se treina à experiência no Libolo, também foi determinante na vitória da equipa angolana, ante o São Bernardo. Carlão, de 26 de idade, tem boa técnica individual e é um exímio triplista.
O capitão Gerson Monteiro foi sem dúvidas o homem do jogo.
O extremo do Libolo desestabilizou o São Bernardo ao marcar 18 pontos, todos de triplos.
Questionado sobre a prestação do poste brasileiro, Carlão no jogo frente ao São Bernardo, o técnico do Libolo revelou que “é um excelente jogador, tem boa técnica individual e pode jogar em qualquer equipa angolana”. “Vamos continuar a observá-lo”, disse Raul Duarte.